PROVA DE SENASP - OS MUNICÍPIOS E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL - EAD:
Questão . Como explica Ludmila Ribeiro, antes de implementar ações para melhorar a segurança da cidade, o governo municipal deve compreender como funciona a dinâmica da criminalidade em seu município. Assim, cada município deve realizar um diagnóstico da situação em que se encontra a segurança pública. Afinal, para resolver um problema é preciso primeiro conhecê-lo.
Logo que o diagnóstico for realizado e a gestão municipal tiver um bom conhecimento dos problemas de segurança da cidade, cabe a estes gestores a elaboração de um Plano Municipal de Segurança Pública, cujas ações podem ser executadas por uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Com a criação dessas instâncias, o município pode planejar, implementar, monitorar e avaliar projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos.
De acordo com aquilo que foi apresentado em nosso curso, qual é o principal propósito da segurança pública municipal?
Escolha uma opção:
a.Consolidar a segregação urbana por meio da vigilância.
b.Fortalecer as operações de inteligência nacional.
c. Reduzir o acesso da comunidade aos órgãos de segurança.
d. Promover a privatização dos serviços de segurança.
E.GARANTIR A COEXISTÊNCIA PACÍFICA NA ESFERA LOCAL.
Sua resposta está correta.
A RESPOSTA CORRETA É: GARANTIR A COEXISTÊNCIA PACÍFICA NA ESFERA LOCAL.
De acordo com o texto apresentado, o principal propósito da segurança pública municipal é:
E. Garantir a coexistência pacífica na esfera local.
Isso significa que a segurança pública municipal tem como objetivo promover um ambiente pacífico e seguro para os cidadãos em nível local, por meio do planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos que visam prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança na comunidade.
Questão 2 - Muitas vezes, as pessoas propagam o mito de que a imigração está associada ao aumento da criminalidade. No entanto, de acordo com Steven Raphael e Michael A. Stoll, pesquisadores da Universidade da Califórnia, as evidências não sustentam essa afirmação. Raphael e Stoll (2013) destacam que a relação entre imigração e criminalidade é complexa, variando com o contexto socioeconômico e cultural das comunidades.
Escolha uma opção:
A. IMIGRANTES PODEM INFLUENCIAR DINÂMICAS SOCIAIS, MAS A CONEXÃO DIRETA COM O AUMENTO DA CRIMINALIDADE CARECE DE EVIDÊNCIAS SÓLIDAS.
b. A imigração pode afetar a coesão social, mas não é o único fator determinante para a criminalidade.
c. Imigrantes são parte de comunidades diversificadas, e a correlação entre imigração e criminalidade varia de acordo com contextos socioeconômicos.
d. Imigrantes podem enfrentar barreiras à integração, mas culpar a imigração pelo aumento da criminalidade é uma simplificação.
e. Imigrantes podem trazer enriquecimento cultural, e os fatores que impactam a criminalidade são multifacetados.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: IMIGRANTES PODEM INFLUENCIAR DINÂMICAS SOCIAIS, MAS A CONEXÃO DIRETA COM O AUMENTO DA CRIMINALIDADE CARECE DE EVIDÊNCIAS SÓLIDAS.
A resposta correta é:
A. IMIGRANTES PODEM INFLUENCIAR DINÂMICAS SOCIAIS, MAS A CONEXÃO DIRETA COM O AUMENTO DA CRIMINALIDADE CARECE DE EVIDÊNCIAS SÓLIDAS.
De acordo com os pesquisadores Steven Raphael e Michael A. Stoll, da Universidade da Califórnia, a relação entre imigração e criminalidade é complexa e varia de acordo com o contexto socioeconômico e cultural das comunidades. Portanto, a conexão direta entre imigração e aumento da criminalidade carece de evidências sólidas.
SENASP - SENASP - Os Municípios e a Prevenção da Violência: o papel da Guarda Municipal - EaD:
Questão 3 - Segundo a "Teoria da Janela Quebrada", proposta por Wilson e Kelling (1982), como a falta de manutenção e intervenção em pequenas infrações pode influenciar a criminalidade?
