Daniel Bernoulli
Biografia de Daniel Bernoulli
Daniel Bernoulli (1700-1782) foi um importante matemático, físico, fisiologista, médico e professor suíço. Desenvolveu o "Princípio da Hidrodinâmica". Foi membro da Academia de São Petersburgo e eleito para a Academia de Ciências de Paris.
Daniel Bernoulli nasceu em Groningen, nos Países Baixos, no dia 08 de fevereiro de 1700. Quando tinha cinco anos sua família retornou à Basileia, na Suíça, cidade natal de seu pai Johann Bernoulli.
A Família Bernoulli
A família Bernoulli é originária da Antuérpia, na Bélgica, de onde Jacques Bernoulli emigrou para a Basiléia, na Suíça, em consequência de perseguições religiosas.
Nove membros da família se destacaram no campo da matemática ou da física e quatro deles foram premiados pela Académie des Sciences de Paris. Os maiores foram os irmãos Jakob e Johann e o filho deste, Daniel.
Johann Bernoulli iniciou os estudos matemáticos com seu irmão Jakob. Depois de formado em medicina dedicou-se ao estudo do cálculo integral e diferencial. Estudou também o movimento pendular e estabeleceu suas características.
Formação e carreira
Daniel Bernoulli, o segundo filho de Johann, estudou lógica e filosofia nas universidades de Estrasburgo e Basiléia. Durante esse período teve aula de Matemática com seu pai e seu irmão mais velho, Nicholas.
Por imposição da família ingressou na faculdade de Medicina, mas em sua tese aplicou seus estudos sobre as teorias de energia cinética, desenvolvidas por seu pai, para escrever sobre mecânica da respiração.
Em 1724, publicou “Exercícios Matemáticos", seu primeiro trabalho, onde apresentou quatro tópicos: “Probabilidade”, Fluxo de Água”, “Equação Diferencial de Riccatie” e “Geometria de Figuras Limitadas por Dois Arcos e Um Círculo”.
Em 1725, Daniel Bernoulli foi convidado, junto com seu irmão Nicholas, para lecionar mecânica, física e medicina na Academia de Ciências de São Petersburgo, na Rússia. Depois de oito meses, seu irmão veio a falecer e Daniel desolado pensou em voltar para a Basiléia.
Em 1727, seu pai indicou seu melhor aluno, Leonard Euler, para trabalhar com Daniel, que permaneceu na Academia até 1733. De volta à Basiléia, ocupou o cargo de professor na Universidade, onde lecionou Botânica, Anatomia e Física.
Daniel Bernoulli dedicou-se a diversos campos do conhecimento científico, como a fisiologia, a astronomia, o magnetismo, as correntes oceânicas e as marés.
Princípio de Bernoulli
Em 1738, publica sua obra mais importante “Hidrodinâmica”, onde analisa as propriedades dos fluidos, formula a teoria cinética dos gases e expõe o hoje conhecido como “Princípio de Bernoulli”, segundo o qual a pressão de um fluido diminui quando sua velocidade aumenta.
Daniel Bernoulli produziu diversos trabalhos científicos na área da Astronomia, Náutica, Correntes Oceânicas, Magnetismo, Mecânica etc. Se tornou um dos primeiros a aplicar muitas das teorias de Newton, em conjunto com os Cálculos de Leibniz. Recebeu, por dez vezes, o Prêmio da Academia de Ciências de Paris.
Daniel Bernoulli faleceu na Basiléia, Suíça no dia 17 de março de 1782.
0 Comentários