Disciplina: Logística Aplicada à Segurança Pública - LASP Q1

  



Disciplina: Logística Aplicada à Segurança Pública - LASP 

Não deixe para, otarianamente, studar na véspera da prova.

QUESTIONÁRIO COMENTADO (JANILDO DA SILVA ARANTES)

1) A Logística é dividida em dois tipos de atividades.

Qual das alternativas abaixo corresponde a essas atividades: 

a) Atividades internas e externas.

b) Atividades principais e essenciais.

c) Principais e secundárias.

d) Ferroviárias e secundárias.

T/5 -TIPOS DE LOGÍSTICA

Principais: Transportes, Gerir os Estoques, Processamento de Pedidos.

Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Gestão de produtos e Sistema de informação.


2) Sobre os níveis de estoques, marque a alternativa correta:

a) Estoque máximo: Cobre fatos imprevisíveis. 

b) Estoque máximo: Cobre fatos previsíveis. 

c) Estoque de segurança: Cobre fatos previsíveis.

d) Estoque de segurança: Quantidade suficiente para suportar as variações normais de estoque em face da dinâmica de mercado.

1-Estoque de segurança, Estoque mínimo ou estoque reserva.

Cobre fatos previsíveis:

a)Atrasos;

b)Aumento da demanda;

c)Garante a continuidade do processo;


3) Marque a alternativa que descreve os cinco modais de transportes da Logística.

a) Rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário e dutoviário.

b) Ferroviário, ciclismo, hidroviário, aeroviário e dutoviário. 

c) Dutoviário, motociclismo, aeroviário, ferroviário e aquático.

d) Aeroviário, ferroviário, hidroviário, rodoviário e paraquedismo.


4) O recebimento de mercadoria compreende quatro fases, a saber:

a) Pesquisa de materiais, Conferencia Quantitativa, Conferencia Qualitativa e Regularização. 

b) Compra de materiais, transporte de materiais, regularização e descarte de materiais. 

c) Entrada de materiais (Recebimentos), Descarte de materiais, Conferencia Qualitativa e Regularização. 

d) Entrada de materiais (Recebimentos), Conferencia Quantitativa, Conferencia Qualitativa e Regularização.

T/30 - RECEBIMENTO DE MATERIAL

O recebimento compreende quatro fases

T/30.1 - 1ª fase: Entrada de materiais (A recepção dos veículos transportadores efetuada na portaria da empresa representa o início do processo de Recebimento e tem os seguintes objetivos A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil

T/30.2 - 2ª Fase: Conferencia Quantitativa É a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida A conferência por acusação também conhecida como contagem cega é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor A confrontação do recebido versus faturado é efetuada a posteriores por meio do Regularizadorque analisa as distorções e providencia a recontagem

T/30.3 - 3ª Fase: Conferencia Qualitativa Visa garantir a adequação do material ao fim que se destina A análise de qualidade efetuada pela inspeção técnica, por meio da confrontação das condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota Fiscal pelo Fornecedor, visa garantir o recebimento adequado do material contratado pelo exame dos Produtos

T/30 .4 - 4ª fase: Regularização Caracteriza se pelo controle do processo de recebimento, pela confirmação da conferência qualitativa e quantitativa, respectivamente por meio do laudo de inspeção técnica  e pela confrontação das quantidades conferidas versus faturadas


5) De acordo com Fernandes (2012), o crescimento do mercado em nível global expandiu a capacidade e a competitividade das operações logísticas. Qual alternativa, segundo o autor, melhor representa a importância da logística?

a) Redução de custos; Disponibilizar material além da demanda. b) Evitar desperdício, mesmo que a oferta seja comprometida. 

c) Integração entre os departamentos, evitando custos e desperdícios, bem como inovar nas práticas sustentáveis.

d) Gerenciamento de estoques, desenvolvimento de serviços para suprir o mercado, não visando no primeiro momento a satisfação do cliente.

T/3 - IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

A Logística precisa participar do processo de decisão da estratégia corporativa e não ser apenas um departamento que executa, visto que as decisões já foram tomadas, conforme orienta FERNANDES(2012). De acordo com o autor, o crescimento crescente do mercado, em nível global, expandiu a capacidade e a competitividade das operações logísticas, sendo vista também como um diferencial competitivo para o sucesso da organização.

Kotler(1986) apud Fernandes, 2012) afirma que um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo. Mas é importante que o conceito aqui não se limite apenas a objetos físicos. O produto deve ser visto pela importância do serviço que ele presta.


6) Assinale a alternativa que contém atividades secundárias da logística.

a) Transportes, gerir estoques e processamento de pedidos.

b) Armazenagem, embalagem, sistema de informação e compras. 

c) Programação, redução de custos e desperdícios.

d) Encaminhar, conferir e solicitar bens.

