CESPE/CEBRASPE – 2018 – ABIN – Oficial de Inteligência – Área 4 – Pedagogo A respeito do planejamento na ação docente, julgue o item a seguir.
06) O planejamento independe do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.
RESOLUÇÃO:
O planejamento depende do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos. São pontos ligados a questão social, cultural e individual do aluno.
Gabarito: ERRADO
07) O planejamento de ensino deve ser rígido e absoluto.
RESOLUÇÃO: O planejamento de ensino deve ser flexível.
Gabarito: ERRADO
08) O planejamento é um processo de racionalização e organização da ação docente.
RESOLUÇÃO: Segundo Libâneo (1994): “O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Gabarito: CERTO
Quadrix/2018 – SEE/DF – Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Eletrônica
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.
09) No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
RESOLUÇÃO: A democratização da educação perpassa pelas Tendências Progressistas que tem como base a democratização de ensino. Para Libâneo, essas tendências observam a análise crítica das realidades sociais.
Gabarito: ERRADO
Análise das Questões e Respostas
CESPE/CEBRASPE – 2018 – ABIN
Questão 06:
- Análise: A afirmação de que o planejamento independe das características dos alunos é claramente equivocada. Um bom planejamento deve ser individualizado e considerar as diferenças entre os alunos, adaptando-se às suas necessidades e ritmos de aprendizagem.
- Justificativa: O erro da questão reside em ignorar a importância da diversidade da sala de aula. Fatores como nível de preparo, condições socioculturais e individuais influenciam diretamente a forma como os alunos aprendem e, portanto, devem ser levados em consideração no planejamento.
Questão 07:
- Análise: A ideia de um planejamento rígido e absoluto é ultrapassada e ineficaz. A educação é um processo dinâmico e as turmas são heterogêneas, exigindo flexibilidade do professor para adaptar o planejamento às diferentes situações.
- Justificativa: Um planejamento rígido não permite que o professor faça ajustes durante o processo de ensino-aprendizagem, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos. A flexibilidade é fundamental para garantir que o planejamento seja eficaz.
Questão 08:
- Análise: A resposta está correta e alinhada com a teoria de Libâneo. O planejamento não é apenas um conjunto de atividades, mas um processo que envolve reflexão, organização e articulação com o contexto social.
- Justificativa: A definição de Libâneo destaca a importância do planejamento como um instrumento para a ação docente, permitindo que o professor organize suas atividades de forma intencional e coerente com os objetivos educacionais.
Quadrix/2018 – SEE/DF
Questão 09:
- Análise: A afirmação de que o tecnicismo e a pedagogia liberal são adequados para a democratização da educação é incorreta.
- Justificativa: Tanto o tecnicismo quanto a pedagogia liberal são tendências pedagógicas tradicionais que priorizam a transmissão de conteúdos e a formação de mão de obra para o mercado de trabalho. A democratização da educação, por sua vez, está associada às tendências progressistas, que buscam a transformação social e a participação crítica dos alunos.
Considerações Gerais
- Importância do planejamento: As questões demonstram a importância do planejamento como ferramenta fundamental para o trabalho docente. Um bom planejamento garante que as atividades em sala de aula sejam significativas e contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos.
- Flexibilidade e adaptação: A necessidade de flexibilidade e adaptação do planejamento às características dos alunos e às demandas do contexto escolar é um ponto crucial.
- Relação entre teoria e prática: A questão 08 destaca a importância de relacionar a teoria com a prática, mostrando como os conceitos teóricos podem orientar a ação docente.
- Tendências pedagógicas: A questão 09 evidencia a importância de conhecer as diferentes tendências pedagógicas para escolher as metodologias mais adequadas aos objetivos da educação.
Conclusão:
As questões abordadas demonstram a complexidade do processo de ensino-aprendizagem e a importância de uma formação docente sólida para que os professores possam planejar e desenvolver suas aulas de forma eficaz. Ao considerar as características dos alunos, o contexto social e as diferentes tendências pedagógicas, os professores contribuem para a construção de uma educação de qualidade.
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