Força Fênix (Terra-616)

 

Força Fênix (Terra-616)





HISTÓRIA

Entidade Cósmica

A Força Fênix é uma entidade cósmica imortal nascida do vácuo espacial, é considerada uma das forças universais da vida, sendo a origem de toda energia psiônica existente em todas as realidades do Omniverso. A Força Fênix tem o poder com potencial tão destrutivo que pode destruir por completo qualquer parte do universo. A Força encontrou Le Bete Noir, uma outra entidade cósmica e poderia tê-lo prendido dentro da Terra quando o planeta estava ainda esfriando.


Força Fênix






No início, era uma massa informe da energia, mas quando veio novamente à Terra, há mil anos, e encontrou um mago cultuador da Fênix, cujas as visões alertaram a entidade a adotar a forma semelhante a ave que tem hoje. Fênix era a guardiã do Cristal M'Kraan, um cristal extremamente poderoso com a capacidade de canalizar energias de realidades paralelas.

Em algum momento durante a pré-história, a Força Fênix escolheu uma mulher como seu avatar e se tornou membro de uma equipe de Vingadores composta por Odin, Motoqueiro Fantasma (Pré-Histórico), Pantera Negra (Pré-Histórico), Estigma (Pré-Histórico), Agamotto e a Punho de Ferro (Pré-Histórica). Ela junto com a equipe pré-histórica de Vingadores lutaram contra uma das primeira hostes de Celestiais que vieram a Terra

Em algum momento do início da Idade Média da Terra, a Força Fênix escolheu uma mulher Viking como seu avatar e se tornou membro de uma nova equipe de Vingadores composta por Thor Odinson, Falcão do Inferno o Cavaleiro Fantasma, Nehanda a Pantera Negra, Bodolf o Negro, uma princesa Atlante com Punho de Ferro e Tanaraq.

A Força Fênix passou a ser adorada pelos Shi'ar como Phal'kon, a “irmã” de seus outros deuses K'ythri e Sharra e reivindicou o guerreiro Rook'shir como anfitrião. No entanto, ele se tornou o primeiro conhecido a sucumbir a seus impulsos destrutivos e enlouquecer com o poder que encarnava, tornando-se a força malévola de destruição conhecida como Fênix Negra. A fúria de Rook'shir levou a Força Fênix a ser temida e demonizada pelo Império Shi'ar, que se esforçou ao máximo para exterminar todas as linhagens consideradas compatíveis com a entidade cósmica.

Na Terra, um culto a Fênix treinou desde a infância um jovem chamado Feron para se tornar o hospedeiro, Feron chamou conscientemente a Fênix mas Necron destruiu todos os planos, violando sua essência, a entidade fugiu.

Como Jean Grey

Os X-Men estavam retornando de uma aventura no espaço quando deu um problema com o escudo protetor da nave fazendo com que quem pilotasse a aeronave não pudesse se proteger da radiação cósmica. Jean Grey telepaticamente absorveu o conhecimento de Peter Corbeau de como pilotar a aeronave e disse que seus dons telecinéticos poderia protegê-la da radiação mais que qualquer um ali. Ciclope foi contra a ideia, mas Jean com uma rajada mental o deixou inconsciente. Durante o caminho, seu corpo começa a ser destruído pela radiação. A entidade abordou Jean quando estava prestes a morrer por radiação trazendo os X-Men de volta a Terra. Ela ofereceu ajuda, mas não sem cobrar um preço. Pensando no bem estar de seus amigos Jean aceitou. A Força Fênix duplicou seu corpo, colocando um pouco da essência , alma e força vital dela na cópia.

Quando a aeronave caiu, os X-Men escaparam ilesos e a cópia emergiu com um uniforme novo e denominando-se Fênix. Todos pensaram se tratar de Jean e ela ocupou o lugar na equipe. O corpo da verdadeira Jean ficou no fundo da baía Jamaica, onde a aeronave caiu, em uma espécie de casulo que a recuperaria dos ferimentos.

No corpo de Jean, Fênix ficou embriagada com os sentimentos da humana e com o amor, tanto que Fenix passou a acreditar ser Jean Grey – com o poder de uma deusa e maturidade de uma jovem humana-, seu inconsciente criou uma série de bloqueios para que seu poder atingisse um nível suportável.

