Galado
A gíria galado significa algum amigo legal, gente boa. Porém pode significar alguém sem noção, não confiável. É uma das gírias mais faladas no Rio Grande do Norte.
Certamente, essa gíria é super utilizada no vocabulário do Rio Grande do Norte e se você não é potiguar, pode estranhar ao ouvir pela primeira vez.
Essa é uma daquelas gírias que vão além do significado. Dependem do contexto, da entonação, de quem se refere pra se chegar realmente a um sentido.
Principalmente em Natal, essa é uma gíria com presença constante (juntamente com “boy” deve ser a mais falada) entre rodas de amigos.
Além dos contextos que já foram citados, o significado de galado pode ser ainda relacionado a zoação (no sentido de chamar alguém de lerdo ou otário) ou simplesmente para apelidar alguém.
Além do “galado” como adjetivo, a palavra possui seus derivados como “galadice” e “galadagem”, que nada mais são do que os atos feitos pelos galados. Haja criatividade no linguajar dessa galera hein!?
Afinal, quem não é do Rio Grande do Norte pode associar a expressão a um sentido perjorativo (não que os potiguares também não usem né). Mas geralmente não tem nada a ver. Então, se você ouvir, não precisa rebater com pedras na mão.
Veja também o que significa e a origem da gíria sergipana cabrunco.
Primeiramente, reza a lenda que tudo começou no período da 2ª guerra mundial, onde homens em traje de gala (geralmente militares) eram bem visto na cidade de Natal e nas regiões próximas.
Aliás, imagina aqueles caras bem vestidos, vindo de outras regiões do mundo e com uma postura diferente. É claro que chamariam bastante atenção, não é mesmo? Então, isso era associado a status.
Esse homens provocavam invejas a outros e acabavam gerando rivalidades. Por outro lado, eram vistos em posição de nobreza, chamando atenção de forma positiva. Deve ser por isso que hoje a gíria ganhou tantos sentidos.
Exemplos de uso da gíria galado
Você pode usar a gíria potiguar como pronome de tratamento entre amigos.
“Ei galado, vamos sair no fim de semana?”
Pode usar também para zoar alguém ou deixar a pessoa com uma pulga atrás da orelha.
“Ei boy, tu é um galado, viu?
E pode usar até para expressar um desabafo.
“Eu queria sair com aquele cara mas ele não me convida. Ele é um galado!”
0 Comentários