PROVA - SEDRB - A luta contra a desigualdade racial no Brasil precisa enfrentar um dos nossos mitos fundadores: o "Mito da Democracia Racial". Aponte qual das alternativas melhor explica o que no que consiste esse mito. Escolha uma opção:



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PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL 




Iniciado emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:31
EstadoFinalizada
Concluída emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:52
Tempo empregado20 minutos 46 segundos
Notas7,00/10,00
Avaliar56,00 de um máximo de 80,00(70%)
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Questão 1

Incorreto
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Texto da questão

A luta contra a desigualdade racial no Brasil precisa enfrentar um dos nossos mitos fundadores: o "Mito da Democracia Racial". Aponte qual das alternativas melhor explica o que no que consiste esse mito.
Escolha uma opção:
a.
A existência de uma democracia harmoniosa, na qual todas as raças são igualmente tratadas. => Correta
b.
A ideia de que a discriminação racial é apenas um problema do passado.
c.
A crença de que a raça não desempenha nenhum papel nas relações sociais e políticas.
d.
A negação completa da existência de diferentes grupos raciais em uma sociedade.
e.
A promoção ativa da igualdade racial em todas as esferas da sociedade.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00 

Texto da questão

Como Gilberto Freyre abordou erroneamente a relação entre senhores e escravizados em sua obra "Casa-Grande & Senzala"?
Escolha uma opção:
a.
Como uma relação de brutalidade e desigualdade.
b.
Como uma relação de independência e autonomia.
c.
Como uma relação de conflito e revolta constante.
d.
Como uma relação de igualdade e cooperação.
e.
Como uma relação de desconfiança e medo.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Quais são algumas áreas em que o racismo estrutural pode ser observado no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
Na criminalização e encarceramento em massa de pessoas negras.
b.
Na completa harmonia racial em todas as instituições públicas.
c.
Na igualdade de oportunidades em todas as áreas da sociedade.
d.
Na distribuição equitativa de recursos entre diferentes grupos raciais.
e.
Na ausência de qualquer forma de discriminação racial.

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Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o papel da educação na desconstrução dos estereótipos negativos, de acordo com o texto do módulo?
Escolha uma opção:
a.
A educação pode promover uma compreensão mais profunda da experiência negra.
b.
A educação não desempenha um papel importante nesse processo.
c.
A educação deve evitar qualquer menção à história afro-brasileira.
d.
A educação não tem influência sobre a percepção de estereótipos.
e.
A educação pode perpetuar os estereótipos negativos.

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Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é um dos efeitos práticos do mito da democracia racial mencionados no texto?
Escolha uma opção:
a.
A promoção ativa de políticas de inclusão social.
b.
O aumento da conscientização sobre desigualdades raciais.
c.
O estímulo à participação política da população negra.
d.
A invisibilização das desigualdades raciais existentes.
e.
A valorização da diversidade étnica na sociedade.

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Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é o impacto do racismo na aplicação das leis, de acordo com o texto?
Escolha uma opção:
a.
O racismo torna a aplicação das leis mais justa.
b.
O racismo torna as leis mais rígidas para todos os grupos.
c.
O racismo não afeta a aplicação das leis.
d.
O racismo leva a uma aplicação desigual das leis.
e.
O racismo não tem impacto na segurança pública.

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Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Qual é a importância de combater o racismo na atividade policial?
Escolha uma opção:
a.
O racismo é inerente à atividade policial e não pode ser combatido.
b.
O combate ao racismo na atividade policial beneficia apenas pessoas de cor e não tem impacto geral.
c.
Combater o racismo na atividade policial é importante para promover a justiça e a igualdade, bem como para construir relações de confiança com as comunidades.
d.
O combate ao racismo na atividade policial é importante apenas em teoria, mas não na prática.
e.
Não é importante combater o racismo na atividade policial, uma vez que isso não afeta a segurança pública.

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Questão 8

Incorreto
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Texto da questão

Sobre cultura, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
qualquer comportamento que se torne rotineiro pode ser considerado cultura, mesmo que seja um comportamento individual.
b.
cultura é algo inato ao ser humano.
c.
é um conjunto de dados e conhecimentos organizados que podem constituir referência sobre um fenômeno e compõe o saber humano.
d.
a dinâmica de existência normativa é semelhante à dinâmica de existência cultural e ambas se influenciam mutuamente.
e.
por tratar-se de uma cognição individual, cultura não gera traço de identidade.

