Módulo 3 - Atividade avaliativa 3 - SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL







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 QUESTIONÁRIO - Atividade avaliativa 3

Iniciado emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:21
EstadoFinalizada
Concluída emterça-feira, 19 dez. 2023, 00:28
Tempo empregado7 minutos 23 segundos
Notas5,00/5,00
Avaliar7,00 de um máximo de 7,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre as atitudes do operador do Susp, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
ao perceber que, em sua instituição, algumas práticas racistas estão sendo incorporadas à cultura institucional, o operador deve apenas não as seguir, deixando a fiscalização somente a cargo dos gestores.
b.
deve agir proativamente pelo enfrentamento à desigualdade racial, estando atento às suas atitudes, tanto no campo profissional, quanto no particular, e estando vigilante, também, sobres as atitudes de terceiros. -> Resposta correta
c.
deve estar focado no resultado, ciente de que os fins justificam os meios.
d.
suas atitudes na esfera particular não interferem no âmbito institucional e não estão submetidas ao regramento institucional.
e.
basta seguir a legalidade, sendo neutro em relação ao racismo estrutural.

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Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre a interseccionalidade do racismo, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
o fundamentalismo religioso não interfere nas questões raciais.
b.
quem adota posturas que defendem outras minorias tuteladas pelos Direitos Humanos, automaticamente acaba adotando uma postura antirracista.
c.
o racismo é uma tecnologia que imprime seus efeitos prejudiciais isoladamente.
d.
em uma gestão antirracista, é necessário focar os esforços somente nessa pauta, devido ao tamanho imensurável do desafio a ser vencido.
e.
não há como ser genuinamente antirracista, mantendo posturas machistas, homofóbicas ou discriminatórias em qualquer âmbito.

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Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Ignorar a necessidade de um Estado objetivamente antirracista significa negar o direito à ordem e segurança pública à maioria dos brasileiros. Não há como as instituições do SUSP cumprirem com o seu dever de prover segurança pública se essa não for antirracista em um Estado com gestão antirracista.

Com base no texto acima podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
basta que as instituições do Susp sigam as leis para que sua gestão seja antirracista.
b.
o fato de o Brasil ter uma sociedade racista faz com que o próprio racismo seja um comportamento de interesse público.
c.
uma vez que a maioria dos brasileiros são negros, e que o racismo atinge negros e não negros. Associado ao fato de a segurança pública ser uma entrega que depende de acesso a outros direitos, estabelecendo a ordem pública; é fundamental que não só o Susp, mas que todo o Estado adote uma gestão antirracista.
d.
basta que o Susp adote uma gestão antirracista e que seus componentes não adotem um comportamento racista para que o Brasil consiga ofertar uma segurança pública livre de racismo.
e.
segurança pública e ordem pública são a mesma coisa.

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Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Sobre a relação das instituições com a sociedade e com o comportamento humano, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
a sociedade é um conjunto de instituições.
b.
existe uma troca de influência mútua entre Instituições, sociedade e comportamento humanos.
c.
o alcance da influência institucional não é o suficiente para influenciar na estabilidade institucional.
d.
na condição de prestadoras de serviço, as instituições apenas seguem o necessário para atender às demandas da sociedade;.
e.
as instituições são somente receptoras de influências do comportamento humano e essa influência não ultrapassa os limites da relação homem – instituição.

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Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

“(...) há autores que designam o currículo oculto para explicar o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte de forma explícita do currículo formal, os quais são ensinados por meios das relações sociais, dos rituais e práticas que são desenvolvidas na escola”, como cita Rosa da Silva (ROSA, SILVA, DA SILVA. 2023. p.5)
A partir da citação acima e do conteúdo apresentado em nossas aulas, trazendo para a realidade do Susp, podemos concluir que:
Escolha uma opção:
a.
a punição pelas práticas que constituem o currículo oculto é o instrumento institucional para lidar com este evento.
b.
quando os profissionais observam a necessidade de implementar algum tipo de prática que não é prevista pelo regramento institucional, deve-se implementar automaticamente a melhoria e aguardar que o regramento se adapte ao novo contexto.
c.
em relação ao currículo oculto, as instituições do Susp devem agir preventivamente para evitá-las, por meio de sensibilizações e capacitações, inclusive criando canais formais de comunicação para que membros da organização sugiram melhorias das atividades institucionais antes de pô-las em prática.
d.
toda manifestação do currículo oculto deve ser excluída das práticas institucionais.
e.
é possível que um comportamento esteja de acordo com o regramento institucional e seja, ao mesmo tempo, um exemplo de currículo oculto.

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