Escolha uma opção:
a. Cria um ambiente favorável à cooperação entre vizinhos.
b. Estimula o envolvimento da comunidade na prevenção.
C. SINALIZA A PERCEPÇÃO DE ABANDONO E DESORDEM, ENCORAJANDO CRIMES.
d. Reduz a presença de gangues nas áreas urbanas.
e. Reforça a sensação de liberdade nas comunidades.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sinaliza a percepção de abandono e desordem, encorajando crimes.
De acordo com a "Teoria da Janela Quebrada", proposta por Wilson e Kelling (1982), a falta de manutenção e intervenção em pequenas infrações pode influenciar a criminalidade da seguinte maneira:
C. SINALIZA A PERCEPÇÃO DE ABANDONO E DESORDEM, ENCORAJANDO CRIMES.
Essa teoria sugere que a desordem visível, como janelas quebradas, pichações e pequenas infrações, transmite a mensagem de que um ambiente está desprotegido e negligenciado, o que pode encorajar comportamentos criminosos. Dessa forma, a falta de intervenção em pequenas infrações pode criar um ambiente propício para a ocorrência de crimes, ao sinalizar a percepção de abandono e desordem.
SENASP - OS MUNICÍPIOS E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL - EAD:
Questão 4 - Marcar questão
A compreensão do fenômeno da violência deve iniciar com o reconhecimento de que é um problema mundial, histórico e multifatorial, sendo sua conceituação, considerada complexa, já que apresenta variações conforme valores culturais que são vigentes em um determinado período histórico (Almeida, 2002; Gauer, 2001; Guareschi, Weber, Comunello, & Nardini, 2006; Marzial, 2004; Minayo, 1994).
I. (V) A desigualdade social influencia na criminalidade juvenil.
II. (F) A falta de oportunidades econômicas é um fator relevante na criminalidade juvenil.
III. (F) A vulnerabilidade contribui para a criminalidade juvenil.
IV. (V) Fatores socioeconômicos não influenciam a criminalidade juvenil, incluindo a desigualdade social e a falta de perspectivas econômicas.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. V-F-V-F.
b. F-F-V-V.
c. F-V-F-F.
d. V-V-V-F.
E. V-F-F-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V-F-F-V.
A compreensão do fenômeno da violência deve iniciar com o reconhecimento de que é um problema mundial, histórico e multifatorial. Sua conceituação é considerada complexa, uma vez que apresenta variações conforme os valores culturais vigentes em um determinado período histórico (Almeida, 2002; Gauer, 2001; Guareschi, Weber, Comunello, & Nardini, 2006; Marzial, 2004; Minayo, 1994).
Analisando as afirmações apresentadas:
I. (Verdadeiro) A desigualdade social influencia na criminalidade juvenil.
II. (Falso) A falta de oportunidades econômicas é um fator relevante na criminalidade juvenil. III. (Falso) A vulnerabilidade contribui para a criminalidade juvenil.
IV. (Verdadeiro) Fatores socioeconômicos influenciam a criminalidade juvenil, incluindo a desigualdade social e a falta de perspectivas econômicas.
Portanto, as afirmações I e IV são verdadeiras, enquanto as afirmações II e III são falsas.
SENASP - OS MUNICÍPIOS E A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL - EAD:
Questão 5 - Como os conflitos étnicos e raciais podem levar à violência?
Qual das seguintes alternativas reflete a abordagem de prevenção que busca promover a compreensão intercultural?
Escolha uma opção:
A. CONFLITOS ÉTNICOS E RACIAIS PODEM INTENSIFICAR A VIOLÊNCIA, PREJUDICANDO A HARMONIA.
b. Conflitos étnicos e raciais geram respeito mútuo e não afetam a coesão social.
c. Conflitos étnicos e raciais incentivam a cooperação, diminuindo a competição.
d. Conflitos étnicos e raciais não têm relação com a violência, sendo fenômenos isolados.
e. Conflitos étnicos e raciais não impactam a prevenção da violência.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Conflitos étnicos e raciais podem intensificar a violência, prejudicando a harmonia.