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Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre as ações preventivas contra o racismo, por parte do gestor, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o letramento racial não pode ser considerado um efeito das ações de sensibilização para o antirracismo.
b.
ações de prevenção ao racismo não surtem efeitos em outras demandas institucionais.
c.
ações na esfera normativa atuam no campo particular dos membros da organização.
d.
premiar integrantes que contribuam com a instituição apresentando projetos antirracista, não é uma postura indicada.
e.
são necessárias ações que surtam efeito no campo estrutural da instituição, a exemplo de ações de compliance, e no campo particular dos membros, a exemplo de ações de sensibilização.

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Questão 10

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Durante a Primeira República (1889-1930), boa parte das ações da polícia brasileira se voltaram contra manifestações culturais de origem africana. Qual foi a principal razão pela qual a polícia perseguisse capoeiras e terreiros de Candomblé no Brasil da época?
Escolha uma opção:
a.
Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
b.
Porque a polícia acreditava que capoeiras e terreiros de Candomblé eram locais de reunião de conspiradores políticos.
c.
Porque as autoridades acreditavam que capoeiras e terreiros de candomblé eram centros de difusão de ideologias estrangeiras contrárias aos valores nacionais.
d.
Porque a polícia tinha uma orientação religiosa específica que a levava a reprimir as religiões afro-brasileiras.
e.
Porque as autoridades consideravam essas práticas como ameaças à ordem pública devido aos confrontos frequentes entre grupos rivais.

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Questão 7.   Como o racismo influencia o sistema de justiça criminal no Brasil?
Escolha uma opção:
a. O racismo garante que todas as pessoas sejam tratadas de forma justa e igualitária no sistema de justiça criminal.
B. O racismo só afeta as pessoas brancas no sistema de justiça criminal.
c. O racismo promove a igualdade e a justiça no sistema de justiça criminal.
d. O racismo não tem impacto no sistema de justiça criminal brasileiro.
e. O racismo resulta em disparidades no tratamento de pessoas negras no sistema de justiça criminal, incluindo prisões e sentenças mais longas.
Sua resposta está correta.

A resposta correta é: O racismo resulta em disparidades no tratamento de pessoas negras no sistema de justiça criminal, incluindo prisões e sentenças mais longas.

Questão 8. Como o racismo no Brasil afeta as oportunidades econômicas?
Escolha uma opção:
A. O racismo no Brasil promove igualdade de oportunidades econômicas para todas as raças.
B. O racismo garante que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades financeiras.
C. O racismo não tem impacto nas oportunidades econômicas no Brasil.
D. O racismo beneficia exclusivamente a população negra em termos econômicos.
E. O racismo resulta em disparidades econômicas, com pessoas negras enfrentando maior desvantagem. ✔
Sua resposta está correta. A resposta correta é: O racismo resulta em disparidades econômicas, com pessoas negras enfrentando maior desvantagem.

Questão 9. O que significa a afirmação de que o racismo é estrutural, de acordo com o texto do módulo?
Escolha uma opção:
a. O racismo é um sistema de dominação com longa duração. ✔
b. O racismo é apenas um problema de relações interpessoais.
c. O racismo é uma questão puramente moral e ética.
d. O racismo é um fenômeno temporário que desaparecerá com o tempo.
e. O racismo é um problema exclusivo dos negros.
Sua resposta está correta.

A resposta correta é: O racismo é um sistema de dominação com longa duração. 


 
Questão 1
Sobre cultura organizacional, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. cultura organizacional é um elemento legitimador do sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma organização, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos.
b. uma vez que a cultura organizacional é fruto dos registros de hábitos históricos da instituição, sua existência independe das pessoas.
C. a cultura organizacional é estabelecida pelo regramento institucional.
d. cultura organizacional é um conjunto sistematizado de técnicas profissionais.
e. se existe um hábito adotado somente pelo dirigente máximo da instituição, este hábito pode ser considerado cultura organizacional.

A resposta correta é: cultura organizacional é um elemento legitimador do sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma organização, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos.


Questão 10 
Qual é o papel do racismo na organização das desigualdades no Brasil?
Escolha uma opção:
a. O racismo só afeta as pessoas brancas no Brasil.
b. O racismo é uma força que promove a igualdade e a justiça social no país.
c. O racismo não desempenha um papel significativo nas desigualdades brasileiras.
d. O racismo é um organizador central das desigualdades no Brasil, impactando negativamente a população negra. ✔
E. O racismo beneficia igualmente todas as raças, reduzindo as desigualdades.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O racismo é um organizador central das desigualdades no Brasil, impactando negativamente a população negra. 


