SÉRIE FILOSOFIA | Princípio da Casa dos Pombos: FGV - Em uma gaveta há 9 meias brancas, 10 meias pretas e 11 meias vermelhas. O número mínimo de meias que devem ser retiradas da gaveta, sem lhes ver a cor, para ter certeza de haver retirado pelo menos duas meias pretas é

Em uma gaveta há 9 meias brancas, 10 meias pretas e 11 meias vermelhas. O número mínimo de meias que devem ser retiradas da gaveta, sem lhes ver a cor, para ter certeza de haver retirado pelo menos duas meias pretas é:
Alternativas

Princípio da Casa dos Pombos, também conhecido como Princípio das Gavetas de Dirichlet (1805-1859) como foi originalmente relatado em 1834, é a solução para o problema de se alojar n pombos em m casas onde n > m. Deduz-se daí que ao menos uma casa conterá mais de um pombo.

Uma função injetiva ou injetora é uma função f: A→B quando elementos diferentes no conjunto finito A são transformados por f em elementos diferentes no conjunto finito B. Como no princípio da casa do pombos A é maior que B, a função não é injetora, pois para cada elemento de A associa-se ao menos mais de um elemento de B.



Vamos lá?

Em uma gaveta há:

9 meias brancas, 

10 meias pretas e 

11 meias vermelhas. 

O número mínimo de meias que devem ser retiradas da gaveta, sem ver a cor, para ter certeza de haver retirado pelo menos 2 meias pretas é?

9 meias brancas
10 meias pretas
11 meias vermelhas

Qual é o pior caso? Tirar 11 meias vermelhas e 9 meias brancas. Nesse caso, as próximas 2 com certeza serão pretas:

11 meias vermelhas
9 meias brancas
2 meias pretas

9 + 11 + 2 = 22

Portanto, é necessário retirar no mínimo 22 meias para termos certeza de que 2 delas sejam pretas.




Links:

Análise Combinatória - Página 1

Análise Combinatória - Página 2

Análise Combinatória - Página 3

Análise Combinatória - Página 4

Análise Combinatória - Página 14

Análise Combinatória - Página 17

Análise Combinatória - Página 19 





Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

São princípios de atuação integrada em segurança pública, segundo a Doutrina Nacional de atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP)