PMSP - Institucional | Atribuições das polícias

  • Quais os serviços oferecidos pela Polícia Militar?

    A Polícia Militar do Estado de São Paulo é a responsável pelo policiamento ostensivo/ preventivo: trata-se de um conceito abrangente, que envolve atividades de prevenção primária e secundária, que são executadas para consecução da segurança pública, tais como policiamento comunitário, radiopatrulhamento e todas as demais que são levadas a efeito pela Polícia Militar, visando prevenir a ocorrência de crimes ou de infrações administrativas sujeitas ao controle da instituição policial. A atividade de polícia de preservação da ordem pública envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei. O exercício da polícia ostensiva requer ampla atuação, desde uma simples informação até o gerenciamento de ocorrências de grande vulto.

Professor Janildo Arantes - Jamal Malik -  desde 16 de agosto de 2009
  • O que faz a Polícia Civil?

    A Polícia Civil é responsável pela investigação de crimes e sua autoria, elaboração de Boletins de Ocorrência de qualquer natureza, expedição de cédula de identidade, de atestado de antecedentes criminais e de residência, bem como de registro de porte de arma de fogo e de alvarás de produtos controlados, entre outros.

  • Qual o papel da Polícia Técnico-Científica?

    A Polícia Técnico-Científica desenvolve trabalhos de pesquisa nos campos da Criminalística e da Medicina Legal, sendo especializada na produção da chamada prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. O conjunto dos elementos materiais relacionados com a infração penal, devidamente estudado por profissionais especializados, permite provar a ocorrência de um crime, determinando de que forma ocorreu e, quando possível e necessário, identificando todas as partes envolvidas, tais como a vítima, o criminoso e outras pessoas que, de alguma forma, possam ter relação com o crime. A prova pericial é indispensável nos crimes que deixam vestígio, não podendo ser dispensada, sequer quando o criminoso confessa a prática do delito.

  • Quais as diferenças entre a Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica?

    A Polícia Civil é encarregada de investigar crimes e contravenções, e reunir provas sobre suas circunstâncias e sua autoria, atuando primordialmente após a ocorrência do fato criminoso. É composta por policiais de várias carreiras como: delegados de polícia, escrivães, investigadores e agentes policiais. A Polícia Militar é composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas e zelar pela ordem pública, atuando primordialmente na prevenção do crime. É integrada por policiais com várias patentes, como: coronel, tenente-coronel, major, capitão, tenente, subtenente, sargento, cabo e soldado. A Polícia Técnico-Científica coordena e supervisiona os trabalhos de pesquisa nos campos da Criminalística e da Medicina Legal. É integrada por atendente de necrotério; auxiliar de necropsia; desenhista técnico-pericial; fotografo técnico-pericial; médico legista; oficial administrativo; perito criminal; e técnico de laboratório. A SPTC trabalha em estreita cooperação com as polícias Civil e Militar, e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran)


Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

São princípios de atuação integrada em segurança pública, segundo a Doutrina Nacional de atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP)