#18 - FUTEBOL DE TRAVINHA - MODALIDADE ESPORTIVA (TRAVINHA, MIRIM, GOLZINHO)


REGRAS DO FUTEBOL DE TRAVINHA (ZOEIRA)

1 - Os dois melhores não podem estar no mesmo lado. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.
2 - Ser escolhido por último é uma grande humilhação.
3 - Um time joga sem camisa.
4 - Os piores de cada lado ficam na zaga.
5 - O dono da bola joga no mesmo time do melhor jogador.
6 - Não tem juiz.
7 - As faltas são marcadas no grito: se vc foi atingido, grite como se tivesse quebrado uma perna e conseguirás a falta.
8 - Se você está no lance e a bola sai pela lateral, grite "nossa" e pegue a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplica a "escanteio").
9 - Lesões como destampar o dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras são normais.
10 - Quem chuta a bola pra longe tem que buscar.
11 - Lances polêmicos são resolvidos no grito ou, se for o caso, no tapa.
12 - Se passar uma garota bonita, a partida para pra todo mundo olhar e ainda assobia
13 - se tiver valendo coca cola a partida fica mais disputada que a Libertadores
14 - A partida acaba quando todos estão cansados, quando anoitece, ou quando a mãe do dono da bola manda ele ir pra casa.
15 - Mesmo que esteja 15 x 0, a partida acaba com "quem faz, ganha".


Já existe uma Confederação Brasileira de Futebol de Travinha. Sim, é vero!

A entidade oficializou o jogo das traves pequenas, que é tradição por todo o Brasil

AFC
A Confederação Brasileira de Futebol de Travinha tem sede em João Pessoa (Foto: Divulgação)
A Confederação Brasileira de Futebol de Travinha tem sede em João Pessoa (Foto: Divulgação)

Travinha é coisa séria. Bem, desde 2015 é sim. O jogo de futebol disputado com traves pequenas – tradicional em campinhos, quadras e praias Brasil afora – agora é uma modalidade oficial. Graças ao surgimento da Confederação Brasileira de Futebol de Travinha (CBFT), fundada em João Pessoa.

É a primeira confederação do gênero no mundo. No Brasil, a entidade já promoveu a criação de cinco federações estaduais (PB, CE, RN, SP e ES) e, no momento, articula mais cinco (PE, BA, RJ, MG e DF). “Está em projeto a realização do 1º Campeonato Brasileiro de Travinha”, adianta Valmir Júnior, secretário-geral da CBFT.










Entusiasta da travinha, o dirigente pesquisou por nove anos, até verificar que a modalidade não possuía registro. “Preparei tudo: regras, estatuto e ata de fundação”, conta o paraibano de 46 anos, que já sonha alto, com a realização de mundial da modalidade e a participação em Olimpíadas. “Futuramente, quem sabe”.

No livro de regras da CBFT, o jogo é disputado numa quadra de 42m de comprimento por 30m de largura, com traves verticais de 1,20m por 1m. Não há goleiro, e os times são compostos por cinco jogadores cada, além de cinco reservas. A duração da partida é de dois tempos de 20 minutos.

A confederação incorpora um dos nomes pelos quais o jogo é conhecido no Brasil. Conforme apurou o Verminosos por Futebol com ajuda de leitores, travinha é um termo usado em pelo menos oito estados, incluindo a sede da entidade (PB, CE, PI, BA, AL, PA, TO e ES).

O jogo é disputado numa quadra de 42m de comprimento por 30m de largura (Foto: Divulgação)
O jogo é disputado numa quadra de 42m de comprimento por 30m de largura (Foto: Divulgação)

Outros nomes

Além de travinha, o jogo também é conhecido como golzinho (RJ, SP, MG, ES, GO, DF, RS, BA e PI), gol caixote (SP), gol caixão (SP), golzinho de praia (MG), chinelim (MG), barrinha (PE), mirim (RN), goleirinha (RS), cacetinho (RS), travinha fechada (SC), furingo (ES) e arinha (estados do Norte).

