- " Pelo poder de Grayskull . Eu tenho o poder! "
- -Ele homem
He-Man é o alter ego do príncipe Adam e também irmão gêmeo de She-Ra . He-Man e seus amigos defendem Eternia , os segredos do Castelo Grayskull , em todo o universo das forças do mal de seu arquiinimigo Esqueleto .
Minicomics
- Ver artigo principal: He-Man (primeiros minicomics)
Nos minicomics ilustrados lançados com a primeira série de brinquedos e desenhados por Alfredo Alcala , He-Man é um bárbaro de uma tribo Eterniana. Os habitantes do planeta estão lidando com as consequências das Grandes Guerras, que devastaram as civilizações que antes dominavam todos os seres inferiores. As guerras deixaram para trás máquinas e armamentos avançados conhecidos apenas por pessoas selecionadas. Uma encarnação inicial da Feiticeira do Castelo Grayskull dá a He-Man algumas dessas armas, e ele se propõe a defender os segredos do Castelo Grayskull do malvado vilão Esqueleto . He-Man possui metade da Power Sword; a segunda metade é possuída por Skeletor, que a usa como sua arma principal. Quando unidas, as duas metades da Espada do Poder fornecerão a chave para o Castelo Grayskull. É por isso que as espadas das duas figuras podem se combinar em uma espada, quando as figuras de ação foram inicialmente lançadas. Em uma das primeiras histórias ilustradas, He-Man e Skeletor realmente uniram suas duas metades da Espada do Poder para formar a verdadeira Espada do Poder, a fim de derrotar um inimigo comum (a ideia das espadas de He-Man e do Esqueleto serem duas metades de um poder supremo nunca foi No entanto, essa premissa foi usada em Blackstar , um desenho semelhante da Filmation que foi ao ar em 1981, dois anos antes de He-Man e os Mestres do Universo da Filmation ).
DC Comics (1982)
- Ver artigo principal: He-Man (DC Comics)
De Eternia -- Com a Morte! foi a primeira história dos Mestres do Universo publicada pela DC Comics . É o principal recurso em DC Comics Presents #47 (julho de 1982). Superman , o personagem principal regular da série DC Comics Presents , é lançado no mundo de Eternia em um cruzamento com os personagens dos Mestres do Universo. Esta é a primeira aparição daidentidade do Príncipe Adam ; antes disso, He-Man era descrito como um herói em tempo integral. Ele preenche a lacuna entre os quatro minicomics originais escritos por Donald F. Glut , que lançou He-Man como um simples selvagem da selva, e a Bíblia dos Mestres do Universo . que refina os conceitos vistos no desenho animado He-Man e os Mestres do Universo 1983 .
série de filmagem
- Ver artigo principal: He-Man (Filmação)
Na época em que a série Filmation estava sendo desenvolvida, as origens de He-Man haviam sido revisadas da seguinte forma: sua verdadeira identidade é o Príncipe Adam de Eternia, filho do Rei Randor e da Rainha Marlena que vivem no palácio de Eternos junto com Adam e o resto de seu círculo íntimo. A Rainha, originalmente capitã Marlena Glenn, era uma astronauta perdida do planeta Terra. A Feiticeira do Castelo Grayskull concede ao Príncipe Adam o poder de se transformar em He-Man, o que Adam faz segurando sua Espada do Poder e proclamando: "Pelo poder de Grayskull..."
O animal de estimação do Príncipe Adam é um terrível tigre verde chamado Cringer . Sempre que Adam se torna He-Man, ele transforma Cringer da mesma forma (na presença deste último) em um tigre verde blindado com coração de leão chamado Battle Cat . Battle Cat serve como "corcel" de He-Man e feroz companheiro de luta; como He-Man, ele foi criado antes de seu alter ego.
Adam é sociável com a encantadora e obstinada Teela , a filha adotiva de seu mentor, Man-At-Arms/Duncan . Adam e Teela cresceram juntos e agora, como Capitã da Guarda Real Eterniana, Teela é incumbida de defender o príncipe. Ela frequentemente vê Adam como tímido para o trabalho e medroso porque não tem conhecimento de sua identidade alternativa como He-Man. Teela é revelada como a única filha da Feiticeira e a futura herdeira de Grayskull; a Feiticeira escolheu a adoção para Teela depois que seu pai faleceu, quando ela era apenas uma criança.
Duncan, também conhecido como Man-At-Arms, é o companheiro mais próximo de He-Man e o inovador de tecnologia e armas da família real Eterniana. Em muitos episódios, Man-At-Arms revela novas e fantásticas armas ou dispositivos que ajudam He-Man e seus amigos.
Castle Grayskull é a fonte dos poderes de He-Man. Dentro do Castelo vive a Feiticeira, que concede ao Príncipe Adam suas habilidades transformadoras e se comunica telepaticamente com He-Man. O episódio Evil-Lyn's Plot revela (no diálogo que He-Man oferece) que ela também criou o arnês de He-Man a partir de um raro mineral Eterniano chamado coridita , que aumenta sua força física.
Para proteger sua família, He-Man mantém sua dupla identidade em segredo, compartilhando o conhecimento apenas com Man-At-Arms, Orko , Cringer/Battle Cat e a Feiticeira; com o advento da série She-Ra: Princess of Power , esta lista foi expandida para incluir também Adora/She-Ra, Spirit/Swift Wind, Light Hope , Loo-Kee , Madame Razz e Kowl . A série original de desenhos animados também inclui o dragão Granamyr e o executor cósmico Zodac no segredo de He-Man. O episódio O guerreiro do arco-íristambém sugere fortemente que a Rainha Marlena descobriu o segredo de He-Man, mas não vai admitir isso. He-Man é normalmente acompanhado por uma variedade de aliados em suas batalhas, como Ram Man e Stratos .
A série de desenhos animados spin-off She-Ra: Princess of Power revelou mais tarde que Adam tem uma irmã gêmea, a Princesa Adora , uma ex-capitã da força da Horda que se tornou líder na Grande Rebelião contra Hordak no planeta Etheria . Adora, como Adam, recebe o dom do poder de Grayskull e tem sua própria espada que ela usa para se transformar em She-Ra, Princesa do Poder. He-Man faz várias aparições em She-Ra: Princess of Power .
O principal adversário de He-Man é Skeletor , um feiticeiro de pele azul com uma caveira no lugar da cabeça e vestindo um capuz. Ele é hábil em magia negra, bem como em todas as formas de combate. Embora sua origem seja misteriosa, o desenho animado o descreve apenas como um "demônio de outra dimensão". É revelado no filme de animação He-Man e She-Ra: O Segredo da Espada que Esqueleto era o braço direito de Hordak até sua captura e suposta libertação. Skeletor é acompanhado por um grupo de capangas que ajudam em seus esquemas hediondos. [1]
De acordo com Lou Scheimer , produtor executivo da série animada da Filmation, a ideia de He-Man ter um alter-ego adolescente foi derivada do personagem Capitão Marvel da Fawcett/DC Comics, sobre quem a Filmation já havia produzido duas séries de TV: Shazam! e The Kid Superpower Hour com Shazam!. A irmã gêmea de He-Man, She-Ra, foi criada como um spin-off feminino, como a irmã gêmea do Capitão Marvel, Mary Marvel. [2]
As Novas Aventuras de He-Man
- Ver artigo principal: He-Man (Novas Aventuras)
Após o fim da linha de brinquedos MOTU, a Mattel tentou revigorar o interesse em He-Man produzindo uma nova linha de brinquedos, simplesmente intitulada He-Man . O enredo acompanhante nos minicomics embalados com as figuras explicava que He-Man havia deixado Eternia e perseguido Esqueleto nas profundezas do espaço, onde Esqueleto agora tinha como objetivo conquistar o distante mundo de Primus , um planeta com altos recursos tecnológicos. Foi demonstrado que He-Man desistiu completamente da identidade de Príncipe Adam para se tornar permanentemente He-Man, baseando-se no mundo de Primus, onde se aliou a uma equipe de defensores conhecida como Guardiões Galácticos.e se tornar seu líder. A aparência de He-Man foi redesenhada para a nova linha de brinquedos, com um capacete espacial e uma armadura dourada adicionada ao seu traje para dar a ele uma aparência mais futurista, e sua espada também foi completamente redesenhada.
Uma série de desenhos animados foi produzida pela Jetlag Productions para acompanhar a linha de brinquedos, intitulada The New Adventures of He-Man . Embora geralmente de acordo com o enredo dos mini-quadrinhos, esta série manteve a dupla identidade de Adam de Grayskull e He-Man. No mundo de Primus, o Príncipe Adam se fez passar por um comerciante viajante e sobrinho do personagem Mestre Sebrian para disfarçar sua identidade secreta. Seu juramento de transformação também foi ligeiramente alterado para se tornar "By the Power of Eternia".
1987 filme de ação ao vivo
- Ver artigo principal: Masters of the Universe (filme)
Em 1987, a Cannon Films produziu um filme live-action Masters of the Universe , que apresenta Dolph Lundgren no papel de He-Man. Embora o filme não tenha sido bem recebido em seu lançamento, ele desenvolveu um forte culto de seguidores nos últimos anos.
Embora geralmente retratado da mesma maneira que outras mídias, houve várias diferenças notáveis no personagem de He-Man no filme. Seu uso adicional de uma arma em várias cenas, ao invés de apenas sua espada característica, causou polêmica entre alguns fãs. Além disso, não houve menção de sua identidade secreta de Príncipe Adam dentro do filme, o que alguns fãs interpretaram como uma implicação de que os fabricantes o imaginaram como tendo apenas uma identidade permanente, como nos primeiros mini-quadrinhos. Ele é retratado como um herói amplamente reconhecido, considerado um grande líder e a melhor esperança de sobrevivência de Eternia. [3]
Série de TV de 2002
Para combinar com uma nova linha de figuras renovadas com base na linha de brinquedos original, uma nova série de desenhos animados do He-Man foi produzida em 2002-03 pela Mike Young Productions , novamente intitulada He-Man and the Masters of the Universe.. Esta série recontou a história do MOTU do zero. A origem de He-Man foi contada em um episódio de 3 partes que deu início à série, no qual o Príncipe Adam, de 16 anos, é convocado ao Castelo Grayskull pela Feiticeira para assumir a identidade de He-Man e o papel de defensor de Eternia. . O retrato de seu personagem nesta série foi mais consistente com o retrato de Filmation, embora o personagem do Príncipe Adam tenha se mostrado muito mais ousado e enérgico do que seu homólogo dos anos 1980, para transmitir a imagem de um adolescente sobrecarregado com a responsabilidade esmagadora de defendendo todo o planeta do mal. O episódio da segunda temporada "The Power of Grayskull" também revelou que He-Man é um descendente do Rei Grayskull., um herói bárbaro todo-poderoso do passado antigo de Eternia, que sacrificou sua vida para salvar Eternia da Horda do Mal e foi o portador original da Espada do Poder. Ele era o dono original do Castelo Grayskull, e sua espada foi escondida no castelo por séculos antes de ser dada ao Príncipe Adam, que herda o poder de seu ancestral que é canalizado através da espada (dando assim um significado alternativo para a frase "Pelo Poder de Grayskull").
Mestres do Universo: Revelação
- Ver artigo principal: He-Man (Apocalipse)
séries netflix
- Ver artigo principal: Adam (Netflix)
Poderes e habilidades
- Força sobre-humana : He-Man é caracterizado por sua imensa força, mas é um problema raramente abordado e parece variar dependendo da adaptação. He-Man and the Power Sword , o livrinho que acompanhava a primeira action figure do personagem já descrevia sua imensa força a ponto de conseguir abrir fendas nas rochas com os punhos. Na sequência de introdução da série de desenhos animados dos anos 1980, ele é "O Homem Mais Poderoso do Universo" . Palavras semelhantes também são usadas nas primeiras embalagens dos brinquedos He-Man. Em sua primeira aparição nos quadrinhos da DC, ele foi capaz de trocar socos com o Superman .. E em um episódio, ele até levantou e foi capaz de jogar o próprio Castelo Grayskull (quando foi transportado para outra dimensão), embora isso tenha sido resultado de um aumento temporário de poder. Típico da maioria das adaptações é que He-Man é frequentemente mostrado tentando com sucesso feitos considerados impossíveis por outros personagens. Os episódios do desenho original também o descrevem como sendo capaz de nadar em um ritmo muito mais rápido do que é humanamente possível. Não se sabe se há um limite de quanto tempo He-Man pode permanecer He-Man antes de voltar à sua forma original de Adam, mas na série de 2002, He-Man é mostrado suportando o peso de pelo menos duas grandes explosões, ao qual ele sobrevive, mas volta para Adam no processo, sugerindo que até mesmo He-Man tem um limite de quanto abuso ele pode suportar antes que sua força e resistência sobre-humanas se esgotem.
- Por outro lado, He-Man como personagem é em grande parte não violento e geralmente só recorre ao combate como último recurso, muitas vezes preferindo ser mais esperto que seus adversários. Suas ações mais violentas geralmente consistem em pegar um inimigo e jogá-lo fora como uma boneca de pano, embora o filme de 1987 e a série de 2002 o mostrem lutando de forma mais agressiva.
- Reflexos sobre -humanos : Suas proezas físicas não se limitam à força, no entanto, ele também é descrito como sendo extremamente rápido e acrobático. Essas características não aparecem na aparência do filme de He-Man, mas isso pode ter sido devido a razões orçamentárias, bem como ao fato de que Dolph Lundgren, na ausência de um dublê adequado, foi forçado a realizar todas as suas próprias acrobacias.
- Liderança : He-Man também é retratado como um líder, principalmente na adaptação para o cinema, onde ele é referido como o líder da resistência. Às vezes, o intelecto de He-Man parece cruzar um ponto fora de seu personagem, mas isso geralmente acontecia no desenho animado original dos anos 80.
- A principal arma de He-Man é sua espada, "The Sword Of Power". É praticamente indestrutível, podendo desviar raios mágicos ou tecnológicos. A Espada do Poder também pode disparar feixes de energia e também absorver energia. Originalmente, a arma principal de He-Man era um machado. A peça do peito em seu baldric (arnês de batalha) é feita de um mineral Eterniano chamado coridita , que ajuda a aumentar sua força física.
Devido às limitações de suas roupas, ele raramente pode carregar itens grandes com ele. O desenho animado da década de 1980 mostra He-Man às vezes carregando itens em seu peitoral e, em alguns casos, em seu cinto. Isso tem causado certa irritação nos fãs, que consideram esses últimos casos constrangedores para o personagem. O desenho animado He-Man e os Mestres do Universo da Filmation também deu a He-Man uma série de poderes que muitos fãs consideraram bobos ou exagerados e que, como resultado, não apareceram em outras versões. Tais poderes incluíram:
- He-Man sendo capaz de soprar, usando toda a capacidade de seus pulmões, uma rajada de vento poderosa o suficiente para derrubar a maioria dos oponentes (semelhante ao "super-sopro" do Superman ).
- Capaz de se transformar em um tornado humano (às vezes com o auxílio de girar sua espada) para desviar objetos, ou mesmo voar curtas distâncias em raras ocasiões (" Evilseed " e " The Shadow of Skeletor " sendo dois desses exemplos).
- Capaz de correr em alta velocidade, criando um vácuo (" The Once and Future Duke ")
- Capaz de esfregar as mãos rápido o suficiente para transformar areia em vidro (como visto em " Templo do Sol ").
Existem também feitos duvidosos específicos para o enredo, como uma habilidade inexplicável de consertar uma corrente quebrada simplesmente conectando as duas extremidades (" Evil-Lyn's Plot "), ajustar o curso de uma das luas de Eternia voando com um Wind Raider até ela e empurrando-o (" Jacob and the Widgets ") e quebrando / desviando uma lua cadente (em rota de colisão com Eternia) jogando uma pedra do chão nela (" Eternal Darkness ").
Retratos
Em três, He-Man/Adam é dublado por John Erwin , para muitos o He-Man definitivo, um herói agradável com um suprimento infinito de forros. No longa-metragem live-action de 1987 , ele é interpretado por Dolph Lundgren . Gary Chalk fornece a voz de He-Man para a série de 1989 The New Adventures of He-Man , e mais tarde a voz de Man-At-Arms para a série de 2002. Ele não fornece a voz do Príncipe Adam ; Em vez disso, Adam é dublado por Doug Parker , ao contrário das séries de 1983 e 2002, onde Adam e He-Man foram dublados pelo mesmo ator. Na série de 2002, He-Man é dublado por Cam Clarke . Em Revelations, He-Man é dublado por Chris Wood. Na série 2021, He-Man é dublado por Yuri Lowenthal . No segundo filme de ação ao vivo, He-Man será interpretado por Kyle Allen .
brinquedos
Mestres do Universo (linha de brinquedos clássica)
A primeira figura de ação do He-Man foi lançada pela Mattel em 1981 e tinha uma cintura torcida e ação de soco poderoso. A figura vinha com a metade cinza da Power Sword , um machado de batalha e um escudo, juntamente com um baldric removível. Em 1982, a figura também foi lançada em um conjunto com Battle Cat ou o veículo Wind Raider . A figura do He-Man foi lançada novamente em 1983 junto com Teela e Ram-Man ; e a figura também foi lançada em 1986 junto com o veículo Jet Sled .