Os conflitos étnicos e raciais podem levar à violência de diversas maneiras, tais como:
Discriminação e preconceito: manifestações de ódio e intolerância que podem resultar em violência física e verbal.
Disputas por recursos: competição por território, empregos, educação e outros recursos que podem desencadear conflitos violentos.
Desigualdade de oportunidades: a falta de acesso equitativo a oportunidades econômicas, educacionais e sociais pode alimentar a frustração e a revolta, levando a conflitos.
A abordagem de prevenção que busca promover a compreensão intercultural é refletida na opção:
A. CONFLITOS ÉTNICOS E RACIAIS PODEM INTENSIFICAR A VIOLÊNCIA, PREJUDICANDO A HARMONIA.
Essa abordagem reconhece que o entendimento mútuo e o respeito às diferenças étnicas e raciais são fundamentais para evitar a escalada de conflitos e a ocorrência de violência, contribuindo para a promoção da harmonia e coesão social.
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A doutrina aponta três atributos característicos do poder de polícia, comuns à maior parte dos atos administrativos em geral, que
fundamentam e garantem a sua validade.
Considerando esse apontamento, correlaciona e 1a coluna de acordo com a 2:
1. Autoexecutoriedade
2. Discricionariedade
3. Coercibilidade
(2) O Estado dispõe de certa liberdade de atuação, obedecendo aos princípios da conveniência e da oportunidade, em prol do interesse coletivo.
(3) As decisões administrativas podem ser impostas pela Administração Pública, inclusive com o uso da força, se necessário, para que se execute o ato.
(1) ) A Administração Pública pode executar as suas decisões de forma direta e sem necessidade de autorização do Poder Judiciário.
A correlação correta é:
Escolha uma opção:
a. 2-1-3.
• b. 2-3-1. ✔
C. 1-3-2.
d. 1-2-3.
e. 3-2-1.
Análise da resposta e justificativa
A resposta correta é a opção b. 2-3-1.
Vamos analisar cada atributo do poder de polícia e sua correlação com as definições apresentadas:
- Discricionariedade (2): Esse atributo concede à Administração Pública certa margem de liberdade para tomar decisões, considerando os princípios da conveniência e da oportunidade. Ou seja, o Estado pode escolher a melhor forma de agir para alcançar o interesse público, dentro dos limites legais.
- Coercibilidade (3): A coercibilidade significa que as decisões administrativas podem ser impostas, mesmo contra a vontade do particular, utilizando-se da força, se necessário. Isso ocorre porque o interesse público prevalece sobre o individual.
- Autoexecutoriedade (1): A Administração Pública pode executar diretamente suas decisões, sem precisar de autorização judicial. Essa característica confere agilidade à atuação administrativa, permitindo que medidas sejam tomadas de forma imediata quando a situação assim exigir.
Portanto, a sequência correta é 2-3-1, pois relaciona corretamente cada atributo com sua definição:
- 2 - Discricionariedade: liberdade de atuação da Administração.
- 3 - Coercibilidade: poder de imposição das decisões administrativas.
- 1 - Autoexecutoriedade: capacidade de executar as decisões diretamente.
Em resumo:
A discricionariedade confere flexibilidade à Administração, a coercibilidade garante a efetividade das decisões e a autoexecutoriedade permite a execução imediata das medidas administrativas. Esses três atributos são fundamentais para o exercício do poder de polícia, que é um instrumento essencial para a manutenção da ordem pública e do interesse coletivo.
O termo "funcionários responsáveis pela aplicação da lei" inclui todos os agentes da lei, quer nomeados, quer eleitos, que exerçam poderes policiais, especialmente poderes de detenção ou prisão (CCFRAL, 1979).
Qual das seguintes ações violaria o Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (CCFRAL)?
Escolha uma opção:
a. Não cometer qualquer ato de corrupção e opor-se a atos dessa índole.
⚫ b. Utilizar nível de força
potencialmente letal (arma de fogo) contra cidadão em conflito com a lei, que se encontra desarmado, durante abordagem policial, sem observar os princípios da necessidade e da
proporcionalidade.