Em um curto período de tempo se recuperando da queda da espaçonave, a Entidade Fênix pôde demonstrar o nível de seus novos poderes ao enfrentar o Senhor do Fogo que fora arauto de Galactus. Mais era apenas uma distração para que Eric Escarlate raptasse a princesa Lilandra. Ela foi capaz de reabrir o portal estelar usado pelo alienígena para escapar para sua galáxia e os X-Men o seguiram. Ao chegar na Galáxia Shi'ar, os X-Men enfrentaram a Guarda Imperial com sucesso e perceberam que o louco irmão de Lilandra, o Imperador D'Ken em busca de poder, danificou a estrutura do cristal M´kraan , um nexo de todas as realidades. Felizmente, Fênix derrotou D'Ken e foi capaz de reconstruir a esfera de energia, salvando todo o universo.

Os X-Men foram hipnotizados por Mesmero e acreditaram ser atrações de um circo. Fênix trabalhou como uma trapezista chamada Miz Destino. E Magneto se aproveitou da situação. A batalha acabou separando Fênix e Fera do restante da equipe.

Cada grupo pensou que o outro estivesse morto. Fênix, que possuía os sentimentos de Jean, foi lidar com sua perda viajando pelas ilhas Gregas e ao retornar de férias foi para Ilha Muir, pois Xavier ao receber a notícia da suposta morte de seus alunos foi ao Império Shiar com Lilandra. Seus velhos amigos e ex-companheiros de equipe: Moira MacTaggertJamie MadroxAlex Summers e Lorna Dane deram um apoio para sua recuperação. Jean cada vez mais demonstrava um controle maior sobre seu poder crescente, sendo capaz de modificar inúmeras vezes as moléculas de suas roupas como se nada fosse.

Foi seguida por semanas por Jason Wyngarde, o Mestre Mental. Ele implantava ilusões na mente dela como se vivesse no século 18, através de seu poder mutante e de um aparelho criado pela Rainha Branca do Clube do Inferno. Os X-Men se reuniram mais uma vez, quando o Fera visitava a Mansão Xavier vazia e encontrou seus colegas que julgava mortos. Ele contou para Ciclope que Jean estava na Ilha Muir. Scott imediatamente ligou para lá no exato momento em que Polaris foi atacada por Proteus, um mutante que tem o dom de alterar a realidade e vivia cativo nas instalações da Ilha. A equipe se encontrou lá e juntos derrotaram a ameaça. Fênix voltou a equipe, porém as ilusões do Mestre Mental estavam cada vez mais freqüentes e reais, fazendo-a pensar era casada com ele.

Quando Xavier retornou, o Cérebro detectou a assinatura de duas novas mutantes. Os X-Men se dividiram em duas equipes: Uma encarregada de recrutar Kitty Pryde em Chicago, e outra para recrutar Cristal em Nova York, porém o Clube do Inferno através de um bug implantado na mansão também ficou sabendo dos mutantes. Na danceteria onde Cristal estava Jean encontrou mais uma vez o Mestre Mental que pôs uma ilusão em sua mente de que estava se casando com ele e a beijou na frente de todos, inclusive de Ciclope.

O Clube do Inferno capturou a equipe que foi recrutar Kitty. Emma Frost estava torturando Tempestade quando Fênix chegou e as duas travaram uma luta psíquica. Inicialmente parecia haver equilíbrio, mas Fênix estava apenas brincando com sua oponente e facilmente derrotou a Rainha Branca.



Tempestade assistia a tudo horrorizada com a ferocidade de sua amiga. Quando tudo se resolvera, Fênix induziu os pais de Kitty a serem cordiais com os X-Men e permitissem que a menina estudasse na Escola. Os X-Men decidiram investigar melhor o Clube do Inferno, conseguindo convites para entrar em sua festa, já que o Anjo tinha herdado do seu pai uma posição dentro do clube. O Mestre Mental forçou Jean a uma última e derradeira ilusão: de que ela era a Rainha Negra do Clube do Inferno e sua esposa, dominando-a completamente. Com sua ajuda, a maioria dos X-Men foram capturados e Jason parecia finalmente conseguir seu passaporte ao Círculo Interno do Clube por dominar a mente da X-Man mais poderosa.

Ciclope tentou contactar Jean no plano astral já que os dois tinham um elo mental criado por ela, mas o Mestre Mental percebeu o que o líder dos X-Men pretendia, e o matou em sua forma astral. Quando Wolverine adentrou a sala para salvar seus colegas, Jean o auxiliou, pois revelou ter despertado com o choque de ver seu amor “morrer”. Ela se vingou do Mestre Mental, conectando sua mente pelo universo, deixando-o sensorialmente perturbado.

Fênix Negra



Mesmo estando livre da influência do vilão, um estrago dentro dela havia sido feito. Essas manipulações fizeram seu lado negro aflorar e sua sede de poder e sentir novas emoções foi aumentando e assim se transformou na Fênix Negra, sem moral ou escrúpulos algum, atacando seus ex-companheiros. Em segundos ela derrotou todos os X-Men e rumou para o espaço. Como precisava de energia para se alimentar, ela consumiu um sol inteiro, condenando todos os habitantes dos planetas deste sistema solar à morte. Cinco bilhões de pessoas morreram no sistema D'bari, fato este notado pelos Shi'ar.

Quando voltou à Terra, ela foi à casa dos pais de Jean para encontrá-los. Eles e sua irmã Sara ficaram aterrorizados com a demonstração de poder dela. Neste momento os X-Men a atacaram, tentando detê-la com um inibidor de poderes criado pelo Fera. Ele teve um sucesso temporário, mas Wolverine hesitou em matá-la e Fênix facilmente os derrotou novamente , sobrecarregando o inibidor. Xavier então iniciou uma árdua e lenta batalha contra sua aluna e ele fez com que parte dela auxiliasse no conflito, vencendo-a e colocando bloqueios mentais, reduzindo seus poderes aos níveis do da época de Garota Marvel.

Morte


 

Tudo parecia voltar ao normal, mas os Shi'ar a julgaram um perigo ao universo e a condenaram à morte, transportando todos os X-Men ao cruzador Imperial Shiar. Xavier que passou muito tempo com este povo como consorte de Lilandra e profundo conhecedor de suas leis, convocou um duelo entre os X-Men e a Guarda Imperial de Shi'ar, pela vida da suposta Jean, sendo o campo de batalha a área azul da Lua. Os X-Men lutaram bravamente, mas foram derrotados um a um. Com Ciclope caindo inconsciente, os bloqueios mentais de Xavier se desfizeram e a Fênix Negra ressurgiu. Xavier despertou telepaticamente os X-Men inconscientes que atacaram sua ex-colega e a fizeram recobrar um pouco de sua sanidade. Ela não viu outra solução: fugiu para uma caverna, imobilizou telecineticamente Ciclope e ativou uma arma alienígena que a vaporizou instantaneamente.

Madelyne

A Entidade Fênix ficou na Lua observando Scott e refletido sobre suas ações, enquanto a essência e a força vital de Jean que tinha cometido o suicídio encontrava-se com a Morte. A única forma que a entidade viu de tentar compensar o mal que causara, foi enviar a fração que roubara de Jean para seu corpo que estava em animação suspensa no fundo da baía, mas o corpo recusou a essência por estar repleto de destruição e fogo.

Em seu caminho de volta, ele encontrou a forma astral da viajante do tempo Rachel Summers, filha de Jean e Scott de uma realidade futura que tinha ajudado Kate Pryde a voltar ao passado. A entidade captou também uma assinatura genética igual a de Jean, que era Madelyne Pryor, clone genético criado em laboratório pelo Sr. Sinistro. Fênix lhe dá a fração rejeitada por Jean, despertando-lhe a vida.

Anos se passaram, e os Vingadores descobriram o casulo onde estava a verdadeira Jean Grey na Baía da Jamaica. Eles deixaram para o Quarteto Fantástico investigar que abrira o casulo libertando Jean Grey recuperada. Madelyne se corrompeu se transformando na Rainha dos Duendes. Após sua morte, sua essência e sua memória foi para Jean Grey, assim como essa pequena fração que Fênix havia tomado.

Em uma aventura espacial do X-Factor, esta pequena fração de Fênix contida em Jean tenta assumir o controle por ter sentido novamente o prazer de viajar pelo espaço e a essência de Madelyne também tentou assumir o controle e queria se suicidar. Houve uma batalha mental entre as três pelo controle, vencida por Jean graças ao auxílio de Ciclope. E assim as duas personalidades foram embora, restando apenas fragmentos de memória.

Rachel Summers



Rachel entrou em contato com o mecanismo que Lilandra deu aos pais de Jean após sua morte, um cristal que contém uma impressão holoempática (uma cópia da consciência) de Jean e que acabou lhe concedendo uma fração dos poderes da Fênix e as duas se fundiram o que aumentou enormemente seus poderes. Essa “essência” de Jean surge às vezes para aconselhar Rachel. Rachel passou a ser chamada de Fênix, em homenagem a sua mãe.