Começando com a terceira onda de figuras em 1984, uma variante diferente do He-Man e a variante correspondente do Esqueleto foram lançadas a cada nova onda. A primeira versão alternativa foi intitulada Battle Armor He-Man . O baú continha um tambor giratório carregado por mola com três "indicadores de danos". Como antes, a espada de poder e o machado de batalha foram incluídos. A figura também foi relançada no mesmo ano, em um pacote duplo com Battle Armor Skeletor , e a figura também estava disponível embalada com o veículo Road Ripper . Em 1986, a figura foi lançada novamente, juntamente com Battle Armor Skeletor e Orko .
Outra versão alternativa foi lançada em 1985, com o nome de Thunder Punch He-Man . O brinquedo era alimentado com tampas para fazer um estrondo quando ele desferisse um soco. A espada de poder, cor de ouro mostarda com esta versão do personagem, e um novo escudo de design (que poderia carregar a espada de poder) foram lançados com a figura, junto com alguns bonés vermelhos. "Dragon Blast Skeletor", apresentando uma armadura de pulverização de água e correntes era sua contraparte. Battle Armor He-Man foi relançado com Battle Cat e novamente em um pacote de colecionador com Man-at-Arms e Man-E-Faces .
1986 viu o lançamento de outra versão, chamada Flying Fists He-Man . Os braços da figura se moviam enquanto sua cintura girava. A figura incluía uma maça tridente giratória e um escudo giratório. Um pacote duplo foi lançado posteriormente contendo Flying Fists He-Man e Terror Claws Skeletor .
Em 1988, uma versão final foi lançada para a linha de brinquedos original, intitulada Laser Power He-Man , que iluminava a Power Sword de He-Man alimentada por baterias inseridas na parte de trás da figura. A figura foi limitada a lançamentos na Itália e na Espanha, embora também tenha aparecido em algumas grandes lojas de departamentos de Londres, Inglaterra, e é uma das figuras mais raras e procuradas da linha de brinquedos devido ao seu lançamento limitado. Essa figura também é notável porque, enquanto as versões alternativas anteriores se apegavam à cabeça original básica do He-Man, esta nova versão tinha uma escultura de cabeça completamente nova, inspirada em parte pela aparição de He-Man no filme de 1987.
Também deve ser notado que He-Man, junto com todas as primeiras figuras (exceto algumas exceções), foi originalmente lançado com uma cabeça oca de borracha 'apertável'. Nos últimos dias da linha, a figura do He-Man, assim como várias das primeiras figuras, foi alterada para ter uma cabeça sólida. A versão de cabeça mole é a mais comum das duas, sendo a versão de cabeça dura relativamente escassa. Thunder Punch He-Man e Flying Fists He-Man foram lançados com cabeças duras; Battle Armor He-Man , como a versão original, foi originalmente lançado com uma cabeça mole, mas depois também apareceu com uma cabeça dura. Nem todos os países de produção adotaram a alteração posterior da cabeça dura.
He-Man (linha de brinquedos)
A primeira figura do He-Man para a linha de brinquedos de 1989 podia mover os braços para fazer um golpe de espada ou bloquear com o escudo quando a cintura era virada. Ele incluiu uma Power Sword, escudo e armadura removível e capacete. Sob a armadura, He-Man tinha um baldric reminiscente de sua aparência clássica, mas evocando a sensação futurista da nova linha de brinquedos.
1990 viu o lançamento de Battle Punch He-Man , que era muito semelhante em aparência aos looks sem armadura da versão anterior. Ele incluiu uma Power Sword e um escudo.
Em 1992, o último He-Man da linha de brinquedos reutilizou o apelido de Thunder Punch He-Man e a ação "twist for a punch". Ele tinha uma pulseira evocando a aparência do acessório de RPG "Thunder Punch" lançado no mesmo ano. A figura incluía uma Power Sword, escudo e baldric removível.
0 Comentários