Metodologia do Ensino da Matemática e da Física - Avaliação Módulo lll

 





Iniciado emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 10:03
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda-feira, 25 nov. 2024, 10:17
Tempo empregado14 minutos 16 segundos
Avaliar100,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

No encadeamento dos conteúdos de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o professor precisa considerar:
Questão 1
Escolha uma opção:
a.
Os alunos, por estarem entre os 12 e 16 anos de idade, não podem opinar.
b.
As experiências já adquiridas pelos alunos interferem negativamente no processo de aprendizagem.
c.
Os alunos são agentes passivos e apenas recebem informações.
d.
Os alunos também são os protagonistas do processo de aprendizagem.
e.
As manifestações dos alunos com opiniões, relatos e sugestões não são consideradas no processo de aprendizagem.

Questão 2

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

O processo de construção de poliedros convexos permite que o aluno identifique na prática alguns elementos importantes que diferenciam essas figuras. Entre eles, destacam-se:
Questão 2
Escolha uma opção:
a.
vértice, aresta e face.
b.
vértice, aresta e seguimento.
c.
vértice, aresta e ponto.
d.
vértice, equivalência e face.
e.
lado, aresta e equivalência.

Questão 3

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

O Excel é uma ferramenta que pode ser inserida na prática pedagógica do professor que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Identifique entre as proposições quais tratam de características dessa ferramenta. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Com o Excel, é possível explorar conceitos de Estatística Descritiva.
II. Com o Excel, é possível criar tabelas para observar o comportamento de funções.
III. Com a utilização do Excel, o professor inibe a participação do aluno.
Questão 3
Escolha uma opção:
a.
Apenas as proposições I e III estão corretas.
b.
Apenas a proposição III está correta.
c.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
d.
Apenas a proposição II está correta.
e.
Apenas a proposição I está correta.

Questão 4

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Os PCN lançaram um debate nacional sobre o ensino de Matemática, sendo esses parâmetros um referencial orientativo às práticas escolares. Assinale a alternativa correta com relação a esse documento.
Questão 4
Escolha uma opção:
a.
Os PCN determinam os conteúdos e a forma de trabalhar com eles em cada série escolar e em cada bimestre.
b.
Os PCN de Matemática não chegaram a ser publicados devido às discordâncias encontradas nesse documento.
c.
A responsabilidade de implantação das sugestões ficou a cargo de cada escola de acordo com sua realidade.
d.
A obrigatoriedade dos PCN foi seguida por todas as escolas do Brasil.
e.
A responsabilidade pela implantação dos PCN em todas as etapas de ensino ficou sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação.

Questão 5

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio foram organizados da seguinte forma: uma parte relacionada à legislação e outra contemplando áreas distintas de conhecimento. Identifique as três áreas que contemplam esse documento.
Questão 5
Escolha uma opção:
a.
Linguagens; Matemática e transversalidade.
b.
Linguagens e suas artes; Ciências da natureza e matemáticas; e Ciências humanas e esportes.
c.
Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias; e Ciências humanas e suas tecnologias.
d.
Linguagens; Matemática e diversidade.
e.
Linguagens e suas artes; Ciências da natureza e Matemáticas; Ciências do esporte.

Questão 6

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

A que corresponde a tecnologia assistiva, na escola?
Questão 6
Escolha uma opção:
a.
São recursos tecnológicos que até hoje não foram implantados em nenhuma escola.
b.
São recursos tecnológicos que não contribuem para o processo formativo.
c.
São recursos tecnológicos cujo uso foi impedido na escola pelo Governo Federal.
d.
São recursos tecnológicos que não promovem resultados positivos no processo de aprendizagem.
e.
São recursos tecnológicos voltados para atender às necessidades individuais de estudantes.

Questão 7

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Tem-se os jogos como recursos pedagógicos eficazes para o ensino de Matemática e que contribuem consideravelmente para o desenvolvimento do aluno. Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os jogos, quando utilizados pelo docente para ensinar Matemática, precisam estar articulados ao planejamento do professor.
II. Os jogos contribuem negativamente para o processo de socialização dos estudantes, pois, com a sua utilização, não há interação entre os alunos.
III. Os jogos tornam o processo de aprendizagem de Matemática mais atrativo.
Questão 7
Escolha uma opção:
a.
Apenas as sentenças I e II estão corretas.
b.
Apenas a sentença I está correta.
c.
Apenas a sentença II está correta.
d.
Apenas as sentenças I e III estão corretas.
e.
Apenas as sentenças II e III estão corretas.

Questão 8

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Como podemos caracterizar os livros com relação às pesquisas relacionadas à História Cultural?
Questão 8
Escolha uma opção:
a.
São documentos que não contribuem para o entendimento dos caminhos percorridos pela disciplina Matemática.
b.
São documentos que não revelam nenhum tipo de organização da disciplina de Matemática.
c.
São documentos que revelam os caminhos percorridos pela disciplina de Matemática ao longo dos anos.
d.
São documentos que não podem ser utilizados em pesquisas científicas.
e.
São documentos que não contribuem para pesquisas relacionadas à História Cultural.

Questão 9

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Com o avanço da tecnologia, o computador foi discretamente sendo consolidado na vida pessoal e profissional de todas as pessoas. Identifique a alternativa que retrata a realidade desse instrumento no que diz respeito ao ensino de Matemática.
Questão 9
Escolha uma opção:
a.
O computador interfere apenas negativamente no processo de aprendizagem de Matemática.
b.
O computador atrapalha o desenvolvimento das atividades do professor que ensina Matemática.
c.
O computador constitui uma relevante ferramenta de auxílio na prática pedagógica do professor que ensina Matemática.
d.
O computador substitui o processo de aprendizagem do aluno.
e.
A utilização do computador não tem relação alguma com o ensino de Matemática.

Questão 10

Correto
Atingiu 10,00 de 10,00

Texto da questão

Entre os marcos históricos da profissionalização docente, está a idade da vocação. Identifique a alternativa que apresenta características de tal período.
Questão 10
Escolha uma opção:
a.
Idade marcada pela integração social e de formação para o trabalho.
b.
Idade marcada pela inserção da tecnologia nas escolas.
c.
Idade marcada pela interação entre docentes e discentes.
d.
Idade marcada pela gameficação.
e.
Idade marcada por uma disciplina rígida, com punições e castigos.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Metodologia do Ensino da Matemática e da Física -  Avaliação Módulo lll