METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 3) Podemos afirmar sobre Pesquisa Participante:

 


3) Podemos afirmar sobre Pesquisa Participante:

Resposta Marcada :

É uma concepção de pesquisa em que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.


SEGUNDO O MATERIAL DE ESTUDO: A Pesquisa Participante: é uma concepção de pesquisa em que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.


4) Pode-se destacar, segundo Prodanov & Freitas, que a análise e interpretação dos resultados deve-se, EXCETO:

Resposta Marcada :

Descrever de maneira precisa sobre os materiais, as técnicas e os métodos devem ser descritos de maneira, visando impossibilitar a repetição de um segundo experimento.



SEGUNDO O METERIAL DE ESTUDO:


Este trabalho foi organizado de forma a dar suporte às questões relacionadas aos trabalhos científicos de pesquisa em nível de graduação ou pós-graduação, com o intuito de facilitar a produção de trabalhos conforme padrões científicos. No entanto, não há a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Metodologia Científica, tratando-se somente, de um fundamento primo para consultas por parte dos alunos dos cursos, para o desenvolvimento do trabalho.

Entende-se por Metodologia, uma disciplina que consiste em estudar as características da pesquisa científica e seus métodos disponíveis para a realização de uma pesquisa acadêmica. Segundo Kauark, Manhães & Medeiros (2010, p.14), a Metodologia Científica é a disciplina que estuda os caminhos do saber, sendo que “método” quer dizer caminho, “logia” quer dizer estudo, e “ciência” quer dizer saber”.

A disciplina Metodologia Científica, devido ao seu caráter sistêmico e inter-relacionado entre suas variáveis de estudo, deve estimular os estudantes a fim de fomentar a busca pelo aprofundamento teórico ou prático, que deverá se dar a partir da investigação literária e da sistematização da bibliografia complementar da área especifica de sua pesquisa que exigem diferentes abordagens, métodos e procedimentos técnicos, “portanto, toda pesquisa se baseia em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação” (PRODANOV & FREITAS, 2013, p. 43).

Para desenvolver um trabalho “é necessário ler muito, continuada e constantemente, pois a maior parte dos conhecimentos é obtida por intermédio da leitura” (MARCONI & LAKATOS, 2003, p. 19).

O objetivo desse trabalho é fornecer ao aluno condições de planejamento através de um roteiro para a elaboração de pesquisas como monografias e artigos científicos, auxiliando desde a escolha do tema ao final do trabalho, a respeito de elaboração e normas a serem seguidas.




5) Sobre Redação do relatório podemos afirmar: (VERDADEIRO OU FALSO)

É a Primeira etapa do processo de pesquisa embora algumas vezes desconsiderado é imprescindível. As habilidades para o desenvolvimento desta etapa diferem daquelas requeridas nas etapas anteriores. Deve-se passar ao leitor uma clara compreensão dos fatos, dados e conclusões, devendo ser um documento por si só explicativo.
Resposta Marcada :
Falso.

SEGUNDO O METERIAL DE PESQUISA:

FASES E ETAPAS DE UMA PESQUISA
Para a elaboração de uma pesquisa científica, o planejamento é imprescindível para direcionar as trajetórias a serem concretizadas. Todo o processo de pesquisa social envolve: planejamento, escolha do tema, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório.

