CONCURSO: PROFESSOR DO MUNICIPIO | A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente

 


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14) Instituto AOCP/2020 – Prefeitura de Cariacica – ES - Professor Língua Inglesa 

A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente 

a. a teorias e práticas preestabelecidas, de forma a construir sua própria maneira de observar o problema. 

b. à prática que deve ser valorizada, visto que o conhecimento advém dessa dimensão. 

c. a sua formação continuada como uma contínua e dinâmica construção do conhecimento profissional, concebendo as contribuições teóricas como subsídios que possibilitem a reflexão e a orientação da prática. 

d. ao domínio de técnicas baseadas em concepções pedagógicas. 

RESOLUÇÃO: A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está intimamente ligado com a conhecimento profissional e formação teórica que geram o processo de reflexão-ação-reflexão tendo o professor como partícipe do processo ao mesmo tempo que é sujeito de todo o processo educativo em conjunto com o aluno. 

Gabarito: C


15) Instituto AOCP/2020 – Prefeitura de Cariacica – ES – Professor – Língua Inglesa 

Há três etapas constituintes do projeto político pedagógico. São elas: 

a. Marco Referencial, Marco Político-Filosófico e Marco Operativo. 

b. Marco Referencial, Marco Político-Filosófico e Marco Operativo. 

c. Marco Diagnóstico, Marco Cultural e Marco Operativo. 

d. Marco Diagnóstico, Marco Cultural e Marco Operativo. 

RESOLUÇÃO: Segundo Vasconcellos (2010), o marco referencial é composto por três etapas constituintes: “Marco Situacional, Marco Filosófico e Marco Operativo.” 

Gabarito: B 

16) Instituo Instituto AOCP/2020 – Prefeitura de Cariacica – ES – Professor – Língua Inglesa 

NÃO é possível afirmar que a gestão democrática se fundamenta na concepção de democracia como sistema político, visto que a. deve ser pautada na concentração de autoridade nas mãos do diretor, que se torna o responsável por todas as decisões. b. tem se desenvolvido um processo histórico de conquista e luta. c. a efetivação da gestão educacional democrática visa assegurar a equidade e a qualidade do ensino. d. envolve especificidades que vão muito além da aplicação de métodos e técnicas. 

RESOLUÇÃO: A autoridade e o poder centralizador vai de encontro com uma gestão técnico- científica. Enquanto o viés da Gestão Democrática tem o viés da participação de todos e o poder é decidido em conjunto ouvindo todos os atores sociais (comunidade interna e externa) da escola. 

Gabarito: A


Análise das Questões e Respostas

Questão 14: Mediação do Professor

  • Análise: A alternativa c é a mais completa e correta, pois enfatiza a importância da formação continuada do professor como um processo dinâmico e reflexivo. A mediação do professor não se limita a técnicas, mas envolve a construção de um conhecimento profissional que se baseia em teorias e práticas, permitindo que o professor reflita sobre sua prática e a adapte às necessidades dos alunos.
  • Justificativa: As demais alternativas apresentam visões mais limitadas da mediação do professor, seja por enfatizar apenas a prática (alternativa b), ou por restringir a mediação a técnicas preestabelecidas (alternativa a) ou a um domínio técnico (alternativa d).

Questão 15: Etapas do Projeto Político Pedagógico (PPP)

  • Análise: A alternativa b está correta ao apresentar as três etapas constituintes do PPP: Marco Referencial, Marco Político-Filosófico e Marco Operativo.
  • Justificativa: O Marco Referencial contextualiza a escola, o Marco Político-Filosófico define os princípios e valores que nortearão o trabalho pedagógico, e o Marco Operativo detalha as ações e estratégias para a implementação do PPP.

Questão 16: Gestão Democrática

  • Análise: A alternativa a está correta ao afirmar que a gestão democrática não se baseia na concentração de autoridade nas mãos do diretor.
  • Justificativa: A gestão democrática pressupõe a participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões, o que contradiz a ideia de centralização do poder. As demais alternativas apresentam características da gestão democrática.

Considerações Adicionais

  • Questão 14: A mediação do professor é um processo complexo que envolve a construção de relações interpessoais, a criação de ambientes de aprendizagem significativos e a utilização de diversas estratégias pedagógicas. A formação continuada é fundamental para que o professor possa desenvolver as competências necessárias para mediar o processo de aprendizagem dos alunos.
  • Questão 15: O PPP é um documento fundamental para a organização e o funcionamento da escola. Ele deve ser elaborado de forma participativa e democrática, com a contribuição de todos os membros da comunidade escolar.
  • Questão 16: A gestão democrática é um princípio fundamental para a construção de uma escola mais justa e equitativa. Ao envolver todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões, a gestão democrática promove a participação, a autonomia e o protagonismo dos alunos.

Possíveis tópicos para aprofundamento:

  • Currículo: Como o PPP se relaciona com o currículo escolar?
  • Avaliação: Qual o papel da avaliação na gestão democrática?
  • Formação de professores: Como a formação de professores pode contribuir para a implementação da gestão democrática?
  • Participação da comunidade: Quais os desafios e as possibilidades de envolver a comunidade escolar na gestão democrática?

Sugestão de atividade:

Para aprofundar seus conhecimentos sobre gestão democrática, você pode pesquisar sobre experiências exitosas de escolas que adotam esse modelo de gestão. Além disso, você pode analisar documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) para compreender as políticas públicas que incentivam a gestão democrática nas escolas.

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