Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1950
Classificações do Campeonato 1950 F1
Ver todos os finais Resultados 1950 F1 para cada corrida, piloto e equipe. o Temporada do Grande Prêmio de 1950 foi a rodada inaugural do Campeonato Mundial de Pilotos de F1 como a conhecemos hoje.
Para a primeira temporada do que são agora as corridas de Fórmula 500, o calendário foi construído por sete Grandes Prêmios, seis na Europa e o Indianapolis 1, que foi executado com os regulamentos da AAA e não com as especificações da Fórmula XNUMX.
As principais especificações da Fórmula 1 ditavam que os motores sobrealimentados ou turboalimentados não podiam exceder a cilindrada de 1.5 litros, enquanto os aspirados naturalmente podiam ter um tamanho de 4.5 litros.
Relatório do campeonato de F1950 de 1
O campeonato foi dominado pelo Alfa Romeo carros, com Giuseppe 'Nino' Farina ganhando três Grandes Prêmios e Juan Manuel Fangio dominar as outras três rodadas européias. Por fim, o quarto lugar de Farina na Bélgica foi a diferença em um Campeonato do Mundo muito disputado. Alfa Romeo's Luigi Fagioli terminou em terceiro e foi o piloto com o maior número de pódios da temporada, embora não tenha ganho um único evento.
Apenas os quatro melhores resultados das seis corridas contam para o Campeonato Mundial de Pilotos e a alocação de pontos foi estabelecida com um formato 8-6-4-3-2 para os cinco primeiros finalistas e um ponto para o piloto com a volta mais rápida da corrida, independentemente de o piloto ter terminado ou não.
A Batalha dos Alfettas
Farina dominou o primeiro Grand Prix de sempre, realizado em Silverstone. Então, o italiano caiu em Mônaco quando Fangio reinou supremo e Ferrari estreou no Campeonato Mundial com o segundo lugar Alberto Ascari no 125 F1 com um motor sobrealimentado V12. O Indy 500 foi comemorado em 30 de maio de 1950 sem a participação dos pilotos europeus e Johnnie Parsons levou a vitória.
Problemas de motor para Pole-sitter Fangio significou Farina venceu o Grande Prêmio da Suíça de 1950 em Bremgarten em 4 de junho de 1950. Fangio revidou contra a Bélgica depois de vencer em segundo no grid no Spa-Francorchamps de 14.120 quilômetros.
Então, o maestro argentino venceu novamente na França. Fangio se classificou quase dois segundos à frente de todos em Reims-Gueux e venceu com uma diferença de 25 segundos sobre Fagioli e três voltas à frente do terceiro colocado Peter Whitehead, dirigindo uma Ferrari. A falha na bomba de combustível de Farina significou que Fangio liderou o campeonato rumo ao confronto final em Monza, com dois pontos sobre Fagioli e quatro sobre 'Nino'.
Farina precisava de uma série de resultados para conquistar a coroa em seu país natal. O piloto italiano precisava de pelo menos o terceiro lugar para ter uma chance se Fangio tivesse uma tarde difícil. O pior resultado possível que poderia ter dado o título ao piloto italiano foi o terceiro lugar com a volta mais rápida da corrida. Fangio estava em uma boa posição, pois ele poderia ter ganho o campeonato, mesmo sem marcar nenhum ponto.
Campeonato Climax em Monza
Para a corrida no Autodromo Nazionale di Monza de 6.300 km, Fangio se classificou em Pole dois décimos à frente da primeira estrela da Ferrari no Campeonato Mundial, Ascari. Farina foi o terceiro, a 1.6 segundos da volta de Fangio.
Farina assumiu a liderança no começo e a perdeu na volta 14 por Ascari, que dirigia o Ferrari 375 com o novo motor V4.5 de 12 litros sem um compressor. Fangio, por outro lado, teve problemas com a caixa de câmbio no carro e pegou emprestado a Alfetta de Piero Taruffi, apenas para se aposentar novamente com problemas no motor.
Farina venceu confortavelmente à frente da Ferrari, dirigida por Dorino Serafini e Ascari. O carro de Ascari tinha problemas de confiabilidade, mas ele conseguiu um lugar no pódio em casa para a Ferrari depois de terminar nos 375 de Serafini. Era o único Grande Prêmio de Serafini e ele terminou em segundo. Em terceiro lugar, Fagioli estava em um dos outros Alfa Romeos.
'Nino' Farina, o "Cavalheiro de Turim", tornou-se o primeiro campeão mundial de pilotos da história e 70 anos depois, ele ainda é o único piloto a selar o campeonato de Fórmula 1 em sua corrida em casa.
A primeira temporada da Fórmula 1 será lembrada para sempre, devido ao domínio absoluto dos Alfettas, à batalha entre Farina e Fangio e porque deu lugar ao mega-esporte que o campeonato de Fórmula 1 é hoje.
O início de um grande esporte, a origem da história do ouro.
Aqui você pode encontrar o Visão geral das equipes 1950 F1.
Pilotos e Construtores
Equipes
500 Milhas de Indianápolis
Resultados
Grandes Prêmios
Resultados: 500 Milhas de Indianápolis
Sumário
Os pontos eram distribuídos do primeiro ao quinto classificado final de cada prova (8, 6, 4, 3, 2). Um ponto era ainda atribuído ao piloto que executasse a volta mais rápida na prova. Apenas os quatro melhores resultados das sete corridas contavam para o campeonato. Pontos para classificações partilhadas eram divididos equitativamente pelos pilotos em questão, independente de qual perfizera um maior número de voltas em pista.
Classificação Mundial de Pilotos
Fonte 1:
https://www.f1-fansite.com/pt/Resultados-f1/Classifica%C3%A7%C3%A3o-do-campeonato-1950-f1/
Fonte 2: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_F%C3%B3rmula_1_de_1950
- Somente os 4 melhores resultados contam pontos para o campeonato. Números sem parênteses são pontos válidos para o campeonato; números entre parênteses são os pontos totais.
0 Comentários