4.1 Planejamento da Pesquisa
Essa etapa é composta pela escolha do assunto e do levantamento do material bibliográfico, permitindo a organização e a formulação de sínteses de leitura. O que facilita a composição da revisão de literatura é o contato com a bibliografia, ela permite a organização e a formulação de sínteses de leitura. Nesse sentido, Prodanov & Freitas (2013) apontam que essa leitura permite ao autor “verificar a viabilidade e as limitações do estudo, estipulando objetivos e a definição do método e dos processos a empregar no trabalho” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 75).
4.2 Escolhendo o assunto e delimitando um tema
Um assunto de pesquisa é a escolha de uma área geral de interesse. É mais abrangente que um tema, que, por sua vez, é mais abrangente do que um problema de pesquisa. Nessa etapa, você deve responder à pergunta: O que pretendo abordar? Segundo Prodanov & Freitas (2013, p.75), “o tema é a especificação do assunto sobre o qual versará o estudo a ser desenvolvido; deve permitir especificar sobre quem, em que contexto e sob que perspectiva o assunto será pesquisado”.
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4.3 Coleta de dados
Segundo Marconi e Lakatos (2003, p.165), esta é a “etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados· previstos”. Nesta fase, buscam-se os instrumentos necessários para a consecução da pesquisa, cujo objetivo é obter respostas para o problema abordado. O levantamento bibliográfico deve-se atentar, na leitura, para questões consideradas importantes para o desenvolvimento da pesquisa, definindo o tipo de pesquisa, a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretendemos tabular e analisar seus dados (PRODANOV; FREITAS, 2013).
São vários os procedimentos para a realização da coleta de dados, que variam de acordo com as circunstâncias ou com o tipo de investigação. Em linhas gerais, as técnicas de pesquisa conforme Marconi e Lakatos (2003) entre outras são:
1 - Coleta Documental.
2 - Observação.
3 - Entrevista.
4 - Questionário.
5 - Formulário.
6 - Medidas de Opiniões e de Atitudes.
7 – Pesquisa de Mercado.
8 - Testes.
9 - Sociometria.
10 - Análise de Conteúdo.
11 - História de vida.
4.3.1 Observação
A observação é uma técnica de coleta de dados, cujo utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consistindo apenas em ver e ouvir, mas também em analisar fatos ou fenômenos que se deseja estudar (MARCONI; LAKATOS, 2003).
4.3.2 Entrevista
É um procedimento utilizado na investigação social, a fim de obter informações a respeito de determinado assunto para a coleta de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social (MARCONI; LAKATOS, 2003).
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4.3.3 Questionário
Constituído por uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito.
4.3.4 Formulário
O formulário é um dos instrumentos essenciais para a investigação social, cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informações diretamente do entrevistado. Portanto, o que caracteriza o formulário é o contato entre o pesquisador e o informante e ter o roteiro de perguntas preenchido pelo entrevistador, no momento da entrevista (MARCONI; LAKATOS, 2003).
4.3.5 Testes
Instrumentos utilizados com a finalidade de obter dados que permitam medir o rendimento, a frequência, a capacidade ou a conduta de indivíduos, de forma quantitativa (MARCONI; LAKATOS, 2003).
4.3.6 Sociometria
Técnica quantitativa que procura esclarecer as relações pessoais entre indivíduos de um grupo.
4.3.7 Análise de conteúdo
Permite a descrição sistemática, objetiva e quantitativa do conteúdo da comunicação.
4.3.8 História de vida
Tenta obter dados relativos à "Experiência Última" de alguém que tenha significado importante para o conhecimento do objeto em estudo (MARCONI; LAKATOS, 2003).
4.3.9 Pesquisa de mercado
É a obtenção de informações sobre o mercado, de maneira organizada e sistemática, tendo em vista ajudar o processo decisivo nas empresas, minimizando a margem de erros.
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4.3.10 Análise e interpretação dos resultados
Através da análise, o pesquisador entra em detalhes mais aprofundados sobre os dados coletados estatisticamente, a fim de conseguir respostas às suas investigações, procurando estabelecer as analogias necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses estabelecidas (PRODANOV; FREITAS, 2013).
Gil (2008) cita que interpretação dos dados é entendida como um procedimento que advém através da análise do autor afirmando que a análise e a interpretação dos processos devem estar intimamente relacionados. Além disso ele afirma que nas pesquisas qualitativas, sobretudo, não há como separar os dois processos sendo esse um motivo de muitos relatórios de pesquisa não contemplarem subdivisões separadas para discutir os dois processos.
Segundo Prodanov e Freitas (2013), o trabalho de análise e interpretação de resultados deve apresentar o desenvolvimento do trabalho e também “manter os resultados organizados de acordo com a sua metodologia. Apresentar e a analisar os dados apresentando os resultados do trabalho” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 115). Entretanto, os autores chamam atenção para considerar os seguintes aspectos na hora de realizar o trabalho:
- Descrever de maneira precisa sobre os materiais, as técnicas e os métodos devem ser descritos de maneira, visando possibilitar a repetição do experimento com a mesma precisão.
- Referenciar apenas às técnicas e aos métodos já conhecidos e não descrição. Técnicas novas devem ser descritas detalhadamente e ilustrar com fotografias e desenhos os equipamentos utilizados.
- Descrever a análise, interpretações dos dados e discussões técnicas, podem ser conjugadas ou separadas, conforme melhor se adequar aos escopos do trabalho.
- Agrupar e ordenar os resultados convenientemente, podendo vir, eventualmente, seguidos de tabelas, gráficos ou figuras, com valores estatísticos, dando mais clareza.
- “Os dados obtidos deverão ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 115-116).
4.4 Redação do relatório
A última etapa do processo de pesquisa é a redação do relatório, embora algumas vezes desconsiderado é imprescindível. As habilidades para o desenvolvimento desta etapa diferem daquelas requeridas nas etapas anteriores.

