ANGELOLOGIA | HIERARQUIA ANGELICAL | 8)ARCANJOS E 9) ANJOS

 Estilo Adoração





A diferença entre anjo e arcanjo

A palavra anjo significa literalmente “mensageiro”. De forma geral, essa palavra pode ser usada para designar todos os tipos de seres espirituais a serviço de Deus, pois em algum grau todos são seus mensageiros. Mesmo aqueles que parecem estar dedicados completamente à adoração celestial, servindo diretamente diante do trono de Deus, não deixam de ser mensageiros da glória e da majestade do Senhor.

Muitas vezes os anjos estiverem envolvidos com os assuntos da história da redenção na terra. Os textos bíblicos registram várias ocasiões em que os anjos serviram o povo de Deus como portadores da mensagem divina, ou como agentes de Deus na proteção dos crentes.

Sem dúvida o anjo mais conhecido da Bíblia que foi encarregado de transmitir a vontade de Deus aos homens, foi o anjo Gabriel. Mas Gabriel provavelmente também é um anjo de uma categoria elevada, pois ele é apresentado na Bíblia como um anjo que está constantemente na presença de Deus (Lucas 1:19).

Já a palavra arcanjo significa “anjo principal”. Então é fácil em entender que o arcanjo é um ser celestial que possui o mais elevado grau de autoridade e poder entre os anjos. A Bíblia nunca menciona a palavra arcanjo no plural, e apenas dá nome a um arcanjo: Miguel. Por isso muitos estudiosos defendem que Miguel é o único arcanjo que existe — embora a Bíblia não seja conclusiva sobre isso.

Seja Miguel o único arcanjo ou não, é correto entender que por mais que um arcanjo seja poderoso e influente, seu poder e autoridade provém de Deus. O arcanjo Miguel é descrito na Bíblia como o ser que lidera o exército dos anjos de Deus e também como protetor do povo de Deus, mas ele sempre age sob a soberania do Senhor (Judas 1:9; Apocalipse 12:7-9; cf. Daniel 12:1).

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

CURSO SEI - Abrindo um processo existente-AULA : 02-BLOCO: 02