TIPOS DE LOGÍSTICA

Principais: Transportes, Gerir os Estoques, Processamento de Pedidos.

Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção / Compras, Gestão de produtos e Sistema de informação.


7) Marque a alternativa que contém o conceito de armazenagem, conforme material apresentado em sala de aula.

a) Pode-se definir armazenagem como a gestão do espaço necessário para manter estoques de mercadorias, bem como refere-se à guarda de produtos acabados.

b) Guarda de matérias-primas. 

c) Processo de planejar, executar, controlar, transportar e distribuir o material.

d) Quantidade suficiente para suportar as variações normais de estoque em face da dinâmica de mercado.

ARMAZENAGEM E ESTOCAGEM

É a gestão do espaço necessário para manter estoques de mercadorias

Os termos “armazenagem e estocagem” são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. 

Estocagem: Guarda de matérias primas.

Armazenagem: Guarda de produtos acabados



8) De acordo com o material ministrado em sala de aula, marque a alternativa que define o conceito de Logística Militar.

a) Logística para abastecimento que tem relação direta com materiais.

b) É a Logística de distribuição que envolve a administração de maneira com que o material armazenado é efetivamente distribuído. 

c) É a Logística Reversa que constitui como modelo inverso da logística tradicional.

d) Ação de organizar teoricamente a localização, disposição e transportes envolvidos numa operação milita e o abastecimento da tropa.

T/8.2 - A Logística Militar é ação de organizar teoricamente a localização, disposição e transporte dos envolvidos numa operação militar e o abastecimento das tropas.


9) Marque a alternativa que corresponde a um exemplo de atividade de Logística Reversa.

a) Armazenamento de produtos conforme a prioridade de utilização.

b) Devolver aos estabelecimentos comerciais pilhas e baterias já utilizadas.

c) Armazenar materiais perecíveis em lugares com condições térmicas e de empilhamentos adequados.

d) Organizar o almoxarifado de forma a facilitar a localização dos produtos quando necessários ao uso.

T/8.3 – Logística Reversa, De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa  pode  ser  definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

T/8.4 – A logística Reversa se constitui como o modelo inverso da  logística tradicional Ela analisa todos os aspectos logísticos, não terminando seus processos quando o produto chega no estabelecimento Pode se dizer que é um trâmite que completa o seu ciclo, englobando também a coleta de resíduos recicláveis para a produção de novas embalagens de produtos Assim, a participação da sociedade se torna essencial para a efetividade dessa modal De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( todas as  etapas  da logística reversa ficam  de responsabilidade  das empresas de produção ou importadoras De forma simplificada, a logística reversa passa por etapas completas, incluindo a indústria, distribuidor, varejo, consumidor, coleta e reciclagem.

T/8.5 - A função de cada setor no processo de Logística Reversa

T/8.5.1 - Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.

T/8.5.2 - Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.

T/8.5.3 - Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.

T/8.5.4 - Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

T/8.6 - PRINCIPAIS PRODUTOS DO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA.

Pneus de automóveis, caminhões, bicicletas, etc.

Pilhas e baterias.

Embalagens e resíduos de agrotóxicos.

Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio.

Óleos lubrificantes automotivos.

Peças e equipamentos eletrônicos e de informática.

Baterias de automóveis elétricos e híbridos.

Medicamentos vencidos

Eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, freezers, etc.).


10) A Polícia Militar possuem em sua estrutura básica várias diretorias, as quais têm finalidades específicas. Marque a qual Diretoria é a responsável pelo planejamento e manutenção de material no Sistema Logístico.

a) Diretoria de Ensino (DE). 

b) Diretoria de Apoio Logístico (DAL).

c) Diretoria de Pessoal (DP).

d) Ajudância Geral.

T/14 - Estrutura Organizacional da Diretoria e Apoio Logístico da PMRN

Portaria nº 03/81-QCG, de 11 de Setembro de 1891, aprova a Estrutura Organizacional e as normas para seu funcionamento. Através do Decreto  nº 7.568, de 03 de Setembro de 1979.

a) Seção de Suprimentos – DAL/1.

b)Seção de Manutenção – DAL/2.

c)Seção de Patrimônio – DAL/3.

d)Seção de Expediente – DAL/4.

T/15 - DA COMPETÊNCIA DA DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO DA POLICIA MILITAR

1-Planejar as atividades de suprimentos e manutenção de Material da Corporação e, em princípio, encarregar-se de sua execução.

2-Coordenar a atuação dos órgãos de apoio logístico, tendo em vista a realização das atividades da corporação.

