PROVA DE SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL
Iniciado em | terça-feira, 19 dez. 2023, 00:31 |
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Estado | Finalizada |
Concluída em | terça-feira, 19 dez. 2023, 00:52 |
Tempo empregado | 20 minutos 46 segundos |
Notas | 7,00/10,00 |
Avaliar | 56,00 de um máximo de 80,00(70%) |
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Análise e Feedback sobre as Questões e Respostas
Parabéns pelas respostas corretas! Você demonstrou um bom entendimento dos conceitos de racismo, desigualdade e cultura organizacional. As suas escolhas demonstram que você compreendeu a complexidade e a historicidade dessas questões.
Vamos aprofundar um pouco mais em cada uma das questões:
Questão 7 e 8: Racismo e Desigualdades
- Sistemicidade do Racismo: As questões 7 e 8 abordam a forma como o racismo se manifesta em diferentes esferas da sociedade, como o sistema de justiça criminal e o mercado de trabalho. É fundamental entender que o racismo não é apenas um conjunto de atitudes individuais, mas sim um sistema estrutural que perpetua desigualdades históricas.
- Impacto na Vida das Pessoas Negras: As respostas corretas destacam como o racismo resulta em desvantagens significativas para a população negra, limitando suas oportunidades e perpetuando ciclos de pobreza e violência.
Questão 9: Racismo Estrutural
- Natureza Histórica e Social: A resposta correta enfatiza que o racismo é um sistema de dominação com longa duração, ou seja, suas raízes estão profundamente enraizadas na história e nas estruturas sociais brasileiras.
- Impacto em Múltiplas Esferas: É importante ressaltar que o racismo estrutural se manifesta em diversas áreas da vida, como educação, saúde, trabalho e política, impactando negativamente a vida das pessoas negras.
Questão 1: Cultura Organizacional
- Valores e Comportamentos: A resposta correta destaca que a cultura organizacional é um conjunto de valores, crenças e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização.
Esses elementos moldam a forma como as pessoas interagem e trabalham em conjunto. - Importância da Cultura: A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na definição da identidade de uma organização e no seu sucesso a longo prazo.
Questão 10: Racismo como Organizador das Desigualdades
- Papel Central do Racismo: A resposta correta enfatiza o papel central do racismo na organização das desigualdades sociais no Brasil. O racismo não é apenas uma causa das desigualdades, mas um elemento estruturante que molda a sociedade brasileira.
Sugestões para aprofundar seus conhecimentos:
- Histórico da escravidão no Brasil: Compreender a história da escravidão é fundamental para entender as raízes do racismo no Brasil.
- Teorias raciais: Estudar as diferentes teorias raciais pode ajudar a desconstruir mitos e preconceitos.
- Políticas públicas antirracistas: Acompanhar as políticas públicas voltadas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial é importante para entender os avanços e desafios nessa área.
- Movimentos sociais negros: Conhecer os movimentos sociais negros e suas lutas é fundamental para compreender a importância da luta antirracista.
Recomendo também a leitura de livros e artigos de autores negros e negras, que trazem perspectivas importantes sobre o racismo e a desigualdade no Brasil.
Gostaria de discutir algum outro aspecto relacionado a essas questões?
Possíveis temas para discussão:
- Interseccionalidade: Como o racismo se intersecta com outras formas de opressão, como o sexismo e a homofobia?
- Microagressões: Quais são as formas mais sutis de racismo e como elas afetam as pessoas negras?
- Racismo institucional: Como as instituições brasileiras reproduzem e perpetuam o racismo?
- A importância da educação antirracista: Como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária?
Atitudes do operador do SUSP em relação ao racismo estrutural
Introdução: O artigo discute as atitudes que o operador do SUSP deve adotar em relação ao racismo estrutural, destacando a importância de agir proativamente para enfrentar a desigualdade racial.
Seções:
① Atitudes passivas não são suficientes: O operador não deve apenas evitar práticas racistas, mas também fiscalizar e denunciar casos de racismo dentro da instituição.
② Legalidade não é neutralidade: Seguir a legalidade não é o suficiente para combater o racismo estrutural. O operador deve estar consciente das suas atitudes e agir de forma proativa para promover a igualdade racial.