C. Utilizar força física estritamente necessária para conter um cidadão em conflito com a lei, de comportamento violento, que representa uma ameaça iminente para a segurança pública.
d. Reportar para as autoridades competentes quaisquer atos de tortura de que tiver conhecimento, cometidos por par, subordinado ou superior.
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O artigo "Municípios e Políticas de Segurança Pública no Brasil" de João Trajano Sento-Sé destaca a importância dos municípios na segurança pública. Qual é o principal argumento que justifica o envolvimento dos municípios nessa área?
Escolha uma opção:
a. A segurança pública é exclusivamente responsabilidade do governo federal.
b. Municípios não têm recursos para contribuir com a segurança pública, o que gera um ciclo de falta de investimentos e aumento da criminalidade.
c. A atuação dos municípios na segurança pública é inconstitucional, o que dificulta a implementação de ações locais eficazes.
d. A segurança pública não é uma preocupação dos cidadãos municipais, resultando em falta de engajamento da população nas políticas locais.
e. A descentralização possibilita adaptações locais nas políticas de segurança, considerando características específicas de cada região. Por exemplo, municípios com altas taxas de furtos podem investir em câmeras de monitoramento para áreas vulneráveis. Xx)
A opção correta é:
e. A descentralização possibilita adaptações locais nas políticas de segurança, considerando características específicas de cada região. Por exemplo, municípios com altas taxas de furtos podem investir em câmeras de monitoramento para áreas vulneráveis.
Justificativa: No artigo "Municípios e Políticas de Segurança Pública no Brasil", João Trajano Sento-Sé argumenta que, embora a segurança pública seja tradicionalmente vista como responsabilidade dos estados e do governo federal, os municípios têm um papel importante a desempenhar. A descentralização permite que os municípios implementem políticas de segurança adaptadas às suas necessidades específicas, aproveitando o conhecimento local para enfrentar problemas específicos de criminalidade.
O exercício do Poder de Polícia pelo Estado tem o objetivo de garantir o bem estar social, regulamentando e disciplinando os mais diversos setores da sociedade, tais como meio ambiente, relações de consumo, propriedade, segurança, entre outros Considerando os aspectos relacionados ao poder de polícia estudados no curso, julgue a veracidade das afirmações abaixo, assinalando (C) para as certas e (E) para as erradas:
( ) O Poder de Polícia tem origem no Direito Processual Penal, e tem como principal aspecto a repressão de crimes e contravenções.
( ) A Administração Pública, através do poder de polícia, limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, visando a supremacia do interesse público sobre o privado. ( ) O Estado organiza a sociedade com o objetivo de buscar a paz social, utilizando o poder de polícia para fazer prevalecer os direitos e garantias individuais.
( ) O poder de polícia é delegado pela Administração Pública ao seus agentes, para que se faça cumprir a imposição do interesse público coletivo.
( ) Das instituições policiais provém o poder de polícia, que têm a competência precípua de fazer cumprir a imposição do interesse coletivo.
O resultado é:
Escolha uma opção:
a. C-C-E-C-E.
b. C-E-C-E-C.
c. C-C-C-E-E.
d. E-E-E-C-C.
e. E-C-E-C-E.
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A resposta correta é: E-C-E-C-E.
A "Prevenção Comunitária" enfatiza o papel da comunidade na prevenção da violência, construindo relações de confiança e fortalecendo o tecido social. Como as comunidades podem colaborar para prevenir a violência?
Escolha uma opção:
a. Fortalecer o tecido social e o capital social.
b. Intensificar medidas de vigilância eletrônica.
c. Isolar indivíduos problemáticos da sociedade.
d. Fortalecer a cooperação entre agências policiais.
e. Reforçar a pena de morte para crimes graves.
Analisando as opções para a prevenção comunitária da violência
A pergunta busca a melhor estratégia para a comunidade colaborar na prevenção da violência, baseada no princípio da "Prevenção Comunitária".
A resposta correta é a letra A: Fortalecer o tecido social e o capital social.
Por quê?
- Tecido social: Refere-se às conexões e interações entre os membros de uma comunidade, criando um senso de pertencimento e identidade.
