A educação com tecnologias tem um forte instrumento para uso intencional pedagógico: o ambiente virtual de aprendizagem. Como caracterizar um AVA?

 





1. A educação com tecnologias tem um forte instrumento para uso intencional pedagógico: o ambiente virtual de aprendizagem. Como caracterizar um AVA?

Você acertou!

A.  Um espaço no qual o processo de ensino-aprendizagem e a interação ocorrem por meio de recursos telemáticos como computadores, internet, celulares, entre outros.

AVA é composto de três conceitos: ambiente (lócus que rodeia, cerca ou envolve e constitui o meio onde algo se dá); virtual (algo criado pelos meios eletrônicos e/ou que existe em potência); de aprendizagem (com finalidade educacional). Assim, AVA é como uma sala de aula em que a mediação didática e a interação se valem de meios telemáticos como computadores, celulares, páginas da internet, entre outros.


Resposta incorreta.

B. Uma sala de aula ou qualquer outro espaço, físico ou não, no qual um professor ensina algo a um estudante ou a um grupo deles.

AVA é composto de três conceitos: ambiente (lócus que rodeia, cerca ou envolve e constitui o meio onde algo se dá); virtual (algo criado pelos meios eletrônicos e/ou que existe em potência); de aprendizagem (com finalidade educacional). Assim, AVA é como uma sala de aula em que a mediação didática e a interação se valem de meios telemáticos como computadores, celulares, páginas da internet, entre outros.


Resposta incorreta.

C. Um lócus de interação descomprometida dos alunos, de forma que eles possam ter acesso a conteúdos educacionais em qualquer lugar a qualquer tempo.

AVA é composto de três conceitos: ambiente (lócus que rodeia, cerca ou envolve e constitui o meio onde algo se dá); virtual (algo criado pelos meios eletrônicos e/ou que existe em potência); de aprendizagem (com finalidade educacional). Assim, AVA é como uma sala de aula em que a mediação didática e a interação se valem de meios telemáticos como computadores, celulares, páginas da internet, entre outros.


Resposta incorreta.

D. Um software que pode ser instalado em diversas máquinas, como computadores e celulares, o qual promove a aprendizagem.

AVA é composto de três conceitos: ambiente (lócus que rodeia, cerca ou envolve e constitui o meio onde algo se dá); virtual (algo criado pelos meios eletrônicos e/ou que existe em potência); de aprendizagem (com finalidade educacional). Assim, AVA é como uma sala de aula em que a mediação didática e a interação se valem de meios telemáticos como computadores, celulares, páginas da internet, entre outros.


Resposta incorreta.

E. Um site construído com a finalidade única de inscrever professores para que esses recebam formação de designers instrucionais.

AVA é composto de três conceitos: ambiente (lócus que rodeia, cerca ou envolve e constitui o meio onde algo se dá); virtual (algo criado pelos meios eletrônicos e/ou que existe em potência); de aprendizagem (com finalidade educacional). Assim, AVA é como uma sala de aula em que a mediação didática e a interação se valem de meios telemáticos como computadores, celulares, páginas da internet, entre outros.

 

 

2. Diversos ambientes virtuais de aprendizagem foram desenvolvidos exclusivamente para fins educacionais, enquanto outros sites da internet podem ser utilizados como fonte para o estudo, dirigido ou individual. Selecione, entre as alternativas a seguir, aquelas que têm apenas AVAs desenvolvidos com foco na educação.

Resposta incorreta.

A.  Canvas, Moodle, Google Scholar, Teleduc.

O AVA é um ambiente virtual de aprendizagem com intencionalidade educacional, portanto, Google Scholar e o ResearchGate não são opções válidas. Ambos são portais de busca e de centralização de artigos e outros materiais científicos. Canvas, Moodle, Teleduc e Blackboard são opções válidas.


Você acertou!

B.  Canvas, Moodle, Teleduc, Blackboard.

O AVA é um ambiente virtual de aprendizagem com intencionalidade educacional, portanto, Google Scholar e o ResearchGate não são opções válidas. Ambos são portais de busca e de centralização de artigos e outros materiais científicos. Canvas, Moodle, Teleduc e Blackboard são opções válidas.


Resposta incorreta.

C. Canvas, Moodle, Google Scholar, Blackboard.

O AVA é um ambiente virtual de aprendizagem com intencionalidade educacional, portanto, Google Scholar e o ResearchGate não são opções válidas. Ambos são portais de busca e de centralização de artigos e outros materiais científicos. Canvas, Moodle, Teleduc e Blackboard são opções válidas.


Resposta incorreta.

D. ResearchGate, Moodle, Google Scholar, Teleduc.

O AVA é um ambiente virtual de aprendizagem com intencionalidade educacional, portanto, Google Scholar e o ResearchGate não são opções válidas. Ambos são portais de busca e de centralização de artigos e outros materiais científicos. Canvas, Moodle, Teleduc e Blackboard são opções válidas.


Resposta incorreta.

E. ResearchGate, Moodle, Google Scholar, Blackboard.

O AVA é um ambiente virtual de aprendizagem com intencionalidade educacional, portanto, Google Scholar e o ResearchGate não são opções válidas. Ambos são portais de busca e de centralização de artigos e outros materiais científicos. Canvas, Moodle, Teleduc e Blackboard são opções válidas.

