QUESTIONÁRIO Atividade avaliativa 3


Cronograma dos Cursos da SENASP pela Plataforma ENAP - Escola de Governo - Cursos a serem realizados na plataforma da ENAP



PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL

Iniciado emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:21
EstadoFinalizada
Concluída emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:28
Tempo empregado7 minutos 23 segundos
Notas5,00/5,00
Avaliar7,00 de um máximo de 7,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre as atitudes do operador do Susp, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
ao perceber que, em sua instituição, algumas práticas racistas estão sendo incorporadas à cultura institucional, o operador deve apenas não as seguir, deixando a fiscalização somente a cargo dos gestores.
b.
deve agir proativamente pelo enfrentamento à desigualdade racial, estando atento às suas atitudes, tanto no campo profissional, quanto no particular, e estando vigilante, também, sobres as atitudes de terceiros.
c.
deve estar focado no resultado, ciente de que os fins justificam os meios.
d.
suas atitudes na esfera particular não interferem no âmbito institucional e não estão submetidas ao regramento institucional.
e.
basta seguir a legalidade, sendo neutro em relação ao racismo estrutural.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre a interseccionalidade do racismo, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o fundamentalismo religioso não interfere nas questões raciais.
b.
quem adota posturas que defendem outras minorias tuteladas pelos Direitos Humanos, automaticamente acaba adotando uma postura antirracista.
c.
o racismo é uma tecnologia que imprime seus efeitos prejudiciais isoladamente.
d.
em uma gestão antirracista, é necessário focar os esforços somente nessa pauta, devido ao tamanho imensurável do desafio a ser vencido.
e.
não há como ser genuinamente antirracista, mantendo posturas machistas, homofóbicas ou discriminatórias em qualquer âmbito.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Ignorar a necessidade de um Estado objetivamente antirracista significa negar o direito à ordem e segurança pública à maioria dos brasileiros. Não há como as instituições do SUSP cumprirem com o seu dever de prover segurança pública se essa não for antirracista em um Estado com gestão antirracista.

Com base no texto acima podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
basta que as instituições do Susp sigam as leis para que sua gestão seja antirracista.
b.
o fato de o Brasil ter uma sociedade racista faz com que o próprio racismo seja um comportamento de interesse público.
c.
uma vez que a maioria dos brasileiros são negros, e que o racismo atinge negros e não negros. Associado ao fato de a segurança pública ser uma entrega que depende de acesso a outros direitos, estabelecendo a ordem pública; é fundamental que não só o Susp, mas que todo o Estado adote uma gestão antirracista.
d.
basta que o Susp adote uma gestão antirracista e que seus componentes não adotem um comportamento racista para que o Brasil consiga ofertar uma segurança pública livre de racismo.
e.
segurança pública e ordem pública são a mesma coisa.

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Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre a relação das instituições com a sociedade e com o comportamento humano, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
a sociedade é um conjunto de instituições.
b.
existe uma troca de influência mútua entre Instituições, sociedade e comportamento humanos.
c.
o alcance da influência institucional não é o suficiente para influenciar na estabilidade institucional.
d.
na condição de prestadoras de serviço, as instituições apenas seguem o necessário para atender às demandas da sociedade;.
e.
as instituições são somente receptoras de influências do comportamento humano e essa influência não ultrapassa os limites da relação homem – instituição.

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Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“(...) há autores que designam o currículo oculto para explicar o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte de forma explícita do currículo formal, os quais são ensinados por meios das relações sociais, dos rituais e práticas que são desenvolvidas na escola”, como cita Rosa da Silva (ROSA, SILVA, DA SILVA. 2023. p.5)
A partir da citação acima e do conteúdo apresentado em nossas aulas, trazendo para a realidade do Susp, podemos concluir que:
Escolha uma opção:
a.
a punição pelas práticas que constituem o currículo oculto é o instrumento institucional para lidar com este evento.
b.
quando os profissionais observam a necessidade de implementar algum tipo de prática que não é prevista pelo regramento institucional, deve-se implementar automaticamente a melhoria e aguardar que o regramento se adapte ao novo contexto.
c.
em relação ao currículo oculto, as instituições do Susp devem agir preventivamente para evitá-las, por meio de sensibilizações e capacitações, inclusive criando canais formais de comunicação para que membros da organização sugiram melhorias das atividades institucionais antes de pô-las em prática.
d.
toda manifestação do currículo oculto deve ser excluída das práticas institucionais.
e.
é possível que um comportamento esteja de acordo com o regramento institucional e seja, ao mesmo tempo, um exemplo de currículo oculto.

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A resposta correta é: em relação ao currículo oculto, as instituições do Susp devem agir preventivamente para evitá-las, por meio de sensibilizações e capacitações, inclusive criando canais formais de comunicação para que membros da organização sugiram melhorias das atividades institucionais antes de pô-las em prática. 





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