③ Atitudes pessoais importam: As atitudes do operador na esfera particular também têm impacto no âmbito institucional. É importante estar vigilante e consciente das suas ações, tanto no campo profissional quanto no pessoal.
④ Foco nos resultados e ética: Embora o resultado seja importante, os meios também importam. O operador deve buscar resultados efetivos no combate à desigualdade racial, mas sempre agindo de forma ética e respeitando os direitos humanos.
Conclusão: O operador do SUSP deve adotar atitudes proativas no enfrentamento à desigualdade racial, fiscalizando, denunciando e agindo de forma ética tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. O combate ao racismo estrutural requer uma postura comprometida e vigilante.
Questão 1 Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia?
Escolha uma opção:
a. A meritocracia é uma solução eficaz para combater o racismo estrutural.
b. A meritocracia é um sistema em que todos têm oportunidades iguais, independentemente de suas origens raciais.
c. A meritocracia é uma solução abrangente para resolver todos os problemas sociais relacionados à raça.
d. A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
e. A meritocracia é uma visão justa e equitativa da sociedade, independentemente da cor da pele.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
Questão 2
Aponte qual foi uma das principais razões para a substituição do trabalho escravo indígena pelo africano nas Américas durante a colonização.
Escolha uma opção:
a. Os indígenas resistiam de forma mais eficaz à escravidão.
b. Os africanos tinham maior imunidade a doenças locais.
c. Os colonizadores consideravam os africanos mais habilidosos.
d. Os africanos eram mais resistentes ao trabalho forçado.
e. O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade.
Questão 3
Como a política de branqueamento afetou a distribuição de ocupações econômicas no período pós-abolição?
Escolha uma opção:
a. Ela incentivou a migração de negros para áreas rurais, diminuindo a competição por empregos urbanos.
b. Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração.
c. Ela estimulou o comércio de produtos manufaturados entre diferentes regiões do país.
d. Ela levou a uma igualdade de condições de trabalho entre imigrantes europeus e negros, resultando em uma diversificação da economia.
e. Ela promoveu a igualdade de oportunidades entre todas as raças, resultando em uma distribuição equilibrada de empregos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ela resultou em uma concentração de imigrantes europeus em setores dinâmicos da economia, enquanto os negros ocupavam posições de menor remuneração.
Questão 4 No ano de 1845, Von Martius publicou um documento que dava as diretrizes de como a história brasileira deveria ser narrada. Aponte qual alternativa abaixo justifica o fato desse documento ser entendido como um dos pilares de criação do Mito da Democracia Racial no Brasil.
Escolha uma opção:
a. O texto defende que as raças devem ser tratadas como elementos isolados que não influenciaram a formação da população brasileira.
b. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas indígenas e africanos têm papel dominante.
c. O texto defende que as raças não tiveram impacto significativo na história e na identidade brasileira.
d. O texto defende que a raça branca é a única influência na formação da cultura brasileira.
e. O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante.
A resposta correta é: O texto defende o encontro, mescla e relações mútuas entre as raças são fundamentais para a formação do Brasil, mas os portugueses têm papel dominante.
Questão 5 Durante a Primeira República (1889-1930), boa parte das ações da polícia brasileira se voltaram contra manifestações culturais de origem africana. Qual foi a principal razão pela qual a polícia perseguisse capoeiras e terreiros de Candomblé no Brasil da época?
Escolha uma opção:
a. Porque a polícia acreditava que capoeiras e terreiros de Candomblé eram locais de reunião de conspiradores políticos.
b. Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
c. Porque as autoridades acreditavam que capoeiras e terreiros de candomblé eram centros de difusão de ideologias estrangeiras contrárias aos valores nacionais.
d. Porque a polícia tinha uma orientação religiosa específica que a levava a reprimir as religiões afro-brasileiras.
e. Porque as autoridades consideravam essas práticas como ameaças à ordem pública devido aos confrontos frequentes entre grupos rivais.
A resposta correta é: Porque a polícia tinha uma abordagem discriminatória em relação às práticas culturais afro-brasileiras, considerando-as inferiores.
Iniciado em | sexta, 5 jan 2024, 00:25 |
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Estado | Finalizada |
Concluída em | sexta, 5 jan 2024, 00:41 |
Tempo empregado | 16 minutos 39 segundos |
Notas | 10,00/10,00 |
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