Igrejas do Apocalipse - Sete Igrejas da Ásia Menor - Laodiceia
As sete igrejas citadas são (hiperlink):
- Éfeso (Apocalipse 2:1-7)
- Esmirna (Apocalipse 2:8-11)
- Pérgamo (Apocalipse 2:12-17)
- Tiatira (Apocalipse 2:18-29)
- Sárdes (Apocalipse 3:1-6)
- Filadélfia (Apocalipse 3:7-13)
- Laodiceia (Apocalipse 3:14-22)
Como Era a Cidade de Laodicéia nos Tempos Bíblicos?
Laodicéia era uma cidade da Frígia que nos tempos bíblicos pertencia à província romana da Ásia. A cidade de Laodicéia ficava localizada no Vale do Lico, e estava próxima das cidades de Colossos, Filadélfia e Hierápolis, outras três cidades citadas na Bíblia no Novo Testamento.
A cidade de Laodicéia também estava localizada num entroncamento de importantes rotas comerciais. Uma dessas estradas ligava o interior da Ásia Menor ao litoral, onde ficavam algumas cidades notáveis. A grande cidade de Éfeso, que possuía um dos portos mais importantes daquela época, era uma dessas cidades.
A história da cidade de Laodicéia
A história da cidade de Laodicéia remonta aos tempos do Antigo Testamento. Na Antiguidade, a cidade era conhecida como Dióspolis (em homenagem a Zeus) e Rhoas. Mas em meados do terceiro século antes de Cristo, o governador sírio Antíoco II conquistou a região em que Laodicéia estava e reconstruiu a cidade, dando-lhe o nome de Laodicéia em honra a sua esposa Laodice.
Mais tarde, em 133 a.C., o governo romano passou a controlar aquela região e fez da cidade de Laodicéia um importante centro administrativo e judicial. A indústria e o comércio de Laodicéia também cresceram sob as facilidades do robusto sistema rodoviário que passava pela cidade. Inclusive, Laodicéia contava com uma importante indústria de lã negra que era exportada para outras cidades e também usada na confecção de roupas.
Em Laodicéia havia uma notável escola de medicina que era especializada na saúde dos olhos e dos ouvidos. Os pesquisadores daquela cidade conseguiram desenvolver um tipo de colírio que propagou a fama da escola de medicina de Laodicéia por todo o mundo greco-romano. Em Laodicéia ainda havia teatros, um templo dedicado à religião romana, um estádio e um ginásio.
Tudo isso fazia de Laodicéia uma cidade muito rica. Seus habitantes tinham uma ótima condição financeira, e entre eles estavam banqueiros e milionários romanos. Em 17 d.C. a cidade de Laodicéia também foi atingida por um terremoto que abalou o extremo sudoeste da Ásia, e recebeu ajuda do governo romano para sua reconstrução.
Mas quando na década de 60 d.C. a cidade precisou ser reconstruída após outro terremoto, seus cidadãos recusaram o auxílio do governo, alegando que eles eram ricos o suficiente para reconstruírem a cidade sem qualquer ajuda.
Na cidade de Laodicéia havia uma comunidade judaica muito próspera. Na verdade, a presença judaica naquela região antecedia os tempos romanos, e recuava ao período do governo selêucida de Antíoco III, quando várias famílias judaicas foram levadas para a Frígia.
A cidade de Laodicéia na Bíblia
Laodicéia ficou conhecida na Bíblia principalmente pela forma como a igreja daquela cidade foi mencionada no livro do Apocalipse. A igreja de Laodicéia era uma das sete igrejas da Ásia Menor. Mas entre as sete igrejas, a igreja de Laodicéia foi a comunidade cristã que recebeu uma das mais duras repreensões de Cristo.
O Senhor Jesus criticou o sentimento de autossuficiência daquela igreja rica, e usou uma característica estrutural da cidade como figura para falar da apatia espiritual daqueles cristãos. A igreja foi comparada à água termal que chegava morna e nauseante em Laodicéia após ser trazida por aquedutos por cerca de dez quilômetros a partir de Heliópolis (Apocalipse 3:14-22).
Antes da referência no livro do Apocalipse, a igreja da cidade de Laodicéia também foi citada pelo apóstolo Paulo em sua Epístola aos Colossenses (2:1; 4:13-16). Parece que Paulo também escreveu uma carta diretamente aos crentes da cidade de Laodicéia, mas essa carta acabou sendo perdida com o tempo.
Estudo II
O vale de Lico, na Ásia Menor, tinha três cidades principais: Colossos , conhecida por suas fontes de água fria, Hierápolis , conhecida por suas fontes de águas termais, e Laodicéia , conhecida por sua igreja morna, que causou enjôo no seu Senhor, Jesus Cristo.
Ao Anjo da Igreja em Laodicéia (3: 14-22)
A igreja em Laodicéia (14): A igreja em Laodicéia é citada no Apocalipse (aqui e em 1:11) e na carta de Paulo aos colossenses (4: 13-16). As cidades de Laodicéia, Colossos e Hierápolis (veja Colossenses 4:13) ficavam no vale do rio Lico. Laodicéia situava-se no local da cidade moderna de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha via aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou uma reputação de ter água não água. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam. Semelhantemente, Jesus, vontade de vomitar de sua boca na igreja de Laodicéia (3: 15-16).
Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Foi conhecida como um centro bancário (3: 17-18). A região produzia lã preta (3:18) e um tipo de colírio para os olhos (3:19).
O Amém (14): Esta palavra vem de origem hebraica. No começo de uma afirmação significa “certamente” ou “direcionar”. No fim, pode ser entendida como “que seja assim”. Jesus é a palavra final, uma autoridade absoluta.
Testemunha fiel e verdadeira (14): Quase a mesma descrição encontrada em 1: 5. Jesus traz o testemunho sobre seu Pai e a vontade dele para com os homens. Ele fala a verdade em cada promessa e cada advertência que vem da sua boca.
O princípio da criação de Deus (14): Esta expressão admite duas interpretações. Dependemos de informações de outros trechos bíblicos para escolher o correto correto. A frase em si pode ser entendida no sentido passivo (o primeiro criado por Deus), ou no sentido ativo (a origem ou a fonte da criação). A diferença é óbvia e enorme. Jesus é uma criatura ou o eterno Criador? Ele foi feito por Deus ou é Deus? A resposta vem de outras passagens. Jesus é eterno (João 1: 1; Apocalipse 1:18), o primeiro e o último (Apocalipse 1:17). Ele é Deus conosco (Mateus 1:23), o verdadeiro Deus que se fez carne (João 1:14). Ele é o “Eu Sou” (João 8: 24,58; veja Êxodo 3:14), o soberano “Senhor dos senhores e o Rei dos reis”(Apocalipse 17:14). Jesus não foi criado. Ele não veio a existir. Ele é eterno. Ele é Deus. Quem não aceita este fato morrerá no seu pecado (João 8:24).
Conheço as tuas obras (15): Como fez com todas as igrejas destes dois capítulos, Jesus expresso o seu conhecimento íntimo da igreja em Laodicéia. Ele anda no meio dos candeeiros (1: 13,20; 2: 1).
Que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! (15): As águas termais de Hierápolis ajudavam no tratamento de alguns problemas de saúde. As águas frias de Colossos eram boas para beber. Mas as águas mornas de Laodicéia basicamente não serviam para nada; só davam ânsia de vômito!
Assim ... estou a ponto de vomitar-te da minha boca (16): Jesus olhou para a igreja de Laodicéia, contente no seu estado de auto-suficiência e falsa confiança, e vontade de expulsar-la de sua presença.
Pois dizes (17): As afirmações da própria igreja de Laodicéia não refletiam o verdadeiro estado dela. É fácil dizer que está tudo bem na vida espiritual de uma igreja ou de uma pessoa, mas Jesus sabe a verdade. Ele vê as obras e sonda os corações. A igreja de Laodicéia mentia para si mesma, mas Jesus não foi enganado!
Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu(17): O orgulho dos discípulos de Laodicéia os cegou ao ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera. A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 dC e foi reedificada com recursos próprios, sem auxílio do governo romano. Parece que a igreja era a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu Bom Pastor! Numa cidade conhecida por tratamento de olhos, a igreja se tornou cega e não tratamento o tratamento do Grande Médico. Precisavam da humildade dos publicanos e pecadores (Lucas 5: 31-32). Numa cidade que produzia roupas de lã, a igreja andava nua, sem a vestimenta de justiça oferecida por seu Senhor (2 Coríntios 5: 3; Colossenses 3: 9-10).
Aconselho-te (18): Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:
1. Comprar de Cristo ouro refinado . A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.
2. Comprar do Senhor vestiduras brancas . É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3: 4; 19: 8).
3. Comprar de Jesus colírio para os olhos . Somente Jesus pode curar uma cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23: 25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1: 9).
Eu repreendo e disciplino a quantos amo (19): A correção que vem de Deus é uma manifestação do seu amor (Hebreus 12: 4-11). Quando Deus não corrige, devemos aceitar a disciplina como ele deseja, para o nosso próprio bem. Ele quer nos conduzir ao arrependimento e à plena comunhão com ele. A disciplina aplicada pelos servos de Deus deve, também, ser motivada pelo amor (Hebreus 12: 12-13). Esta atitude deve guiar os pais que corrigem os seus filhos (Provérbios 13:24), e os cristãos que corrigem os seus irmãos na fé (Tiago 5: 19-20; 2 Coríntios 2: 5-8).
Sê, pois, zeloso e arrepende-te (19): A solução ao problema dos discípulos em Laodicéia não seria meramente algumas mudanças externas. Precisavam do zelo para com Deus para se arrependerem.
Eis que estou à porta e bato (20): Jesus colocou uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia (3: 7), mas a igreja de Laodicéia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir uma porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes para atender à voz dele. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece uma salvação a todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão.
Entrarei ... e cearei (20): Ambas as figuras, aqui, representam a comunhão com Cristo. Ele entra na casa e habita naqueles que obedecem a palavra dele (João 14:23). Cear com alguém isento de uma relação especial de estar de acordo ou em comunhão (1 Coríntios 10:21; 5:11). É um privilégio especial comer à mesa do rei (2 Samuel 19:28). Não há privilégio maior do que a bênção de cear com o Rei dos reis!
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono (21): Os vencedores devem o privilégio de reinar com Cristo (veja 2: 26-27; 20: 4). Tal honra não seria para os orgulhosos e auto-suficientes, mas para os humildes e obedientes. Jesus foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu (Filipenses 2: 8-9). Somente os obedientes serão exaltados com Cristo.
Quem tem ouvidos ... (22): Jesus bate e chama. Cabe ao homem ouvir e atender a sua voz!
Conclusão
N a carta à igreja em Laodicéia, Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas idólatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Exaltou-se, ao solução de se humilhar diante do Senhor dos senhores.
–Por Dennis Allan
D135
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