Avaliação - Cuidados Paliativos em Pediatria

 





Iniciado emWednesday, 26 Feb 2025, 14:50
EstadoFinalizada
Concluída emWednesday, 26 Feb 2025, 14:54
Tempo empregado3 minutos 54 segundos
Avaliar9,00 de um máximo de 10,00(90%)

Questão 1

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

O câncer infantil é aquele que ocorre em indivíduos de 0 a 19 anos de idade. Por apresentar características distintas do câncer que ocorre nos adultos, o câncer infantil tem uma classificação específica, a Classificação Internacional de Câncer Infantil (CICI-3). Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica específica do câncer em crianças e adolescentes.

a.

As células tumorais se desenvolvem desde o período embrionário e fetal.

b.

As células tumorais se assemelham às células de tecidos embrionários, apresentando assim pouca diferenciação celular.

As células tumorais infantis apresentam semelhanças com as células e os tecidos fetais, ou seja, embrionários. Por isso, existe grande variação das características das células, causada pelas frequentes transformações celulares que ocorrem no processo de diferenciação celular. Os tumores infantis tendem a ter menor período de latência, rápido crescimento e, por esse motivo, apresentam melhor prognóstico de cura.

c.

As células tumorais infantis se multiplicam muito rapidamente, por isso o prognóstico é pior do que nos adultos.

d.

As células tumorais se assemelham às células de tecidos embrionários, apresentando assim grande diferenciação celular.

e.

As células tumorais infantis apresentam pouca diferenciação celular e lento período de latência.

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A ostomia é um procedimento cirúrgico, em que uma abertura é realizada entre o intestino e a parede abdominal por meio da qual se dá a passagem do conteúdo intestinal. Você é o enfermeiro de um hospital que é referência para pacientes ostomizados e sempre que o paciente tem alta, ele recebe uma cartilha de orientações quanto aos cuidados com o ostoma. Você, além de entregar a cartilha, precisa ajudar os pacientes a compreenderem seu conteúdo, pois a maioria dos pacientes que atende são idosos e possuem dificuldade para leitura e compreensão.

​​​​​​​

Entre os cuidados relacionados à higiene do ostoma, tem-se:


a.

O ostoma deve ser higienizado a cada evacuação, com soro fisiológico 0,9%.

b.

A bolsa deve ser retirada sempre que atingir sua capacidade máxima.

c.

A pele periestomal deve ser limpa com gaze e soro fisiológico 0,9% morno.

d.

A pele periestomal deve ser higienizada com gaze ou compressa macia e água morna e sabão neutro.

Os principais cuidados com a higiene do ostoma são:



- Realizar higiene da bolsa, a cada retirada, com água e sabão neutro, utilizando uma compressa macia ou gaze.



- A limpeza com soro fisiológico 0,9% não está indicada, bem como não é necessário higienizar o ostoma a cada evacuação.



- Esvaziar a bolsa sempre que estiver com 1/3 da capacidade, não sendo necessário esvaziá-la a cada evacuação e não sendo correto esperar até que ela atinja a capacidade máxima, pois pode romper.

e.

A bolsa deve ser retirada e higienizada a cada evacuação.

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A dor é uma experiência sensorial desagradável que todos os seres humanos vivenciam em algum momento da vida. Essa experiência se torna ainda mais complexa quando ocorre em uma criança. Sobre a analgesia na pediatria, qual alternativa apresenta uma afirmativa correta?

a.

A dor é uma experiência subjetiva que não pode ser descrita nem sentida pelas crianças.

b.

Desde o nascimento, os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e essa dor não pode ser negligenciada pelos profissionais.

Desde o nascimento, os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e ela não pode ser negligenciada pelos profissionais. Mesmo que a criança não tenha o conhecimento para relatar verbalmente a sua dor, ela manifesta por meio de comportamentos que devem ser avaliados pelos profissionais por meio de escalas. Não há restrição na administração de analgésicos na pediatria, mesmo no período neonatal.

c.

Os mecanismos de dor são desenvolvidos de acordo com as etapas do desenvolvimento infantil até chegar à idade adulta.

d.

Desde o nascimento os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor em limiares mais baixos que os adultos, não sendo indicados analgésicos no período neonatal.

e.

