AVALIAÇÃO – LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – PÓS GRADUAÇÃO
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Em 1755, na França, o abade Charles Michel de I’Épée inicia um método de aprendizagem para surdos, entretanto, houve uma divergência quanto ao mais indicado para ser adotado no ensino. Quais são os métodos em divergência:
Método Oral Puro contra o Método Combinado
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Durante as décadas de 70 e 80,houve uma especialização para professores na área da surdez e a criação de uma nova Federação, marque a alternativa que contem o seu nome original na fundação:
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
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A linguagem de sinais foi proibida em um determinado ambiente, assinale a alternativa correta referente ao mesmo:
Ambientes fechados
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Assinale a alternativa correta:
I – A voz dos surdos são as mãos e os corpos que pensam, sonham e expressam.
II – Pensar sobre a surdez requer penetrar no “mundo dos surdos” e “ouvir” as mãos que, com alguns movimentos nos dizem o que fazer para tornar possível o contato entre os mundos envolvidos.
III -Nossa sociedade é composta por diversos tipos de pessoas com as mais diferentes manifestações da diversidade cultural.
IV – A história dos surdos é marcada por preconceitos e julgamentos errôneos.Todas as alternativas estão corretas
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“Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.” Quem é o autor dessa afirmação:
Strobel
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Onde é compartilhada a cultura surda:
Escolas, associações e comunidades
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Quais são as quatro principais identidades da pessoa surda:
Identidade surda, surda hibrida, surda flutuante e transição
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A fonologia se dedica a estudar a composição do sinal, composto a partir de cinco parâmetros, sendo estes:
Configuração de mão, movimento, locação, orientação da mão e expressões não manuais
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Falkoski e Witchs (2010) apresentam uma proposta de trabalho voltada a crianças da educação infantil, mas que poderia ser utilizada em diferentes momentos do desenvolvimento do sujeito surdo. Assinale a alternativa correta:
I – Encontros com familiares das crianças surdas para estudo de Libras e também para sanar dúvidas relacionadas ao desenvolvimento dos alunos.
II – Atendimento na sala de aquisição de língua, com jogos e brinquedos adaptados para o ensino da Libras.
III -Intermediação da comunicação nas turmas especiais para o incentivo do uso da Libras como língua principal pelos alunos surdos.Apenas I e II estão corretas
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O aprendizado do adulto também é facilitado por contato de quais meios:
Imagens, gravuras, vídeos e jogos pedagógicos
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