Nos estudos de D' Ambrósio (1993) identificam-se quatro características do professor de Matemática para o século XXI: Visão do que vem a ser a Matemática, visão do que constitui a atividade Matemática, visão do que constitui a aprendizagem Matemática e visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da Matemática. Na visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da Matemática, a autora confirma a necessidade de modificação da dinâmica da sala de aula e apresenta mudanças significativas na postura do professor, entre elas:

 





Iniciado emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 09:31
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 09:44
Tempo empregado13 minutos 6 segundos
Avaliar90,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Nos estudos de D' Ambrósio (1993) identificam-se quatro características do professor de Matemática para o século XXI: Visão do que vem a ser a Matemática, visão do que constitui a atividade Matemática, visão do que constitui a aprendizagem Matemática e visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da Matemática. Na visão do que constitui um ambiente propício à aprendizagem da Matemática, a autora confirma a necessidade de modificação da dinâmica da sala de aula e apresenta mudanças significativas na postura do professor, entre elas:


Questão 1
Escolha uma opção:
a.
O professor passa de detentor do saber a ser um membro integrante dos grupos de trabalho.



b.
O professor e o aluno não estão abertos a investigações.


c.

O professor é caracterizado como o detentor do saber.


d.
O professor passa de detentor do saber a ser um ouvinte passivo dos grupos de trabalho.


e.
O professor precisa propor problemas já resolvidos.


Questão 2

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Analise as sentenças abaixo, identificando suas características com a concepção proposta por Moran em 1994 acerca da inserção das tecnologias na escola.

I. É um desafio encontrar um ponto de equilíbrio entre o deslumbramento e a resistência à inserção das tecnologias no âmbito educacional para muitos educadores.

II. É primordial que o professor utilize as ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de seu trabalho.

III. Todos os docentes aceitam a inserção das tecnologias na escola e não apresentam resistências para sua inclusão.


Questão 2
Escolha uma opção:
a.
Apenas I e III são verdadeiras


b.
Todas são falsas


c.
Apenas I e II são verdadeiras


d.
Todas são verdadeiras


e.

Apenas II e III são verdadeiras


Questão 3

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Os estudos de Schön (1992) afirmam que a reflexão permite que o profissional defina o seu modo de conhecer a realidade com que se depara. O autor defende que é por meio da reflexão e da reflexão na ação que os professores poderão reinterpretar seu trabalho e que existem três conceitos que integram o pensamento prático reflexivo: a reflexão sobre a ação, a reflexão na ação e a reflexão sobre a reflexão na ação. Analise as sentenças e identifique quais são verdadeiras em relação a tais conceitos:

I. A reflexão sobre a ação consiste em pensarmos retrospectivamente sobre o que fizemos.

II. A reflexão na ação consiste em refletirmos no meio da ação, sem interrompê-la.

III. A reflexão sobre a reflexão na ação repousa no ato de pensar sobre a reflexão na ação passada, consolidando o entendimento de determinada situação e, dessa forma, possibilitando a adoção de uma nova estratégia.


Questão 3
Escolha uma opção:
a.
Todas são verdadeiras



b.
Apenas II e III são verdadeiras


c.
Apenas I e III são verdadeiras


d.
Apenas I e II são verdadeiras


e.

Todas são falsas.


Questão 4

Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00

Texto da questão

Segundo Mortimer (1988), foram nas décadas de 1970 e 1980 que os livros didáticos assumiram um papel muito importante na prática pedagógica no sistema educacional brasileiro. Dentre os fatores que contribuíram para que o livro didático se tornasse um instrumento de ensino indispensável e capaz de uniformizar o ensino escolar destacam-se:

I. A quantidade de compêndios publicados.

II. A falta de qualificação profissional do educador.

III. A desvalorização do ensino público.

Questão 4
Escolha uma opção:
a.
Apenas I e II são verdadeiras


b.
Todas são verdadeiras


(errada)
c.
Todas são falsas


d.
Apenas II e III são verdadeiras (x)


e.
Apenas I e III são verdadeiras


Questão 5

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

É por meio da prática pedagógica com os jogos que o aluno constrói seu conhecimento de maneira ativa e dinâmica, fazendo análises de seus erros e acertos. Identifique dentre as sentenças abaixo quais tem relação direta com a utilização do jogo em sala de aula.

I. A utilização do jogo como material pedagógico tem como objetivo criar um ambiente descontraído que viabilize a aprendizagem significativa.

II. Os jogos favorecem o desenvolvimento da observação, da criatividade, do pensamento lógico, da resolução de situação-problema.

III. Os jogos proporcionam a articulação com diferentes conhecimentos e a interatividade entre colegas e o professor.


Questão 5
Escolha uma opção:
a.