- Capital social: São as redes de relações sociais que facilitam a cooperação e a confiança entre as pessoas.
Ao fortalecer esses elementos, a comunidade:
- Aumenta a coesão social: As pessoas se sentem mais conectadas e dispostas a ajudar umas às outras.
- Promove a vigilância natural: A comunidade se torna mais atenta aos problemas e mais disposta a denunciá-los.
- Oferece apoio social: As pessoas com dificuldades encontram apoio e orientação na comunidade.
- Cria um ambiente mais seguro: A violência tende a diminuir em comunidades coesas e solidárias.
Por que as outras opções estão incorretas?
- B. Intensificar medidas de vigilância eletrônica: A vigilância eletrônica é uma ferramenta, mas não substitui a construção de relações de confiança.
- C. Isolar indivíduos problemáticos da sociedade: A exclusão social pode agravar os problemas e gerar mais violência.
- D. Fortalecer a cooperação entre agências policiais: A cooperação policial é importante, mas a prevenção comunitária vai além da ação policial.
- E. Reforçar a pena de morte para crimes graves: A pena de morte não é uma medida eficaz para prevenir a violência e viola direitos humanos.
Em resumo, a prevenção comunitária se baseia na ideia de que a violência é um problema complexo que exige soluções complexas. Ao investir em relações sociais e fortalecer o tecido comunitário, é possível criar ambientes mais seguros e justos para todos.
A Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, disciplinou a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, nos termos do § 7º do art. 144 da Constituição da República, além de criar a Política Nacional de Segurança
Pública e Defesa Social (PNSPDS) e instituir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo, referentes às disposições normativas previstas na referida Lei:
I. Apesar do uso comedido e proporcional da força ser importante para a ação dos órgãos integrantes do Susp, tal direcionamento não foi estabelecido na Lei nº 13.675/2018 como princípio da PNSPDS.
II. O atendimento imediato ao cidadão é estabelecido na Lei nº 13.675/2018 como diretriz da PNSPDS.
III. O incentivo à designação de servidores da carreira para os cargos de chefia, levando em consideração a graduação, a capacitação, o mérito e a experiência do servidor na atividade policial específica, é importante para uma gestão de qualidade, entretanto, não evidencia diretriz da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
IV. A simplicidade, a informalidade, a economia procedimental e a celeridade no serviço prestado à sociedade constituem princípios da PNSPDS.
Estão CORRETAS apenas as assertivas constantes em:
Escolha uma opção:
a. III e IV.
b. II e IV. (x)
c. I, II, III e IV.
d. I e III.
e. II e III.
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Sua resposta está correta.
A resposta correta é: II e IV.
Segundo Garofalo (1981) a desordem é importante não apenas por seu papel no processo que conduz à redução do crime, mas porque afeta outra dimensão muito importante da vida comunitária.
Considerando o posicionamento acima estudados no curso, assinale abaixo a alternativa correta que se amolda ao posicionamento de Garofalo (1981) e aponte qual outro reflexo que a desordem gera na vida comunitária apontada pelo autor:
Escolha uma opção:
a. O aumento de crimes e a sensação de insegurança dos residentes.
b. O medo do crime e a sensação de insegurança dos residentes.
c. O medo do crime e a sensação de insegurança de turistas.
d. O aumento de crimes e a sensação de insegurança de turistas.
e. O aumento de crimes e a sensação de segurança de turistas.
Analisando a questão sobre a desordem e seus impactos na comunidade, segundo Garofalo
A alternativa correta é a letra B: O medo do crime e a sensação de insegurança dos residentes.
Por quê?
Garofalo (1981) destaca que a desordem em um ambiente urbano não apenas contribui para o aumento da criminalidade, mas também impacta significativamente na qualidade de vida dos moradores. Ao perceber sinais de desordem, como lixo acumulado, grafites, construções abandonadas ou pessoas em situação de rua, os indivíduos tendem a sentir:
- Medo do crime: A desordem cria um ambiente propício à criminalidade, transmitindo a sensação de que a área não é segura e que o crime pode ocorrer a qualquer momento.
