O que acontece com seu corpo quando você come gengibre todos os dias


Gengibre: para que serve, como usar (e 5 dúvidas comuns)





O gengibre é uma raiz comestível que, quando adicionada na dieta, pode trazer vários benefícios para a saúde, desde ajudar a emagrecer até tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriados, colesterol alto, pressão alta, tosse e problemas de circulação sanguínea, por exemplo.

Esta é uma planta medicinal que possui sabor apimentado e que, por isso, também pode ser usada para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal.

O nome científico gengibre é Zingiber officinalis e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve

As propriedades do gengibre incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.

Confira os principais benefícios do gengibre para a saúde.

Informação nutricional do gengibre

A tabela a seguir traz as informações nutricionais de 100 gramas de gengibre cru e 1 colher de chá de gengibre em pó:

ComponentesGengibre cru (100 g)Gengibre em pó (1 colher de chá)
Energia80 calorias6 calorias
Proteína1,82 g0,16 g
Gorduras totais0,75 g0,08 g
Carboidratos17,7 g1,29 g
Fibras2 g0,3 g
Potássio415 mg24 mg
Cálcio16 mg2 mg
Ferro0,6 mg0,36 mg
Sódio13 mg0 mg
Zinco0,34 mg0,07 mg
Vitamina C5 mg0 mg
Vitamina B60,16 mg0,011 mg
Ácido fólico11 µg0 µg

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelo gengibre incluem dores de estômago e sonolência, mas geralmente só ocorrem quando consumido em excesso.

O gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias. Além disso, pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.

Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por dia e por um intervalo máximo de 3 dias seguidos.

Como usar o gengibre

O gengibre é muitas vezes utilizado para a preparação de chá, no entanto, é um alimento bastante versátil que pode ser usado em diferentes tipos de preparações, incluindo na culinária, já que tem um sabor apimentado que ajuda a temperar a comida.

Para preparar o chá de gengibre deve-se colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 a 10 minutos. Outra forma de preparar o chá consiste em adicionar 1 colher (de sopa) de gengibre ralado em 180 mL de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois, em ambos os casos, é só coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia. Veja para que serve o chá de gengibre.

Receitas com gengibre 

O gengibre pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. A raiz picada fina ou ralada pode ser usada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais, por exemplo. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.

A seguir apresentamos algumas receitas saudáveis para utilizar o gengibre:

1. Suco de limão com gengibre e hortelã

Imagem ilustrativa número 4

Esta receita é fácil de preparar e pode ser uma boa opção para refrescar nos dias de maior calor.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cascas de limão;
  • 300 mL de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre com casca;
  • 1 xícara de chá de hortelã;
  • 150 mL de água morna;
  • 1200 mL de água fria.

Modo de preparo

Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente e a seguir bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.

2. Carne moída com molho de gengibre

Imagem ilustrativa número 5

Esta receita é simples, saborosa e pode ser usada para acompanhar o macarrão, como recheio de wraps ou pimentão assado, por exemplo.

Ingredientes

  • 500 g de carne moída;
  • 2 tomates maduros;
  • 1 cebola;
  • 1/2 pimentão vermelho;
  • Salsinha e cebolinho a gosto;
  • Gengibre moído à gosto;
  • 5 dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de azeite;
  • 300 mL de água.

Modo de preparo

Colocar o alho e a cebola numa panela, juntamente com um pouquinho de óleo ou azeite até dourar. Acrescentar a carne e deixar alourar por alguns minutos, mexendo sempre. Aos poucos, adicionar 150 ml de água e os outros ingredientes até a carne começar a cozinhar e a pegar gosto. Verificar se a carne está cozinhando bem e acrescentar a água restante, deixando no fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até a carne estar bem cozida.

3. Água de gengibre

A água de gengibre é ótima para conferir mais sabor à água, e também ajudar a emagrecer. Veja mais benefícios da água de gengibre.

Ingredientes

  • Gengibre fatiado;
  • 1 L de água.

Modo de preparo 

Fatiar o gengibre e adicionar em 1 litro de água, e deixar repousar toda a noite. Tomar durante o dia, sem adoçar. 

Outra forma de consumir o gengibre é na forma de chá, que também garante os benefícios os benefícios da raiz para a saúde. Veja no vídeo a seguir como preparar o chá de gengibre:

youtube image - Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

Dúvidas comuns sobre o gengibre

1. Comer gengibre faz mal?

Quando consumido em excesso, o gengibre pode causar dores de estômago em pessoas com estômago sensível, crianças, e também pode causar sonolência. 

2. Gengibre afina o sangue? 

Comer gengibre de forma regular pode ajudar a 'afinar' o sangue, sendo útil em caso de pressão alta, por exemplo, mas deve ser evitado por pessoas que tomam remédios anticoagulantes como a varfarina, porque pode aumentar o risco de hemorragias.

3. Gengibre aumenta a pressão? 

O gengibre não aumenta a pressão e pode, aliás, melhorar a pressão arterial. No entanto, pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre com orientação médica, pois pode interferir com o efeito do remédio. Entenda melhor como o gengibre influencia a pressão arterial.

4. Gengibre emagrece? 

A raiz de gengibre tem ação estimulante e, por isso, pode ajudar a aumentar o metabolismo e consequentemente o gasto energético do corpo, podendo ser útil para ajudar a emagrecer, especialmente se for acompanhado de uma dieta equilibrada e atividade física regular. 


Quais os benefícios de consumir gengibre?

Raiz pode ser utilizada em receitas, chás e sucos

 
Quais os benefícios de consumir gengibre?
Quais os benefícios de consumir gengibre?
 

Uma raiz muito conhecida e utilizada como tempero e de maneira medicinal é o gengibre. Mas o que nem todos conhecem são os seus inúmeros benefícios para a saúde. Além do sabor marcante e apimentado, ele é um grande aliado das dietas e pode ser facilmente  encontrado em mercados e feiras livres.

O gengibre tem ação analgésica, anti inflamatória, antioxidante, digestiva e termogênica, por isso auxilia na perda de peso, trata azias, enjoos e resfriados, alivia cólicas menstruais e dores musculares, combate infecções e protege contra úlceras. Além disso, também possui ação anticoagulante, prevenindo doenças cardiovasculares e, até mesmo, alguns tipos de câncer.

Pode ser consumido cru, batido com frutas (como abacaxi), em pó ou em chás (junto com a canela, por exemplo). É importante lembrar que, apesar dos benefícios, como qualquer outro alimento se consumido em excesso, pode fazer mal causando dores de estômago e sonolência.


Gingerol

Composto químico

Descrição

Gingerol, é o nome genérico dado a vários compostos, cujo representante principal é o 6-gingerol, encontrados no gengibre fresco. Quimicamente, pertence à classe de compostos fenólicos, bem como a capsaicina e da piperina, substâncias que dão à pimenta e à pimenta do reino seus respectivos temperos.


Postar um comentário

0 Comentários