Apenas II é verdadeira


b.
I, II e III são verdadeiras


c.
Apenas I e III são verdadeiras


d.
Apenas II e III são verdadeiras


e.
Apenas I e II são verdadeiras


Questão 6

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Segundo os PCNs de Matemática, a contextualização tem como característica fundamental o fato de que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto, ou seja, quando se trabalha o conhecimento de modo contextualizado, a escola está retirando o aluno da sua condição de espectador passivo e o tornando participante do processo de aprendizagem. Analise as sentenças de acordo com esse processo.

I. A aprendizagem contextualizada visa que o aluno aprenda a mobilizar competências para solucionar problemas contextualizados.

II. A partir de uma aprendizagem contextualizada, o aluno se torna capaz de transferir a sua capacidade de resolução de problemas para os contextos do mundo social e, especialmente, do mundo produtivo.

III. Por meio da aprendizagem contextualizada, o aluno é levado apenas ao processo de repetição de algoritmos.

Questão 6
Escolha uma opção:
a.
Todas são verdadeiras


b.
Apenas II e III são verdadeiras


c.
Apenas I e III são verdadeiras


d.
Todas são falsas


e.
Apenas I e II são verdadeiras


Questão 7

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Nos últimos anos vários projetos foram implantados no Brasil com apoio governamental, incentivando a inserção das tecnologias na escola. Porém, muitos fatores se contrapõem a tal objetivo, dentre eles:


Questão 7
Escolha uma opção:
a.
A falta de investimento na área, a formação docente, a escassez de escolas.


b.
O excesso de investimento na área, a resistência dos alunos, a estrutura das escolas.


c.
O excesso de investimento na área, a formação docente, a estrutura das escolas.


d.

A falta de investimento na área, problemas na formação docente, a falta de estrutura das escolas.

e.
A falta de investimento na área, a resistência dos alunos, a estrutura das escolas.


Questão 8

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

O material manipulável é um grande aliado nas aulas de Matemática, não substituindo o professor, mas complementa suas aulas auxiliando no ensino e contribuindo para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa. Em relação às suas características, pode-se afirmar:


Questão 8
Escolha uma opção:
a.
O material manipulável facilita a observação e a análise, além de desenvolver o raciocínio lógico, crítico e científico.


b.
O material manipulável facilita a observação e a análise, desenvolvendo o raciocínio lógico, mas não favorece o desenvolvimento do conhecimento científico.


c.
O material manipulável facilita a observação, mas não desenvolve o raciocínio lógico.


d.
O material manipulável facilita a observação, mas não permite uma análise crítica.



e.
O material manipulável facilita a observação e a análise, mas não desenvolve o raciocínio lógico, crítico e científico.


Questão 9

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

A confecção de jogos com os alunos é uma alternativa pedagógica que colabora para a interação entre professores e alunos e que não exige, necessariamente, recursos financeiros. Analise as sentenças e verifique quais apresentam informações corretas sobre a confecção de jogos.

I. A construção dos jogos e brinquedos com materiais recicláveis leva o aluno a perceber o cuidado necessário com o meio ambiente.

II. Os materiais construídos pelos alunos conduzem a um mundo da imaginação, despertando a criatividade.

III. Para a criança é mais importante construir do que pegar o brinquedo pronto, por isso o trabalho utilizando materiais recicláveis é relevante e pode ser realizado em todas as etapas de ensino.


Questão 9
Escolha uma opção:
a.
Apenas II é verdadeira


b.

Apenas I e II são verdadeiras


c.
I, II e III são verdadeiras


d.

Apenas II e III são verdadeiras


e.
Apenas I e III são verdadeiras


Questão 10

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

De acordo com Fiorentini e Nacarato (2005), as pesquisas sobre formação continuada apontam que as iniciativas ocorridas nas décadas de 1970 a 1990 foram pouco eficazes nas concepções e na prática docente nas escolas, por uma série de razões. Identifique dentre as alternativas a(s) que representa(m) algumas dessas razões.

I. Os cursos de formação continuada promoviam uma prática de formação descontínua, em relação à formação inicial dos professores.

II. O saber experiencial dos professores não eram considerados na formação continuada.

III. A formação dos professores eram ações pontuais e temporárias, tendo data para começar e terminar.


Questão 10
Escolha uma opção:
a.

Todas as alternativas são falsas


b.
Apenas I e II são verdadeiras


c.

Apenas II e III são verdadeiras


d.
I, II e III são verdadeiras


e.
Apenas I e III são verdadeiras

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Metodologia do Ensino da Matemática e da Física -  Avaliação Módulo lll