- Sensação de insegurança: Essa percepção de risco gera um sentimento de insegurança nos moradores, limitando suas atividades e reduzindo sua qualidade de vida.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
- A, C e D: Embora o aumento de crimes e a sensação de insegurança sejam consequências da desordem, o foco de Garofalo está nos residentes e não nos turistas.
- E: A sensação de segurança dos turistas não é o foco principal da teoria de Garofalo, que se concentra nos impactos da desordem na vida cotidiana dos moradores.
Em resumo, a desordem urbana, segundo Garofalo, gera um ciclo vicioso: a percepção de desordem aumenta o medo do crime, o que, por sua vez, pode levar a um aumento da criminalidade e a uma maior sensação de insegurança nos moradores.
O Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social segue a lógica de orientar a ação da União no campo da segurança pública pelos dez anos seguintes e se articula em torno de 13 grandes metas, divididas entre cinco eixos temáticos.
Considerando as Metas de resultado associadas ao Grupo 1: Mortes Violentas, assinale V para alternativas verdadeiras ou F para alternativas falsas nas afirmações a seguir:
( ) Meta 1: Reduzir a taxa nacional de homicídios para abaixo de 100 mortes por 100 mil habitantes até 2030
( ) Meta 2: Reduzir a taxa nacional de lesão corporal seguida de morte para abaixo de 0,30 morte por 100 mil habitantes até 2030
( ) Meta 3: Reduzir a taxa nacional de latrocínio para abaixo de 0,70 morte por 100 mil habitantes até 2030
( ) Meta 4: Reduzir a taxa nacional de mortes violentas de mulheres para abaixo de 50 mortes por 100 mil mulheres até 2030
( ) Meta 5: Reduzir a taxa nacional de mortes no trânsito para abaixo de 9 mortes por 100 mil habitantes até 2030
Escolha uma opção:
a. F-V-V-F-V.
b. F-V-F-V-F.
c. F-F-V-V-V.
d. V-F-V-F-V.
e. V-F-V-F-F.
Analisando as Metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social
A resposta correta é a letra B: F-V-F-V-F.
Vamos analisar cada afirmação com base nas metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social:
- Meta 1: Reduzir a taxa nacional de homicídios para abaixo de 100 mortes por 100 mil habitantes até 2030. Falsa. A meta de reduzir a taxa de homicídios é um objetivo ambicioso, mas o valor de 100 mortes por 100 mil habitantes é significativamente alto. O plano estabelece um objetivo mais realista e desafiador, buscando uma redução ainda maior.
- Meta 2: Reduzir a taxa nacional de lesão corporal seguida de morte para abaixo de 0,30 morte por 100 mil habitantes até 2030. Verdadeira. Esta meta está alinhada com o objetivo geral de reduzir as mortes violentas e demonstra o compromisso do plano em abordar diferentes tipos de homicídios.
- Meta 3: Reduzir a taxa nacional de latrocínio para abaixo de 0,70 morte por 100 mil habitantes até 2030. Falsa. Assim como a Meta 1, a meta de redução do latrocínio estabelece um objetivo mais ambicioso do que o valor de 0,70 morte por 100 mil habitantes.
- Meta 4: Reduzir a taxa nacional de mortes violentas de mulheres para abaixo de 50 mortes por 100 mil mulheres até 2030. Verdadeira. Esta meta demonstra o compromisso do plano em enfrentar a violência de gênero e proteger as mulheres.
- Meta 5: Reduzir a taxa nacional de mortes no trânsito para abaixo de 9 mortes por 100 mil habitantes até 2030. Falsa. Embora a redução das mortes no trânsito seja um objetivo importante, ela não se encaixa no Grupo 1: Mortes Violentas. Essa meta provavelmente está associada a outro grupo temático do plano, como o relacionado à segurança viária.
Em resumo, o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social estabelece metas ambiciosas para reduzir as mortes violentas no Brasil, com um foco especial em homicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e mortes violentas de mulheres. É importante ressaltar que essas metas são desafiadoras e exigem um esforço conjunto de diversos atores sociais para serem alcançadas.
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