Análise e Feedback sobre as Questões e Respostas

Parabéns pelas respostas corretas! Você demonstrou um bom entendimento dos conceitos de racismo, desigualdade e cultura organizacional. As suas escolhas demonstram que você compreendeu a complexidade e a historicidade dessas questões.

Vamos aprofundar um pouco mais em cada uma das questões:

Questão 7 e 8: Racismo e Desigualdades

  • Sistemicidade do Racismo: As questões 7 e 8 abordam a forma como o racismo se manifesta em diferentes esferas da sociedade, como o sistema de justiça criminal e o mercado de trabalho. É fundamental entender que o racismo não é apenas um conjunto de atitudes individuais, mas sim um sistema estrutural que perpetua desigualdades históricas.
  • Impacto na Vida das Pessoas Negras: As respostas corretas destacam como o racismo resulta em desvantagens significativas para a população negra, limitando suas oportunidades e perpetuando ciclos de pobreza e violência.

Questão 9: Racismo Estrutural

  • Natureza Histórica e Social: A resposta correta enfatiza que o racismo é um sistema de dominação com longa duração, ou seja, suas raízes estão profundamente enraizadas na história e nas estruturas sociais brasileiras.
  • Impacto em Múltiplas Esferas: É importante ressaltar que o racismo estrutural se manifesta em diversas áreas da vida, como educação, saúde, trabalho e política, impactando negativamente a vida das pessoas negras.

Questão 1: Cultura Organizacional

  • Valores e Comportamentos: A resposta correta destaca que a cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização. Esses elementos moldam a forma como as pessoas interagem e trabalham em conjunto.   
  • Importância da Cultura: A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na definição da identidade de uma organização e no seu sucesso a longo prazo.

Questão 10: Racismo como Organizador das Desigualdades

  • Papel Central do Racismo: A resposta correta enfatiza o papel central do racismo na organização das desigualdades sociais no Brasil. O racismo não é apenas uma causa das desigualdades, mas um elemento estruturante que molda a sociedade brasileira.

Sugestões para aprofundar seus conhecimentos:

  • Histórico da escravidão no Brasil: Compreender a história da escravidão é fundamental para entender as raízes do racismo no Brasil.
  • Teorias raciais: Estudar as diferentes teorias raciais pode ajudar a desconstruir mitos e preconceitos.
  • Políticas públicas antirracistas: Acompanhar as políticas públicas voltadas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial é importante para entender os avanços e desafios nessa área.
  • Movimentos sociais negros: Conhecer os movimentos sociais negros e suas lutas é fundamental para compreender a importância da luta antirracista.

Recomendo também a leitura de livros e artigos de autores negros e negras, que trazem perspectivas importantes sobre o racismo e a desigualdade no Brasil.

Gostaria de discutir algum outro aspecto relacionado a essas questões?

Possíveis temas para discussão:

  • Interseccionalidade: Como o racismo se intersecta com outras formas de opressão, como o sexismo e a homofobia?
  • Microagressões: Quais são as formas mais sutis de racismo e como elas afetam as pessoas negras?
  • Racismo institucional: Como as instituições brasileiras reproduzem e perpetuam o racismo?
  • A importância da educação antirracista: Como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?







 Atitudes do operador do SUSP em relação ao racismo estrutural

Introdução: O artigo discute as atitudes que o operador do SUSP deve adotar em relação ao racismo estrutural, destacando a importância de agir proativamente para enfrentar a desigualdade racial.

Seções:

① Atitudes passivas não são suficientes: O operador não deve apenas evitar práticas racistas, mas também fiscalizar e denunciar casos de racismo dentro da instituição.

② Legalidade não é neutralidade: Seguir a legalidade não é o suficiente para combater o racismo estrutural. O operador deve estar consciente das suas atitudes e agir de forma proativa para promover a igualdade racial.

③ Atitudes pessoais importam: As atitudes do operador na esfera particular também têm impacto no âmbito institucional. É importante estar vigilante e consciente das suas ações, tanto no campo profissional quanto no pessoal.

④ Foco nos resultados e ética: Embora o resultado seja importante, os meios também importam. O operador deve buscar resultados efetivos no combate à desigualdade racial, mas sempre agindo de forma ética e respeitando os direitos humanos.

Conclusão: O operador do SUSP deve adotar atitudes proativas no enfrentamento à desigualdade racial, fiscalizando, denunciando e agindo de forma ética tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. O combate ao racismo estrutural requer uma postura comprometida e vigilante.


