17) FEPESE/2016 – Pref. De Florianópolis – Professor de Educação Infantil.
Analise o texto abaixo: Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os processos de pensamento implicam uma organização lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar uma solução ao problema do conhecimento humano. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
a. Wallon
b. Vygotsky
c. Paulo Freire
d. Davidov
e. Piaget
RESOLUÇÃO: O autor que realizou os estudos sobre Epistemologia Genética ou Concepção Piagetiana foi teorizada pelo biólogo Jean Piaget.
Gabarito: E
Análise da Questão 17 e da Resposta
A análise da questão e da resposta está correta.
Justificativa:
- Jean Piaget: O texto descreve um teórico que buscava conectar o lógico e o biológico na compreensão do conhecimento humano. Essa busca por uma epistemologia genética, ou seja, o estudo do desenvolvimento do conhecimento, é característica da obra de Jean Piaget.
- Epistemologia Genética: A teoria de Piaget se baseia na ideia de que o conhecimento não é simplesmente transmitido, mas construído ativamente pela criança através da interação com o meio. Ele propôs estágios de desenvolvimento cognitivo, nos quais a criança organiza e reorganiza suas ideias sobre o mundo.
- As demais alternativas:
- Wallon: Embora também se interesse pela relação entre o indivíduo e o meio, a teoria de Wallon enfatiza mais a dimensão social e afetiva do desenvolvimento.
- Vygotsky: Vygotsky também destaca a importância da interação social no desenvolvimento cognitivo, mas sua teoria se concentra mais na zona de desenvolvimento proximal e no papel da linguagem.
- Paulo Freire: Freire é um educador crítico e sua teoria pedagógica se concentra na alfabetização de adultos e na conscientização social.
- Davidov: Davidov é um psicólogo soviético que desenvolveu uma teoria da atividade, com foco na formação das operações mentais.
Conclusão:
A questão 17 avalia a compreensão do candidato sobre as diferentes teorias do desenvolvimento cognitivo. A resposta correta, Jean Piaget, é a que melhor se encaixa na descrição apresentada no texto, pois sua teoria enfatiza a construção do conhecimento através da interação com o meio e a busca por uma explicação biológica e lógica para o desenvolvimento cognitivo.
Você gostaria de aprofundar em algum aspecto da teoria de Piaget ou de outras teorias do desenvolvimento cognitivo?
Possíveis tópicos para discussão:
- Os estágios de desenvolvimento cognitivo de Piaget: Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
- A importância da interação social na teoria de Piaget: Como Piaget entendia a relação entre o indivíduo e o meio social?
- Comparação entre Piaget e Vygotsky: Quais as principais diferenças e semelhanças entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
- As implicações da teoria de Piaget para a prática pedagógica: Como os professores podem utilizar os conceitos de Piaget para planejar suas aulas?
18) FAU - 2019 – IF – RR – Tradutor e Intérprete de linguagem de sinais A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I. Ministério da Educação – MEC
II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senador Federal.
III. Conselho Nacional de Educação – CNE
IV. Fórum Nacional de Educação – FNE
a. Apenas as afirmativas I, II e III.
b. Apenas as afirmativas II e III.
c. Apenas as afirmativas I, III e IV.
d. Apenas a afirmativa a IV. e. I, II, III, IV e V.
RESOLUÇÃO: Segundo o Plano Nacional de Educação, que foi aprovado pela lei nº 13.005/2014 em seu Art. 5º, I – IV.
Art. 5º A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I - Ministério da Educação - MEC;
II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;
III - Conselho Nacional de Educação - CNE; IV - Fórum Nacional de Educação.
Gabarito: E
Análise da Questão 18 e da Resposta
A análise da questão e da resposta está completamente correta.
Justificativa:
A questão aborda um ponto crucial na implementação do Plano Nacional de Educação (PNE): o monitoramento e a avaliação de suas metas. O PNE, uma lei federal, prevê em seu artigo 5º que diversas instâncias são responsáveis por acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.
