Analise o texto abaixo: Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

 



17) FEPESE/2016 – Pref. De Florianópolis – Professor de Educação Infantil. 

Analise o texto abaixo: Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. 

a. Wallon 

b. Vygotsky 

c. Paulo Freire 

d. Davidov 

e. Piaget 

RESOLUÇÃO: O autor que realizou os estudos sobre Epistemologia Genética ou Concepção Piagetiana foi teorizada pelo biólogo Jean Piaget. 

Gabarito: E 


Análise da Questão 17 e da Resposta

A análise da questão e da resposta está correta.

Justificativa:

  • Jean Piaget: O texto descreve um teórico que buscava conectar o lógico e o biológico na compreensão do conhecimento humano. Essa busca por uma epistemologia genética, ou seja, o estudo do desenvolvimento do conhecimento, é característica da obra de Jean Piaget.
  • Epistemologia Genética: A teoria de Piaget se baseia na ideia de que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pela criança através da interação com o meio. Ele propôs estágios de desenvolvimento cognitivo, nos quais a criança organiza e reorganiza suas ideias sobre o mundo.
  • As demais alternativas:
    • Wallon: Embora também se interesse pela relação entre o indivíduo e o meio, a teoria de Wallon enfatiza mais a dimensão social e afetiva do desenvolvimento.
    • Vygotsky: Vygotsky também destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo, mas sua teoria se concentra mais na zona de desenvolvimento proximal e no papel da linguagem.
    • Paulo Freire: Freire é um educador crítico e sua teoria pedagógica se concentra na alfabetização de adultos e na conscientização social.
    • Davidov: Davidov é um psicólogo soviético que desenvolveu uma teoria da atividade, com foco na formação das operações mentais.

Conclusão:

A questão 17 avalia a compreensão do candidato sobre as diferentes teorias do desenvolvimento cognitivo. A resposta correta, Jean Piaget, é a que melhor se encaixa na descrição apresentada no texto, pois sua teoria enfatiza a construção do conhecimento através da interação com o meio e a busca por uma explicação biológica e lógica para o desenvolvimento cognitivo.

Você gostaria de aprofundar em algum aspecto da teoria de Piaget ou de outras teorias do desenvolvimento cognitivo?

Possíveis tópicos para discussão:

  • Os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget: Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
  • A importância da interação social na teoria de Piaget: Como Piaget entendia a relação entre o indivíduo e o meio social?
  • Comparação entre Piaget e Vygotsky: Quais as principais diferenças e semelhanças entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
  • As implicações da teoria de Piaget para a prática pedagógica: Como os professores podem utilizar os conceitos de Piaget para planejar suas aulas?



18) FAU - 2019 – IF – RR – Tradutor e Intérprete de linguagem de sinais A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: 

I. Ministério da Educação – MEC 

II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senador Federal. 

III. Conselho Nacional de Educação – CNE 

IV. Fórum Nacional de Educação – FNE 

a. Apenas as afirmativas I, II e III. 

b. Apenas as afirmativas II e III. 

c. Apenas as afirmativas I, III e IV. 

d. Apenas a afirmativa a IV. e. I, II, III, IV e V.


RESOLUÇÃO: Segundo o Plano Nacional de Educação, que foi aprovado pela lei nº 13.005/2014 em seu Art. 5º, I – IV. 

Art. 5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias: 

I - Ministério da Educação - MEC; 

II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal; 

III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV - Fórum Nacional de Educação. 

Gabarito: E 

Análise da Questão 18 e da Resposta

A análise da questão e da resposta está completamente correta.

Justificativa:

A questão aborda um ponto crucial na implementação do Plano Nacional de Educação (PNE): o monitoramento e a avaliação de suas metas. O PNE, uma lei federal, prevê em seu artigo 5º que diversas instâncias são responsáveis por acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.

  • A resposta "e" está correta ao indicar que todas as alternativas (I, II, III e IV) estão corretas. Cada uma das instâncias mencionadas tem um papel fundamental no monitoramento e avaliação do PNE:
    • Ministério da Educação (MEC): Órgão máximo do poder executivo responsável pela política educacional no Brasil, tem a função de coordenar e acompanhar a execução do PNE.
    • Comissões de Educação do Legislativo: Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal possuem comissões dedicadas à educação, responsáveis por fiscalizar e acompanhar as ações do governo relacionadas à educação, incluindo o cumprimento do PNE.
    • Conselho Nacional de Educação (CNE): Órgão colegiado com função consultiva e normativa, o CNE emite pareceres sobre questões educacionais e acompanha a implementação das políticas educacionais, inclusive do PNE.
    • Fórum Nacional de Educação: Espaço de debate e articulação entre diferentes segmentos da sociedade civil envolvidos com a educação, o Fórum Nacional de Educação contribui para o monitoramento e a avaliação do PNE, apresentando propostas e acompanhando o cumprimento das metas.

A importância do monitoramento e da avaliação:

O monitoramento contínuo e as avaliações periódicas do PNE são essenciais para:

  • Garantir a transparência: A sociedade civil pode acompanhar o andamento das políticas educacionais e cobrar resultados.
  • Identificar avanços e desafios: Permite identificar quais metas estão sendo alcançadas e quais enfrentam dificuldades, permitindo ajustes nas políticas.
  • Melhorar a qualidade da educação: Os resultados do monitoramento e da avaliação podem ser utilizados para orientar a formulação de novas políticas e ações para melhorar a qualidade da educação.

Em resumo:

A questão demonstra a importância da participação de diferentes atores sociais no processo de implementação e acompanhamento do PNE. Ao envolver o poder executivo, o legislativo, órgãos colegiados e a sociedade civil, o monitoramento e a avaliação do PNE contribuem para a construção de uma educação de qualidade para todos.


CESPE - 2017 – SEE/DF – Professor – Enfermagem Julgue o item que se segue, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. 

19) A elaboração do PNE é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação, não estando prevista na Constituição Federal de 1988. 

RESOLUÇÃO: A elaboração do PNE não é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação e está prevista na CF/88 em seu Art. 214. 

Gabarito: ERRADO 

Análise da Questão e da Resolução

A resolução apresentada está correta.

Justificativa:

A afirmação de que a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) é uma exigência de agências internacionais financiadoras da educação é falsa. O PNE é um instrumento de planejamento estratégico para a educação brasileira, previsto na Constituição Federal de 1988 e elaborado de forma soberana pelo Brasil.

Por que a afirmação é falsa?

  • Base Constitucional: O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de colaboração 1 e de acordo com as diretrizes e bases da legislação federal. A elaboração de um plano nacional de educação está em consonância com esse artigo.   
  • Autonomia: A elaboração do PNE é um processo democrático que envolve a participação de diversos setores da sociedade, como educadores, gestores educacionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais. A participação internacional pode ser uma fonte de inspiração e troca de experiências, mas não determina a elaboração do plano.
  • Soberania Nacional: A educação é um direito fundamental e um bem público. A elaboração de um plano nacional de educação é uma expressão da soberania nacional e da autonomia do Brasil para definir suas próprias políticas educacionais.

Em resumo:

A elaboração do PNE é um processo interno e soberano do Brasil, com base em suas necessidades e prioridades educacionais. A afirmação de que o PNE é uma imposição de agências internacionais busca desqualificar a importância desse instrumento para a melhoria da educação no país.

A resolução apresentada está correta ao identificar essa falácia e ao apontar a base constitucional para a elaboração do PNE.

Gostaria de explorar outros aspectos relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE)?

Possíveis tópicos para discussão:

  • Metas do PNE: Quais são as principais metas do PNE e quais os desafios para alcançá-las?
  • Financiamento da educação: Como o financiamento da educação está relacionado ao cumprimento das metas do PNE?
  • A participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas educacionais: Quais são os desafios e as possibilidades de ampliar a participação da sociedade civil?
  • O papel das tecnologias digitais na educação: Como as tecnologias podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação e o alcance das metas do PNE?



20) A erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE, que foi aprovado no ano de 2014 e tem vigência até 2024. RESOLUÇÃO: Está elencado conforme a Lei nº 13.005/2014, em seu Art. 2º, I. Art. 2º São diretrizes do PNE: 

I - erradicação do analfabetismo;

E também está sobre o Plano Nacional de Educação – PNE na CF/88, em seu Art. 214, 

I. Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009) 

I - erradicação do analfabetismo; 

Gabarito: CERTO

Análise da Resolução e Sugestões de Melhoria

A resolução apresentada está correta na essência, porém pode ser aprimorada para oferecer uma análise mais completa e precisa.

Pontos positivos da resolução:

  • Identificação correta dos artigos: A resolução corretamente indica os artigos da Lei nº 13.005/2014 e da Constituição Federal de 1988 que mencionam a erradicação do analfabetismo como uma diretriz do PNE.
  • Clareza na apresentação: A resolução apresenta de forma clara e concisa a resposta à questão, indicando os artigos específicos que sustentam a afirmação.

Sugestões de melhoria:

  • Contextualização histórica: A resolução poderia incluir uma breve contextualização histórica sobre a importância da erradicação do analfabetismo no Brasil e os desafios enfrentados ao longo dos anos.
  • Complementar com dados: A inclusão de dados estatísticos sobre a evolução das taxas de analfabetismo no Brasil desde a aprovação do PNE poderia enriquecer a análise.
  • Mencionar outras metas: Além da erradicação do analfabetismo, o PNE possui outras metas importantes. A resolução poderia mencionar algumas dessas metas para demonstrar a abrangência do plano.
  • Analisar o cumprimento da meta: A resolução poderia abordar o desafio de cumprir a meta de erradicação do analfabetismo, considerando os avanços e os desafios ainda existentes.

Exemplo de resolução aprimorada:

A afirmação de que a erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE está correta. A Lei nº 13.005/2014, que institui o PNE, estabelece em seu Art. 2º, I, a erradicação do analfabetismo como uma das diretrizes fundamentais para a educação brasileira.

A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 214, I, reforça a importância dessa meta, ao determinar que a lei estabelecerá o plano nacional de educação com o objetivo de, entre outras coisas, erradicar o analfabetismo.

A erradicação do analfabetismo é uma meta histórica do Brasil e um compromisso assumido por diversos governos. Embora tenha havido avanços significativos nas últimas décadas, o desafio de erradicar completamente o analfabetismo persiste, especialmente em determinadas regiões e grupos populacionais.

Outras metas do PNE incluem a universalização do ensino fundamental de nove anos, a melhoria da qualidade da educação, a valorização dos profissionais da educação e a redução das desigualdades educacionais. O cumprimento dessas metas exige um esforço conjunto de todos os níveis de governo, da sociedade civil e da comunidade escolar.

É importante destacar que o monitoramento e a avaliação do PNE são essenciais para acompanhar o progresso na direção das metas estabelecidas e identificar os desafios a serem superados.

Observações adicionais:

  • A resolução aprimorada poderia incluir uma breve análise crítica sobre os desafios para alcançar a meta de erradicação do analfabetismo, como a desigualdade social, a falta de recursos e a necessidade de políticas públicas mais efetivas.
  • A resolução poderia também mencionar a importância da educação de jovens e adultos como estratégia para erradicar o analfabetismo.

Ao seguir essas sugestões, a resolução se tornará mais completa e informativa, demonstrando um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.


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