Poço de Lázaro
Poço de Lázaro
Informação
- "Existem águas em Nanda Parbat. Elas permitiram Ra's viver mais de cem anos. E, em caso raros, a lenda diz que essas águas já foram usadas para dar vida aos mortos."
- —Malcolm Merlyn descrevendo o Poço de Lázaro[fonte]
O Poço de Lázaro,[1] conhecido historicamente como a Fonte da Juventude,[2] é uma piscina com águas regenerativas capazes de curar qualquer ferimento e, até certo ponto, prevenir o envelhecimento. O Poço pode ser encontrado em certas intersecções das linhas ley da Terra. O único Poço de Lázaro conhecido era encontrado em Nanda Parbat, e pertencia a linhagem dos Ra's al Ghul. Eventualmente, esse poço foi destruído por Nyssa al Ghul.
Eventualmente, Malcolm Merlyn descobriu a existência de outros três Poços de Lázaro ao redor do mundo, mas estes também foram destruídos por Nyssa, Thea Queen e Roy Harper.
História
O primeiro Poço de Lázaro foi encontrado por Al-Khidr décadas atrás. Essa descoberta foi registrado em um texto religioso, o Alcorão. No século 5, o historiador Heródoto foi o primeiro a escrever sobre a fonte da juventude, e muitos outros fizeram o mesmo mais tarde na história da humanidade. Dezenove séculos depois, o explorador Juan Ponce buscou pela fonte, mas não conseguiu encontrá-la.[2]
Em algum momento, Damien Darhk e um homem sem nome se tornaram os cavaleiros do "Ra's al Ghul", o líder da Liga dos Assassinos. Embora acreditasse estar apto para liderar o grupo, o Ra's al Ghul escolheu seu amigo como sucessor do título. Ao perceber que uma das provas envolveria sua morte, Damien roubou a água do Poço de Lázaro e escapou ao lado de outros seguidores leais. Ele então fundou a organização C.O.L.M.É.I.A., e passou a usar a água do Poço de Lázaro para se rejuvenescer.[3]
Em 1854, Ra's al Ghul se tornou o líder da Liga dos Assassinos e começou a usar o Poço de Lázaro para manter sua juventude.[4] Após o nascimento de sua filha, Talia al Ghul também começou a usar o Poço de Lázaro.
Em 2014, Nyssa al Ghul informou a seu pai que Oliver Queen estava protegendo Malcolm Merlyn. Ouvindo isso, Ra's se retirou do Poço de Lázaro e se vestiu, declarando sua guerra contra Oliver.[5]
Depois que Oliver sobreviveu ao seu duelo, Ra's o levou ao Poço de Lázaro para explicá-lo que ele iria assumir seu lugar como Ra's al Ghul. Mais tarde, após se cortar na lâmina da espada de Nyssa, Ra's usou o Poço para curar seu ferimento.[2]
Para pressionar Oliver e obrigá-lo a aceitar sua oferta, Ra's atacou sua irmã, Thea Queen, e a deixou em um estado clinicamente mortal. Quando o hospital não podia mais fazer nada para ajudá-la, Oliver e Malcolm decidiram levá-la à Nanda Parbat para que o corpo dela fosse curada com as águas do Poço de Lázaro. Ra's concordou em curá-la desde que Oliver se tornasse o novo Ra's al Ghul, o que ele aceitou. Após uma cerimônia, o corpo de Thea foi mergulhado no Poço de Lázaro, e ela emergiu segundos depois.[1]
Destruição
Laurel Lance, ainda abalada pela morte de Sara Lance, levou o corpo de sua irmã à Nanda Parbat para pedir que Malcolm a ressuscitasse. Embora o pedido fosse inicialmente negado pelo novo Ra's al Ghul, Thea, que havia acompanhado Laurel na viagem, conseguiu convencer seu pai a, ao menos, tentar ressuscitar Sara. Nyssa tentou impedir a cerimônia, mas foi impedida por outros membros da Liga e foi forçada a assistir, horrorizada, a ressurreição de sua amada. Depois disso, Nyssa destruiu o Poço. Antes de ser escoltada, ela ameaçou Malcolm, alegando que iria matá-lo e ele não poderia usar um Poço de Lázaro para voltar à vida.[6]
Novos Poços
Em algum momento após a destruição do Poço em Nanda Parbat, Malcolm decidiu investigar e procurar pela existência de mais Poços de Lázaro. Para isso, ele fundou a Guilda Tânatos, uma facção a parte da Liga dos Assassinos. Com a ajuda deles, Malcolm encontrou três novos Poços ao redor do mundo. Ele escondeu essa informação em um mapa que era visível apenas para sua linhagem sanguínea.[7]
Um ano depois, Thea, Nyssa e Roy Harper destruíram dois dos três novos Poços, mas foram atacados pela Guilda Tânatos ao encontrarem o último. Depois que Roy foi ferido por Athena, Thea e Nyssa usaram o último Poço para curá-lo antes de destruí-lo.[8]
Poderes e habilidades
Poderes
- Cura: As águas do Poço de Lázaro são capazes de curar instantaneamente qualquer ferimento sem deixar nenhuma cicatriz.
- Aprimoramento físico: Ao usar o Poço de Lázaro, a capacidade física da pessoa é aprimorada. No entanto, esse é apenas um efeito temporário.
- Longevidade: O Poço de Lázaro consegue atrasar o envelhecimento das pessoas, permitindo-os continuar com uma aparência jovial. Adicionalmente, por causa disso, a vida útil pode ser prolongada por mais anos, ou até mesmo séculos.
