CERTO 04) Taxas podem ser cobradas das pessoas com deficiência matriculadas em estabelecimentos de ensino público oficiais caso o Estado não tenha condições de disponibilizar material necessário à sua inclusão total.
RESOLUÇÃO: Taxas não podem ser cobradas mesmo que o Estado não tenha condições de disponibilizar material necessário.
Gabarito: ERRADO
05) De acordo com a CF, o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
RESOLUÇÃO: De acordo com o Art. 206, I. Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
Gabarito: CERTO
Análise das Questões e Resoluções
Questão 04: Cobrança de Taxas para Pessoas com Deficiência
Análise:
- Resposta correta: A resolução está correta ao afirmar que não podem ser cobradas taxas de pessoas com deficiência, mesmo que o Estado enfrente dificuldades em fornecer todo o material necessário.
- Justificativa: A Constituição Federal garante a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais (Art. 206, IV). A cobrança de qualquer taxa violaria esse princípio e seria discriminatória contra pessoas com deficiência.
- Direito à educação: O Estado tem o dever de garantir condições adequadas para o acesso e permanência de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência. A falta de recursos não justifica a cobrança de taxas, mas sim a necessidade de buscar soluções para garantir o direito à educação de forma igualitária.
Questão 05: Igualdade de Condições para Acesso e Permanência
Análise:
- Resposta correta: A resolução está correta ao afirmar que o princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola está previsto na Constituição Federal.
- Justificativa: O artigo 206, inciso I, da CF estabelece que o ensino deve ser ministrado com base nesse princípio, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de estudar.
- Importância do princípio: Esse princípio é fundamental para promover a inclusão e a equidade na educação, assegurando que todos os alunos, independentemente de suas características, tenham acesso ao ensino e possam permanecer na escola.
Conclusão
Ambas as questões abordam aspectos cruciais da educação inclusiva e demonstram a importância da Constituição Federal como marco legal para garantir o direito à educação para todos. A cobrança de taxas para pessoas com deficiência é proibida e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola é um princípio fundamental que deve ser respeitado por todos os estabelecimentos de ensino.
Pontos importantes a destacar:
- Gratuidade do ensino público: A educação básica pública é gratuita em estabelecimentos oficiais.
- Igualdade de oportunidades: Todos os alunos têm direito a condições iguais para estudar.
- Inclusão: A educação inclusiva visa garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade.
- Responsabilidade do Estado: O Estado tem o dever de garantir recursos e condições adequadas para a educação de todos os cidadãos.
Em resumo:
As respostas apresentadas para as questões 04 e 05 estão corretas e demonstram um bom entendimento da legislação educacional brasileira. A Constituição Federal estabelece princípios importantes para garantir o direito à educação para todos, inclusive para pessoas com deficiência.
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