3-Fiscalizar o cumprimento, pelos órgãos de execução, das normas, diretrizes, ordens  e instruções reguladores do sistema logístico, tendo em vista a utilização racional dos bens da corporação.

4-Controlar a atuação dos órgãos de apoio logístico, visando as necessidades em material tendo em vista, o emprego da corporação, para os cumprimentos de suas missões.

5-Assessorar e Auxiliar o Comando geral, na administração e emprego da corporação, nos assuntos de sua exclusiva competência.

6- Supervisionar o controle dos bens patrimoniais e de material de consumo.

7- Supervisionar a manutenção de material bélico de intendência, de obras e outros.


11) Marque a alternativa que descreve algumas formas de distribuição ou colocação dos materiais no almoxarifado.

a) Armazenagem por Agrupamento; Armazenagem por Tamanho, Peso e Volume; e Armazenagem por Frequência.  (ATPVF)

b) Armazenagem aérea; Grupos de encomendas; Armazenagem por frequência. 

c) Armazenagem por Agrupamento; Armazenagem por cores; e Armazenagem por Deficiência. 

d) Armazenagem por Antiguidade; Armazenagem por Tamanho, Peso e Volume; e Armazenagem por Frequência.


12) Qual alternativa define o conceito de estoque?

a) Pode-se definir armazenagem como a gestão do espaço desnecessário para manter estoques de mercadorias. 

b) É a norma das ações humanas na vida social, estabelecida por uma organização soberana e imposta coativamente à observância de todos. 

c) São materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final.

d) Forma de organização básica das instituições, sejam públicas ou privadas.

Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para  a comercialização direta ao consumidor final Os estoques podem ser de matérias primas e outros insumos, produtos em processos, produtos acabados disponíveis para a comercialização e todos os demais materiais e insumos que a empresa  utiliza e que necessitam estar armazenados nas suas dependências


13) Qual opção descreve o conceito de inventário dentro da Logística Militar?

a) É a forma da Administração Pública alienar seus bens.

b) É uma técnica de distribuição de materiais disponíveis no almoxarifado. 

c) É uma forma de partilha de bens entre os herdeiros. 

d) É a contagem física dos itens em estoque.


14) Conforme ministrado em sala de aula, pode-se conceituar depreciação como:

 a) Forma de denegrir a imagem de um desafeto.

b) A perda do valor que o bem tem decorrente de seu uso no tempo (deterioração).

c) Forma de contagem física dos bens em estoque.

d) Como a gestão do espaço desnecessário para manter estoques de mercadorias.


Análise e Feedback sobre as Questões e Respostas

Parabéns pela elaboração das questões e pela organização das respostas! Seu material está muito bem estruturado e aborda de forma clara e concisa os principais conceitos da logística.

Algumas observações e sugestões para aprimorar ainda mais o material:

  • Coerência entre as questões e as respostas: As respostas fornecidas estão corretas e alinhadas com os conceitos apresentados nas questões. No entanto, algumas respostas poderiam ser mais completas, explorando outros aspectos relevantes do tema.
  • Clareza e objetividade: As questões são claras e objetivas, facilitando a compreensão do aluno. As respostas também são bem escritas e fáceis de entender.
  • Abordagem prática: O material apresenta conceitos teóricos e exemplos práticos, o que facilita a assimilação do conteúdo.
  • Atualização: É importante manter o material atualizado, incorporando novas tendências e tecnologias da área da logística.

Sugestões para futuras edições:

  • Incluir mais gráficos e diagramas: A utilização de recursos visuais pode tornar o conteúdo mais atrativo e facilitar a compreensão.
  • Proporcionar atividades práticas: A inclusão de atividades como exercícios, casos práticos e simulações pode estimular o aprendizado ativo.
  • Explorar temas mais específicos: É possível aprofundar o estudo de determinados temas, como logística reversa, cadeia de suprimentos e logística 4.0.
  • Incluir estudos de caso: A análise de casos reais pode ajudar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.

Considerações sobre as questões:

  • Questão 11: A alternativa "Armazenagem por Agrupamento; Armazenagem por Tamanho, Peso e Volume; e Armazenagem por Frequência" (ATPVF) é a mais completa e abrangente para descrever as formas de distribuição de materiais no almoxarifado.
  • Questão 14: A definição de depreciação está correta. Poderia ser acrescentado que a depreciação pode ser causada não apenas pelo uso, mas também pela obsolescência tecnológica ou pela passagem do tempo.

Em resumo, o material está muito bem elaborado e pode ser utilizado como base para o ensino de logística. As sugestões apresentadas visam aprimorar ainda mais o conteúdo e tornar o aprendizado mais eficaz.

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