- Ressurreição: Embora seja raramente usado para isto, o Poço de Lázaro consegue ressuscitar os mortos. No entanto, apenas o corpo físico da pessoa é trazido de volta à vida, enquanto a alma é separada e mantida no Purgatório.
Efeitos colaterais
- "Mia, não é tão simples. Um Poço de Lázaro não é um banho de lama mágico que você ganha sua alma e um copo de água de pepino no final. Você perde sua humanidade."
- —Mia Smoak e Sara Lance[fonte]
- Destruição: No passado, para prevenir que suas águas caíssem nas mãos erradas, Ra's al Ghul encontrou uma maneira de destruir o Poço de Lázaro e escondeu essa informação. Depois que Sara foi ressuscitada, Nyssa destruiu o Poço.[6]
- Perda de potência: Com o passar do tempo, os efeitos do Poço vão perdendo sua potência depois que as águas são usadas inúmeras vezes, e cada uso é menos eficaz do que o último.[2]
- Sede de sangue: As pessoas que são ressuscitadas através do Poço de Lázaro, ou são curadas de um ferimento praticamente mortal, acabam adquirindo uma sede de sangue incontrolável. No entanto, há algumas formas de curar a sede de sangue: a pessoa curada tem de matar aquele que a feriu, tomar o elixir Lótus ou através de meditação e medicamentos.
- Impulsividade para matar: Por causa da sede de sangue, a pessoa ressuscitada e/ou curada de um ferimento mortal sente uma vontade incontrolável de matar. Caso a pessoa ceda aos seus impulsos, sua sede de sangue irá se normalizar por cerca de um mês. Adicionalmente, se a sede de sangue não for saciada por um longo período de tempo, a vida da pessoa ressuscitada irá desaparecer gradualmente, fazendo com que o ferimento mortal (anteriormente curado) seja reaberto, o que poderá resultar na morte da pessoa.
- Perda de alma: Embora o físico da pessoa ressuscitada seja completamente curada, a alma permanece desaparecida, deixando-os como selvagens irracionais com apenas memórias fragmentadas e capacidades mentais de seu antigo eu, tornando sua insanidade e desejo de assassinato ainda mais consumistas. Somente outra pessoa que faça uma viagem mística ao purgatório para recuperar a alma do indivíduo reanimado pode permitir sua verdadeira e completa ressurreição; restaurando-os como estavam e sem a necessidade de matar, embora o desejo ainda possa aparecer.
- Instabilidade mental: Quando uma pessoa é ressuscitada pelo Poço, ela se torna violenta e facilmente perturbada, estando propensa a atacar qualquer indivíduo que visse pela frente. Ela também se torna mais fácil de perder o controle e ceder a impulsos selvagens. De acordo com Malcolm Merlyn, isso acontece porque o Poço de Lázaro contêm traços das almas de cada pessoa que consumiu suas águas.
Usuários conhecidos
- "Ra's al Ghul" (morto)
- Damien Darhk (morto)
- Talia al Ghul
- Sara Lance
- Malcolm Merlyn (morto)
- Thea Queen
- Roy Harper
Aparições
Arqueiro
3ª Temporada
- "O Mágico"
- "Nanda Parbat"
- "A Oferta"
- "O Caído"
- "Al Sah-him"
- "Esta é a Sua Espada"
- "Meu Nome é Oliver Queen"
4ª Temporada
- "O Candidato" (mencionado)
- "Restauração"
- "Além da Redenção" (mencionado)
- "Assombrada" (no Purgatório)
- "Almas Perdidas" (mencionado)
- "Fraternidade" (mencionado)
- "Águas Escuras" (mencionado)
- "O Choro da Canário" (mencionado)
- "Divisão" (mencionado)
5ª Temporada
- "Segundas Chances" (mencionado indiretamente)
6ª Temporada
- "Dia de Ação de Graças" (mencionado)
- "A Guilda Thanatos" (mencionado)
7ª Temporada
- "Confissões" (mencionado)
8ª Temporada
- "Salto de Fé" (mencionado)
Lendas do Amanhã
1ª Temporada
- "Piloto, Parte 1" (mencionado)
- "Cavaleiros Brancos" (mencionado)
- "Deixados Para Trás"
2ª Temporada
- "Sem Tempo" (mencionado)
- "Comprometido" (mencionado)
Batwoman
1ª Temporada
- "Crise nas Infinitas Terras: Parte Dois" (mencionado)
Por de trás das câmeras
- Nas histórias em quadrinhos da DC Comics, diferente do Arrowverso, os Poços de Lázaro existem ao redor do mundo. O Poço consegue fazer diversas coisas, como curar doenças e ressuscitar os mortos, mas se algum indivíduo saudável usá-lo, pode acabar acarretando em consequências mortais. O Poço de Lázaro teve sua primeira aparição em Batman #232 (junho de 1971).
- No entanto, foi revelado em "A Guilda Thanatos" que Malcolm Merlyn havia encontrado outros Poços ao redor do mundo. Até "Salto de Fé", quatro deles foram destruídos.
- Historicamente, a Fonte da Juventude é uma fonte que, segundo diversas lendas, possui águas capazes de rejuvenescer a pessoa que bebê-las.
Referências
- ↑
- ↑
- ↑ "Al Sah-him"
- ↑ "Nanda Parbat"
- ↑ "O Mágico"
- ↑
- ↑ "A Guilda Thanatos"
- ↑ "Confissões"
0 Comentários