 

3. O Moodle é um dos AVAs mais utilizados no mundo, por ser gratuito e aberto e, ainda, por possibilitar uma série de utilizações personalizadas. Selecione a alternativa que contém ferramentas do Moodle para uso pedagógico tanto na educação a distância quanto na presencial.

Você acertou!

A. Tarefa, fórum e Wiki.

Tarefa, fórum e Wiki são ferramentas nativas do Moodle. Os demais, como nuvem, caça-palavras e biblioteca virtual podem ser adicionados, mas não são nativos do AVA.


Resposta incorreta.

B. Tarefa, fórum e nuvem.

Tarefa, fórum e Wiki são ferramentas nativas do Moodle. Os demais, como nuvem, caça-palavras e biblioteca virtual podem ser adicionados, mas não são nativos do AVA.


Resposta incorreta.

C. Tarefa, Wiki e simulações.

Tarefa, fórum e Wiki são ferramentas nativas do Moodle. Os demais, como nuvem, caça-palavras e biblioteca virtual podem ser adicionados, mas não são nativos do AVA.


Resposta incorreta.

D. Tarefa, fórum e caça-palavras.

Tarefa, fórum e Wiki são ferramentas nativas do Moodle. Os demais, como nuvem, caça-palavras e biblioteca virtual podem ser adicionados, mas não são nativos do AVA.


Resposta incorreta.

E. Tarefa, Wiki e biblioteca virtual.

Tarefa, fórum e Wiki são ferramentas nativas do Moodle. Os demais, como nuvem, caça-palavras e biblioteca virtual podem ser adicionados, mas não são nativos do AVA.

 

 

4. Pode-se utilizar o Moodle de diversas formas na educação a distância e na presencial. Selecione, entre as alternativas a seguir, aquela que contém uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.

Resposta incorreta.

A. Organizar e fomentar discussões e debates, inéditos ou complementares aos presenciais, por meio da ferramenta pasta.

A ferramenta pasta não envolve discussões; a sala de aula invertida não é uma ferramenta para uso do Moodle; a Wiki é voltada à produção colaborativa de textos e para o download. Além de não ser uma ferramenta, não lida com discussões. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa é uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.


Você acertou!

B. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa.

A ferramenta pasta não envolve discussões; a sala de aula invertida não é uma ferramenta para uso do Moodle; a Wiki é voltada à produção colaborativa de textos e para o download. Além de não ser uma ferramenta, não lida com discussões. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa é uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.


Resposta incorreta.

C. Fornecer materiais, como textos e vídeos, para o aprofundamento de conteúdos discutidos presencialmente por meio da ferramenta sala de aula invertida.

A ferramenta pasta não envolve discussões; a sala de aula invertida não é uma ferramenta para uso do Moodle; a Wiki é voltada à produção colaborativa de textos e para o download. Além de não ser uma ferramenta, não lida com discussões. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa é uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.


Resposta incorreta.

D. Arquivar e gerenciar materiais para leitura, de produção própria ou não, da turma presencial, por meio da ferramenta Wiki.

A ferramenta pasta não envolve discussões; a sala de aula invertida não é uma ferramenta para uso do Moodle; a Wiki é voltada à produção colaborativa de textos e para o download. Além de não ser uma ferramenta, não lida com discussões. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa é uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.


Resposta incorreta.

E. Proporcionar a construção coletiva de conhecimento em complementação às atividades presenciais por meio da ferramenta download.

A ferramenta pasta não envolve discussões; a sala de aula invertida não é uma ferramenta para uso do Moodle; a Wiki é voltada à produção colaborativa de textos e para o download. Além de não ser uma ferramenta, não lida com discussões. Gerenciar a entrega e o recebimento de atividades, avaliativas ou não, por meio da ferramenta tarefa é uma forma adequada de uso do Moodle como apoio às atividades presenciais.

 

 

5. Para a educação a distância, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem é indispensável. Isso porque o AVA se torna o lócus principal da construção de conhecimento. Nesse sentido, como podemos definir aula para o contexto da EaD?

Resposta incorreta.

A. Um processo educacional no qual alunos e professores estão juntos, no mesmo lugar físico e ao mesmo tempo.

"Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em certo período" é uma definição de aula para o contexto da EaD.


Resposta incorreta.

B. Uma organização de conteúdos que possibilite aprendizagem em 50 minutos com o apoio de alguma tecnologia, como o Moodle.

"Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em certo período" é uma definição de aula para o contexto da EaD.


Resposta incorreta.

C. Uma seleção de mídias e de recursos didáticos preparados especificamente para esse fim durante 50 minutos.

"Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em certo período" é uma definição de aula para o contexto da EaD.


Resposta incorreta.

D. Uma forma de ensino e de aprendizagem com alunos e professores no mesmo espaço físico, mas em tempos diferentes.

"Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em certo período" é uma definição de aula para o contexto da EaD.


Você acertou!

E. Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em um certo período.

"Uma seleção de conteúdos, organizados e dispostos em diversas mídias e ferramentas, a fim de atingir um objetivo pedagógico ou desenvolver uma competência em certo período" é uma definição de aula para o contexto da EaD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Postar um comentário

0 Comentários