Sansão | Personagem bíblico

 

Sansão

Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora




Sansão

Personagem bíblico
Por Dilva Frazão
Biblioteconomista e professora

Biografia de Sansão

Sansão foi um personagem bíblico da tribo de Dã, dotado de uma força sobre-humana que foi usada para salvar Israel do poder dos filisteus. Sansão foi juiz de Israel durante vinte anos no tempo dos filisteus.

Sansão nasceu em Israel na época em que seu povo vivia ameaçado pelos filisteus, um povo vindo do Mediterrâneo e que se fixou na costa Sul de Canaã, por volta de 1200 a.C. Seu pai chamado Manué pertencia a tribo de Dã. Sua mãe era estéril.

Segundo a Bíblia, no livro dos Juízes, o anjo de Javé apareceu à mulher e lhe disse: “Você é estéril e não tem filhos, mas ficará grávida e dará à luz um filho. É ele quem começará a salvar Israel do poder dos filisteus.” “A mulher deu à luz um filho e lhe deu o nome de Sansão”. (Juízes 13, 3-5-24).

O livro dos juízes descreve a vida das tribos que viviam em Israel. Sansão, da tribo de Dã, foi destinado por Javé para salvar o povo de Israel do poder dos filisteus e era dotado de uma força extraordinária. “Sansão desceu a Tamna. Chegando perto dos vinhedos, viu um leão que vinha rugindo ao seu encontro. O espírito de Javé desceu sobre Sansão, e ele, sem ter nada nas mãos, despedaçou o leão como se despedaça um cabrito.” (Juízes 14, 5-6). Sansão foi juiz em Israel durante vinte anos no tempo dos filisteus. (Juízes 15, 20).

Sansão e Dalila

Sansão se apaixonou por Dalila, uma filisteia do vale do Sorec.  Os chefes dos filisteus procuraram Dalila e lhe propuseram: “Seduza Sansão e descubra onde está a grande força dele e de que modo poderemos dominar, amarrar e prender. E cada um de nós dará mil e cem moedas de prata para você.”

Dalila tentou descobrir o segredo da força de Sansão e ele lhes disse: “Se me amarrarem com sete cordas de arco novas, eu perderei a minha força e ficarei como qualquer outro homem.” Dalila escondeu no quarto alguns homens. Amarrou Sansão, mas ele arrebentou as cordas. (Juízes 16, 5-6-7).

Dalila se queixou com Sansão: “Você caçoou de mim e mentiu”. Dalila insistiu e mais duas vezes Sansão a enganou. Então Dalila lhe disse: “Como você pode dizer que me ama se não confia em mim?” Sansão caiu no desespero e lhe contou que sua força estava no cabelo que nunca havia sido cortado.

Prisão e morte

Dalila sentiu que Sansão havia contado a verdade e chamou o chefe dos filisteus. Dalila fez Sansão dormir e cortou seu cabelo. Ao acordar tinha perdido toda sua força e os filisteus o agarraram, lhe furaram os olhos e  o levaram para Gaza. (Juízes 16, 10-15-17-19).

sansão
Sansão e Dalila (tela de Antoon van Dyck)

Sansão foi preso com duas correntes de bronze e ficou na prisão girando a pedra do moinho. Enquanto o cabelo que tinha sido cortado começou a crescer de novo. Os chefes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício ao deus Dagon e para festejar diziam: “Nosso deus nos entregou nosso inimigo Sansão! Aquele que devastou nossas terras e multiplicou nossos mortos.” (Juízes 16, 21-22-23).

Sansão foi levado para o templo que estava cheio de homens e mulheres e reunia todos os chefes dos filisteus. Sansão invocou Javé e tocou nas duas colunas centrais que sustentavam o templo e gritou: “Que eu morra junto com os filisteus”. Empurrou a coluna e o templo desabou sobre todos que ali se encontravam.

Sansão foi levado por seus parentes e enterrado entre Saraá e   Estaol, no túmulo de seu pai. (Juízes 16, 27-28-29-30-31).

 
Dilva Frazão
É bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.



O que significa o nome Sansão na Bíblia?

O nome "Sansão" deriva da palavra hebraica šemeš, que significa "sol", de modo que Sansão tinha o nome de Deus, que é chamado "sol e escudo" nos Salmos 84:11; e como Deus protegeu Israel, Sansão também o vigiou em sua geração, julgando o povo como Deus. Segundo o Talmude, a força de Sansão foi divinamente derivada.

Postar um comentário

0 Comentários