Questão 05 – O PDCA é uma metodologia que proporciona melhora contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados. A sigla PDCA significa:

 






Questão 05 – O PDCA é uma metodologia que proporciona melhora contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados. A sigla PDCA significa:

  1. ( ) Planejar, realizar, verificar e atuar; (X)

  2. ( ) Planejar, definir, compartilhar e apresentar;

  3. ( ) Planejar, realizar, classificar e analisar;

  4. ( ) Planejar, definir, verificar e atuar.




As etapas que compõem o ciclo PDCA

Plan Planejamento

Consiste no estabelecimento de metas e do método para alcançar essas metas. Três pontos importantes devem ser considerados:

  • Estabelecer os objetivos sobre os itens de controle

  • Definir o caminho para atingi-los

  • Decidir quais os métodos a serem usados para atingir os objetivos Do - Execução

Compreende a execução das tarefas previstas na etapa anterior e na coleta dos dados a serem utilizados na próxima

etapa.

Deve-se considerar também três pontos importantes:

  • Treinar no trabalho o método a ser empregado;

  • Executar o método;

  • Coletar os dados para verificação do processo. Check – Controle

Etapa onde se compara o resultado alcançado com a meta planejada, considerando-se os pontos a seguir:

  • Verificar se o trabalho está sendo realizado conforme o padrão;

  • Verificar se os resultados medidos variam e comparar com o padrão;

  • Verificar se os itens de controle correspondem com as metas. Action – Atuação (Ação) Corretiva ou Ajuste

Consiste em atuar no processo de função dos resultados obtidos, verificando os três passos a seguir:

  • Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigi-lo;

  • Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo;

  • Melhorar o sistema de trabalho e método.

Postar um comentário

0 Comentários