Mesmo sem tanto poder para tal façanha, decide matar Beyonder por achá-lo um perigo para todo o universo, Beyonder joga com ela: Lhe concede poder suficiente para matá-lo mas essa opção custaria a vida dos X-Men. Rachel salva os X-Men e se liberta um pouco de sua culpa pelo seu passado. Temendo o perigo de Beyonder, Rachel pensa em destruir todo o universo para que fosse recriado sem a presença deste ser e se julga fraca por não ter coragem para tal feito.

Enfrenta Galactus tentando evitar que este devorasse mais um mundo, o vilão revelou-lhe que a Fênix era uma ameaça tanto quanto ele. Enquanto os poderes do Devorador de Mundos dependiam das vidas dos habitantes dos planetas que sugava, os da Fênix vinham dos seres ainda não nascidos: toda vez que usava suas habilidades um ser deixava de nascer em algum lugar.

Rachel fica por pouco tempo no espaço como Fênix se encontrando com Galactus e com a entidade Morte. Após sua conversa com a Morte, Rachel com prende melhor qual o papel da Fênix e decide voltar a Terra mas com mais controle sobre a Fênix, que para demonstra-lo muda de uniforme. Ao voltar para o Excalibur decide ir para o futuro de onde veio e conserta-lo usando os dons de Fênix, o Excalibur então parte para o futuro e juntos com os heróis daquele tempo derrotam a supremacia Sentinela que controlava aquele mundo, mas ao retornarem ao seu tempo o Capitão Britânia se perde no fluxo temporal. Então, com a ajuda de Amanda Sefton, Rachel tenta trazer Brian de volta sem ter que trocar de lugar com ele, afinal ela era uma anomalia temporal, não conseguindo isto ela troca de lugar com ele no fluxo temporal e ele volta a este tempo. Enquanto Rachel viaja pelo tempo, a Fênix em busca de outras experiências se afasta dela e a larga a deriva

Cancão da Fênix


Insana e confusa, após a morte de Jean durante a batalha contra Xorn, a entidade retorna à Terra e encontrou Jean morta. Sai a procura de Scott Summers, a peça que acreditava ser capaz de reconstruir a sua essência ao resgatar o sentimento humano que compartilhou com ele. Scott decide que, para evitar uma catástrofe cósmica, os X-Men deviam abater essa nova encarnação da Força Fênix. conseguem convencê-la de que para conseguir o amor de Scott precisa de uma nova hospedeira, Emma Frost. A entidade só se redime quando percebe o quanto Jean é amada pelos seus amigos e assim, descarna do corpo de Jean.

A essência de Jean parte para a Sala Incandescente em busca das peças necessárias para retornar a vida. No entretanto passou a usar uma das Gêmeas Stepfords como hospedeira. Depois essa parte da força foi diluída em três partes, e presas cristalizadas nos corações das Cucos de modo que não causasse mais danos.

Fragmentos de Fênix

Além das partes presas nas Cucos, outras partes da essência da Fênix se encontram em Rachel Grey e na espada de Korvus.

Quinteto Fênix

 

 

A Força Fênix começou a se aproximar da Terra e destruiu Birj, como testemunhado por Nova. Foi revelado que a Fênix estava chegando à Terra para reivindicar seu próximo hospedeiro. Nova viajou para a Terra logo à frente da Fênix e avisou aos Vingadores que a Fênix estava chegando. Ao mesmo tempo, Esperança manifestou as energias da Fênix com mais força do que nunca. Os Vingadores, impulsionados pelos avisos de Wolverine, partiram para a Utopia com força total e exigiram que o Ciclope entregasse a Esperança por custódia protetora. Ciclope recusou, dizendo que eles tinham a situação controlada e, quando o Capitão América se recusou a partir, uma batalha estourou. Quando a Fênix se aproximou, Esperança viajou para a Área Azul da Lua para enfrentá-la, com os X-Men e os Vingadores em perseguição.

 

 

Quando a Fênix desceu na Lua, o Homem de Ferro usou uma arma especial para tentar destruir a Fênix. Ele só conseguiu fragmenta-la e, desesperado, levou os outros cinco X-Men presentes como anfitriões; NamorCiclopeEmma FrostMagia e Colossus. Eles retornaram à Terra com Esperança para prepará-la para ser anfitriã e fazer o trabalho da Fênix.

