Juízes | Sangar

 Sangar


Apologeta

Sangar foi um juiz, filho de Anate, em cujos dias, que antecederam o tempo de Débora () e seguiram os de Eúde, a subjugação de Israel foi tão completa que “as estradas estavam desertas; os que viajavam seguiam caminhos tortuosos”. O governo havia se tornado completamente desorganizado e, aparentemente, como na época de Débora, o povo estava completamente despreparado para a guerra. A arma improvisada de Sangar com a qual ele ajudou a “salvar Israel” foi uma “aguilhada de bois”. Com isso ele feriu 600 homens dos filisteus. Esta é a primeira menção dos filisteus como vizinhos conflituosos dos israelitas (). Segundo uma tradição representada em Josefo, Sangar morreu no ano em que se tornou juiz.

Significado do nome

No original hebraico Shamgar (שמגר), Sangar provavelmente significado “espada”. Em algumas versões o nome é traduzido para Samgar.

Adaptado de: International Standard Bible Encyclopedia (Ella Davis Isaacs).



Nossa Declaração de Fé. Canal oficial no Telegram. Contato: Whatsapp - (47) 98901.9466. O conteúdo do Apologeta pode ser reproduzido para uso pessoal ou na igreja local. Caso queira usá-lo para outro propósito, entre em contato.


Sangar



Sangar (em hebraico: שמגר), filho de Anate, foi o terceiro juiz de Israel, sucedendo a Eúde (segundo o capítulo 3 do livro de Juízes).[1]

Sangar matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de boi.[1]

No capítulo 4 do livro de Juízes, o juiz que sucede a Eúde é Débora.[2]

Esta aparente contradição é explicada como se Sangar fosse juiz ao mesmo tempo que outro juiz.

Eusébio de Cesareia junta Sangar com Eúde, fazendo-os juízes ao mesmo tempo, e atribuindo o período de 80 anos (mencionado em Juízes 3:30) que a terra de Israel ficou livre da opressão ao período em que ambos foram juízes.[3] Pelos cálculos de Jerônimo de Estridão, o período atribuído a Eúde foi de 1404 a 1324 a.C..[4]

Adam Clarke, citando Calmet, interpreta esta aparente contradição como se Sangar fosse o juiz na região de Judá e Débora fosse a juíza na região de Efraim.[5]

Já John Gill interpreta o texto que dá Débora como sucessora de Eúde como se o período em que Sangar foi juiz tivesse sido muito curto, e o povo de Israel não teria sido reformado no seu período.[6]

Referências

  1.  
    Ir para:
  2.  4 :1-4
  3.  Eusébio de CesareiaCrônicaA Crônica hebraica, 32. Do livro de Juízes [em linha]
  4.  Jerônimo de EstridãoChronicon [em linha]
  5.  Adam ClarkeCommentary on the Bible (1831), Judges, Chapter 4 [em linha]
  6.  John GillExposition of the Old and New Testament (1746-63), Judges, Chapter 4 [em linha]

Caixa de sucessão baseada em Eusébio, com datas de Jerônimo de Estridão:

Precedido por
Eúde
Juiz de Israel
com Eúde
1404 - 1324 a.C.
Sucedido por
Baraque e Débora








Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

São princípios de atuação integrada em segurança pública, segundo a Doutrina Nacional de atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP)