(MODELO ENEM) - A água é um bem de domínio público. No caso de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. A poluição das águas pode afetar a vida aquática, humana e terrestre.

 




5 (MODELO ENEM) - A água é um bem de domínio público. No caso de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. A poluição das águas pode afetar a vida aquática, humana e terrestre.

(Brasil. Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/LEIS/19433.htm>.)

Com relação à água, assinale a alternativa correta.

a) Fontes de águas desprovidas de oxigênio são resultantes de algum tipo de poluição.

b) A baixa concentração de oxigênio dissolvido na água é fundamental para assegurar o adequado desenvolvimento e a sobrevivência dos peixes.

c) A faixa de pH ideal da água para consumo é de 3,0 a 9,5.

d) A água do rio Iguaçu não causa diarreia, doenças parasitárias e infecções de pele na população, principalmente nas crianças. 

e) A contaminação de cursos d'água por resíduos químicos como o mercúrio não está relacionada às atividades de garimpo.



A alternativa correta é:


e) A contaminação de cursos d'água por resíduos químicos como o mercúrio não está relacionada às atividades de garimpo.




A alternativa correta é a: "A contaminação de cursos d'água por resíduos químicos como o mercúrio não está relacionada às atividades de garimpo."

As demais alternativas são incorretas porque:

  • A alternativa a) não é correta porque as fontes de águas desprovidas de oxigênio podem ser naturais ou resultado da poluição.
  • A alternativa b) não é correta porque a baixa concentração de oxigênio dissolvido na água pode ser prejudicial para o desenvolvimento e a sobrevivência dos peixes.
  • A alternativa c) não é correta porque a faixa de pH ideal da água para consumo é de 6,0 a 8,5.
  • A alternativa d) não é correta porque a água do rio Iguaçu pode causar diarreia, doenças parasitárias e infecções de pele na população, principalmente nas crianças.





Postar um comentário

0 Comentários