Usando seus novos poderes, o Quinteto Fênix trabalhou para tornar o mundo um lugar melhor. Para os mutantes, eles criaram uma grande e nova utopia. Sob a direção do Ciclope, eles criaram suprimentos de água doce, comida e energia em locais de necessidade. Eles também proibiram a guerra e destruíram todas as armas que encontraram. Esperança revelou que a Fênix ainda a chamava e Ciclope perguntou se ela aceitaria a Fênix agora. Esperança disse que sim, mas Ciclope a recusou, dizendo que ela se provou indigna quando negou na Lua.


Sinistro e a Fênix


O Quinteto Fênix foram capturados brevemente pelo Sr. Sinistro e, usando sua tecnologia, ele conseguiu aproveitar a Força Fênix em seis clones de Madelyne Pryor. Emma conseguiu entrar na mente de um dos clones para conversar com a Fênix. Enquanto a Fênix inicialmente não se importava com o que aconteceu ou com o que foi usada, Emma respondeu que Sinistro simplesmente a manteria trancada por toda a eternidade, e lembrou que havia chegado à Terra por um motivo. A Fênix respondeu positivamente e deixou os clones de Madelyne Pryor, voltou ao Quinteto Fênix e destruiu Sinistro.


 

Os Vingadores, desconfiados da Fênix e dos X-Men, invadiram a Utopia para sequestrar Esperança, acreditando que ela era a chave para derrotar o Quinteto Fênix. Esperança foi com eles livremente, no entanto, levando a uma renovação do conflito entre Vingadores e X-Men. Os Vingadores travaram uma guerra contra os X-Men e o Quinteto Fênix, mas estavam em conflito com seu vasto poder e continuaram a perder membros a cada batalha. Namor, o mais volátil dos avatares da Fênix, resolveu destruir os próprios Vingadores, a fim de impedir que destruíssem o mundo pacífico que haviam criado.Apesar do poder dos Vingadores e da eficácia da Feiticeira Escarlate contra Namor, eles ainda conseguiram derrotá-lo por pouco, à custa de uma grande destruição para Wakanda. Depois que Namor caiu, sua porção da Fênix o deixou para os outros quatro anfitriões restantes.

 


Agora forçados a controlar ainda mais a Força Fênix, alguns dos avatares restantes da Fênix começaram a perder a sanidade e o domínio da realidade. Colossus e Magia foram virados um contra o outro pelo Homem-Aranha, e ambos perderam seus fragmentos.



Isso tornou as coisas ainda piores para Emma e Ciclope, principalmente Emma, ​​que já tinha tido problemas para controlar sua parte antes da queda de Colossus e Magia. Os Vingadores se uniram a vários X-Men que perceberam que Ciclope e Emma haviam perdido completamente o controle. Juntos, eles atacaram Ciclope e Emma e ganharam vantagem até que Ciclope foi forçado a pegar a peça final da Fênix de Emma, ​​fazendo dele o único anfitrião. Ciclope era totalmente incapaz de hospedar toda a Força da Fênix por conta própria, e se tornou a Fênix Negra.


 



Completamente perdendo o controle da realidade, Ciclope lutou contra os Vingadores e X-Men, ao mesmo tempo em que lutava contra a Fênix dentro de si. Em um momento de lucidez, ele deu à Feiticeira Escarlate e Esperança Summers a chance de que eles precisavam para enfraquecê-lo, permitindo que Esperança levasse a Fênix dentro dela. Enquanto Esperança crescia com os incríveis poderes da Fênix, a Feiticeira Escarlate a lembrou de seu propósito e, juntos, eles usaram os poderes da Fênix para reverter o feitiço da Feiticeira Escarlate e restaurar a humanidade mutante. A Fênix, tendo completado sua tarefa, desapareceu para renascer novamente.

Guerras Secretas


 

Em algum momento, o ex-anfitrião da Fênix, Ciclope, adquiriu um Ovo da Fênix, que ele mantinha em reserva, esperando usá-lo para acabar com as Incursões. O Ovo da Fênix, no entanto, não eclodiu até que a incursão final ocorreu entre a Terra-616 e a Terra-1610. Quando as forças da Terra-1610 atacaram a Terra-616 sobre Manhattan, o ponto de incursão, o Ovo da Fênix finalmente eclodiu. Ciclope mais uma vez se uniu à Força Fênix, só que desta vez sem perder o controle. Com o poder da Fênix, ele eliminou as forças da Terra-1610. O transportador mutante Dobra transportou o Ciclope a bordo de um bote salva-vidas criado pela Fundação Futuro para sobreviver à incursão final, permitindo que ele e a Fênix sobrevivessem ao final do Multiverso. O bote salva-vidas acabaria por pousar no Mundo de Batalha, um planeta criado e governado pelo Doutor Destino, reunindo os restos de realidades destruídas. Depois de passar oito anos em animação suspensa, Ciclope e os outros heróis a bordo do bote salva-vidas foram despertados pelo Doutor Estranho.