Muitos nomes, mas só um caberia na sigla da entidade. “As pessoas de diferentes estados com quem a gente conversou não viram problema na escolha do nome travinha”, garante Valmir. Agora, ele se movimenta para conseguir uma audiência com o Ministério do Esporte para apresentar a nova modalidade. “Em João Pessoa, já tivemos o reconhecimento como Utilidade Pública Municipal”.

“As pessoas de diferentes estados com quem a gente conversou não viram problema na escolha do nome travinha”. (Valmir Júnior, secretário-geral da confederação)

Se você também é fã de travinha e deseja liderar uma federação em seu estado, a CBFT está interessada na sua difusão. “Quanto mais campeonatos estaduais tivermos, mais forte será a modalidade”, destaca o dirigente. “Para se juntar a gente, basta entrar em contato, e solicitar orientação, ata e estatuto”, reforça. Como se vê, a coisa é séria mesmo.

Serviço:

Confederação Brasileira de Futebol de Travinha (CBFT)



https://www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/ja-existe-uma-confederacao-brasileira-de-futebol-de-travinha-sim-e-vero/#:~:text=No%20livro%20de%20regras%20da,dois%20tempos%20de%2020%20minutos.


Fone: (83) 98875-1750 (Oi) e 99860-2025 (Tim)





1 Regras Oficiais de Futebol de Travinha. Elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol de Travinha. 

Direitos Reservados. Reprodução ou tradução completa ou parcial somente com autorização expressa da CBFT. 

Publicado pela Federação Paraibana de Futebol de Travinha. 

Fundada em 05 de fevereiro de A CBFT, vem pelo presente instrumento, fruto de consciente esforço e divulgação e incremento das práticas desportivas e regendo-se pelos princípios constitucionais de liberdade que amparam a prática de esportes, apresentar o livro de regras. Elas foram criadas e elaboradas pela Comissão Nacional de Regras e Arbitragem, discutidas com representantes de vários Estados. Na Paraíba, realizou-se um congresso com os principais dirigentes desta modalidade. Estas regras serão usadas nas competições oficiais das Federações filiadas à CBFT, de nível regional, nacional e internacional.

2 REGRAS ELABORADAS PELO CONSELHO DISCIPLINAR DA CBFT CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE TRAVINHA 

Presidente: Fernando Antonio Borges de Souza 

Secretário Geral e Finanças: Valmir Junior da Silva Diretor Nacional de Arbitragem: Carlito Severino de Oliveira Neto 

PREFÁCIO A confederação Brasileira de Futebol de Travinha sente-se orgulhosa em apresentar o Livro de Regras do Futebol de Travinha, contendo a mais atualizada versão das regras deste esporte, válida por período indeterminado. As regras do Futebol de Travinha traduzem as combinações de princípios do futebol tradicional com conceitos pioneiros de marketing esportivo e televisivo, contribuindo para tornar os jogos mais rápidos e bonitos, com constantes lances de emoção que atraem o espectador. O seu formato enxuto de dois tempos de 20 minutos, número ilimitado de substituições, faltas diretas sem barreira no meio do campo e tiro lateral podendo ser cobrado com os pés, fazem do esporte um produto dinâmico também para a cobertura televisiva. A inibição de faltas e a exclusão do carrinho nas regras, objetivos tornar o jogo mais seguro e valorizar o talento, proporcionando menos risco de lesão aos atletas. Entre os esportes coletivos de contato, o futebol de travinha caracteriza-se como um dos mais seguros.

3 A publicação destas regras ajuda a difundir entre o público, jogadores, técnicos, dirigentes e árbitros, os conceitos de FUTEBOL DE TRAVINHA. A grande atração desta modalidade de esporte é sem dúvida o Espírito Disciplinador (jogo limpo). A CBFT preocupada em diminuir a violência no futebol, introduziram nas regras, punições rígidas, inibindo os atletas a cometerem faltas violentas, além de controlar o comportamento das torcidas nas arquibancadas. As regras desta modalidade somente poderão serem alteradas pela Confederação Brasileira de Futebol de Travinha e CONAR. 