Questão Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia? 

Escolha uma opção: 

a. A meritocracia é uma solução eficaz para combater o racismo estrutural. 

b. A meritocracia é um sistema em que todos têm oportunidades iguais, independentemente de suas origens raciais.

c. A meritocracia é uma solução abrangente para resolver todos os problemas sociais relacionados à raça.  

d. A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial. 

e. A meritocracia é uma visão justa e equitativa da sociedade, independentemente da cor da pele. 

Sua resposta está correta. 

A resposta correta é: A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial. 

Questão


Aponte qual foi uma das principais razões para a substituição do trabalho escravo indígena pelo africano nas Américas durante a colonização. 

Escolha uma opção: 

a. Os indígenas resistiam de forma mais eficaz à escravidão. 

b. Os africanos tinham maior imunidade a doenças locais. 

c. Os colonizadores consideravam os africanos mais habilidosos. 

d. Os africanos eram mais resistentes ao trabalho forçado. 

e. O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade. 

Sua resposta está correta. 

A resposta correta é: O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade. 





Questão




Como a política de branqueamento afetou a distribuição de ocupações econômicas no período pós-abolição? 

Escolha uma opção: 

a. Ela incentivou a migração de negros para áreas rurais, diminuindo a competição por empregos urbanos.

b. Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração.  

c. Ela estimulou o comércio de produtos manufaturados entre diferentes regiões do país. 

d. Ela levou a uma igualdade de condições de trabalho entre imigrantes europeus e negros, resultando em uma diversificação da economia. 

e. Ela promoveu a igualdade de oportunidades entre todas as raças, resultando em uma distribuição equilibrada de empregos. 

Sua resposta está correta. 

A resposta correta é: Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração. 

Questão No ano de 1845, Von Martius publicou um documento que dava as diretrizes de como a história brasileira deveria ser narrada. Aponte qual alternativa abaixo justifica o fato desse documento ser entendido como um dos pilares de criação do Mito da Democracia Racial no Brasil. 

Escolha uma opção: 

a. O texto defende que as raças devem ser tratadas como elementos isolados que não influenciaram a formação da população brasileira. 

b. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas indígenas e africanos têm papel dominante. 

c. O texto defende que as raças não tiveram impacto significativo na história e na identidade brasileira.

d. O texto defende que a raça branca é a única influência na formação da cultura brasileira. 

e. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante. 

A resposta correta é: O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante. 



Questão Durante a Primeira República (1889-1930), boa parte das ações da polícia brasileira se voltaram contra manifestações culturais de origem africana. Qual foi a principal razão pela qual a polícia perseguisse capoeiras e terreiros de Candomblé no Brasil da época? 

Escolha uma opção: 

a. Porque a polícia acreditava que capoeiras e terreiros de Candomblé eram locais de reunião de conspiradores políticos.

b. Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.   

c. Porque as autoridades acreditavam que capoeiras e terreiros de candomblé eram centros de difusão de ideologias estrangeiras contrárias aos valores nacionais. 

d. Porque a polícia tinha uma orientação religiosa específica que a levava a reprimir as religiões afro-brasileiras.

e. Porque as autoridades consideravam essas práticas como ameaças à ordem pública devido aos confrontos frequentes entre grupos rivais. 

 

A resposta correta é: Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.  










Iniciado emsexta, 5 jan 2024, 00:25
EstadoFinalizada
Concluída emsexta, 5 jan 2024, 00:41
Tempo empregado16 minutos 39 segundos
Notas10,00/10,00
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Questão 1