Analisando a Afirmação sobre a Redação do Relatório
A afirmação "É a Primeira etapa do processo de pesquisa embora algumas vezes desconsiderado é imprescindível" é FALSA.
Por quê?
A redação do relatório é a última etapa de um processo de pesquisa, não a primeira. Ela ocorre após:

Planejamento: Definição do tema, objetivos, metodologia.
Coleta de dados: Aplicação de instrumentos e técnicas para obter informações.
Análise e interpretação dos dados: Tratamento e compreensão dos dados coletados.
O que a redação do relatório envolve?
A redação do relatório consiste em organizar e apresentar de forma clara e concisa todos os elementos da pesquisa, desde a introdução até as conclusões. É nessa etapa que se sintetizam os resultados, se discutem as implicações e se responde às perguntas de pesquisa.
Por que a redação do relatório é importante?
Divulgação: Permite que os resultados da pesquisa sejam comunicados a outros pesquisadores, profissionais da área e à sociedade em geral.
Registro: Documenta o processo de pesquisa, permitindo que outros possam replicá-lo ou aprofundá-lo.
Avaliação: Serve como base para a avaliação da pesquisa e para a identificação de novas questões a serem investigadas.
Em resumo:
A redação do relatório é uma etapa crucial do processo de pesquisa, mas ela ocorre após todas as outras etapas terem sido concluídas. É um momento de síntese, comunicação e avaliação.
Corrigindo a afirmação:
Uma afirmação mais precisa seria: "A redação do relatório é a última etapa do processo de pesquisa e é imprescindível para a divulgação e validação dos resultados."



6) De acordo com o texto estudado podemos afirmar sobre Lista de abreviaturas e siglas:

Resposta Marcada :

É um Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo
SEGUNDO O MATERIAL DE PESQUISA:
Lista de abreviaturas e siglas
É um Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo. (Figura 9). Veja os seguintes exemplos:
• ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
• BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento
• IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística



Analisando a Afirmação sobre a Lista de Abreviaturas e Siglas

  • A afirmação "É um Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo" está CORRETA.   

    Por que essa afirmação é correta?

    A partir do texto apresentado e dos exemplos fornecidos, podemos confirmar que:

    • Opcionalidade: A lista de abreviaturas e siglas não é obrigatória em todos os trabalhos acadêmicos. A decisão de incluí-la depende da quantidade e complexidade das abreviaturas utilizadas no texto.
    • Organização Alfabética: A lista deve ser apresentada em ordem alfabética, facilitando a consulta pelo leitor.
    • Conteúdo: A lista deve conter as abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas de suas respectivas formas por extenso. Isso garante que o leitor possa compreender o significado de cada termo.
    • Listas Separadas: Recomenda-se a criação de listas separadas para abreviaturas e siglas, o que facilita a organização e a consulta.

    Para que serve a lista de abreviaturas e siglas?

    • Clareza: Evita que o leitor precise consultar o texto diversas vezes para entender o significado de cada abreviatura.
    • Padronização: Garante que todas as abreviaturas e siglas sejam utilizadas de forma consistente ao longo do texto.
    • Facilidade de leitura: Agrupa as abreviaturas e siglas em um único local, facilitando a consulta.

    Quando usar a lista de abreviaturas e siglas?

    É recomendado incluir a lista de abreviaturas e siglas quando:

    • Há um grande número de abreviaturas e siglas utilizadas no texto.
    • As abreviaturas e siglas não são de uso comum ou podem causar confusão.
    • O trabalho é destinado a um público que pode não estar familiarizado com as abreviaturas e siglas utilizadas.

    Onde inserir a lista de abreviaturas e siglas?

    A lista de abreviaturas e siglas é geralmente inserida na parte inicial do trabalho, antes do sumário, mas após a folha de rosto.

    Em resumo, a lista de abreviaturas e siglas é uma ferramenta útil para melhorar a clareza e a organização de um trabalho acadêmico. Ao seguir as recomendações apresentadas, você garante que seu texto seja mais fácil de entender e de seguir.