Desde o nascimento os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e, para o manejo dela, não são indicados analgésicos opioides.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A OMS define a mortalidade materna como a morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gravidez, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por medidas tomadas em relação a ela, porém não devido a causas acidentais ou incidentais. As causas da mortalidade materna podem ser classificadas em obstétricas diretas ou indiretas.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.


a.

As causas obstétricas indiretas de mortalidade materna resultam de complicações da gravidez, do parto ou do puerpério.​​​​​​​

b.

As causas obstétricas diretas de mortalidade materna são resultantes de doença prévia da mãe ou desenvolvida durante a gravidez.

c.

Alguns exemplos de causas indiretas são diabetes melito, hipertensão, infecção puerperal e doenças cardiovasculares.

d.

As causas indiretas também estão relacionadas com as intervenções, as omissões e o tratamento incorreto das complicações da gravidez.​​​​​​​

e.

Alguns exemplos de causas diretas são as doenças hipertensivas como síndrome HELLP e hemorragias. 

Causas obstétricas diretas: resultantes de complicações da gravidez, do parto ou do puerpério, devidas a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou à cadeia de eventos resultante de qualquer uma dessas situações mencionadas. As causas mais frequentes são doenças hipertensivas (incluindo eclampsia e síndrome HELLP), hemorragias e infecção puerperal. Causas obstétricas indiretas: resultantes de doença prévia da mãe ou desenvolvida durante a gravidez, não devido a causas obstétricas diretas, mas agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez. As causas mais frequentes são diabetes melito, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Feedback

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão


O estado nutricional inadequado da gestante tem impacto sobre a saúde do bebê ao nascer, pois a gestação é um período no qual as exigências nutricionais estão elevadas a fim de garantir todos os ajustes fisiológicos no organismo da mãe e proporcionar condições de saúde para o concepto.

Sobre a relação entre o estado nutricional materno e a saúde do bebê, assinale a alternativa correta.


a.

A desnutrição de gestantes está relacionada com abortamentos, natimortos e malformações congênitas.​​​​​​​

Mulheres subnutridas antes de engravidar podem ter sofrido com amenorreia, o que serviu como contraceptivo, além de apresentarem maior incidência de abortamentos, natimortos, mortes neonatais e malformações congênitas durante os períodos de fome. Estudos de revisão da literatura sobre associação entre índice de massa corporal (IMC), ingestão de micronutrientes e resultado da gestação sugerem que o baixo IMC pré-gestacional é considerado um indicador de pouca reserva nutricional materna e associa-se a maior risco de parto prematuro e de restrição de crescimento intrauterino. Quando se aponta a associação entre o estado nutricional antropométrico materno e o peso ao nascer, constata-se que o peso médio em países desenvolvidos é de 3,3kg e, nos países em desenvolvimento — nos quais a desnutrição materna, sobretudo a proteica, é mais comum —, a média de peso ao nascimento varia de 2,7 a 2,9kg. Deficiências de micronutrientes no período da concepção e nas fases iniciais da gestação estão relacionadas com resultados indesejados. As deficiências iniciais de ácido fólico e vitamina B12 podem comprometer o desenvolvimento do bebê na divisão celular.

b.

As deficiências de magnésio e vitamina C no início da gestação podem comprometer a divisão celular do feto.

c.

Gestantes que apresentam desnutrição, principalmente a proteica, geram bebês com asma e alergias respiratórias.​​​​​​​

d.

A desnutrição de mulheres em idade fértil pode levar à hiperêmese e causar redução das chances de concepção.

e.

O baixo IMC pré-gestacional associa-se a maior risco de parto prematuro e de bebês que nascem com macrossomia.​​​​​​​

Feedback

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Uma doença grave e incurável causa sofrimento intenso na criança/adolescente e na família. O sofrimento envolve as dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais. Quanto ao sofrimento físico ocasionado pelos sintomas do agravamento da doença, assinale a alternativa que apresenta o principal sintoma físico que causa grande sofrimento ao doente e que requer atenção para o seu manejo e controle.

a.

A solidão é o principal sintoma social que causa sofrimento ao doente. 

b.

A perda do apetite é o principal sintoma físico que causa sofrimento ao doente. 

c.