Correto
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Texto da questão

Sobre a relação que envolve segurança pública e racismo, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o racismo desvia o destino de recursos públicos para os nichos embranquecidos. Esta seletividade de acesso a recursos traz implicações diretas aos órgãos do Susp.
b.
o racismo traz problemas de segurança somente nos ambientes pobres e “favelizados”.
c.
devido à especialidade de cada órgão de Estado, não cabe ao Susp contribuir com questões educacionais, uma vez ao Susp só cabe tratar de segurança pública.
d.
o racismo se relaciona com a segurança pública somente por ser um crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro.
e.
as instituições do Susp não se relacionam com as manifestações racistas em outros campos governamentais, a exemplo da discussão sobre a Lei de Cotas para acesso a cargos públicos e universidades.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O operador do Susp deve:
Escolha uma opção:
a.
compreender que é responsável diretamente pela imagem de sua instituição perante a opinião pública, e que adotar uma postura antirracista traz benefícios, inclusive, aos próprios operadores.
b.
combater o racismo com ações intuitivas, improvisadas a cada nova demanda.
c.
aguardar as iniciativas institucionais para adotar uma postura alinhada aos Direitos Humanos e antirracista.
d.
ter consciência de que a atividade de promoção da segurança pública é uma das mais estressantes, e, por isso, enfrentar a desigualdade racial é uma questão dispensável.
e.
encarar o enfrentamento à desigualdade racial como um fator extra no rol de demandas do Susp.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Qual é a proposta central da Teoria Crítica da Raça, de acordo com o texto?
Escolha uma opção:
a.
A promoção de reformas raciais significativas através de litígios.
b.
A ênfase na igualdade de tratamento racial em todos os aspectos da sociedade.
c.
A análise da morosidade da jurisprudência nos Estados Unidos.
d.
A compreensão da relação entre raça e direito.
e.
A ideia de que a raça é um fator secundário na formação do direito.

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Questão 4

Incorreto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O que significa regramento institucional?
Escolha uma opção:
a.
Conjunto de comportamentos e ações cotidianas seguidas pelos integrantes das instituições.
b.
Conjuntos de determinações governamentais.
c.
Conjunto de normas que regem o comportamento social.
d.
Conjunto de elementos sociais que influenciam as instituições.
e.
Conjunto de normas estabelecidas por pessoas da gestão institucional, que determinam o comportamento dos membros das instituições.

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Questão 5

Correto
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Texto da questão

Como a criação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Corte, em 1831, afetou a relação entre a guarda municipal e a escravidão?
Escolha uma opção:
a.
A nova força policial tornou-se responsável por libertar escravos fugitivos.
b.
A guarda municipal passou a reprimir com mais força os movimentos de emancipação dos escravos.
c.
O Corpo de Guardas Municipais atuava como intermediário nas negociações de venda de escravos.
d.
O novo corpo policial tinha a tarefa de controlar e reprimir a população escrava e os comportamentos considerados indesejáveis.
e.
O Corpo de Guardas Municipais tinha o papel de proteger os escravos em suas atividades diárias.

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Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Quais são algumas áreas em que o racismo estrutural pode ser observado no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
Na completa harmonia racial em todas as instituições públicas.
b.
Na distribuição equitativa de recursos entre diferentes grupos raciais.
c.
Na ausência de qualquer forma de discriminação racial.
d.
Na igualdade de oportunidades em todas as áreas da sociedade.
e.
Na criminalização e encarceramento em massa de pessoas negras.

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Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

O que significa a afirmação de que o racismo é estrutural, de acordo com o texto do módulo?
Escolha uma opção:
a.
O racismo é um fenômeno temporário que desaparecerá com o tempo.
b.
O racismo é um sistema de dominação com longa duração.
c.
O racismo é uma questão puramente moral e ética.
d.
O racismo é um problema exclusivo dos negros.
e.
O racismo é apenas um problema de relações interpessoais.

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Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como o racismo pode afetar a atividade policial?
Escolha uma opção:
a.
O racismo só afeta as comunidades e não a atividade policial em si.
b.
O racismo beneficia a atividade policial, tornando-a mais eficaz na prevenção do crime.
c.
O racismo não tem impacto na atividade policial, uma vez que os policiais são treinados para serem imparciais.
d.
O racismo resulta em uma polícia mais justa e igualitária.
e.
O racismo pode levar a práticas policiais discriminatórias, como perfis raciais e uso excessivo da força contra pessoas negras.

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Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
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Texto da questão

Como o texto descreve a relação entre antirracismo e segurança pública?
Escolha uma opção:
a.
Como interligados em busca de igualdade e justiça.
b.
Como opostos que não podem coexistir.
c.
Como dois movimentos separados e independentes.
d.
Como áreas que não têm influência uma sobre a outra.
e.
Como exclusivamente focados na repressão policial.

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Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Como o racismo afeta o acesso à educação no Brasil?
Escolha uma opção:
a.
O racismo promove a igualdade de acesso à educação em todas as raças.
b.
O racismo não tem impacto no acesso à educação no Brasil.
c.
O racismo cria disparidades no acesso à educação, com pessoas negras enfrentando obstáculos.
d.
O racismo garante que todas as crianças, independentemente de sua raça, tenham acesso igual à educação de qualidade.
e.
O racismo só afeta as pessoas brancas em termos educacionais.

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