Quadrix/2018 – SEE/DF – Processo Seletivo Simplificado - Professor Substituto - Atividades A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.
10) Na escola tradicional, a relação professor‐aluno baseia‐se no respeito à competência técnica do professor, em uma perspectiva hierárquica.
RESOLUÇÃO: A Tendência Liberal Tradicional, o professor é autoritário tem o papel de expositor e detentor do saber. O aluno é mero receptor dos conteúdos, crítica de Paulo Freire conhecida como Educação Bancária.
Gabarito: CERTO
11) IBADE/2020 – Prefeitura de Linhares – ES - Professor de Educação Básica II – Artes
A defesa da Educação pública, gratuita e laica ganhou força no país em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Seus 26 signatários - entre eles Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971) - combatiam a escola restrita à elite e ligada à religião. Os anseios se justificavam.
Afinal, em 1920 o analfabetismo no Brasil atingia 80%. Segundo a Profª Mª Cristina Gomes Machado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), "O principal mérito do manifesto foi trazer à tona o debate sobre a escola para toda a população independentemente da classe social".
Nesse mesmo ano, foi criado o Ministério da Educação e:
a. Cultura.
b. Esportes. c. Meio Ambiente. d. Administração. e. Saúde Pública.
RESOLUÇÃO: O conhecido Ministério da Educação foi criado pelo Decreto nº 19.402/1930 que tinha o nome Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública durante a Era Vargas.
Gabarito: E
12) Instituto Unifil/2020 - Prefeitura de Ângulo - PR – Professor
A cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino. Assinale a alternativa que apresenta essas modalidades.
a. Educação infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio.
b. Educação Fundamental, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.
c. Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.
d. Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.
RESOLUÇÃO: Na Organização da Educação Brasileira temos:
2 (dois) níveis da educação: Educação Básica e Educação Superior.
3 (três) etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
7 (sete) modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação a Distância.
Observação importante: Não consta na letra E, mas faz parte também das modalidades de ensino a Educação Quilombola.
Gabarito: D
13) Instituto Unifil/2020 - Prefeitura de Ângulo - PR – Professor Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Avaliação Diagnóstica.
2. Avaliação Somativa.
3. Avaliação Formativa.
( ) Os avaliadores tem recursos para produzir tarefas de alunos aleatoriamente, planejamento de trabalhos de grupos, permitindo inferências mais defensáveis.
( ) Basicamente identifica as principais insuficiências nos anos iniciais à realização de outras aprendizagens. Orienta a organização de ensino e aprendizagem em etapas posteriores a aprendizagem corretiva ou terapêutica.
( ) Usada antes do ensino, deve atender aos propósitos de verificar os alunos que não possuem habilidades, pré-requisitos ao assunto, a fim de que o ensino de recuperação coloque-os em situação de trabalhar visando o desejado.
a. 2 – 3 – 1. (x)
b. 1 – 2 – 3.
c. 3 – 2 – 1.
d. 2 – 1 – 3.
RESOLUÇÃO: Os avaliadores tem recursos para produzir tarefas de alunos aleatoriamente, planejamento de trabalhos de grupos, permitindo inferências mais defensáveis. Avaliação Somativa. Basicamente identifica as principais insuficiências nos anos iniciais à realização de outras aprendizagens. Orienta a organização de ensino e aprendizagem em etapas posteriores a aprendizagem corretiva ou terapêutica. Avaliação Formativa. Usada antes do ensino, deve atender aos propósitos de verificar os alunos que não possuem habilidades, pré-requisitos ao assunto, a fim de que o ensino de recuperação coloque-os em situação de trabalhar visando o desejado. Avaliação Diagnóstica.
Gabarito: A
Análise das Questões e Respostas
Excelente análise das questões! Você demonstrou um profundo conhecimento sobre as diferentes teorias pedagógicas, a história da educação brasileira e os princípios que norteiam a organização do sistema educacional.
Vamos aprofundar um pouco mais a análise de cada questão:
Questão 10: Relação Professor-Aluno na Escola Tradicional
- Confirmação da resposta: A resposta está correta ao caracterizar a relação professor-aluno na escola tradicional como hierárquica, com o professor detentor do conhecimento e o aluno como receptor passivo.
- Crítica à educação bancária: A referência à "educação bancária", conceito de Paulo Freire, é pertinente para destacar a natureza autoritária e transmissora do conhecimento nessa abordagem.
Questão 11: Criação do Ministério da Educação
- Resposta correta: A resposta está correta ao indicar que o Ministério da Educação foi criado durante a Era Vargas, com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública.
- Contexto histórico: É importante ressaltar que a criação desse ministério foi um marco importante para a organização da educação no Brasil, embora a educação continuasse sendo um direito restrito a poucos.
Questão 12: Modalidades de Ensino
- Resposta correta: A resposta apresenta de forma completa as modalidades de ensino na educação brasileira, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância e Educação Quilombola.
- Complementação: A inclusão da Educação Quilombola demonstra um conhecimento atualizado sobre a legislação educacional brasileira.
Questão 13: Tipos de Avaliação
- Resposta correta: A sequência apresentada está correta, demonstrando um bom entendimento dos diferentes tipos de avaliação e suas funções.
- Complementação: É importante ressaltar que a avaliação diagnóstica, formativa e somativa são complementares e devem ser utilizadas de forma integrada para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos.
Ampliando a Discussão
Possíveis tópicos para aprofundamento:
- Tendências pedagógicas: Além da tendência liberal tradicional, podemos explorar outras tendências, como a progressista, a crítico-social dos conteúdos e a tecnicista, analisando suas características, implicações para a prática pedagógica e a relação professor-aluno.
- Currículo: Como as diferentes concepções de currículo influenciam a organização do ensino e a aprendizagem?
- Educação inclusiva: Quais os desafios e as perspectivas da educação inclusiva no Brasil? Como os professores podem promover a inclusão de todos os alunos?
- Avaliação da aprendizagem: Como a avaliação pode ser utilizada como ferramenta para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos?
- Formação de professores: Qual o papel da formação inicial e continuada dos professores na construção de uma educação de qualidade?
Outras questões para reflexão:
- Como a tecnologia pode ser utilizada para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem?
- Quais os impactos da pandemia da COVID-19 na educação e como as escolas podem se adaptar a essa nova realidade?
- Como promover a autonomia e o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento?
Sugestão de atividade:
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugiro que você pesquise sobre as principais teorias de aprendizagem e como elas podem orientar a prática pedagógica. Além disso, você pode analisar documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE) para compreender as políticas públicas para a educação no Brasil.
Lembre-se: A educação é um processo contínuo de aprendizagem e desenvolvimento. Ao se manter atualizado sobre as diferentes teorias e práticas pedagógicas, você estará mais preparado para enfrentar os desafios da sala de aula e promover a aprendizagem de seus alunos.
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