  • 7) Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. As referências podem aparecer: (VERDADEIRO OU FALSO)

    (  ) exceto no rodapé

    (  ) no fim de texto ou de capítulo

    (  ) em lista de referências

    (  ) tecendo resumos, resenhas e recensões.

    Resposta Marcada :

    F, V, V, V

    SEGUNDO O MAERIAL DE PEQUISA:

  • É um elemento obrigatório. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023. A referência pode aparecer: no rodapé; no fim de texto ou de capítulo; em lista de referências; tecendo resumos, resenhas e recensões.

  • 08) Marque a alternativa que completa corretamente o enunciado:

  •  

    A _____________________ deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de negrito, itálico ou sublinhado e outros, no sumário e, de forma idêntica, no texto, devendo ser alinhados a margem esquerda, separado por um espaço.

    Resposta Marcada :

    Numeração progressiva.

  • SEGUNDO O MAERIAL DE PESQUISA:

  • NUMERAÇÃO PROGRESSIVA

  • ELABORADA CONFORME A ABNT NBR 6027 (2012). A NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DEVE SER UTILIZADA PARA EVIDENCIAR A SISTEMATIZAÇÃO DO CONTEÚDO DO TRABALHO. DESTACAM-SE GRADATIVAMENTE OS TÍTULOS DAS SEÇÕES, UTILIZANDO-SE OS RECURSOS DE NEGRITO, ITÁLICO OU SUBLINHADO E OUTROS, NO SUMÁRIO E, DE FORMA IDÊNTICA, NO TEXTO, DEVENDO SER ALINHADOS A MARGEM ESQUERDA, SEPARADO POR UM ESPAÇO.  


  • Análise da Questão e da Resposta

    A resposta "Numeração progressiva" está correta.

    Justificativa:

    A numeração progressiva é um recurso utilizado em trabalhos acadêmicos para organizar o conteúdo de forma hierárquica, facilitando a localização de informações e a compreensão da estrutura do texto. Ao numerar as seções, subseções e itens de forma sequencial, cria-se uma espécie de "mapa" que guia o leitor pela estrutura do trabalho.

    Por que a numeração progressiva é importante?

    • Organização: Cria uma estrutura lógica e hierárquica para o conteúdo.
    • Clareza: Facilita a compreensão da relação entre as diferentes partes do trabalho.
    • Localização: Permite que o leitor encontre rapidamente a informação desejada.
    • Padronização: Atende aos requisitos da ABNT NBR 6027, garantindo a qualidade e a formalidade do trabalho.

    Como funciona a numeração progressiva?

    • Seções: São numeradas com algarismos arábicos, seguidos de um ponto e do título da seção.
    • Subseções: São numeradas com a adição de um algarismo arábico após o número da seção, seguido de um ponto e do título da subseção.
    • Itens: Podem ser numerados com algarismos romanos minúsculos ou letras minúsculas, seguidos de parênteses.

    Exemplo:

    1. Introdução 1.1 Objetivo 1.2 Justificativa
    2. Revisão da Literatura 2.1 Estudos anteriores 2.2 Lacunas na literatura ...

    Em resumo:

    A numeração progressiva é uma ferramenta essencial para organizar e estruturar trabalhos acadêmicos. Ao utilizar a numeração progressiva, o autor garante que seu trabalho seja mais claro, conciso e fácil de navegar.

  • 09) As notas são classificadas de diferentes maneiras. Enumere de acordo com a alternativa correspondente:

     

    (1) Notas de referência

    (2) Notas de rodapé

    (3) Notas explicativas:

     

    (2)  Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

    (1) Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.

    (3) Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

    Resposta Marcada :
    2,1,3
     

    SEGUNDO O MATERIAL DE PESQUISA:

    1. 6.2 Notas de rodapé

    As notas de rodapé são responsáveis por esclarecer e complementar determinados trechos do trabalho. Ao formatar uma nota, lembre-se de que as letras devem ter tamanho menor do que 12 e espaçamento simples entre as linhas.

    Portanto, as notas devem ser digitadas ou datilografadas: dentro das margens, ficando separadas do texto; espaçamento simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda; alinhadas a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

    No Word, esta opção de referenciar em nota de rodapé está localizada na aba de referências.

    NOTAS:
    Notas de referência: Notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.


