Quando tratamos da Educação Matemática estamos falando em uma área que se preocupa intensamente com o processo pedagógico e com a formação do professor que ensina Matemática. Analise as sentenças, identificando qual(is) apresenta(am) característica(as) relacionada(as) com tal área de ensino.






Iniciado emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 06:38
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 07:04
Tempo empregado26 minutos 15 segundos
Avaliar70,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Quando tratamos da Educação Matemática estamos falando em uma área que se preocupa intensamente com o processo pedagógico e com a formação do professor que ensina Matemática. Analise as sentenças, identificando qual(is) apresenta(am) característica(as) relacionada(as) com tal área de ensino.

I. A Educação Matemática voltada para a formação do professor propõe uma maior capacitação para transferência de conhecimento mais qualificado dos docentes.

II. Espera-se que com os conhecimentos referentes à Educação Matemática os professores, além do domínio dos conteúdos básicos, tenham o conhecimento das diversas metodologias.

III. A área da Educação Matemática surge num momento difícil da educação do nosso país e compromete-se especificamente em fortalecer o autoritarismo do professor em sala de aula, visto que esse, a cada dia que passa, vem perdendo espaço.


Questão 1
Escolha uma opção:
a.
I e III são verdadeiras


b.
II e III são verdadeiras


c.

I, II e III são falsas



d.
I e II são verdadeiras


(X)
e.
I, II e III são verdadeiras


Questão 2

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Quando tratamos de reflexões acerca dos professores que ensinam Matemática nas escolas, são apresentadas diversas circunstâncias de análises entre elas.

I. É importante focar a atenção tanto na formação inicial como continuada dos docentes.

II. É relevante estudos acerca do curso de Pedagogia, pois esse forma professores que também ensinarão Matemática.

III. É importante direcionar os olhares para os estágios no curso de licenciatura em Matemática, pois é um fator de grande influência na formação da concepção do docente.


Questão 2
Escolha uma opção:
a.
Apenas I e III são verdadeiras


b.
Apenas I e II são verdadeiras




c.
Apenas II e III são verdadeiras


d.
Todas são verdadeiras


e.
Todas são falsas


Questão 3

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

As mudanças e melhorias acerca da formação de professores alteram significativamente o que chamamos de concepções acerca do ensino da Matemática, visto que os professores não estão mais sendo apenas "treinados" para transmitir conhecimentos, mas para ensinar a reflexão crítica. Nessa nova concepção acerca da formação os professores precisam ser:


Questão 3
Escolha uma opção:
a.
Agentes transmissores de informações, mas não participantes do processo de aprendizagem.


b.
Agentes passivos no processo de capacitação para poderem captar o maior número de informações necessárias.




c.
Preparados para serem autoritários em sala, pois somente assim irão vencer os obstáculos da desordem e falta de limites.


d.
Submissos às autoridades pedagógicas, deixando de lado suas experiências vividas para poderem desenvolver o papel do verdadeiro professor.


e.
Agentes ativos e participantes no processo de ensino-aprendizagem.


Questão 4

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, o conhecimento matemático formalizado precisa ser transformado para se tornar passível de ser ensinado/aprendido; ou seja, a obra e o pensamento do matemático teórico não são passíveis de comunicação direta aos alunos. Esse processo de transformação do saber científico em saber escolar não passa apenas por mudanças de natureza epistemológica, mas é influenciado por condições de ordem social e cultural que resultam na elaboração de saberes intermediários, como aproximações provisórias, necessárias e intelectualmente formadoras a qual chamamos de:


Questão 4
Escolha uma opção:
a.

Preparação pedagógica


b.
Nivelamento matemático


c.

Contextualização do saber


d.
Desenvolvimento de raciocínio


e.
Produção algébrica e abstrata


Questão 5

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com os PCNs de Matemática, as competências e habilidades a serem desenvolvidas nesta disciplina estão distribuídas em três domínios da ação humana, que são:


Questão 5
Escolha uma opção:
a.
A vida intelectual, as resoluções de atividades algébricas e a experiência na resolução de exercícios.


b.
A vida em sociedade, as resoluções de atividades algébricas e a experiência na resolução de exercícios.


c.
A vida intelectual, a atividade produtiva e a experiência na resolução de exercícios.




d.

A vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. (CORRETA)


e.
A vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência na resolução de exercícios. (ERRADA)


Questão 6

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Conforme Araújo, Ribeiro e Santos (2012), os jogos, brincadeiras e ferramentas lúdicas em geral trazem benefícios inigualáveis ao indivíduo favorecendo para que:

I. O processo de aprendizagem ocorra de forma interativa.

II. O processo de aprendizagem não seja dialogado.

III. O assunto estudado se dê de forma mais aberta.


Questão 6
Escolha uma opção:
a.

Apenas I e II são verdadeiras


b.
Todas são verdadeiras


c.
Apenas II e III são verdadeiras


d.
Apenas I e III são verdadeiras


e.
Todas são falsas


Questão 7

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com Zucarelli e Couto (2013), os jogos de tabuleiros são divididos em cinco categorias: jogos antigos, jogos de mercado e de massa, jogos de guerra, jogos de estilo americano e jogos de estilo europeu. Baseado nas características de tais categorias analise as sentenças:

I. Na categoria dos jogos antigos estão inseridos os jogos introduzidos ao longo da história da humanidade antes da Revolução Industrial.

II. Na categoria jogos de estilo americano, o conflito entre os jogadores é direto. É comum a eliminação de jogadores antes do término da partida.

III. Na categoria dos jogos de estilo europeu, todos os jogadores têm chances de vitória até a última jogada, de modo que nenhum jogador é eliminado da disputa.


Questão 7
Escolha uma opção:
a.
I, II e III são verdadeiras (X)


b.
Apenas II é verdadeira


c.
Apenas II e III são verdadeiras


d.
Apenas I e II são verdadeiras


e.
Apenas I e III são verdadeiras


(ERRADA)

Questão 8

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com Brenelli (1996), os jogos são classificados em três categorias: jogos estratégicos, jogos de treinamento e jogos geométricos - mas há situações em que alguns jogos têm características que pertencem a mais de uma dessas categorias. Analise as sentenças e identifique as alternativas que tratam das características dos jogos estratégicos.

I. Os jogos estratégicos desenvolvem habilidades relacionadas ao raciocínio lógico.

II. Nos jogos estratégicos a sorte geralmente não costuma interferir nos resultados.

III. Nos jogos estratégicos não há como prever jogadas do outro adversário.


Questão 8
Escolha uma opção:
a.
Apenas II e III são verdadeiras


b.
Apenas I e III são verdadeiras


c.
Apenas II é verdadeira


d.

I, II e III são verdadeiras


e.
Apenas I e II são verdadeiras


Questão 9

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Um dos materiais criados pela educadora Maria Montessori (1870-1952) foi o material dourado, utilizado até os dias de hoje para ensinar as quatro operações básicas. Utilizam-se hoje os termos "cubinho" para representar a unidade, "barra" para representar a dezena, "placa" para representar a centena e "cubão" para representar a milhar. Partindo de tais suposições, analise as sentenças.

I. A utilização do material dourado facilita a compreensão de que com dez unidades formam-se um dezena.

II. O material favorece o entendimento da operação de subtração ao aluno ao perceber que pode trocar uma barra por dez unidades.

III. Com a utilização do material fica mais fácil o aluno compreender que dez dezenas formam uma centena.


Questão 9
Escolha uma opção:
a.
Apenas a II é verdadeira


b.
Todas são verdadeiras


c.
Apenas I e III são verdadeiras


d.
Apenas II e III são verdadeiras


e.
Apenas I e II são verdadeiras


Questão 10

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com Baldino (1999), as pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem de Matemática precisam articular três fatores fundamentais para obterem sucesso, que são:


Questão 10
Escolha uma opção:
a.
As pesquisas em Educação Matemática, as licenciaturas e as salas de aula de Matemática.


b.

As pesquisas em Educação Matemática, os alunos e os cálculos algébricos.


c.
As pesquisas em Educação Matemática, a formação dos docentes e a abstração.


d.
As pesquisas em Educação Matemática, as licenciaturas e a formação dos docentes.(ERRADA)


e.
As pesquisas em Educação Matemática, os alunos e as salas de aula de Matemática. (X)




 

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Avaliação Módulo ll