Questão 05 – O PDCA é uma metodologia que proporciona melhora contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados. A sigla PDCA significa:
( ) Planejar, realizar, verificar e atuar; (X)
( ) Planejar, definir, compartilhar e apresentar;
( ) Planejar, realizar, classificar e analisar;
( ) Planejar, definir, verificar e atuar.
As etapas que compõem o ciclo PDCA
Plan – Planejamento
Consiste no estabelecimento de metas e do método para alcançar essas metas. Três pontos importantes devem ser considerados:
Estabelecer os objetivos sobre os itens de controle
Definir o caminho para atingi-los
Decidir quais os métodos a serem usados para atingir os objetivos Do - Execução
Compreende a execução das tarefas previstas na etapa anterior e na coleta dos dados a serem utilizados na próxima
etapa.
Deve-se considerar também três pontos importantes:
Treinar no trabalho o método a ser empregado;
Executar o método;
Coletar os dados para verificação do processo. Check – Controle
Etapa onde se compara o resultado alcançado com a meta planejada, considerando-se os pontos a seguir:
Verificar se o trabalho está sendo realizado conforme o padrão;
Verificar se os resultados medidos variam e comparar com o padrão;
Verificar se os itens de controle correspondem com as metas. Action – Atuação (Ação) Corretiva ou Ajuste
Consiste em atuar no processo de função dos resultados obtidos, verificando os três passos a seguir:
Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigi-lo;
Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo;
Melhorar o sistema de trabalho e método.
0 Comentários