O Alto Evolucionário está em toda Marvel – e eu posso provar.
Ele está por toda parte na cronologia da Marvel. Sua influência foi determinante na origem de vários personagens como Feiticeira Escarlate, Mercurio e Mulher-Aranha, além de Adam Warlock. E agora ele pode parar até no MCU.
Na atual série da Jessica Drew (Mulher-Aranha), roteirizada pela genial Karla Pacheco, a personagem revisita o seu passado. O Dr. Jonathan Drew, pai de Jéssica e cientista da Hydra que foi responsável pelos experimentos que deram super poderes à filha, deixou uma trilha de pontas soltas. Na série somos apresentados a uma longa lista de parentes perdidos da Mulher-Aranha, que precisa se acertar com esse passado desconhecido ao mesmo tempo que com seu presente (como mãe) e futuro (como esposa). Nessa trilha ela reencontra o Alto Evolucionário, o cientista Herbert Wyndham, que foi colega de laboratório do seu pai e que é em parte responsável pelo destino de Jéssica. A Panini já publicou por aqui as 10 primeiras edições desse da Karla Pacheco, que ainda não terminou nos EUA.
Outro título atual que tem a participação do Alto Evolucionário é X-Men. No título lançado em 2021, escrito pelo Gerry Dugan (que já escreveu outros títulos para essa linha coordenada pelo Jonathan Hickman), o geneticista aparece em Krakoa e na batalha inevitável ele lembra que já fez experimentos com a Vampira.
Essas novas aparições de um personagem que é um tanto obscuro dentro da cronologia dos quadrinhos alimentou a especulação sobre a futura aparição do Alto Evolucionário nos filmes e séries de TV da Marvel. O final de Wandavision, que mostra a Feiticeira Escarlate numa cabana ao pé de uma montanha (um cenário bastante europeu), levou a especulações sobre se essa montanha não seria Wundagore, um dos refúgios e laboratório do Alto Evolucionário nos quadrinhos. Tanto Wanda quanto Pietro tem sua origem e poderes (nos quadrinhos) ligados ao laboratório de Wundagore, onde eles nasceram e ficaram escondidos por muitos anos.
Wundagore dos quadrinhos e da cena final de Wandavision.
Outro personagem profundamente afetado pela tragetória do Alto Evolucionário é o Homem-Aranha. Um dos assistentes de laboratório do Alto Evolucionário, o Dr. Miles Warren, evoluiu um chacal até uma forma humanóide. A experiência saiu do controle e a criatura matou a família do Dr. Warren. O Alto Evolucionário exppulsou Warren de Wundagore, e o cientísta assumiu a identidade de Chacal e fez os experimentos de clonagam que levaram à Saga do Clone, que até hoje afeta as histórias de Peter Parker.
O terceiro filme dos Guardiões da Galáxia é também fonte de especulação sobre a aparição do Alto Evolucionário no MCU. O personagem Adam Warlock, já anunciado pelo diretor Jamos Gunn, que será vivído no filme pelo ator Wil Poulter, é um dos heróis mais poderosos da Marvel. Nos quadrinhos, depois de sua aparição em 1967 e de algumas poucas histórias com quase nenhuma explicação sobre sua origem, o lendário roteirista Roy Thomas, usou Adam Warlock numa saga que ele vinha desenvolvendo em 1972. A história falava sobre uma Terra paralela, criada pelo Alto Evolucionário para ser uma utopia, mas que tinha sido dominada por uma de suas criações – o Homem-Fera (Man-Beast).
A intenção de Thomas era usar os personagens Homem-Fera e Adam Warlock como metáforas para o Demônio e o Messias. É nessa fase que o Alto Evolucionário entrega a Adam Warlock a Jóia da Alma (uma das Jóias do Infinito). Mais tarde, outro roteirista lendário, Jim Starlim, leva Warlock para outro patamar, criando a base para a Manopla do Infinito e para o Thanos que conhecemos no MCU.
Aparentemente o Alto Evolucionário já está no MCU, por trás das histórias que estão sendo apresentadas, influenciando e manipulando os personagens. Talvez nas sombras ele seja mais relevante. Pelo menos por enquanto!
Nome: Herbert Edgar Wyndham
Nome original: High Evolutionary
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee
Primeira aparição no:
País de origem:
No Brasil:
Personagem das HQs de “Thor” e outros super-heróis da editora Marvel. Apareceu pela primeira vez na revista “Thor” n° 134, com data de novembro de 1966 na capa.
O Evolucionário é, na verdade, um brilhante biólogo inglês chamado Herbert Edgar Wyndham, nascido em Manchester, e que estudou na Universidade de Oxford nos anos de 1930. Se interessou pelo trabalho do biologista Nathaniel Essex e começou a realizar experimentos de manipulação genética. Construiu uma máquina (que chamou de acelerador genético) e a usou em ratos. Mais tarde, ao assistir uma conferência em Genebra, Wyndham conheceu um homem misterioso (na verdade um genecista do povo dos Inumanos) e com ajuda dele conseguiu desvendar o código genético dos seres vivos. Wyndham deixou a universidade quando conseguiu finalmente evoluir seu cão Dálmata de nome Dempsey. O animal se transformou em um ser humanóide com a inteligência de um chimpanzé. Dempsey acabou morto por humanos assustados com sua aparência, o que fez com Wyndham passasse a procurar um lugar isolado para continuar com suas experiências. Seu parceiro era o cientista Jonathan Drew (pai da futura Mulher-Aranha Jessica Drew). Wyndham se mudou para a Montanha Wundagore na pequena nação dos Bálcãs chamada Trânsia. Descobriu urânio e comprou terras do barão Gregor Russoff. Trabalhando com o cientista alemão Horace Grayson (pai do futuro Marvel Boy) e com ajuda dos escravos do Homem-Toupeira, eles construiram um vasto laboratório até que a filha de Drew se contaminou com o urânio e teve que ser colocada em animação suspensa.Mais tarde a esposa de Drew foi atacada e morta por um lobisomem (Russoff, vitíma de maldição da família). Após esses fatos, Drew deixou Wundagore. Com a adesão do assistente de pesquisas Miles Warren (futuro supervilão Chacal), Wyndham começou a evoluir vários animais locais, que se tornaram meio-homens e meio-animais. A essa nova espécie ele deu o nome de "Novos Homens". Quando Jonathan Drew retornou a Wundagore, possuído pelo espírito de um feiticeiro do século VI, ele alertou que o laboratório fora construído num lugar onde o malévolo demônio Chthon fora banido. Drew e Wyndham começaram a treinar os "Novos Homens" para combate no estilo da cavalaria. Drew os chamou de "Cavaleiros de Wundagore" e Wyndham de "Lorde Alto Evolucionário". Em 1958, o Barão Russoff tentou usar um livro de mágica ancestral conhecido por Darkhold, para se curar de sua maldição. Libertou inadvertidamente o demônio Chthon. Os cavaleiros e Drew conseguiram aprisionar o demônio novamente; enquanto isso, nesta mesma noite, uma mulher grávida chamada Magda deu à luz gêmeos e faleceu. Chthon que estava liberto conseguiu tocar a menina recém-nascida com sua mágica demoníaca.
Wyndham tentou encontrar pais para as crianças, e ao não conseguir, colocou-as também em animação suspensa. Mais tarde, entregues ao casal cigano Django e Marya Maximoff, os gêmeos cresceram e se tornaram os super-heróis Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Os poderes místicos da feiticeira, associado aos seus dons mutantes, foram resultado da magia de Chthon.
Na era moderna, o Alto Evolucionário se encontrou com Thor e com a ajuda do heróico deus do trovão, ele conseguiu deter a ameaça do Homem-Fera (em inglês Man Beast), um dos Novos Homens que se tornara maligno.
Depois desse fracasso, Wyndham transferiu seu laboratório para uma grande espaçonave e partiu rumo às estrelas, junto com suas criações, os Novos Homens. Ele os deixou em um planeta, enquanto ficava numa das luas, onde começou a construir uma réplica detalhada da Terra, colocando-a no lado oposto do Sol. Esse novo planeta vibrava um segundo de diferença em relação a Terra original, e com isso ficava invisível aos humanos. Ele recrutou o Hulk para combater uma revolta dos Novos Homens em Wundagore II. Ele evoluiu a si mesmo e se transformou em um semideus, sem forma definida. Ele é considerado o maior geneticista do Universo Marvel, superando Noah Black, Arnim Zola e Wladyslav Shinsky. Durante suas experiências, ele protege seu cérebro com um capacete, e o corpo com um exoesqueleto.
Nerd e Domínio Público (Telegram)
0 Comentários