    Notas de rodapé: Indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.


    Notas explicativas: Notas usadas para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.

    Análise da Questão e da Resposta

    A questão e a resposta marcada estão corretas.

    Justificativa:

    A classificação apresentada para os tipos de notas está de acordo com as convenções usuais e as normas da ABNT. Vejamos porquê:

    • Notas de Referência: Conforme indicado, essas notas servem para indicar a fonte de uma informação, seja ela um livro, artigo, site ou outra obra. Elas são cruciais para dar crédito aos autores e evitar plágio.
    • Notas de Rodapé: Essas notas, como o nome sugere, são posicionadas na parte inferior da página. Elas servem para fornecer informações complementares, como explicações, comentários ou observações que, se inseridas no corpo do texto, poderiam interromper o fluxo da leitura.
    • Notas Explicativas: Semelhantes às notas de rodapé, as notas explicativas são usadas para esclarecer algum ponto do texto, mas geralmente possuem um caráter mais extenso ou detalhado.

    Comparando com o Material de Pesquisa:

    O material adicional que você forneceu corrobora a resposta:

    • Formato das Notas de Rodapé: O material descreve detalhadamente como formatar as notas de rodapé no Word, incluindo tamanho da fonte, espaçamento e alinhamento.
    • Funções das Notas: A descrição das funções de cada tipo de nota no material coincide com a resposta da questão.

    Conclusão:

    A classificação apresentada na questão está correta e alinhada com as práticas convencionais de escrita acadêmica. A resposta marcada (2, 1, 3) associa corretamente cada tipo de nota à sua respectiva definição.

    Observação:

    É importante ressaltar que, embora as notas de rodapé e as notas explicativas tenham funções semelhantes, existe uma sutil diferença entre elas. As notas de rodapé são mais comuns e geralmente mais curtas, enquanto as notas explicativas podem ser mais extensas e detalhadas.




    10) As margens do trabalho devem possuir espaçamento de:

  • Resposta Marcada :

    3 cm margens esquerda e superior 2 cm margens direita e inferior

    Formato do texto

  • Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta fonte Times New Roman ou Arial 12. Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado, no formato A4 (21 cm 29,7 cm).

    Os elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação-na-publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados ou datilografados no anverso e verso das folhas. As medidas para as margens devem seguir as seguintes orientações: Margens esquerda e superior de 3 cm; Margens direita e inferior de 2 cm. (Figura 12 e Figura 13).

    Analisando a questão e a resposta

    Questão: As margens do trabalho devem possuir espaçamento de:

    Resposta Marcada: 3 cm margens esquerda e superior 2 cm margens direita e inferior   

    Análise:

    A resposta marcada está correta e alinhada com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a formatação de trabalhos acadêmicos.

    Justificativa:

    • Normas ABNT: As normas da ABNT estabelecem padrões para a apresentação de trabalhos acadêmicos, visando garantir a uniformidade e a organização dos textos.
    • Margem: A margem é a área em branco deixada nas bordas da folha para facilitar a leitura e a encadernação do trabalho.
    • Espaçamento: O espaçamento das margens indicado na resposta (3 cm à esquerda e superior, 2 cm à direita e inferior) é o padrão recomendado pela ABNT.
    • Motivo: Essa configuração de margens permite:
      • Facilitar a encadernação: A margem esquerda maior proporciona espaço suficiente para a encadernação sem prejudicar o texto.
      • Melhorar a visualização: As margens proporcionam um espaço em branco ao redor do texto, facilitando a leitura e a organização das informações.
      • Uniformidade: A padronização das margens contribui para a uniformidade visual do trabalho.

    Informações adicionais:

    • Outras normas: Além das margens, a ABNT estabelece outras normas para a formatação de trabalhos, como tipo de fonte, tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, etc.
    • Figura 12 e Figura 13: As figuras mencionadas no texto provavelmente ilustram visualmente como aplicar as medidas das margens em uma folha A4.

    Conclusão:

    A resposta marcada está correta e segue as normas da ABNT para a formatação de trabalhos acadêmicos. Ao adotar essa configuração de margens, você garante que seu trabalho tenha uma apresentação visual adequada e profissional.

    Observação: Caso você precise de mais informações sobre as normas da ABNT ou sobre a formatação de trabalhos acadêmicos em geral, recomendo consultar a NBR 14724, que trata especificamente da apresentação de trabalhos acadêmicos.

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