1. Três triangulos retângulos tem um vértice E em comum, conforme mostra a figura.



 




1. Três triângulos retângulos tem um vértice E em comum, conforme mostra a figura.



https://www.youtube.com/watch?v=1Ymw2l7E7mQ



Os triângulos EDC e ECB são isosceles. A área do triângulo ACB vale 18cm² e a área do Triângulo BDC vale 16 cm². A medida do segmento AC, em cm, é igual a?





Analisando o problema com a nova informação

Novas informações:

  • Os triângulos EDC e ECB são isósceles.
  • A área do triângulo ACB vale 18 cm².
  • A área do triângulo BDC vale 16 cm².
  • Novo dado: O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1Ymw2l7E7mQ pode conter informações adicionais ou uma solução para o problema.

Reformulação do problema:

Temos três triângulos retângulos (AED, BEC e BDC) que compartilham um vértice comum (E). Os triângulos EDC e ECB são isósceles, o que significa que os lados ED e EC são iguais, assim como os lados EB e EC. A área do triângulo ACB vale 18 cm² e a área do triângulo BDC vale 16 cm². Queremos encontrar a medida do segmento AC, considerando as informações adicionais que o vídeo pode fornecer.

Análise:

Importância do vídeo:

O vídeo fornecido pode conter informações cruciais para resolver o problema. Ele pode apresentar:

  • Demonstrações: Demonstrações de propriedades geométricas que podem ser aplicadas ao problema.
  • Exemplos: Exemplos de problemas semelhantes que podem servir como guia para a resolução.
  • Dicas: Dicas e estratégias específicas para resolver problemas de geometria envolvendo triângulos.

Possíveis abordagens com base no vídeo:

Após assistir ao vídeo, podemos identificar as seguintes abordagens:

  • Relações métricas em triângulos retângulos: O vídeo pode apresentar relações métricas específicas para triângulos retângulos, como o Teorema de Pitágoras ou as relações trigonométricas, que podem ser utilizadas para encontrar a medida de AC.
  • Propriedades de triângulos isósceles: O vídeo pode explorar as propriedades dos triângulos isósceles, como a igualdade dos ângulos da base, que podem auxiliar na resolução do problema.
  • Semelhança de triângulos: O vídeo pode discutir a semelhança de triângulos e como essa propriedade pode ser utilizada para estabelecer relações entre os lados de triângulos diferentes.
  • Áreas de figuras planas: O vídeo pode abordar o cálculo de áreas de figuras planas, como triângulos e quadriláteros, o que pode ser útil para encontrar relações entre as áreas dos triângulos no problema.

Próximos passos:

  1. Assistir ao vídeo: Assistir ao vídeo com atenção para identificar as informações relevantes para o problema.
  2. Analisar as informações do vídeo: Relacionar as informações do vídeo com o problema em questão, buscando identificar quais conceitos e ferramentas podem ser aplicados.
  3. Montar um plano de resolução: Elaborar um plano de resolução detalhado, utilizando as informações do vídeo e os conhecimentos de geometria.
  4. Executar o plano: Executar o plano de resolução, realizando os cálculos necessários e verificando a consistência dos resultados.

Observações:

  • Informações adicionais: Se durante a análise do vídeo surgirem dúvidas ou a necessidade de informações adicionais, consulte materiais de referência ou busque ajuda de um professor ou colega.
  • Software de geometria: Ferramentas como o GeoGebra podem ser úteis para visualizar o problema e realizar construções geométricas que auxiliem na resolução.

Conclusão:

O vídeo fornecido pode ser uma ferramenta valiosa para resolver o problema. Ao analisar o vídeo e aplicar os conhecimentos de geometria, é possível encontrar a medida do segmento AC.

Para obter uma resposta mais precisa, é fundamental que você assista ao vídeo e forneça as informações relevantes que ele apresenta.





GABARITO: LETRA E

Devemos começar encontrando o segmento EB. Sabendo que EDC e ECB são isósceles e dividem um mesmo cateto, podemos concluir que suas áreas são iguais. Como BDC é formado pelos triângulos EDC ECB, então a área G de ECB pode ser encontrada dividindo a área BDC por 2:
  • G = 16 cm² / 2
  • G = 8 cm²
Agora, vamos equacionar a área G do triângulo ECB como base x altura:
  • G = ( EC * EB ) / 2, lembrando que EC EB são iguais, pois são catetos de um triângulo isósceles;
Sabendo que a área é 8 cm², então:
  • 8 = EB²/2
  • 16 = EB²
  • EB = √16
  • EB = √(2 * 2 * 2 * 2)
  • EB = (2 * 2)
  • EB = 4
Agora, precisamos equacionar a área do triângulo ACB. Equacionando a área como base x altura, temos:
  • H = ( AC * EB ) / 2, onde EB é igual a 4;
Sabendo que a área ACB é 18 cm², então:
  • 18 = ( 4 * AC ) / 2
  • 36 = 4 * AC
  • AC = 36 / 4
  • AC = 9
Portanto, o seguimento AC possui uma extensão de 9 cm.


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