AVALIAÇÃO – DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – PÓS GRADUAÇÃO

 Ajude-nos:


R$ 2,00




R$ 1,00



R$ 10,00


AVALIAÇÃO – DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR – PÓS GRADUAÇÃO

  • O professor transmissor de conteúdo não favorece uma aprendizagem sólida porque o conteúdo que ele passa não se transforma em meio de atividade subjetiva do aluno. Ou seja, o aluno não dá conta de explicar uma ideia, uma definição, com suas próprias palavras, não saber aplicar o conhecimento em situações novas ou diferentes, nem na sala de aula nem fora dela. Essa afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    Verdadeira

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Há diversos tipos de professores. Os mais tradicionais contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático, por meio de aula expositiva. É o estilo professor-transmissor de conteúdo. Estes possuem como características:

    Resposta Marcada :

    Todas as respostas estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O _______________________________ aplica-se a professores que se julgam mais atualizados nas metodologias de ensino, eles tentam variar mais os métodos e procedimentos. Alguns deles preocupam-se, realmente, com certas características individuais e sociais dos alunos, procuram saber os conhecimentos prévios ou as experiências dos alunos, tentam estabelecer diálogo ou investir mais no bom relacionamento com os alunos. Complete a afirmativa:

    Resposta Marcada :

    Estilo professor-facilitador.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Uma boa didática, na perspectiva da _________________, é aquela que promove e amplia o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos por meio dos conteúdos. Conforme a teoria histórico-cultural, formulada inicialmente pelo psicólogo e pedagogo russo Lev Vygotsky, o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades mentais e da subjetividade dos alunos através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos, em cujo processo se leva em conta os motivos dos alunos. Complete a afirmativa:

    Resposta Marcada :

    Mediação.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O processo de interiorização ou apropriação tem as seguintes características:

    Resposta Marcada :

    Todas as respostas estão corretas.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Os pedagogos começam a compreender que a tarefa da escola contemporânea não consiste em dar às crianças uma soma de fatos conhecidos, mas em ensiná-las a orientar-se independentemente na informação científica e em qualquer outra. Isto significa que a escola deve ensinar os alunos a pensar, quer dizer, desenvolver ativamente neles os fundamentos do pensamento contemporâneo para o qual é necessário organizar um ensino que impulsione o desenvolvimento. Chamemos esse ensino de desenvolvimental. Essa afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    Verdadeira

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • Para M. Castells, a tarefa das escolas e dos processos educativos é o de desenvolver em quem está aprendendo a capacidade de _____________, em razão de exigências postas pelo volume crescente de dados acessíveis na sociedade e nas redes informacionais, da necessidade de lidar com um mundo diferente e, também, de educar a juventude em valores e ajudá-la a construir personalidades flexíveis e eticamente ancoradas. Complete a afirmativa:

    Resposta Marcada :

    Aprender.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O papel da ___________________ é ajudar os alunos a desenvolver suas capacidades mentais, ao mesmo tempo em que se apropriam dos conteúdos. Nesse sentido, a metodologia de ensino, mais do que o conjunto dos procedimentos e técnicas de ensino, consiste em instrumentos de mediação para ajudar o aluno a pensar com os instrumentos conceituais e os processos de investigação da ciência que se ensina. Complete a afirmativa:

    Resposta Marcada :

    Escola.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
  • O papel da didática é, exceto:

    Resposta Marcada :

    Levar em conta a atividade psicológica do aluno (motivos) e seu contexto sociocultural e institucional.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • Atuar na docência superior requer que o professor/orientador perca de vista que é na formação inicial, ou seja, nos cursos superiores de graduação, que os saberes históricos, pedagógicos, técnicos são mobilizados, problematizados, sistematizados e incorporados à experiência de construção do saber. Em virtude disso para estar apto a atuar nesse ensino, sua formação não deve prescindir do desenvolvimento de habilidades e competências que são adquiridas ao longo de trajetória acadêmica. Essa afirmativa é:

    Resposta Marcada :

    Falsa

    PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1

Postar um comentário

0 Comentários