O que viria a ser o assédio moral?


 

O que viria a ser o assédio moral?





Para se caracterizar o Assédio Moral é preciso qualquer conduta agressiva ou vexatória, com o objetivo de constranger a vítima, humilhá-la, fazendo-a se sentir inferior. É exatamente por isso que o Assédio Moral também é conhecido como terror psicológico, psicoterror ou violência psicológica.

Para Heloani (2004) se trata de:

Uma forma de humilhação, desprezo ou inação (pusilanimidade, inércia, covardia) realizado em local de trabalho em que um superior hierárquico, ou não, faz, repetidamente, contra outro colega de trabalho, com o objetivo de humilhar e destruir sua autoestima, levando-o a tomar atitudes extremas como se demitir ou, até mesmo, levá-lo a tentar ou cometer suicídio (HELOANI, 2004, p. 04).

Para Guedes (2003, p. 35):

O assédio moral manifesta-se, geralmente, pelo abuso do poder ou pela manipulação perversa, sendo o primeiro de fácil percepção, porém, na manipulação perversa, o ilícito é tão silencioso, que parece inicialmente algo inofensivo, mas que com a repetição torna-se destrutivo.

Guedes (2003, p. 33) entende o assédio moral como todos os atos e comportamentos vindos do patrão, gerente, superior hierárquico ou dos colegas, que traduzem uma atitude de contínua e ostensiva perseguição que possa acarretar danos relevantes às condições físicas, psíquicas e morais da vítima.

(COUTO, 2019)



Postar um comentário

0 Comentários