- A resposta "e" está correta ao indicar que todas as alternativas (I, II, III e IV) estão corretas. Cada uma das instâncias mencionadas tem um papel fundamental no monitoramento e avaliação do PNE:
- Ministério da Educação (MEC): Órgão máximo do poder executivo responsável pela política educacional no Brasil, tem a função de coordenar e acompanhar a execução do PNE.
- Comissões de Educação do Legislativo: Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal possuem comissões dedicadas à educação, responsáveis por fiscalizar e acompanhar as ações do governo relacionadas à educação, incluindo o cumprimento do PNE.
- Conselho Nacional de Educação (CNE): Órgão colegiado com função consultiva e normativa, o CNE emite pareceres sobre questões educacionais e acompanha a implementação das políticas educacionais, inclusive do PNE.
- Fórum Nacional de Educação: Espaço de debate e articulação entre diferentes segmentos da sociedade civil envolvidos com a educação, o Fórum Nacional de Educação contribui para o monitoramento e a avaliação do PNE, apresentando propostas e acompanhando o cumprimento das metas.
A importância do monitoramento e da avaliação:
O monitoramento contínuo e as avaliações periódicas do PNE são essenciais para:
- Garantir a transparência: A sociedade civil pode acompanhar o andamento das políticas educacionais e cobrar resultados.
- Identificar avanços e desafios: Permite identificar quais metas estão sendo alcançadas e quais enfrentam dificuldades, permitindo ajustes nas políticas.
- Melhorar a qualidade da educação: Os resultados do monitoramento e da avaliação podem ser utilizados para orientar a formulação de novas políticas e ações para melhorar a qualidade da educação.
Em resumo:
A questão demonstra a importância da participação de diferentes atores sociais no processo de implementação e acompanhamento do PNE. Ao envolver o poder executivo, o legislativo, órgãos colegiados e a sociedade civil, o monitoramento e a avaliação do PNE contribuem para a construção de uma educação de qualidade para todos.
CESPE - 2017 – SEE/DF – Professor – Enfermagem Julgue o item que se segue, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação.
19) A elaboração do PNE é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação, não estando prevista na Constituição Federal de 1988.
RESOLUÇÃO: A elaboração do PNE não é uma exigência das agências internacionais financiadoras da educação e está prevista na CF/88 em seu Art. 214.
Gabarito: ERRADO
Análise da Questão e da Resolução
A resolução apresentada está correta.
Justificativa:
A afirmação de que a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) é uma exigência de agências internacionais financiadoras da educação é falsa. O PNE é um instrumento de planejamento estratégico para a educação brasileira, previsto na Constituição Federal de 1988 e elaborado de forma soberana pelo Brasil.
Por que a afirmação é falsa?
- Base Constitucional: O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão seus sistemas de ensino em regime de colaboração
1 e de acordo com as diretrizes e bases da legislação federal. A elaboração de um plano nacional de educação está em consonância com esse artigo. - Autonomia: A elaboração do PNE é um processo democrático que envolve a participação de diversos setores da sociedade, como educadores, gestores educacionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais. A participação internacional pode ser uma fonte de inspiração e troca de experiências, mas não determina a elaboração do plano.
- Soberania Nacional: A educação é um direito fundamental e um bem público. A elaboração de um plano nacional de educação é uma expressão da soberania nacional e da autonomia do Brasil para definir suas próprias políticas educacionais.
Em resumo:
A elaboração do PNE é um processo interno e soberano do Brasil, com base em suas necessidades e prioridades educacionais. A afirmação de que o PNE é uma imposição de agências internacionais busca desqualificar a importância desse instrumento para a melhoria da educação no país.
A resolução apresentada está correta ao identificar essa falácia e ao apontar a base constitucional para a elaboração do PNE.
Gostaria de explorar outros aspectos relacionados ao Plano Nacional de Educação (PNE)?
