Filhas de Ló |
As filhas de Ló são duas mulheres mencionadas no Livro de Gênesis. Apenas duas filhas são explicitamente mencionadas em Gênesis, ambas sem nome. No entanto, o midraxe hebraico O Livro de Jaser descreve outra filha chamada Paltith, que foi queimada até a morte pelos sodomitas por violar sua lei contra a caridade para estrangeiros.[1]
Apenas duas filhas são mencionadas em Gênesis 19, enquanto Ló e sua família estão em Sodoma. Dois anjos chegam a Sodoma e Ló mostra-lhes hospitalidade. No entanto, os homens da cidade se reúnem ao redor da casa de Ló e exigem que ele lhes dê os dois hóspedes para que possam conhecê-los.Gênesis :4-5 Em resposta, Ló oferece à turba, suas duas filhas, em vez disso, notando que elas são virgens. Gênesis :8 A turba recusa a oferta de Ló e os anjos os ferem com cegueira, e então avisam Ló para deixar a cidade antes de ser destruído.
Gênesis 19:14 indica que Ló tem genros. O texto hebraico indica que eles são casados com as filhas de Ló, enquanto NIV interpreta a expressão como "jurou se casar" com suas filhas virgens. Robert Alter sugere que Gênesis 19:15 ("suas duas filhas que permanecem com você") indica que as duas filhas virgens de Ló partiram com ele, mas que ele tinha outra, casada que ficaram com os genros.
A esposa de Ló se transforma em uma estátua de sal, mas Ló e suas filhas fogem para Zoar, e acabam vivendo em uma caverna nas montanhas. Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, o estupraram. As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami. De acordo com a tradição judaica, as filhas de Ló acreditavam que o mundo inteiro havia sido destruído e que eles eram os únicos sobreviventes. Eles, portanto, recorreram ao incesto para preservar a raça humana.[2] Essa também era a opinião geral dos Pais da Igreja Primitiva, como Agostinho,[3] Crisóstomo[4] e Irineu.[5] A base dessa ideia é o comentário da filha mais velha de que "há não é um homem na terra "para dar-lhes filhos.(Gênesis 19:31) No entanto, comentaristas como João Calvino apontaram que a família morou recentemente em Zoar, então eles deviam saber que não eram as únicas pessoas que sobreviveram. Calvino, portanto, conclui que a observação da filha mais velha se refere não a toda a terra, mas apenas à região em que eles viviam.[6]
Muitos estudiosos estabeleceram uma conexão entre os episódios das filhas de Ló. De acordo com Robert Alter, este episódio final "sugere justiça medida por medida aplicada por sua oferta precipitada."[7] Vários comentaristas descrevem as ações das filhas de Ló como estupro. De acordo com Esther Fuchs, o texto apresenta as filhas de Ló como as "iniciadoras e perpetradoras do 'estupro' incestuoso".[8]
Referências
Bibliografia
- Ahmed, Waleed (2011). «Lot's daughters in the Qu'ran». In: Reynolds, Gabriel S. New Perspectives on the Qu'ran. [S.l.]: Routledge. ISBN 9781136700781
- Alter, Robert (2008). The Five Books of Moses: A Translation with Commentary. Nova Iorque: W. W. Norton. ISBN 978-0-393-07024-8
- Augustine. «Contra Faustum (Book 22, Section 43)». New Advent. Consultado em 23 de maio de 2021
- Calvin, John. «Genesis 19». Commentary on Genesis, Vol. 1. Christian Classics Ethereal Library. Consultado em 30 de março de 2021
- Fuchs, Esther (2003). Sexual Politics in the Biblical Narrative: Reading the Hebrew Bible as a Woman. [S.l.]: A&C Black. ISBN 978-0-567-04287-3
- Hill, Robert C. (1990). «Homily 44». Saint John Chrysostom: Homilies on Genesis 18-45. [S.l.]: The Catholic University of America Press Parâmetro desconhecido
|capitulo-url=
ignorado (ajuda) - Irenaeus. «Against Heresies (Book IV, Chapter 31)». New Advent. Consultado em 30 de março de 2021
- Jamal, Amreen (2001). «The Story of Lot and the Qur'an's Perception of the Morality of Same-Sex Sexuality». Journal of Homosexuality. 41 (1): 1-88. doi:10.1300/J082v41n01_01
- Kadari, Tamar. «Lot's Daughters: Midrash and Aggadah». Jewish Women's Archive. Consultado em 6 de dezembro de 2018
- Lowenthal, Anne W. (1988). «Lot and His Daughters as Moral Dilemma». In: Fleischer, R.E.; Scott, S.C.; Munshower, S.S. The Age of Rembrandt. [S.l.]: Pennsylvania State University. ISBN 9780915773022
- Mellinkoff, Ruth (1998). «Titian's Pastoral Scene: A Unique Rendition of Lot and His Daughters». Renaissance Quarterly. 51 (3). Cambridge University Press. pp. 828–63. doi:10.2307/2901747
- Noah, Mordecai Manuel, ed. (1840). Sefer Ha-yashar, Or, The Book of Jasher. New York: M.M. Noah & A.S. Gould. ISBN 9780790517254
0 Comentários