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Questão 1 Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia?
Escolha uma opção:
a. A meritocracia é uma solução eficaz para combater o racismo estrutural.
b. A meritocracia é um sistema em que todos têm oportunidades iguais, independentemente de suas origens raciais.
c. A meritocracia é uma solução abrangente para resolver todos os problemas sociais relacionados à raça.
d. A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
e. A meritocracia é uma visão justa e equitativa da sociedade, independentemente da cor da pele.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
Questão 2
Aponte qual foi uma das principais razões para a substituição do trabalho escravo indígena pelo africano nas Américas durante a colonização.
Escolha uma opção:
a. Os indígenas resistiam de forma mais eficaz à escravidão.
b. Os africanos tinham maior imunidade a doenças locais.
c. Os colonizadores consideravam os africanos mais habilidosos.
d. Os africanos eram mais resistentes ao trabalho forçado.
e. O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade.
Questão 3
Como a política de branqueamento afetou a distribuição de ocupações econômicas no período pós-abolição?
Escolha uma opção:
a. Ela incentivou a migração de negros para áreas rurais, diminuindo a competição por empregos urbanos.
b. Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração.
c. Ela estimulou o comércio de produtos manufaturados entre diferentes regiões do país.
d. Ela levou a uma igualdade de condições de trabalho entre imigrantes europeus e negros, resultando em uma diversificação da economia.
e. Ela promoveu a igualdade de oportunidades entre todas as raças, resultando em uma distribuição equilibrada de empregos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração.
Questão 4 No ano de 1845, Von Martius publicou um documento que dava as diretrizes de como a história brasileira deveria ser narrada. Aponte qual alternativa abaixo justifica o fato desse documento ser entendido como um dos pilares de criação do Mito da Democracia Racial no Brasil.
Escolha uma opção:
a. O texto defende que as raças devem ser tratadas como elementos isolados que não influenciaram a formação da população brasileira.
b. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas indígenas e africanos têm papel dominante.
c. O texto defende que as raças não tiveram impacto significativo na história e na identidade brasileira.
d. O texto defende que a raça branca é a única influência na formação da cultura brasileira.
e. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante.
A resposta correta é: O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante.
Questão 5 Durante a Primeira República (1889-1930), boa parte das ações da polícia brasileira se voltaram contra manifestações culturais de origem africana. Qual foi a principal razão pela qual a polícia perseguisse capoeiras e terreiros de Candomblé no Brasil da época?
Escolha uma opção:
a. Porque a polícia acreditava que capoeiras e terreiros de Candomblé eram locais de reunião de conspiradores políticos.
b. Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
c. Porque as autoridades acreditavam que capoeiras e terreiros de candomblé eram centros de difusão de ideologias estrangeiras contrárias aos valores nacionais.
d. Porque a polícia tinha uma orientação religiosa específica que a levava a reprimir as religiões afro-brasileiras.
e. Porque as autoridades consideravam essas práticas como ameaças à ordem pública devido aos confrontos frequentes entre grupos rivais.
A resposta correta é: Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
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