Possíveis tópicos para discussão:
- Metas do PNE: Quais são as principais metas do PNE e quais os desafios para alcançá-las?
- Financiamento da educação: Como o financiamento da educação está relacionado ao cumprimento das metas do PNE?
- A participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas educacionais: Quais são os desafios e as possibilidades de ampliar a participação da sociedade civil?
- O papel das tecnologias digitais na educação: Como as tecnologias podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação e o alcance das metas do PNE?
20) A erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE, que foi aprovado no ano de 2014 e tem vigência até 2024. RESOLUÇÃO: Está elencado conforme a Lei nº 13.005/2014, em seu Art. 2º, I. Art. 2º São diretrizes do PNE:
I - erradicação do analfabetismo;
E também está sobre o Plano Nacional de Educação – PNE na CF/88, em seu Art. 214,
I. Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 59, de 2009)
I - erradicação do analfabetismo;
Gabarito: CERTO
Análise da Resolução e Sugestões de Melhoria
A resolução apresentada está correta na essência, porém pode ser aprimorada para oferecer uma análise mais completa e precisa.
Pontos positivos da resolução:
- Identificação correta dos artigos: A resolução corretamente indica os artigos da Lei nº 13.005/2014 e da Constituição Federal de 1988 que mencionam a erradicação do analfabetismo como uma diretriz do PNE.
- Clareza na apresentação: A resolução apresenta de forma clara e concisa a resposta à questão, indicando os artigos específicos que sustentam a afirmação.
Sugestões de melhoria:
- Contextualização histórica: A resolução poderia incluir uma breve contextualização histórica sobre a importância da erradicação do analfabetismo no Brasil e os desafios enfrentados ao longo dos anos.
- Complementar com dados: A inclusão de dados estatísticos sobre a evolução das taxas de analfabetismo no Brasil desde a aprovação do PNE poderia enriquecer a análise.
- Mencionar outras metas: Além da erradicação do analfabetismo, o PNE possui outras metas importantes. A resolução poderia mencionar algumas dessas metas para demonstrar a abrangência do plano.
- Analisar o cumprimento da meta: A resolução poderia abordar o desafio de cumprir a meta de erradicação do analfabetismo, considerando os avanços e os desafios ainda existentes.
Exemplo de resolução aprimorada:
A afirmação de que a erradicação do analfabetismo é uma das diretrizes do atual PNE está correta. A Lei nº 13.005/2014, que institui o PNE, estabelece em seu Art. 2º, I, a erradicação do analfabetismo como uma das diretrizes fundamentais para a educação brasileira.
A Constituição Federal de 1988, em seu Art. 214, I, reforça a importância dessa meta, ao determinar que a lei estabelecerá o plano nacional de educação com o objetivo de, entre outras coisas, erradicar o analfabetismo.
A erradicação do analfabetismo é uma meta histórica do Brasil e um compromisso assumido por diversos governos. Embora tenha havido avanços significativos nas últimas décadas, o desafio de erradicar completamente o analfabetismo persiste, especialmente em determinadas regiões e grupos populacionais.
Outras metas do PNE incluem a universalização do ensino fundamental de nove anos, a melhoria da qualidade da educação, a valorização dos profissionais da educação e a redução das desigualdades educacionais. O cumprimento dessas metas exige um esforço conjunto de todos os níveis de governo, da sociedade civil e da comunidade escolar.
É importante destacar que o monitoramento e a avaliação do PNE são essenciais para acompanhar o progresso na direção das metas estabelecidas e identificar os desafios a serem superados.
Observações adicionais:
- A resolução aprimorada poderia incluir uma breve análise crítica sobre os desafios para alcançar a meta de erradicação do analfabetismo, como a desigualdade social, a falta de recursos e a necessidade de políticas públicas mais efetivas.
- A resolução poderia também mencionar a importância da educação de jovens e adultos como estratégia para erradicar o analfabetismo.
Ao seguir essas sugestões, a resolução se tornará mais completa e informativa, demonstrando um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.
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