Exame teórico de Habilitação Retirado do blog Say D Tudo - Direção Defensiva

 Exame teórico de Habilitação Retirado do blog Say D 

Tudo Teste do CFC 

Todas as questões presentes nesse teste foram retiradas de provas oficiais do DETRAN. 

Direção Defensiva 


1. Maria foi buscar na escola seus dois filhos, com 4 e 7 anos de idade. No caminho de volta, enfrentou um intenso trânsito. Em determinado momento, seus filhos começam a brincar e pular no banco, gritando sem parar. Com o veículo em velocidade de 50 km/h, Maria então se virou para as crianças com o objetivo de repreendê-las. Podemos afirmar que Maria agiu: 

a) Incorretamente, pois deveria repreender as crianças somente ao chegar em casa, ou tivesse atingido a velocidade de 20 km/h. 

b) Incorretamente, pois o fato de ter-se voltado para trás pôs em risco a atenção da condutora ao volante e, consequentemente, a segurança. Além de ter esquecido de fixar o cinto de segurança nas crianças. 

c) Corretamente, pois a 50 Km/h pode, conforme preceitos da Direção Defensiva. 

d) Corretamente, de acordo com regra do Código de trânsito Brasileiro. 


2. Ao aproximar-se de uma lombada, o condutor deve reduzir a velocidade e ultrapassá-la: 

a) Virando a direção para a direita. 

b) Virando a direção para a esquerda. 

c) Alinhado em frente 

d) Virando a direção para a direita e depois para a esquerda. 


3. Qual o melhor modo de lidar com o carro “colado” atrás do seu? 

a) Diminuir a velocidade e sinalizar para a direita, facilitando a ultrapassagem. 

b) Parar bruscamente. 

c) Frear bruscamente acionando as lanternas. 

d) Acelerar para diminuir a distância entre os dois carros. 

4. A decisão é um dos elementos básicos da direção defensiva, por isso o condutor deve: 

a) Precisar dos conhecimentos apenas das leis de trânsito. 

b) Precisar dos conhecimentos básicos de seu veículo. 

c) Estar preparado para fazer a escolha correta nas situações imprevistas contribuindo para evitar acidentes. 

d) Precisar de muitas horas de direção para saber a melhor decisão a ser tomada. 


5. Dentre as condições adversas de Luz, podemos dizer: 

a) A iluminação dos locais por onde transitam os motoristas não influencia na direção. 

b) A sua falta pode ocasionar uma visão inadequada no momento de dirigir, facilitando para que possa ocorrer um acidente. 

c) Ao cruzar com outro veículo durante a noite devemos manter a luz alta. 

d) A iluminação que atrapalha è somente a artificial. 


6. O uso de cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiro, pois evita: 

a) Colisão com veículos de trás. 

b) O cometimento de infrações que geram multas gravíssimas. 

c) Colisão com veículo da frente. 

d) O lançamento dos corpos para fora do veículo no caso de colisões. 


7. O que o condutor deve fazer ao ser colhido por um forte vento lateral em uma rodovia? 

a) Reduzir a velocidade para manter a estabilidade. 

b) Segurar o volante levemente, a fim de reduzir o risco de capotagem. 

c) Trafegar em zigue-zague, dentro da própria faixa, para neutralizar o impacto do vento. 

d) Acelerar, a fim de aumentar a força de atrito entre os pneus e a pista. 


8. O que o condutor deve fazer durante a chuva, além de acionar o limpador de parabrisa do veículo? 

a) Acionar a ventilação do veículo. 

b) Ligar o desembaçador traseiro. 

c) Deixar uma abertura nos vidros. 

d) Acender pelo menos as luzes de posição. 


9. O que o condutor de veículo não deve fazer quando se depara em condições adversas de tempo? 

a) Reduzir a marcha e acender as luzes do seu veículo. 

b) Se o tempo estiver muito ruim, sair da via e esperar que as condições melhorem. 

c) Procurar aumentar a velocidade para se livrar rapidamente da via. 

d) Procurar um local adequado, sem riscos, como um recanto, posto rodoviário ou posto de gasolina. 


10. Qual a melhor atitude que o condutor deve fazer se ao trafegar a 85 Km/h em uma rodovia em trecho reto, ficar sem freios? 

a) Acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e puxar com força o freio de mão. 

b) Reduzir as marchas sucessivamente, até chegar à primeira, e puxar o freio de mão suavemente. 

c) Reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e puxar com força o freio de mão. 

d) Colocar o câmbio em ponto morto e puxar com força o freio de mão. 


11. O que consiste a Direção Defensiva? 

a) Forma de conduzir o veículo a qual permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo. 

b) Implementação de equipamentos especiais no veículo, destinados a proteger os motoristas e os passageiros no caso de colisões ou abalroamentos, como por exemplo, air-bag e volante retrátil. 

c) Técnicas de ações evasivas de emergência, para desviar o veículo de obstáculos repentinos que possam provocar acidente. 

d) Reta imaginária determinada pelos pontos A e B, sendo o ponto A definido pelos olhos do condutor e o ponto B pelo para-choque do veículo que vai à frente. 


12. O que é correto afirmar em relação aos riscos de acidentes no trânsito? 

a) Ocorrências trágicas, quando previsíveis, são evitáveis. 

b) Revisar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre a técnica de dirigir são conselhos que devem ser direcionados somente aos motoristas inexperientes. 

c) Situações de tráfego denso (horários de pico) são seguras para os usuários das vias, devido à baixa velocidade. 

d) Estar atento não garante ao condutor a possibilidade de observar situações de risco ao volante. 


13. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível resulta em multa e infração média. Como evitar? 

a) Levar um galão com combustível no porta-malas. 

b) Torcer para que encontre um posto de combustível logo adiante. 

c) Em caso de viagem consulte um mapa rodoviário e a existência de combustível suficiente para chegar ao seu destino, e abasteça sempre com margem de sobra. 

d) Desligar o motor nas descidas para economizar. 


14. Direção defensiva é: 

a) Quando o condutor dirige sem atenção. 

b) O modo de dirigir para evitar acidentes apesar das ações incorretas dos outros. 

c) Quando o condutor está bem fisicamente. 

d) Quando o condutor transita a uma velocidade de 120 Km/h. 


15. A previsão é um dos elementos básicos da direção defensiva por isso é errado afirmar: 

a) É necessário ser informado sobre a via a transitar. 

b) Confiar apenas em seu instinto para prever os perigos no trânsito. 

c) Com o uso do veículo constantemente podemos treinar previsões, para no futuro usar. 

d) A previsão depende do motorista observar tudo ao seu redor. 

16. Nas festas, férias e feriados prolongados, ocorre sempre um determinado tipo de condição adversa, que é: 

a) Condição adversa do veículo 

b) Condição adversa de trânsito 

c) Condição adversa de vias. 

d) Condição adversa de tempo. 

17. Para que a circulação em lugares desconhecidos seja facilitada, devemos: 

a) Ter no veículo computador de bordo. 

b) Estudar o mapa da cidade ou rodoviário antecipadamente, planejando o trajeto a ser percorrido. 

c) Ler jornais e revistas. 

d) Perguntar para outros motoristas, pois os mapas têm erros. 


18. Que característica o condutor do veículo deve possuir para assumir um comportamento seguro no trânsito? 

a) Prudência e habilidade no volante. 

b) Colocar em primeiro lugar seus direitos. 

c) Pensar em si próprio. 

d) Nunca abrir mão para o bem comum. 


19. De acordo com o CTB e os preceitos da Direção Defensiva, por que o condutor deve respeitar as distâncias de segurança? 

a) Para que haja tempo e distância de reação, no caso de freada brusca, evitando colisão. 

b) Para possibilitar distância suficiente que permita a manobra de ultrapassagem segura. 

c) Para eliminar a possibilidade de erro por parte do condutor. 

d) Para que os veículos que venham no sentido contrário tenham melhor visibilidade. 


20. Qual o efeito do álcool no organismo do condutor? 

a) Aumento da perícia. 

b) Capacidade diminuída para tomada de decisão. 

c) Concentração inalterada. 

d) Capacidade de dirigir inalterada. 



Gabarito: 

1 – B; 

2 – C; 

3 – A; 

4 – C; 

5 – B; 

6 – D; 

7 – A; 

8 – D; 

9 – C; 

10 – B; 

11 – A; 

12 – A; 

13 – C; 

14 – B; 

15 – B; 

16 – B; 

17 – B; 

18 – A; 

19 – A; 

20 – B;  

https://saydtudo.files.wordpress.com/2017/06/questc3b5es-cfc.pdf

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Qual princípio da Administração Pública garante que todos os administrados sejam tratados de forma igual, sem distinções arbitrárias?