BREVE HISTÓRICO 

Inspirado no sucesso do futebol de travinha em todo o Brasil e baseado em contatos e estudos com profissionais do meio esportivo de outros Estados, a direção da FBFT incentivou a criação de federações pelo Brasil e posteriormente a criação da Confederação Brasileira de Futebol de Travinha. A proposta fundamenta a unificação das regras desta modalidade de esporte no Brasil, ajustadas e adaptadas de acordo com a vontade de atletas e admiradores de várias regiões, com regras próprias e nova filosofia. 

O Futebol de Travinha é um esporte genuinamente brasileiro, criado e desenvolvido no Brasil e fala a linguagem de seu povo. Sua prática, competições e eventos podem acontecem em praças, parques, colégios e praias, sobretudo em grandes centros urbanos. Está ao alcance de todas as camadas sociais. O Futebol de Travinha é sucesso desde o seu surgimento, levando milhares de espectadores para as arenas, sempre de forma espontânea. A CBFT através de sua federações, pretende estimular as competições regionais e as categorias de base, fazendo com que este esporte se fortaleça nos Estados Federados. 

REGRAS OFICIAIS. 

ART.1. OBJETIVO DO JOGO

4 . Nas disputas deverão prevalecer sempre o Espírito Disciplinador de equipe, amizade e competição saudável.. 


ART.2. ÁREA DE JOGO. A área de jogo inclui a quadra e a zona livre (vide diagrama no final) INCLUIR DO DIAGRAMA Dimensões da Quadra de Jogo A quadra de jogo é retangular, medindo 30m de largura por 42m de comprimento circundado por uma zona livre de no mínimo 2m de largura. A quadra delimitada por 4 (quatro) linhas demarcatórias fitas de 10cm de largura em cores contrastantes com a areia ou gramado, formando as duas laterais e áreas de fundo Áreas de Pênalti Quatro bandeirolas são colocadas na zona livre a 3m de cada canto para delimitar as áreas de pênalti, formando as linhas imaginárias. A posição de cobrança de penalidade máxima é no centro destas linhas imaginárias Área de canto: São delimitadas por bandeirolas retangulares Meio de Quadra São delimitadas por bandeirolas colocadas no centro da quadra e na zona livre. OBS: As bandeirolas deverão ser retangulares, não ultrapassando as medidas de 30cm X 50cm. Os mastros deverão ser de material que não cause lesão ao atleta, medindo entre 1m e 1,30m acima da areia As traves de metas(sem goleiro): São colocados no centro de cada linha de fundo, formados por 2(duas) traves verticais distante 1.20m entre si (medidos por dentro) e ligados por uma barra horizontal(travessão) cuja face inferior fica a 1,00m do solo Bola: Deverá ser aprovada pela CBFT, podendo ou não ser exclusiva da modalidade. Seu peso não poderá ser superior a 4ro e inferior a 410g.. 

ART.3. FORMAÇÃO DAS EQUIPES:. O jogo é disputado entre duas equipes, com cinco jogadores cada. São permitidos 5(cinco) reservas, ficando comunicado que esta modalidade não tem goleiro. - A equipe que ficar por um motivo qualquer inferiorizada à 2(dois) jogadores estará com numero insuficiente para a disputa da mesma.

5 . 

3.1 Não há limite de substituição e o atleta que sair, poderá retornar ao jogo. Na substituição, não é necessário avisar o árbitro. O jogo não é interrompido Substituição: Deverá ocorrer na zona de substituição, localizada no centro da quadra. 

O substituto deverá entrar na quadra após a saída do jogador substituído, e a passagem da placa de TROCA Em caso de descumprimento do item 

3.2:. 

a) Entrar indevidamente e não tocar na bola será advertido com a aplicação do Cartão Amarelo;. 

b) Entrar indevidamente e tocar na bola - será advertido com a aplicação do Cartão Amarelo e sua equipe será penalizada com a cobrança de tiro livre direto do centro da quadra Para que a partida tenha inicio, ambas as equipes têm que apresentar na quadra um mínimo de 4(quatro) jogadores devidamente identificados em súmula O número de jogadores em uma equipe pode ser completado em qualquer momento da partida Comissão Técnica e atletas suplentes Durante a partida deverão permanecer sentados na área reservada. Apenas o técnico poderá permanecer de pé dentro da mesma Nenhum integrante do banco de reservas poderá manifestar-se em relação as decisões da arbitragem, caso isso aconteça, o atleta em questão poderá ser punido com os cartões em sequencia, Amarelo, Azul e Vermelho.. 

ART.4. BOLA EM JOGO E O GOL: A bola estará fora de jogo quando cruzar totalmente as linhas demarcatórias, que pelo solo um pelo ar Um gol será válido quando a bola ultrapassar por inteiro a linha do gol, no ar ou no solo.. 

ART.5 EQUIPE DE ARBITRAGEM. 

5.1 A equipe de arbitragem é composta por 2 árbitros de linha e um delegado, um cronometrista e um anotador.

6 . 5.2 Os árbitros dirigem a partida do inicio ao fim posicionando-se dentro da quadra. Eles dividem a quadra em duas áreas de atuação delimitadas por uma linha imaginária correspondendo a uma das diagonais de campo. A atuação e colocação do delegado poderá ser eventual e este atuar dentro ou fora da quadra Durante a partida, as decisões dos árbitros são definitivas. São eles que determinam, antes ou durante, se a área de jogo e as circunstâncias obedecem as condições necessárias para a realização da partida Quando os dois árbitros apitam uma infração ás regras, mas têm opiniões diferentes quanto a equipe a ser penalizada, ou a qual sanção será ordenada, os mesmos poderão recorrer ao delegado para a correção da regra e definição do lance O cronometrista é responsável por controlar o tempo de jogo, devendo acioná-lo ao apito inicial. Deverá sinalizar através de apito ou buzina de ar o término de cada tempo regulamentar de 20(vinte) minutos. Em caso de contusão do jogador e a pedido de um árbitro, deverá interromper o cronômetro e reiniciá-lo ao apito do mesmo O anotador deve observar se o substituto tem a placa de substituição na mão e acima da altura da cabeça e sinalizar ao árbitro, e se perceber a substituição irregular, manda voltar, mas em caso de perceber que o movimento tornou-se proposital, visando ganhar tempo ou dificultar no desenvolvimento da partida, a equipe (jogador em questão) devera(ão) ser punidos, em sequencia, Amarelo, Azul e Vermelho(atleta), e equipe, TLI e depois TLD Quem encerra cada tempo regulamentar é o cronometrista. Aos árbitros caberá, ao ouvir o apito ou buzina de ar, apitar e oficializar o final do tempo regulamentar..

5.8 O Gol DIRETO da saída de bola no inicio em cada um dos tempos, É VALIDO..

5.9 O jogador de defesa não poderá ficar dentro da zona de 3 metros, por mais de (cinco) segundos quando a equipe adversária estiver com a bola em sua metade da quadra; sob pena de na terceira vez que tal fato seja observado pela arbitragem, o jogador, como também sua equipe serão punidos: As 2 primeiras vezes com arremesso lateral, e a partir da terceira, com TLI; se um determinado atleta insistir em cometer determinada infração por mais de 2 vezes, o mesmo será punido com, Amarelo, Azul e Vermelho.

7 A sinalização do árbitro para tal atitude será, a mão esquerda aberta espalmada para baixo, com a direita fechada sobre ela, sempre que tal infração seja cometida o arbitro deverá sinalizar avisando para a mesa, que anotará a infração e comunicará ao árbitro o numero do infrator.. Parágrafo Único Como exceção, se a bola já tiver sido chutada, o árbitro deverá esperar a conclusão do lance que ocorreu antes do aviso sonoro, para dar por encerrado o período ou a partida. Além disso, se for necessária a cobrança de um tiro livre ou penalidade máxima que tiver ocorrido antes do aviso sonoro do cronometrista, ela deverá ser concluída antes que o jogo ou período seja encerrado oficialmente. 

OBS: Qualquer atleta que se abaixar, deitar ou colocar as mãos dentro da área limita, automaticamente tiro livre direto no meio do campo.. 

ART.6 EQUIPAMENTO DE JOGADORES. É terminantemente proibido o uso de calçados ou qualquer equipamento ou acessório semelhante. Quando autorizados pelos árbitros, os jogadores poderão usar meias e/ou tornozeleiras elásticas.. É terminantemente proibido o uso de brincos, piercings, colares, anéis, pulseiras e todo e qualquer material que parecer à arbitragem nocivo e possível de oferecer perigo de machucar adversários ou mesmo companheiros O uniforme dos jogadores consiste de camisas e calções. Os jogadores de uma mesma equipe devem usar uniforme com o mesmo padrão e cor, e com número de identificação nas camisas de fácil leitura No caso de ambas equipes apresentarem-se para o jogo com uniformes de cores iguais ou semelhantes, a que estiver relacionada a esquerda da tabela dos jogos deverá fazer a trocar do mesmo, visando facilitar o trabalho dos árbitros.. Parágrafo Único A numeração do uniforme das equipes, esta liberada.. 

ART.7 INICIO, DURAÇÃO DE MANEIRA DE VENCER O JOGO:. No inicio do jogo, a escolha do lado do campo e posse de bola será feita através de sorteio efetuado pelo 1º árbitro da presença dos capitães das duas equipes. A equipe que vencer o sorteio tem a opção da escolha do lado do campo, quadra ou do pontapé inicial, ficando a perdedora com a opção remanescente. O pontapé

8 inicial será efetuado no centro da quadra/campo mediante a autorização do árbitro e após a bola ser movimentada e passada para outro jogador de sua equipe, tanto para a frente como para traz. Os jogadores da equipe adversária deverão estar, no mínimo, a quatro metros da bola..

7.1 Tempo de Jogo: O jogo tem (dois) períodos de 20(vinte) minutos de tempo corrido. As equipes terão 10(dez) minutos para a troca de campo nos intervalos, alternando o pontapé inicial..

7.2 As partidas poderão terminar com a vitória por uma das equipes ou empatadas..

7.3 Nas partidas que forem necessários a definição de uma equipe vencedora, haverá a cobrança de penalidades máximas alternadas até sair um vencedor. Não havendo vencedor na primeira série, serão cobrado 1 pênalti alternados por equipe até sair o vencedor..

7.4 As penalidades poderão ser cobradas por qualquer integrante da equipe desde que esteja relacionado na súmula do jogo. Se necessário, um jogador somente poderá cobrar novamente tiros livres da marca do pênalti após todos os outros colegas terem batidos As partidas vencidas por WO Valerão 3 pontos na classificação, não sendo computado saldo de gols..

7.6 As faltas diretas TLD, deverão ser quantificadas e devidamente anotadas pelos árbitros e pela mesa, a quarta e quinta faltas deverão ser notificadas às equipes envolvidas, porque à partir da sexta falta, serão cobradas contra a equipe infratora TLDs, do meio do campo de jogo, ou seja da sexta falta em diante, em cada tempo, toda falta será cobrada de forma direta para o gol, caso a falta beneficie a equipe em sua defasa, poderá ser cobrada no local ou no meio do campo observar a formação do cone, caso a falta seja cometida no campo de ataque, a cobrança voltará ao meio da quadra. Na efetuação da quinta falta o(s) árbitro(s), deverá(ão), avisar com a devida sinalização de 5ª falta. Às faltas TLD, serão zeradas para o 2º tempo.. 

ART.8 TIRO LIVRE DIRETO E INDIRETO: 

Direto: Nos tiros diretos, todos os atletas deverão postar-se fora da área obedecendo a linha do cone, entre a linha da bola e as duas(vide diagrama no final) até a execução da falta. O jogador poderá usar os pés ou a bola para a

9 acomodação da areia no terreno. A cobrança deverá ser executada no máximo em 5 (cinco) segundos. Excedendo este tempo reverterá a cobrança com lateral. A arbitragem deverá abrir os 5(cinco) segundos.. Indireto: Caso a equipe preferir a cobrança indireta, poderá cobrar do local em dois toques..

8.2 Se a bola for jogada diretamente contra seu próprio gol, na cobrança dos tiros livres ou reinicio de jogo, de forma direta, não será gol, será cobrado escanteio pelo adversário, mas no caso de atingir qualquer jogador e entrar, será gol legal.

8.3 O jogador que efetuar a cobrança de um tiro livre (direto ou indireto), pênalti, arremesso de lateral, tiro de canto ou tiro de meta, não poderá tocar duas vezes consecutivas na bola. Se infringir esta regra, será cobrado um tiro direto..

8.4 Faltas recebidas na quadra de defesa do infrator Serão cobradas do local da infração..

8.5 Faltas recebidas na quadra de ataque do infrator poderão ser cobradas no local da infração com tiro indireto ou no centro da quadra com tiro direto após a autorização do árbitro..

8.6 Após a execução do tiro livre, a bola não poderá ser tocada, quando sua trajetória estiver dentro do ângulo formado pelo local da cobrança e as traves do gol, exceto se a mesma tocar no solo. Os atletas não poderão invadir o cone antes da trajetória da bola..

8.7 Havendo irregularidade na cobrança de tiro livre, os infratores sofrerão as seguintes penalidades:.

Equipe infratora: 


Invadir a área e o Cone 

O atleta invasor será penalizado com o cartão amarelo. Na reincidência da equipe, o infrator receberá o cartão azul; 

Tocar na bola dentro do cone A falta será cobrada no local da infração e o atleta receberá cartão amarelo..


Equipe executora:.

Invadir a área e o cone reverterá a falta com a cobrança de lateral do local mais próximo da infração.

10 .

ART.9 PENALIDADE MÁXIMA:.

A penalidade máxima será marcada quando a infração for cometida dentro da área de pênalti da equipe infratora. A cobrança será efetuada no meio do campo, centro do gol através de um tiro livre direto e movimento continuo..

9.1 Nas decisões por pênaltis todos os atletas relacionados em súmula poderão executar as cobranças..

9.2 Na penalidade máxima, A cobrança será efetuada no meio do campo, centro do gol através de um tiro livre direto e movimento continuo..

9.3 Havendo irregularidade na cobrança de uma penalidade máxima, ocorrerá o seguinte:.

a) se a irregularidade for cometida pela equipe que está executando a cobrança e for consignado o gol, ela será repetida..

b) se a irregularidade for cometida pela equipe infratora e o gol for consignado, ele será válido..

c) se a irregularidade for cometida pela equipe infratora e o gol não acontecer, a cobrança será repetida..

art.10 TIRO DE META E REPOSIÇÃO DE BOLA EM JOGO:.

Quando um dos jogadores da equipe atacante tocar a bola pela linha de fundo, o jogador deverá iniciar a partida da sua área, tendo 5 (cinco) segundos para isso. Se o jogador atrasar a reposição da bola em jogo, sua equipe será penalizada com a cobrança de lateral na linha no meio do campo Não poderá ser consignado um gol diretamente da cobrança de tiro de meta, nem lateral, o gol direto é valido, da saída da bola no centro e da cobrança do tiro de canto (escanteio) Cada equipe terá direito em cada tempo de jogo, á um pedido de tempo, que deverá ser solicitado ao(s) árbitro(os) e ao mesário, pelo capitão da equipe ou pelo treinador: tal tempo terá á duração de 1(um) minuto, e será concedido á equipe solicitante somente quando á mesma estiver com a posse da bola..

art.11 TIRO DE CANTO:

11 .O tiro de canto ocorrerá quando um jogador tocar a bola pela linha de fundo de seu campo de defesa. O tiro de canto será cobrado com os pés e o local de cobrança será dentro do campo, no máximo, 0,5cm da bandeirinha com a trave do gol. Os jogadores adversários deverão estar no mínimo 5m do local da cobrança. Um gol poderá ser consignado diretamente de um tiro de canto..

obs.: O jogador que não cobrar o tiro do canto em até 5 (cinco) segundos após ter colocado a bola no local de cobrança, haverá reversão de escanteio para tiro de meta..

art.12 LATERAL:.O lateral ocorrerá quando um jogador tocar a bola pela linha lateral que delimita o campo O jogo recomeça do ponto onde a bola saiu e o lateral poderá ser cobrado com as mãos ou os pés. Se decidir usar os pés, quando a bola for colocada no solo, não poderá mais ser tocada com as mãos Da cobrança de um lateral não poderá ser consignado um gol diretamente, sem que a bola toque em algum atleta de linha. A cobrança deverá ser efetuada atrás da linha lateral. Excedendo o tempo e 5 seg. na lateral, reversão p/ adversário Os jogadores adversários deverão estar no mínimo 4m do local da cobrança, a arbitragem deverá entrar em quadra e marcar a distancia O jogador não poderá cobrar o arremesso lateral, sem antes entrar no campo de jogo, sob pena de tomar cartão amarelo, e caso já tenha cartão ser até mesmo excluído ou expulso..

art.13 COBRANÇAS DE FALTAS: Qualquer atleta poderá bater as faltas, desde que esteja na quadra no momento da infração..

art.14 INFRAÇÕES PASSÍVEIS DE CARTÃO:.

a) Agredir tentar agredir ou cuspir no adversário, ofender com palavras qualquer participante do jogo, Comitê Organizador do evento ou público. 

Por infringir este item o jogador deverá ser expulso do campo de jogo e sofrerá punições adicionais

12 como advertências e ou eliminação da competição, de acordo com o relatório do jogo, agir de forma desonesta (para seu benefício e de sua equipe)..

b) Em nenhuma hipótese será admitida a jogada caracterizada como carrinho procedimento em que o jogador se projeta com os pés em direção à bola ou adversário..

c) Atitude Ante desportiva Situação em que o atleta tem a nítida intenção de praticar o ante jogo (chutar intencionalmente a bola para fora da quadra / campo por várias vezes). A equipe será penalizada com a cobrança de lateral para a equipe adversária e o atleta infrator receberá cartão amarelo. Na reincidência da infração, praticado por qualquer atleta, o mesmo receberá o cartão Azul..

d) Preservação do Talento Deve-se sempre valorizar a habilidade, a ginga e o talento do atleta, podendo o mesmo aplicar sua habilidade na disputa com o adversário. 

Em caso de falta violenta por parte do adversário, o árbitro aplicará o cartão azul ou vermelho árbitro dará um cartão amarelo, azul ou vermelho quando o jogador:.

a) Infringir as Regras do jogo..

b) Cometer uma falta grave assim interpretada pelo árbitro..

c) Demonstrar de forma agressiva por ato ou palavras, discordância das decisões do árbitro e apresentar conduta antidesportiva..

d) Agir de forma fraudulenta, tentando induzir o árbitro ao erro..

art.15 CARTÕES DISCIPLINARES:.

Amarelo  - Advertência.

Azul - Substituição o atleta é substituído podendo entrar outro em seu lugar..

Vermelho Expulsão o atleta estará automaticamente eliminado da competição e não poderá ser substituído. O atleta infrator será posteriormente julgado pelo Conselho Disciplinar de cada entidade Cartões para comissão técnica e atletas suplentes Aplica-se apenas os cartões Azul e Vermelho..

ART.16 AGRESSÃO FÍSICA: Consumada aos árbitros, cronometrista, dirigentes, atletas ou membros do Comitê Organizador, mesmo após o

13 encerramento da partida e devidamente comprovada, será punida com a exclusão automática do torneio, independentemente de qualquer outra sanção a ser efetivada pelo Conselho Disciplinar..

ART.17 O JOGADOR OU MEMBRO DA COMISSÃO TÉCNICA: Da equipe que for expulso do banco de suplentes não poderá permanecer dentro da área de jogo onde é realizada a partida, nem mesmo nas proximidades, bem como não poderá orientar seus atletas sob pena ser encaminhado para análise do conselho.. 

Parágrafo Único: O futebol é um esporte coletivo de solidariedade. A equipe é responsável por seu atleta e sua torcida. Atos de indisciplina que venha de encontro com os princípios do futebol de travinha, de respeito, lealdade e integração, seja por integrante da equipe ou torcedor, a equipe poderá sofrer sanções do Conselho Disciplinar..

ART.18 A EQUIPE QUE ABANDONAR O JOGO: Por qualquer motivo e esteja perdendo por uma diferença de 3 ou mais gols, será mantido o escore como final. Caso o escore for qualquer outro, a equipe que permanecer na quadra / campo será a vencedora pelo escore de 3x0, independente de outras ações que venham a ser aplicadas pelo Conselho Disciplinar..

ART.19 AÇÃO DOS ATLETAS:.

a) Na cobrança de tiro de meta, em qualquer parte da quadra / campo no seu lado;.

b) Nenhum atleta poderá reter a bola dentro de sua área por mais de 5 segundos, tanto na execução do tiro e ou arremesso de meta. Após este tempo, será lateral para a equipe adversária ao lado da bandeirola da divisão, meio do centro..

art.20 O PRESENTE LIVRO DE REGRAS: É irretratável e irrevogável. Os casos omissos serão julgados pela CONAR(Comissão Nacional de Regras e Arbitragem). 

AS FUNÇÕES NOMINATIVAS EM JOGOS OFICIAIS:.. 

ARBITROS: Podendo ser em número de 2(dois) ou 3(três). Cabe aos árbitros dirigir as partidas dentro das regras do jogo, agindo sempre com total imparcialidade e honestidade. Na súmula deverá obrigatoriamente constar o número de árbitros que atuarão no jogo.

14 CRONOMETRISTAS/ ANOTADORES: Compete ao cronometrista e/ou anotador, controlar o cronômetro que marca o tempo da partida e a súmula do jogo. Deve conferir a numeração dos atletas, os componentes do banco de suplentes, substituições e manter a ordem nos bancos. 

DELEGADO: Um dos cargos de maior confiança da Confederação. Compete ao delegado supervisionar a partida, dentro e fora da quadra/campo do jogo. Deverá estar devidamente uniformizado, portando todos os acessórios de um árbitro. Terá amplos poderes de intervir no jogo, adentrar na quadra, atuar de igual aos árbitros principais e auxiliar, interromper ou encerrar a partida, advertir e expulsar integrantes do banco de reservas, decretar o WO, dirimir dúvidas na regra. 

SUPERVISOR: Tem a função de coordenar o evento. É o responsável por dirimir dúvidas em relação ao regulamento da competição vigente. Compete ao supervisor definir as escalas dos árbitros na rodada, documentação das equipes controle da arena, segurança, conferência das súmulas, coordenação do pessoal de apoio e demais itens. O supervisor tem poderes de agir e responder em nome da Confederação/Federação. 

MESA CONFERENCISTA: É responsável pela identificação e preenchimento da súmula. Tem a função de conferir a documentação dos atletas e dirigentes, verificar os suspensos e entregar a súmula em tempo hábil ao anotador. Também tem o dever de conferir a súmula do jogo realizado (se está devidamente preenchida relatada e assinada pelos árbitros do jogo). 

CONAR (CONSELHO NACIONAL DE ARBITRAGEM) João Pessoa, 05 de fevereiro de Fernando Antonio Borges de Souza - CPF nº Presidente da Confederação de Futebol de Travinha Valmir Junior da Silva - CPF n º Secretário Geral e Financeiro Carlito Severino de Oliveira Neto - CPF nº Diretor Nascional de Arbitragem

15 REQUERIMETO 

Ilmº Senhor Oficial do Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Capital. Eu, Fernando Antonio Borges de Souza, casado, Comerciante, portador da cédula de identidade nº SSP-DF e CPF nº , residente nesta Capital à Rua Raul Henrique de Sá, s/nº Tambiá CEP: João Pessoa-PB. Representante legal da Confederação Brasileira de Futebol de Travinha, denominada pela sigla (CBFT), como sede à Rua Terezinha de Oliveira Justo, 182 Funcionários IV João Pessoa-PB. 

Vem mui respeitosamente requerer a V. Sª o registro da Regras Oficiais de Futebol de Travinha Juntando para isso a documentação exigida por lei. João Pessoa, 16 de março de 201. Valmir Junior da Silva / Secretário Geral e Financeiro da CBFT CPF nº Contatos: (83) 

Oi / Tim Eu, CPF nº.. - Recebi em, / /2016 Horários: : : Ass:


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