(UnB - 1997) Probabilidade Uma secretária datilografa quatro cartas, destinadas a quatro pessoas diferentes, e escreve os endereços em quatro envelopes. Se ela colocar aleatoriamente as cartas nos envelopes, cada uma em um envelope diferente, então a probabilidade de apenas uma carta ser endereçada ao destinatário errado é de




(UnB - 1997) Probabilidade

Uma secretária datilografa quatro cartas, destinadas a quatro pessoas diferentes, e escreve os endereços em quatro envelopes. Se ela colocar aleatoriamente as cartas nos envelopes, cada uma em um envelope diferente, então a probabilidade de apenas uma carta ser endereçada ao destinatário errado é de 1/4?


Como sempre, probabilidade é dado pela razão 

P = casos favoráveis/casos possíveis.

A quantidade de casos possíveis é a quantidade de maneiras que a secretária tem de colocar as cartas dentro dos envelopes.
A primeira carta pode ser colocada em qualquer um dos quatro envelopes. A segunda só poderá ser colocada em um dos três restantes. A terceira poderá ser colocada em um dos dois que sobraram e a última só poderá ser colocada no último envelope. Pelo Princípio Fundamental da Contagem, podemos dizer que a quantidade de casos possíveis é:

Casos possíveis=4321=24

A quantidade de casos favoráveis é a quantidade de maneiras de endereçar apenas uma carta ao destinatário errado. Ou seja, temos 4 diferentes maneiras de errar um destinatário, ou erramos o primeiro e acertamos os outros três, ou erramos o segundo, ou erramos o terceiro ou erramos o quarto. Ou seja, a probabilidade é 4/24=1/6 = 16,666...%

 

 


Postar um comentário

0 Comentários