O que vai mudar na Aposentadoria pelo INSS em 2025?
Por: João de Jesus
Ao começar o ano de 2025, os brasileiros se depararam com as novas regras para a aposentadoria no Brasil. De acordo com o regime do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), algumas medidas se tornam mais desafiadoras. Essas mudanças acontecem conforme a reforma da Previdência de 2019, que trouxe alterações anuais nas exigências para os trabalhadores que já estavam contribuindo à época da sua aprovação. Com isso, para este ano, a principal novidade é o aumento da idade mínima e regra dos pontos, que combinam dois fatores importantes para os beneficiários.
Quais as Mudanças na Idade e no Tempo de Contribuição do INSS?
Para 2025, as mulheres precisarão estar no mínimo com 59 anos de idade e 30 anos de contribuição. Enquanto os homens precisarão atingir 64 anos e 35 anos de contribuição.
Além disso, a regra dos pontos, que é uma soma da idade com o tempo contribuindo, estabelece: 92 pontos para as mulheres e 102 para os homens. Isso se chama "regra de transição", uma adaptação gradual entre as normas anteriores e as novas exigências da reforma.
Dessa forma, até 2031, a idade mínima para aposentadoria subirá seis meses a cada ano até atingir o patamar final de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres:
O que é a Regra dos Pontos e Modalidades de Aposentadoria?
Opções que o INSS está permitindo para que o trabalhador opte por outras formas de aposentadoria, como o pedágio de 50% e 100%. Nessas situações, o contribuinte trabalha mais tempo para atingir o benefício, conforme o tempo de contribuição faltante no momento da reforma.
No pedágio de 50%, o trabalhador deve cumprir metade do tempo que faltava para se aposentar, tendo como ano base: 2019. Já o de 100% exige o cumprimento integral.
Em relação aos pontos, em 2025, o trabalhador deverá atingir 92 (mulheres) e 102 (homens) para se aposentar. Esse é o número mágico que soma a idade da pessoa com o tempo de contribuição.
Como fazer Consultas e Simulações da Nova Aposentadoria?
Dentro do portal "Meu INSS" existe uma calculadora que simula quanto tempo o trabalhador precisa para se aposentar.
Então a População precisa se adequar às novas regras do INSS?
Sim. De acordo com a advogada Dra. Rafaela Carvalho, pós-graduada em Direitos Fundamentais da VLV Advogados, as novas regras representam um desafio para muitos trabalhadores.
"Essa transição gera insegurança jurídica, principalmente para quem estava próximo de receber a aposentadoria. Além disso, os pontos e a progressão na exigência de idade e tempo de contribuição, cria uma complexidade para o cidadão que planeja seu benefício", explica Dra. Rafaela.
Em outras palavras, essas mudanças podem gerar uma sensação de incerteza, fazendo com que os trabalhadores necessitem entender melhor todos os requisitos.
Conclusão
Portanto, as regras de aposentadoria pelo INSS a partir de 2025 ficaram mais rigorosas, exigindo mais tempo de contribuição e maior idade mínima. Por isso, os contribuintes devem se atentar a diversas normas, como a soma de pontos e os pedágios ou utilizar ferramentas de simulação para calcular o tempo exato que falta para alcançar o benefício.
João de Jesus, radialista e assessor de imprensa, além de jornalista, recém graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
0 Comentários