Quando Estranho, Ciclope e os outros heróis lutaram contra a Cabala, eles foram confrontados pelo Doutor Destino. A Fênix atacou Destino; no entanto, como o mestre deste novo universo, Destino era poderoso demais até para a Fênix e matou Ciclope quebrando seu pescoço. Ciclope ressuscitou quando o universo da Terra-616 foi trazido de volta pelo Senhor Fantástico, mas ele não possuía mais a Força da Fênix.

Retorno

Um Ovo de Fênix reapareceu no universo restaurado e foi levado por Terrax antes de ser roubado por Thane com a ajuda do Campeão do Universo, Starfox e Nebulosa. Quando Nebula soube que ela havia sido manipulada por Thane, ela o matou. No entanto, sua morte fez com que o ovo eclodisse, e a Força Fênix ressuscitou Thane para torná-lo seu novo hospedeiro. Eventualmente foi retirado de Thane pelas Bruxas durante sua batalha final contra Thanos na Pedreira de Deus.

Durante a batalha de Thor contra a Força da Fênix, causada pelos deuses Shi'ar, Sharra e K'ythri, Quentin Quire absorveu um pequeno pedaço dela, tornando-se seu anfitrião, e substituiu Sharra e K'ythri como o novo deus dos Shi'ar. Quetin voltou à terra e sacrificou seu fragmento de fênix para salvar a vida e restaurar os poderes do Jubileu.



A Força Fênix mais tarde se manifestou na Terra para reivindicar a encarnação mais jovem de Jean Grey como sua anfitriã. Quando ela se recusou a compartilhar o destino de seu eu mais velha e lutou contra ela, a entidade cósmica a imolou e começou a ressuscitar a Jean Grey mais velha – resultando em uma série de distúrbios psiônicos. Os X-Men finalmente descobriram que a Força Fênix mantinha a Jean mais velha em uma construção de seu antigo bairro e sem nenhuma lembrança de sua vida passada, numa tentativa de transformá-la em sua avatar novamente. Jean mais tarde se lembrou de quem ela era e disse à Fênix que não queria mais ser sua anfitriã. A Fênix aceitou a decisão de Jean e partiu imediatamente. A Fênix também tentou destruir a jovem Jean na Sala Quente Branca com construções psíquicas de seus anfitriões anteriores, mas Jean de alguma forma assumiu o controle da Sala Quente Branca e ordenou que a Fênix a ressuscitasse. A Fênix obedeceu apenas para se livrar dela e enviou o Jean mais nova de volta à Terra.

PODERES E HABILIDADES

Poderes

A Força Fênix é um dos seres mais poderosos (se não o) mais poderosos do Universo Marvel, possuindo o poder ilimitado de criar e destruir tudo e qualquer coisa; embora seja superado pelo One Above All. Foi declarada ser uma Ameaça em nível de extinção por Mercúrio e uma 'Ameaça no nível ômega' de Senhor Fantástico. Seus poderes incluem:

  • Quase Onipotência:A Força Fênix é praticamente onipotente, no entanto, é limitada de maneiras indeterminadas e indefinidas como parece se adequar à sua missão/objetivo atual. Como a Fênix Branca da Coroa, foi capaz de distorcer a realidade em uma escala universal. [13] Este não foi o resultado de divergência, mas o efeito da manipulação da realidade que mudou a história.
  • Torneira da Força da Vida Futura: A Força Fênix pode aproveitar a energia fornecida pela força da vida reservada para as gerações futuras, negando-lhes assim a existência. [14] A Força Fênix possui ilimitado energia cósmica. Com ou sem um hospederiro, é uma das entidades mais poderosas do Universo Marvel, capaz de existir em qualquer plano, linha do tempo ou existência dimensional.
    • Explosões de força concussiva: Pode usar essa energia para projetar raios de imensa força concussiva poderosa o suficiente para destruir corpos planetários inteiros.
    • Singularidade quântica: Ela pode transmigrar através do tempo e do espaço, dobrando sua energia de volta para si mesma, causando o colapso semelhante a um buraco negro. Em seguida, reforma-se ao chegar ao seu destino, muito parecido com a Fênix Mitológica.
    • Absorção de energia: Ela pode absorver, manipular e controlar totalmente qualquer tipo de energia, como as explosões ópticas de cor vermelho rubi do Ciclope ou toda a energia de uma estrela, buraco negro ou mesmo uma galáxia inteira. Jean, como a "Fênix Única", demonstrou ser capaz de ativar e desativar as mutações dos outros apenas com o uso de suas habilidades psíquicas.
    • Controle da Força da Vida: A Força Fênix pode controlar e manipular a própria vida e a morte; portanto, pode tirar a "energia vital" de algo, tornando-a "morta" ou vice-versa
    • Nexo Psiônico: Como o nexo ou centro de toda a energia psiônica em todo o cosmos, o hospedeiro atinge habilidades mentais quase infinitamente poderosas, incluindo telepatia, empatia e telecinesia, e geralmente procura hospedeiros que têm psiônicos. habilidades (ex.: Nate GreyJean Gray-SummersA Rainha BrancaOs Cucos). Quando ligada a um hospedeiro, a Força Fênix fortalece e amplifica enormemente todos de seus poderes e habilidades sobre-humanos mutantes, para níveis imensuráveis ​​e inumeráveis ​​de poder que demonstraram ser quase ilimitados, como a Fênix hospedeira única verdadeira.
    • Transmutação da matéria: Ela pode manipular e transmutar a matéria em um nível subatômico (por exemplo, transformar madeira em ouro, pedra em cristal, fazer com que os corpos físicos se desintegre alterando sua estrutura molecular, etc.).
    • Teletransporte Cósmico: Ela pode teletransportar outros através de grandes distâncias, como outro planeta ou galáxia, e o vasto vácuo do espaço em si ou até mesmo uma linha do tempo inteira.
    • Ondas de desintegração: Ele pode consumir e remover uma quantidade quase infinita de moléculas por segundo.
    • Força da Ressurreição: Pode ressuscitar qualquer pessoa que deseje com seus poderes quase infinitos, pois é a personificação da vida e da própria morte. Ela também poderia se recuperar, assim como seu anfitrião (isso já foi feito muitas vezes na forma de Jean).
    • Imortalidade: A Força Fênix é imortal e indestrutível. Não pode morrer ou ser destruída. Após sua "morte" em Vingadores vs. X-Men, foi dito que foi destruída, mas, como já aconteceu muitas vezes, a entidade nunca morreu de verdade. Ela se forma em um ovo cósmico no Quarto quente Branco e permanece lá até que esteja pronto para sair. Alguns anfitriões obtêm a verdadeira imortalidade, mas outros a alcançam por nunca envelhecer ou precisar de comida, água e oxigênio para respirar e, se fossem mortos, a Força Fênix o traria de volta à vida.
    • Pirocinese Cósmica: Pode criar chamas 'cósmicas' sob quaisquer condições, mesmo as impossíveis, como espaço de vácuo ou debaixo d'água. Essas chamas não precisam de oxigênio para queimar, e queimam tão intensamente que a matéria é consumida sem subprodutos, como cinzas. Ela tem controle perfeito sobre essas chamas e elas consomem apenas o que querem. Essas chamas são mostradas como capazes de queimar até debaixo d'água. Normalmente elas se manifestam como um raptor ou parte de um raptor, como uma garra ou asas, no caso de um avatar. Não está claro se essas chamas são uma extensão de suas poderosas habilidades psiônicas ou uma pontuação literal ao seu propósito de "queimar o que não funciona".
    • Manipulação Temporal: A Força Fênix pode manipular o passado, presente e futuro através de grandes distâncias temporais e com um profundo conhecimento do efeito causal que suas ações terão. Pode ser que o tempo como conceito não se aplique ao Quarto Quente Branco. isso só foi demonstrado quando Jean Grey como a Fênix Branca da Coroa segurava seu universo na palma de suas mãos, possuindo o poder infinito de escrever o que ela faria como o "Um True Phoenix "em qualquer linha do tempo, usando para evitar que ela se torne um futuro horrível, alterando as memórias de todos na própria realidade no processo.
    • Atmocinese: A Força Fênix é capaz de manipular e criar clima cósmico. Pode criar tempestades cósmicas, explosões solares, tempestades geomagnéticas, raios cósmicos, ejeção de massa coronal e buracos negros.
    • Domínio da Existência: Possui controle total sobre toda a existência, como mostra A Fênix Branca da Coroa (cf Quarto Quente Branco) Pode distorcer a realidade, trazer à existência qualquer coisa, manipular livremente todas as coisas existentes e devolvê-las ao nada quando seu objetivo é extinto.

Seus imensuráveis ​​poderes e habilidades cósmicas parecem ser os mais fortes e poderosos quando ligados a Jean Grey ("a Fênix Única Verdadeira", que é completamente compatível com a entidade, possuindo níveis incrivelmente fortes e poderosos de deidade telepática, empática e telecinética habilidades de status, controle completo e manipulação sobre os reinos da matéria, energia, espaço, tempo, existência e pensamento), pois as duas têm uma estranha e profunda conexão uma com a outra (Jean é a coisa mais próxima que a Força tem da forma física). Ainda precisa explicar como Jean é "a verdadeira fênix" e por quê.

  • Como Jean Gray-Summers, o Fênix usava telepatia e telecinesia, mas com níveis de potência quase ilimitados muito maiores (ilimitados como Fênix Branca). Ela foi capaz de reorganizar a estrutura molecular da matéria e voar em altas velocidades hiper-sônicas enquanto estava dentro de um corpo planetário. Usando a Força Fênix, ela poderia viajar pelo hiperespaço e destruir cruzadores de batalha com pouco esforço.

Habilidades

Como Fênix estava ligada à psique de Jean, ela mantinha um vínculo psíquico com Ciclope.

Fraquezas

Magia do Caos: Quando Ciclope foi possuído pela Fênix, ele recebeu um grande dano ao tocar a Feiticeira Escarlate, assim como Emma Frost (também sendo possuída) sofreu quando ela detectou telepaticamente sua presença enquanto o Quinteto Fênix ganhavam mais porções. torna-se menos eficaz.

Energia Punho de Ferro de K'un-Lun: o dragão, Shou-Lao foi capaz de ferir Ciclope quando ele era possuído pela Fênix. Foi dito pelo Observador que o dragão venceu a Fênix, mas não há evidências para mostrar isso. Uma Punho de Ferro chamada Fongji Wu usou os poderes do dragão para domesticar a Fênix e controlou seus poderes. Não se sabe se o poder se mostra menos eficaz, pois o Quinteto Fênix ganhou mais porções da Fênix.

Apesar dessas fraquezas, a própria Força Fênix nunca a sentiu ou sequer disse que dói. Afeta apenas o hospedeiro e, mesmo que a Fênix esteja no controle, apenas o hospedeiro sente dor, mas sua fraqueza é o controle sobre o hospedeiro.

Nível de Força

NOTAS

  • Inspiração para a personagem Fênix: Pássaro da mitologia grega e egípcia que, quando morria, entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fênix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. A fênix, após erguer-se das cinzas, levava os restos do seu pai ao altar do deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol). A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. A Ave também era o simbolo da Esperança: Enquanto a Fênix existisse o mundo teria esperança. No entanto havia uma profecia que dizia que um dia um raio caria dos céus em cima do ninho da Ave (que era feita de ervas de cheiro) e neste dia, a Fênix não renasceria jamais. E este seria o inicio do fim dos tempos. Os gregos provavelmente copiaram dos egípcios a ideia da fênix. Esses últimos adoravam “benu”, uma ave sagrada semelhante à cegonha. O “benu”, assim como a fênix, estava ligada aos rituais de adoração do Sol em Heliópolis. As duas aves somente representavam o Sol, que morre em chamas toda tarde e emerge a cada manhã. Segundo a uma antiga versão russa tinha o nome de pássaro de fogo, na qual vivia em chamas. A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim. Para os gregos, a fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza. Os egípcios a tinham por “Benu” e estava sempre relacionada a estrela “Sótis”, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado. Na China antiga a fénix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade, e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas.Roxo, Azul, Vermelha, Branco e Dourado. No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou.

LINKS

REFERÊNCIAS

Notas de Rodapé

  1.  X-Men #135
  2.  Novos X-Men #150 154
  3.  Fabulosos X-Men # 481
  4.  X-Men #101
  5.  X-Men #132
  6. ↑ 
    Ir para:
    6,0 6,1 Fabulosos X-Men #355
  7.  X-Men: Manual da Força Phoenix #1
  8.  X-Men #111
  9.  X-Men: Manual da Força Fênix #1
  10.  Tomou como anfitrião para espionar os X-Men durante os eventos de Derradeira Canção
  11.  Obteve uma porção da Força sendo trazida à vida por ela
  12.  Obteve uma parte da força através da Lâmina da Fênix
  13.  Novos X-Men #154
  14.  Excalibur #61

Postar um comentário

0 Comentários