Séria | 24 frases que não estão na Bíblia e você não sabia - 1. O cair é do homem o levantar é de Deus

 

24 frases que não estão na Bíblia e você não sabia

Existem frases conhecidas no meio cristão os quais são frequentemente confundidos com versículos. Porém, nem todos os ditados populares no meio evangélico tem fundamento bíblico. Veja algumas frases famosos que não estão na Bíblia.



1. O cair é do homem o levantar é de Deus

Está frase é muito recorrente quando alguém visa justificar alguma falha, podemos encontrá-la até em canções gospel. Apesar de muito citada, a frase "o cair é do homem o levantar é de Deus" não se encontra na Bíblia. Algumas pessoas associam a frase ao versículo bíblico que se encontra em Salmos 145:14, veja:

O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.
(Salmos 145:14)

Neste caso, o Salmo refere-se a misericórdia divina. O levantar de Deus está diretamente relacionado ao arrependimento do homem. Por isso, a ideia de que Deus levanta o caído é equivocada. Deus levanta justamente aquele que está prostrado, que reconhece a queda e pede perdão.



Onde está na Bíblia "O cair é do homem o levantar é de Deus"?

O cair é do homem, o levantar é de Deus é uma expressão muito comum no meio cristão. Apesar de popular, este ditado não se encontra na Bíblia.

Este é um dos muitos ditos utilizados no meio evangélico que não é um versículo bíblico, mas é tido como tal. Devido ao seu uso constante, muitos acreditam de maneira equivocada, que esta frase se encontra nas Sagradas Escrituras.

Versículos similares a "O cair é do homem, o levantar é de Deus"

Existem alguns versículos similares, como:

"O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados".
- Salmos 145:14

Neste caso, o versículo se refere à misericórdia do Senhor para com aqueles que caíram, mas se arrependeram. Deus quer levantar todo aquele que se arrependeu dos seus pecados e vê nele a Salvação (Lucas 5:31-32).

Outro versículo relacionado ao ditado:

"pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade".
- Provérbios 24:16

Aqui vemos a realidade que justos também são suscetíveis a cair, tal como os descrentes. Ambos podem cair, mas o ímpio, por não crer no Deus misericordioso, não tem a quem recorrer, pois, nunca se arrependeu dos seus pecados (1 João 1:9Salmos 10:4 e Provérbios 11:7).

Apesar das semelhanças, o ditado na maioria das vezes é utilizado descontextualizado. Por isso, não há como dizer que a expressão está em plena concordância com os versículos relacionados.

"O cair é do homem, o levantar é de Deus" está errado?

De certa forma não. Mas infelizmente, este ditado popular é constantemente usado como forma de justificar o pecado. Em alguns contextos, a frase pode dar a impressão que Deus estaria consentindo com o pecado, o que está errado.

Apesar da limitação do homem, Deus não está indiferente aos nossos atos e quer que nos santifiquemos (1 Pedro 1:15-16).
Não existe uma licença para pecar, somente pelo fato de Deus levantar, perdoar ou reerguer os que caem.

A Bíblia sempre exorta aos filhos de Deus a serem fieis e firmes na força que vem de Deus:

O Senhor firma os passos do homem bom e se agrada do seu caminho;
se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão.
- Salmos 37:23-24

O próprio Deus ampara aos que são Seus, para que não caiam. Outra recomendação importante no Novo Testamento é para que os filhos de Deus tomem cuidado para não cair:

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
1 Coríntios 10:12

Devemos ter cuidado ao utilizar essa frase para não sermos mal interpretados. "O cair é do homem, o levantar é de Deus" pode ter se tornado uma frase conveniente para alguns que tentam justificar seus deslizes recorrentes. Mas suas afirmações, à luz da Bíblia, pode nos ensinar algumas lições importantes:

  • A natureza humana está inclinada à queda. De fato, somos pecadores desde o princípio, e sem Cristo, tendemos a cair.
  • Mesmo os justos são passíveis de errar, podendo cair, tal como os demais.
  • Deus levanta a todos os que se arrependem e se voltam para Ele de verdade.
  • Por mais que o homem tente se reerguer sozinho, sem a ajuda de Deus, não estará de pé por muito tempo.
  • O levantar de Deus virá para os arrependidos e dependentes do Senhor. Mesmo que caiam, serão sustentados pelas Suas mãos.

O levantar sempre vem do Senhor! Só através da graça de Deus fomos salvos, erguidos de uma vida de pecado e colocados num Reino de vida, luz e amor (Colossenses 1:13). Se a expressão for empregada relacionando o poder da graça de Deus, que levanta o homem e o liberta do pecado, não há nenhum problema utilizá-la (Romanos 8:1-4Romanos 6:22).

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

43 | CURSO SEI- Aprenda a Incluir um processo em Acompanhamento Especial no SEI -AULA :02-BLOCO:05