De três irmãos – José, Adriano e Caio -, sabe-se que ou José é o mais velho ou Adriano é o mais moço. Sabe-se também que ou Adriano é o mais velho ou Caio é o mais velho. Quem é o mais velho e quem é o mais moço dos três irmãos?

De três irmãos – José, Adriano e Caio, sabe-se que ou José é o mais velho ou Adriano é o mais moço. Sabe-se também que ou Adriano é o mais velho ou Caio é o mais velho. Quem é o mais velho e quem é o mais moço dos três irmãos?



Vamos lá?

Informações:

1) sabe-se que ou José é o mais velho ou Adriano é o mais moço.

2) sabe-se também que ou Adriano é o mais velho ou Caio é o mais velho.

Resolvendo:

a) de acordo com a segunda afirmação só Adriano ou Caio podem ser o mais velho.

Mais velho = Adriano ou Caio

b) Se Adriano for o mais velho a primeira afirmação fica sem solução (as possibilidades são duas verdades, ou verdade para um e falso para outro). 

Adriano não é o mais velho.

c) Afirmar que Adriano é mais velho é negar que ele é mais novo, mas na primeira afirmativa isso é impossível. Adriano e José seriam mais velhos. Logo Adriano só pode ser o mais novo.

Adriano é o mais novo.


d) Voltando a segunda afirmativa temos então que Adriano não sendo o mais velho resta que Caio é este. Logo, José é o do meio.

Caio é o mais velho.


Na ordem do mais velho para o mais novo temos:

1) Caio

2) José

3) Adriano



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

São princípios de atuação integrada em segurança pública, segundo a Doutrina Nacional de atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP)