Mandrágora, o Mago (Mandrake)

 


Ei Quadrinhos Infantis! Wiki


Mandrake the Magician é uma história em quadrinhos de jornal sindicalizada, criada por Lee Falk (antes de criar O Fantasma ). Sua publicação começou em 11 de junho de 1934. Phil Davis logo assumiu o cargo de ilustrador da tira, enquanto Falk continuou a escrever o roteiro. A tira é distribuída pela King Features Syndicate .



Mandrágora, o Mago
center|thumb|Lee Falk e Phil Davis' Mandrake the Magician (30 de outubro de 1938)
informações de publicação
EditorKing Features Syndicate
Primeira aparência11 de junho de 1934
Criado porLee Falk
Informações na história
HabilidadesMago mestre
Tempo de 
vida prolongado
Intelecto de nível de gênio




Davis trabalhou na tira até sua morte em 1964, quando Falk recrutou o atual artista Fred Fredericks . Com a morte de Falk em 1999, Fredericks tornou-se escritor e artista. A tirinha de Sunday Mandrake terminou em 29 de dezembro de 2002. A tirinha agora apenas diária terminou no meio da história em 6 de julho de 2013, quando Fred Fredericks se aposentou e uma reimpressão de D220 "Pursuit of the Cobra" de 1995 começou em 8 de julho de 2013.

Personagens e história

Mandrake é um mágico cujo trabalho é baseado em uma técnica hipnótica incomumente rápida. Conforme observado nas legendas, quando Mandrake "gesticula hipnoticamente", seus súditos veem ilusões, e Mandrake usou essa técnica contra uma variedade de vilões, incluindo gangsters, cientistas malucos, extraterrestres e personagens de outras dimensões. Mandrake também possui poderes psíquicos e telecinéticos, pode se tornar invisível, mudar de forma e se teletransportar periodicamente. Seu chapéu, capa e varinha herdados de seu pai, Theron, possuem grandes propriedades mágicas que, com o tempo, Mandrake está descobrindo como usar.

Mandrake e o Mágico Fantasma em The Adventures of Patsy , de Mel Graff, são considerados pelos historiadores dos quadrinhos como os primeiros super -heróis dos quadrinhos. O historiador de quadrinhos Don Markstein escreve: "Dependendo de como você define o termo, o salvador recorrente de Patsy, The Phantom Magician, pode ter sido o primeiro super-herói dos quadrinhos ... Algumas pessoas dizem que Mandrake the Magician, que começou em 1934, foi o primeiro dos quadrinhos. Super heroi." [1] [2] [3]

Outros personagens

Apoio

Lothar é o melhor amigo de Mandrake e companheiro de combate ao crime. [4] Mandrake conheceu Lothar durante suas viagens pela África. Lothar era o "Príncipe das Sete Nações", uma poderosa federação de tribos da selva; mas desistiu de se tornar rei e, em vez disso, seguiu Mandrake em suas viagens pelo mundo. Lothar é frequentemente referido como "o homem mais forte do mundo", com exceção de Hojo - chef de Mandrake e chefe secreto da Inter Intel. Lothar é invulnerável a qualquer arma forjada pelo homem, imune ao calor, frio e possui a resistência de mil homens. Ele também não pode ser prejudicado por magia diretamente (raios de fogo, raios de força, encantamentos de feitiços). Ele pode levantar um elefante com uma mão facilmente.

Um dos primeiros heróis africanos de combate ao crime a aparecer nos quadrinhos, Lothar fez sua primeira aparição ao lado de Mandrake em 1934 na primeira tira diária. No começo, Lothar falava um inglês pobre e usava um fez , calças curtas e uma pele de leopardo. Quando o artista Fred Fredericks assumiu em 1965, Lothar falava inglês corretamente e suas roupas mudaram, embora ele frequentemente usasse camisas com padrões de pele de leopardo. [5]

Narda é a princesa da nação européia Cockaigne (governada por seu irmão Segrid). Ela fez sua primeira aparição na segunda história de Mandrake . Embora ela e Mandrake estivessem apaixonados um pelo outro, eles não se casaram até 1997, quando ocorreu uma extravagante cerimônia de casamento triplo - na casa de Mandrake em Xanadu, no país natal de Narda, Cockaigne, e no pai de Mandrake, Theron's College of Magic ( Collegium Magikos ) no Himalaia. . Narda aprendeu artes marciais com Hojo.

Theron é o diretor do Colégio de Magia (Collegium Magikos ) localizado no Himalaia. Theron tem centenas de anos e pode ser mantido vivo pelo Mind Crystal do qual ele é o guardião.

Hojo é o chef de Mandrake em sua casa em Xanadu e o chefe secreto da organização internacional de combate ao crime Inter-Intel, além de ser um excelente especialista em artes marciais. Como tal, ele usou a ajuda de Mandrake em muitos casos. O assistente de Hojo na Inter-Intel é Jed . Hojo conhece 6 idiomas.

O chefe de polícia se chama Bradley, mas é chamado principalmente de "chefe" e foi auxiliado por Mandrake em várias ocasiões. Ele criou o "SSD" (Silly Stuff Dept.) para casos absurdos e inacreditáveis ​​que só o Mandrake poderia resolver. Ele tem um filho, Cris.

Magnon é o amigo mais poderoso de Mandrake e o imperador da galáxia. Magnon e sua esposa Carola têm uma filha, Nardraka, que leva o nome de Mandrake e Narda e é sua afilhada.

Lenore é a meia-irmã mais nova de Mandrake. Ela é uma exploradora de renome mundial.

Karma é a namorada de Lothar, uma princesa africana que trabalha como modelo.

Xanadu , residência de alta tecnologia de Mandrake, inclui circuito interno de TV; uma estrada seccional que se divide ao meio; e portões verticais de ferro.


vilões

A Cobra é o inimigo mais maligno e perigoso de Mandrake, aparente desde o início da história. Em 1937, o Cobra foi aparentemente derrotado; mas voltou em 1965, usando uma máscara prateada ameaçadora. O principal objetivo do Cobra é adquirir um dos dois poderosos Cubos de Cristal que aumentam a energia mental. Estes são guardados por Mandrake e seu pai Theron. Mandrake descobriu que The Cobra era secretamente Luciphor , o filho mais velho de Theron e, portanto, meio-irmão de Mandrake. Anos depois, o Cobra abandonou sua máscara de prata porque seu rosto havia sido reconstruído por meio de cirurgia. Ele às vezes é acompanhado por seu assistente Ud .

Derek é irmão gêmeo de Mandrake, ele era semelhante a Mandrake na aparência, usava seus poderes mágicos (quase iguais aos de Mandrake) para alcançar satisfações pessoais de curto prazo. Mandrake tentou remover o conhecimento de magia de Derek; mas nunca teve sucesso total. Derek tem um filho, Eric (mãe desconhecida), que não deu sinais de seguir os passos de seu pai.

O Clay Camel , nome verdadeiro Saki , é um mestre do disfarce, capaz de imitar qualquer um e mudar sua aparência em segundos. Seu nome vem do símbolo que ele deixa nas cenas de seus crimes, um pequeno camelo feito de barro.

A Macaca de Bronze, filha do Camelo de Barro, com talento semelhante para disfarces.

Aleena, a Feiticeira, é uma ex-amiga de Mandrake do College of Magic, uma sedutora mimada e casada que usa seus poderes mágicos para seu próprio benefício. Ela às vezes tenta seduzir Mandrake; mas falha e depois disso tenta causar-lhe problemas.

8 é uma organização criminosa antiga e muito poderosa originária dos tempos medievais. Eles costumam incorporar o número 8 em seus crimes ou deixar o número 8 como uma marca. Eles são organizados como um polvo com oito braços (quartel-general) espalhados pelo mundo, e uma cabeça (o misterioso líder Octon , mostrado apenas como uma imagem ameaçadora na tela do computador). Ao longo dos anos, o Mandrake destrói seu quartel-general um por um. Em uma das histórias, o Octon de 8 é revelado como Cobra; mas o nome mais tarde se referiu a uma inteligência artificial empunhada por Ming, o Impiedoso , na série de televisão Defensores da Terra .

Ekardnam ('Mandrake' ao contrário) é o "gêmeo do mal" de Mandrake, que existe do outro lado do espelho. Como seu mundo (onde o governo é comandado pelo "Privado dos Exércitos" e os generais fazem trabalhos braçais), Ekardnam é exatamente o oposto e usa seu "mau-olhado" para fazer sua mágica.

O Deleter é um assassino contratado extraterrestre que "excluirá" qualquer pessoa por um preço, mas infligirá justiça a qualquer um que tentar enganá-lo com a taxa do contrato.

[[wikipedia:Image:Davismandrake.jpg|center|thumb|590px| Phil Davis desenhou a história em quadrinhos por três décadas.|]]

Revista em quadrinhos

Mandrake teve um papel de destaque em Magic Comics e Big Little Books das décadas de 1930 e 1940. A Dell Comics publicou uma edição de Mandrake the Magician em sua série de quadrinhos Four Color com vários personagens principais. A edição da Mandrake foi # 752 e contou com histórias originais de Stan Campell e escritas por Paul Newman.

Em 1966-67, a King Comics publicou dez edições de uma revista em quadrinhos Mandrake the Magician . A maioria das histórias eram remakes de histórias de tiras de jornais anteriores e apresentavam arte de André LeBlanc , Ray Bailey e outros. As histórias do Mandrake também funcionaram como recursos de backup em outros títulos do King.

A editora italiana Fratelli Spada produziu uma quantidade considerável de histórias em quadrinhos originais da Mandrake nas décadas de 1960 e 1970. Alguns deles foram até publicados na história em quadrinhos americana Mandrake mencionada acima.

A Marvel lançou uma minissérie Mandrake em 1995, escrita por Mike W. Barr e com arte pintada por Rob Ortaleza. No entanto, apenas duas das três edições planejadas foram publicadas.

Mandrake também teve grande sucesso em histórias em quadrinhos publicadas na Grã-Bretanha, Austrália, Brasil, Índia, França, Espanha, Itália, Iugoslávia, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Turquia e Suécia (embora no caso dos países nórdicos, na maioria das vezes como recurso de backup nas histórias em quadrinhos do Fantasma ). Mandrake é popular na Índia através da Indrajal Comics .

Mandrake aparece junto com o Fantasma em The Phantom Annual #2 , escrito por Mike Bullock e Kevin Grevioux e publicado pela Moonstone Books .

Paródias, homenagens e rip-offs

Mandrake the Magician inspirou vários outros personagens cômicos com poderes mágicos, incluindo Zatara , Kardak the Mystic Magician , Monako , Dakor the Magician , Ibis the Invincible , Mantor the Magician , Sargon the Sorcerer , Mr. Mystic , The Wizard e Mysto .

No início do Mad , Mandrake foi falsificado como "Manduck". Ele mora em um casebre, que convence os visitantes de que é uma casa palaciana por "gesticular hipnoticamente". Na história, ele combina inteligência com The Shadow ; ele, Lothar e The Shadow gesticulam hipnoticamente um para o outro e apenas Lothar (parecendo Manduck) permanece. Em um artigo posterior, Manduck realiza o truque de transformar Lothar em uma loira de um metro e oitenta de altura.

"In Pictopia" (publicado pela primeira vez em Anything Goes! # 2, agosto de 1986) é um conto de Alan Moore e do ilustrador Don Simpson, que se passa em um mundo limbo de personagens de quadrinhos. O personagem principal, Nocturno the Necromancer, é baseado em Mandrake. A história foi reimpressa em The Extraordinary Works of Alan Moore , de George Khoury (TwoMorrows, julho de 2003).

Contos de Michael Kupperman Projetado para Thrizzle , zomba de muitos quadrinhos, incluindo Mandrake the Magician com uma tira de três painéis, "Mancake the Magician".

Em outras mídias

Rádio

No rádio como um programa de 15 minutos, Mandrake the Magician foi ao ar no Mutual Broadcasting System de 11 de novembro de 1940 a 6 de fevereiro de 1942. Originalmente uma série de três dias por semana, expandiu para cinco dias por semana em 1941 Pronunciando o encantamento "invovo legem magicarum" (eu invoco as leis da magia) estava Raymond Edward Johnson , que estrelou como Mandrake. Juano Hernandez interpretou Lothar, e Jessica Tandy [6] e Francesca Lenni fizeram o papel da princesa Narda. A série foi dirigida por Carlo De Angelo.

quadro|Pôster de seriado de filme (1939)

filmes

Em 1939, a Columbia produziu uma série de 12 partes de Mandrake the Magician , baseada na tira King Features, estrelando Warren Hull como Mandrake e Al Kikume como Lothar. A série está disponível em DVD.

Um filme não autorizado de Mandrake produzido na Turquia foi feito em 1967, Mandrake Killing'e karsi (Mandrake against Killing ), dirigido por Oksal Pekmezoglu e estrelado por Güven Erte como Mandrake.

Anthony Herrera teve o papel-título no filme para TV Mandrake (1979), com Ji-Tu Cumbuka como Lothar. O mágico Harry Blackstone Jr. foi destaque no elenco.

Em 2007, foi anunciado que Baldwin Entertainment Group e Hyde Park Entertainment compraram os direitos para fazer um filme de Mandrake , a ser dirigido por Mimi Leder . As duas empresas possuem os direitos de The Phantom , de Lee Falk . Jonathan Rhys Meyers estava originalmente a bordo do projeto como o personagem-título, com Chuck Russell anunciado como diretor. [7] Em 2009, Hayden Christensen substituiu Rhys Meyers no papel-título do filme, com Djimon Honsou co-estrelando e Mimi Leder dirigindo. [8] A Warner Bros anunciou que está desenvolvendo a versão cinematográfica de Mandrake. [9]

O enredo do filme In Time , um filme de ficção científica americano de 2011 estrelado por Justin Timberlake e Amanda Seyfried, é baseado em um dos contos de Mandrake que apareceu na edição de dezembro de 1975 da Playboy. Ele retrata um lugar onde o tempo é a moeda de seus habitantes e quando você fica sem tempo, você morre. [10] Lee Falk não recebeu nenhum crédito do filme In Time.

Filmes não produzidos

Na década de 1960, Federico Fellini , amigo íntimo de Falk, pretendia fazer um filme de Mandrake , mas o projeto nunca saiu do papel.

No início dos anos 1980, duas semanas após assinar com seu primeiro agente, o cineasta americano Michael Almereyda foi contratado pela Embassy Pictures para reescrever o roteiro de Mandrake the Magician . Ele disse ao Filmmaker que, ao receber a tarefa, voou para Nova York e se hospedou no Chelsea Hotel para trabalhar na reescrita. Três semanas depois, ele surgiu com um novo rascunho em mãos, mas a essa altura o estúdio havia mudado de cabeça e, no pouco tempo que levou sua revisão, o projeto foi abandonado. [11]

Televisão

A NBC fez um piloto para uma série de TV Mandrake the Magician em 1954, mas nenhum outro episódio foi feito. O mágico de palco Coe Norton estrelou como Mandrake e Woody Strode como Lothar.

Na série animada Defensores da Terra (1986–87), Mandrake, o Mágico, se junta aos outros aventureiros do King Features , Flash Gordon e The Phantom . O melhor amigo de Mandrake e parceiro de combate ao crime, Lothar , também tem um papel de destaque, assim como um filho adolescente apelidado de LJ (Lothar Jr.), que também era um artista marcial. Mandrake tem um filho adotivo de sangue asiático chamado Kshin, a quem está treinando como seu aprendiz e herdeiro. Peter Renaday forneceu a voz de Mandrake e Buster Jones forneceu a de Lothar. A série inteira foi lançada pela BCI Eclipse em dois conjuntos de DVD.

Na série animada Phantom 2040 , apresentando um futuro Phantom, Mandrake tem uma breve aparição sem nome no episódio "The Magician". Ele é apresentado como um velho amigo do pai daquele Fantasma, e sua forma notavelmente bem preservada é compatível com as propriedades que conferem longevidade aos Cristais.

Teatro

O musical Mandrake the Magician and the Enchantress foi produzido no final dos anos 1970 no Lenox Arts Festival em Massachusetts. O roteiro é de Falk e Thayer Burch, com música de George Quincy e letra de Burch.

Mandrake é um personagem da peça King Kong Palace , escrita pelo dramaturgo chileno Marco Antonio de la Parra. Na peça, Mandrake agora é performer em festas de aniversário e tenta seduzir Jane, a ambiciosa esposa de Tarzan , a fim de satisfazer seu desejo de poder.

Leon Mandrake

Leon Mandrake , o mágico de palco, que era conhecido por sua cartola, bigode de linha de lápis e capa forrada de escarlate, foi a base para a tira. Leon Mandrake, que excursionou como Mandrake the Magician, estava acompanhado no início da tira por Narda, sua primeira esposa e assistente de palco que aparece na tira. Velvet, seu parceiro de toda a vida, também faria aparições na tira junto com seu chute lateral na vida real, Lothar. Na verdade, Leon Mandrake já atuava há mais de dez anos antes de Lee Falk apresentar o personagem de história em quadrinhos. Davis, o criador da tira, tornaram-se bons amigos e se corresponderam por anos depois.

Reimpressões

  • A Inside Magic publica as tirinhas diárias do Mandrake da King Features.
  • A Dragon Lady Press reimprimiu uma história diária de Mandrake de 1937 em Classic Adventure Strips #1.
  • Pacific Comics Club reimprimiu duas histórias diárias de Mandrake de 1938 Feature Books # 18 e # 23.
  • A Nostalgia Press publicou um livro de capa dura reimprimindo duas histórias diárias de 1938.
  • A Pioneer Comics reimprimiu um grande número de histórias de Mandrake em forma de quadrinhos .
  • A Comics Revue reimprimiu várias histórias diárias e de domingo do Mandrake , e atualmente está reimprimindo a primeira história diária do Mandrake.
  • JAL Publications reimprimiu várias histórias de Mandrake

legado cultural

O jogador de beisebol Don Mueller , um defensor externo do New York Giants em seus vencedores da flâmula da Liga Nacional de 1951 e times do Campeonato Mundial de 1954 , era conhecido como "Mandrake, o Mágico" por sua habilidade de rebater.

Ao ser questionado por Anita (Daria Nicolodi) sobre os objetos roubados em seu quarto, Total (Flavio Bucci), personagem de Não é mais Roubo , de Elio Petri , proclama que é um "marxista-mandrakista e só rouba o que precisa". ."

Mandrake the Magician aparece brevemente no filme dos Beatles , Yellow Submarine .

O Mecanismo Mandrake é um termo cunhado por G. Edward Griffin para descrever o processo pelo qual o dinheiro é criado pelo Federal Reserve.

Na série de TV MacGyver , Pete Thornton refere-se a Jack Dalton como "um verdadeiro Mandrake the Magician" (Temporada 3, Ep45)

O mágico John Mandrake é um dos personagens principais da Trilogia Bartimaeus .

A banda sérvia de rock alternativo Disciplina Kičme tem uma música chamada "Betmen, Mandrak, Fantom" (Batman, Mandrake, Phantom). [12]

Referências

links externos




Postar um comentário

0 Comentários