A náusea/vômito é o principal sintoma físico que causa sofrimento ao doente.

d.

A dor é o principal sintoma físico que causa sofrimento ao doente.

A dor é um dos mais frequentes e sérios sintomas vivenciados por pacientes que necessitam de cuidados paliativos. É responsabilidade da equipe manejar e controlar a dor utilizando protocolos adequados para a prescrição e administração de analgésicos.

e.

 depressão é o principal sintoma emocional que causa sofrimento ao doente.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A epidemiologia coleta e analisa dados da ocorrência das doenças e gera informações atualizadas. No contexto do câncer, existem alguns sistemas de informação que registram os dados para o cálculo de medidas importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma medida calculada a partir dos dados disponíveis no Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP).

a.

Incidência de câncer.

O RCBP fornece os dados para o cálculo da incidência, que é uma medida da frequência de novos casos de câncer. A mortalidade é calculada a partir dos dados do Sistema de Mortalidade (SIM) e a sobrevida se refere a uma probabilidade calculada a partir de diversas fontes, especialmente os estudos clínicos para validar os tratamentos. Os cálculos de letalidade e expectativa de vida não se aplicam ao contexto do câncer.

b.

Mortalidade por câncer.

c.

Letalidade do câncer.

d.

Expectativa de vida.

e.

 

Sobrevida após o diagnóstico.

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002), “o cuidado paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade vida, através da prevenção e alívio do sofrimento”. Sobre a indicação de iniciar os cuidados paliativos em pediatria, qual o momento mais adequado? Assinale a alternativa correta.

a.

O mais precocemente possível, logo após o diagnóstico da doença.

O cuidado paliativo em pediatria deve ser indicado logo após o diagnóstico de uma doença grave que ameace a continuidade da vida. É indicado iniciar o mais precocemente possível para prevenir e amenizar o sofrimento do doente. Os cuidados paliativos são iniciados após a compreensão do paciente e de sua família sobre o diagnóstico e sobre o prognóstico da doença.

b.

Quando a equipe de profissionais entender que é o momento indicado.

c.

Quando não há mais nenhum tratamento a ser feito para a doença.

d.

Quando o paciente está em risco de entrar em coma.

e.

Quando a expectativa de vida seja igual ou menor que 30 dias.

Feedback

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

As crianças, em algumas etapas do seu desenvolvimento, não têm a capacidade de auto relatar a sua dor. Por isso, os profissionais devem utilizar outros mecanismos para avaliar a dor pediátrica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses mecanismos.

a.

Valorizar a avaliação médica a respeito da evolução clínica da criança.

b.

Valorizar a avaliação da dor relatada pelos pais da criança.

Um mecanismo importante na avaliação da dor em crianças que não falam é considerar a avaliação dos pais na dor de seus filhos. Valores de dor atribuídos pelos responsáveis, quando comparados com os valores indicados pelos profissionais, são mais próximos ao autorrelato das crianças.

c.

Considerar o exame físico com a aplicação de estímulos dolorosos.

d.

Considerar a análise do prontuário médico da criança.

e.

Considerar a comparação entre duas escalas diferentes para as crianças que não falam.

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A educação em saúde representa um dos pilares de sustentação das atividades assistenciais em qualquer ambiente de saúde, sendo um processo de construção de conhecimento junto aos pacientes com o objetivo de promover sua autonomia sobre suas necessidades em saúde. Porém percebe-se que os profissionais, especialmente o enfermeiro, ainda fornecem informações ao paciente, sua família/cuidador de forma:


I. Horizontal


II. Vertical e prescritiva


III. Horizontal e prescritiva


IV. Vertical

​​​​​​​

Escolha a alternativa correta:


a.

Alternativas I e II estão corretas.

b.

A alternativa III está correta.

c.

Alternativas I e IV estão corretas.


d.

A alternativa II está correta.

Os profissionais de saúde, empoderados do saber, fornecem informações ao paciente e/ou familiar/cuidador, de forma verticalizada, sem construção de conhecimento entre os sujeitos e, consequentemente, sem transformação de realidades. A concepção por parte dos profissionais ainda é baseada no modelo hegemônico, realizada de forma prescritiva e sem considerar troca de saberes.

e.

A alternativa I está correta.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários