Qual é o conceito de "branquitude" no contexto do módulo?

 





Cronograma dos Cursos da SENASP pela Plataforma ENAP - Escola de Governo - Cursos a serem realizados na plataforma da ENAP



PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL


Qual é o conceito de "branquitude" no contexto do módulo?

Escolha uma:

a. A busca por uma identidade nacional moldada por padrões africanos.

b. O privilégio de indivíduos brancos.

c. A ideia de superioridade racial negra.

d. A mistura de raças no Brasil.

e. O estudo de tradições culturais brancas.

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Sua resposta está correta.  O privilégio de indivíduos brancos.


Branquitude é um conceito que se refere à posição de privilégio social e cultural associada à identidade branca. Esse termo é frequentemente utilizado em discussões sobre racismo e relações raciais para descrever a forma como a identidade branca é socialmente construída e as vantagens que são atribuídas a pessoas brancas em sociedades racialmente estratificadas.

A noção de branquitude destaca não apenas a raça em si, mas também as estruturas de poder e privilégio que historicamente têm beneficiado pessoas brancas em comparação com grupos racializados. O conceito de branquitude é frequentemente utilizado em análises críticas sobre a dinâmica do racismo e na reflexão sobre como as identidades raciais são construídas e mantidas.

É importante ressaltar que a discussão sobre branquitude não busca estigmatizar pessoas brancas individualmente, mas sim promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas raciais e dos privilégios associados à identidade branca, visando a construção de sociedades mais justas e equitativas.









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SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL

 

 

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PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL  

Em 2012, em meio à discussão sobre a implementação de cotas raciais nas universidades públicas no Brasil no Superior Tribunal Federal, o tráfico ilegal de escravos foi um argumento histórico acionado. Indique qual alternativa melhor explica o uso deste argumento de apoio.
Escolha uma opção:
a.
O tráfico ilegal foi um exemplo de como as minorias raciais não deveriam ser incluídas nas políticas educacionais.
b.
O tráfico ilegal foi uma ação criminal que contou com a anuência do Estado Nacional brasileiro, e foi responsável pela entrada de todos os africanos escravizados na história do Brasil.
c.
O tráfico ilegal foi duramente combatido pelas autoridades do Estado Nacional brasileiro.
d.
O tráfico ilegal foi uma ocorrência isolada que não teve impacto na discussão sobre cotas raciais.
e.
O tráfico ilegal foi uma ação criminal que contou com a anuência do Estado Nacional brasileiro, que se tronou corresponsável pela entrada ilegal de mais de 800 mil africanos escravizados no Brasil.

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Essa afirmação destaca a grave realidade do tráfico ilegal de escravos, que foi uma ação criminosa que contou com a conivência e até mesmo o apoio do Estado Nacional brasileiro. Isso resultou na entrada ilegal de mais de 800 mil africanos escravizados no Brasil, tornando o Estado corresponsável por esse crime hediondo. Essa história sombria do tráfico transatlântico de escravos é uma parte importante do passado do Brasil e ressalta a necessidade de compreender e enfrentar as consequências desse capítulo da história.







PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL    



Iniciado emsegunda-feira, 18 dez. 2023, 22:41
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda-feira, 18 dez. 2023, 22:52
Tempo empregado11 minutos 26 segundos
Notas3,00/5,00
Avaliar4,20 de um máximo de 7,00(60%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o principal conceito abordado no primeiro módulo?
Escolha uma opção:
a.
A economia do Brasil no século XIX.
b.
O mito da democracia racial no Brasil.
c.
A diversidade étnica em diversos países.
d.
A história da independência do Brasil.
e.
As políticas de migração internacional.

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Questão 2

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é a origem do mito da democracia racial no Brasil, de acordo com o texto?
Escolha uma opção:
a.
Século XIX, com as análises de Silvio Romero. (X)
b.
Século XX, com os escritos de Oliveira Vianna.
c.
Século XVIII, com as obras de Gilberto Freyre.
d.
Século XX, com os estudos de Florestan Fernandes.
e.
Século XIX, com as perspectivas de Abdias Nascimento.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o tema central do quadro "A Redenção de Cam", de Modesto Brocos?
Escolha uma opção:
a.
A celebração das culturas africanas e indígenas no Brasil.
b.
A independência do Brasil do domínio colonial.
c.
A representação positiva da população negra no Brasil.
d.
A harmonia racial e a igualdade de direitos entre brancos e negros.
e.
A ideologia do embranquecimento e a hierarquia racial.

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Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

O que significa dizer que a branquitude é uma "identidade racial não marcada"?
Escolha uma opção:
a.
Significa que os brancos são facilmente identificados como brancos.
b.
Significa que os brancos não se veem como brancos.
c.
Significa que os brancos têm uma identidade racial mista.
d.
Significa que os brancos são indiferentes às questões raciais.
e.
Significa que os brancos são racialmente discriminados.

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Questão 5

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Qual foi o principal argumento por trás da ideologia do embranquecimento no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
Reforçar a identidade cultural indígena.
b.
Combater o racismo sistêmico através de políticas afirmativas.
c.
Promover a igualdade racial através da miscigenação.
d.
Celebrar a diversidade racial sem exceções.
e.
Defender a supremacia de uma raça sobre as outras. (X)

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Iniciado emsexta, 5 jan 2024, 00:25
EstadoFinalizada
Concluída emsexta, 5 jan 2024, 00:41
Tempo empregado16 minutos 39 segundos
Notas10,00/10,00
Avaliar100,00 de um máximo de 100,00
Comentários


Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Sobre a relação que envolve segurança pública e racismo, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o racismo desvia o destino de recursos públicos para os nichos embranquecidos. Esta seletividade de acesso a recursos traz implicações diretas aos órgãos do Susp.
b.
o racismo traz problemas de segurança somente nos ambientes pobres e “favelizados”.
c.
devido à especialidade de cada órgão de Estado, não cabe ao Susp contribuir com questões educacionais, uma vez ao Susp só cabe tratar de segurança pública.
d.
o racismo se relaciona com a segurança pública somente por ser um crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro.
e.
as instituições do Susp não se relacionam com as manifestações racistas em outros campos governamentais, a exemplo da discussão sobre a Lei de Cotas para acesso a cargos públicos e universidades.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O operador do Susp deve:
Escolha uma opção:
a.
compreender que é responsável diretamente pela imagem de sua instituição perante a opinião pública, e que adotar uma postura antirracista traz benefícios, inclusive, aos próprios operadores.
b.
combater o racismo com ações intuitivas, improvisadas a cada nova demanda.
c.
aguardar as iniciativas institucionais para adotar uma postura alinhada aos Direitos Humanos e antirracista.
d.
ter consciência de que a atividade de promoção da segurança pública é uma das mais estressantes, e, por isso, enfrentar a desigualdade racial é uma questão dispensável.
e.
encarar o enfrentamento à desigualdade racial como um fator extra no rol de demandas do Susp.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Qual é a proposta central da Teoria Crítica da Raça, de acordo com o texto?
Escolha uma opção:
a.
A promoção de reformas raciais significativas através de litígios.
b.
A ênfase na igualdade de tratamento racial em todos os aspectos da sociedade.
c.
A análise da morosidade da jurisprudência nos Estados Unidos.
d.
A compreensão da relação entre raça e direito.
e.
A ideia de que a raça é um fator secundário na formação do direito.

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Questão 4

Incorreto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O que significa regramento institucional?
Escolha uma opção:
a.
Conjunto de comportamentos e ações cotidianas seguidas pelos integrantes das instituições.
b.
Conjuntos de determinações governamentais.
c.
Conjunto de normas que regem o comportamento social.
d.
Conjunto de elementos sociais que influenciam as instituições.
e.
Conjunto de normas estabelecidas por pessoas da gestão institucional, que determinam o comportamento dos membros das instituições.

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Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como a criação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Corte, em 1831, afetou a relação entre a guarda municipal e a escravidão?
Escolha uma opção:
a.
A nova força policial tornou-se responsável por libertar escravos fugitivos.
b.
A guarda municipal passou a reprimir com mais força os movimentos de emancipação dos escravos.
c.
O Corpo de Guardas Municipais atuava como intermediário nas negociações de venda de escravos.
d.
O novo corpo policial tinha a tarefa de controlar e reprimir a população escrava e os comportamentos considerados indesejáveis.
e.
O Corpo de Guardas Municipais tinha o papel de proteger os escravos em suas atividades diárias.

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Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Quais são algumas áreas em que o racismo estrutural pode ser observado no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
Na completa harmonia racial em todas as instituições públicas.
b.
Na distribuição equitativa de recursos entre diferentes grupos raciais.
c.
Na ausência de qualquer forma de discriminação racial.
d.
Na igualdade de oportunidades em todas as áreas da sociedade.
e.
Na criminalização e encarceramento em massa de pessoas negras.

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Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O que significa a afirmação de que o racismo é estrutural, de acordo com o texto do módulo?
Escolha uma opção:
a.
O racismo é um fenômeno temporário que desaparecerá com o tempo.
b.
O racismo é um sistema de dominação com longa duração.
c.
O racismo é uma questão puramente moral e ética.
d.
O racismo é um problema exclusivo dos negros.
e.
O racismo é apenas um problema de relações interpessoais.

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Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como o racismo pode afetar a atividade policial?
Escolha uma opção:
a.
O racismo só afeta as comunidades e não a atividade policial em si.
b.
O racismo beneficia a atividade policial, tornando-a mais eficaz na prevenção do crime.
c.
O racismo não tem impacto na atividade policial, uma vez que os policiais são treinados para serem imparciais.
d.
O racismo resulta em uma polícia mais justa e igualitária.
e.
O racismo pode levar a práticas policiais discriminatórias, como perfis raciais e uso excessivo da força contra pessoas negras.

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Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como o texto descreve a relação entre antirracismo e segurança pública?
Escolha uma opção:
a.
Como interligados em busca de igualdade e justiça.
b.
Como opostos que não podem coexistir.
c.
Como dois movimentos separados e independentes.
d.
Como áreas que não têm influência uma sobre a outra.
e.
Como exclusivamente focados na repressão policial.

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Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como o racismo afeta o acesso à educação no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
O racismo promove a igualdade de acesso à educação em todas as raças.
b.
O racismo não tem impacto no acesso à educação no Brasil.
c.
O racismo cria disparidades no acesso à educação, com pessoas negras enfrentando obstáculos.
d.
O racismo garante que todas as crianças, independentemente de sua raça, tenham acesso igual à educação de qualidade.
e.
O racismo só afeta as pessoas brancas em termos educacionais.

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No ano de 1845, Von Martius publicou um documento que dava as diretrizes de como a história brasileira deveria ser narrada. Aponte qual alternativa abaixo justifica o fato desse documento ser entendido como um dos pilares de criação do Mito da Democracia Racial no Brasil.
Escolha uma opção:
a.
O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante.
b.
O texto defende que as raças não tiveram impacto significativo na história e na identidade brasileira.
c.
O texto defende que as raças devem ser tratadas como elementos isolados que não influenciaram a formação da população brasileira.
d.
O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas indígenas e africanos têm papel dominante.
e.
O texto defende que a raça branca é a única influência na formação da cultura brasileira.

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