S ou Z? G ou J? Ortografia na Redação do ENEM

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Na proposta de redação do Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade e segunda aplicação) de 2017, mais uma vez nos deparamos com um assunto que tem grande relevância no contexto atual: a busca pelo encaixe em padrões de beleza específicos e idealizados. Relembremos o tema:

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I
A beleza parece caminhar em uma linha tênue entre as escolhas do indivíduo e a imposição coletiva. Se, por um lado, cada um pode buscar a beleza da maneira que considerar melhor para si, por outro, cuidar da beleza torna-se um imperativo. Modelos funcionam como fonte de comparação social e a exposição às imagens idealizadas da mídia tem como efeito uma redução no nível de satisfação dos indivíduos com relação à própria imagem. Este processo de comparação social também influencia fortemente a autoestima do indivíduo. A percepção de uma discrepância acentuada entre o eu real e o eu ideal gera ansiedade e sentimento de insatisfação com relação ao seu autoconceito e, consequentemente, uma redução na sua autoestima. Na tentativa de atingir um ideal estético socialmente aceito, muitos se dedicam a uma luta incansável para esculpir o corpo perfeito e aproximar-se de um padrão de beleza.
FONTES, O. A.; BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. Como ser homem e ser belo? Um estudo exploratório sobre a relação entre masculinidade e o consumo de beleza.
Disponível em: http://seer.ufrgs.br. Acesso em: 22 jun. 2015 (adaptado).
Texto II
TEXTO III
Os transtornos alimentares mais relevantes em nosso contexto sociocultural são a anorexia e a bulimia nervosas. A anorexia nervosa se  caracteriza pelo pavor descabido e inexplicável que a pessoa tem de engordar, com grave distorção da sua imagem corporal. Para atingir esse padrão de “beleza” inatingível, o anoréxico se submete a regimes alimentares bastante rigorosos e agressivos. Já a bulimia nervosa se caracteriza pela ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, geralmente muito calóricos, seguida por um enorme sentimento de culpa em função dos “excessos” cometidos. Não podemos perder de vista que a formação da autoimagem corporal de cada pessoa está fortemente influenciada pela maneira como a sociedade “impõe” o que é ter um corpo esteticamente apreciável.
SILVA, A. B. B. Bullying: mentes perigosas nas escolas.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Desenvolvimento da redação

Os textos motivadores tratam exclusivamente de problemas relacionados à busca de padrões estéticos impostos e expostos socialmente. No primeiro, há a menção à busca  por padrões incentivados por uma exposição às redes sociais e suas imagens perfeitamente construídas (trataremos da questão dessas redes mais adiante). Na imagem que representa o texto dois, podemos ver a inconveniência da imposição de padrões no exemplo do questionamento ao casal em questão, que coloca em pauta para o relacionamento até mesmo a altura dos dois, que seriam os únicos a quem tal questionamento deveria interessar, se interessar. No terceiro excerto já conferimos algo um pouco mais específico, os distúrbios alimentares que a busca por um corpo perfeito imposto socialmente pode causar.
A partir da leitura atenta dos textos motivadores, como sempre precisamos buscar e selecionar conteúdos além deles. No caso do tema de 2017, essa tarefa pode ser bastante simples, já que há exemplos midiáticos constantes de problemas relacionados à busca de padrões de beleza. Infelizmente, há muitos casos de pessoas que sofrem com os riscos de cirurgias puramente estéticas, além daqueles que se arriscam nas mãos de “profissionais” que não poderiam realizar procedimentos estéticos que só são autorizados para cirurgiões, como o caso famoso do “Dr. Bumbum”. Pode-se mencionar também a criação das redes sociais como o Instagram e o Facebook, nas quais normalmente retrata-se uma imagem e vida perfeitas, o que, muitos teorizam, pode colaborar para a insatisfação com a auto imagem do observador.
Após a leitura cuidadosa dos textos motivadores e a seleção de itens externos para a construção e o embasamento da argumentação, é hora de construir o texto. A frase temática quer que tratemos das consequências da busca por padrões de beleza idealizados. Para tanto, pode-se retomar a questão das redes sociais, estabelecendo que, após a invenção destas, cresceu a exposição a modelos ideais de corporostocabeloaltura, etc. cuidadosamente fabricados para essa mesma exposição. Antes disso e até a atualidade, há também as mídias física e visual, como revistas e TV, que também promovem imagens específicas em relação a corpo, cabelo e rosto através de modelos com padrões de beleza estabelecidos e não muito variáveis. A partir daí, é possível relacionar os distúrbios alimentares e as buscas exageradas e prejudiciais a um padrão estético a essa exposição exagerada a modelos em sua maior parte fabricados de beleza. Sendo assim, ficam estabelecidas as consequências ruins da busca, que acaba afetando a saúde corporal e mental dos indivíduos.
Por fim, é preciso sugerir uma intervenção para o problema. Aqui é necessário um cuidado grande com a organização das palavras. Nada relacionado à censura ou regulamentação de conteúdo, tanto para as redes sociais quanto para as mídias visuais e físicas, pode ser colocado, já que pode ferir os direitos humanos e, consequentemente, zerar os pontos na quinta competência na correção. Uma boa saída seria, então, sugerir às próprias mídias e redes sociais que variem e incentivem a exposição dos mais variados tipos de beleza, além de realizar campanhas que mencionem a possibilidade das imagens veiculadas não retratarem com fidelidade a realidade, para que o público não se sinta desvalorizado ao comparar-se com ideais que, em boa parte das vezes, foram alcançados com programas de computador e/ou cirurgias plásticas e procedimentos estéticos invasivos. Detalhando-se bem a proposta, as chances de conseguir uma boa pontuação nesse quesito é enorme!
O que acharam do tema de 2017? Já se sentiram não muito bem por conta de ideais vistos em fotos em redes sociais ou na TV e revistas? Lembraram-se nestes momentos de que muito provavelmente a foto estava fortemente editada? Contem tudo pra gente nos comentários e até a semana que vem!
Além das postagens sobre os temas de redação toda semana, você pode se preparar ainda mais para a prova de redação do Enem com o curso de redação Nota 1000 do portal InfoEnem! Você fará redações que serão corrigidas no mesmo modelo do Enem, e receberá comentários e dicas da nossa equipe! Clique aqui para saber mais sobre o curso de redação!
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Posted: 02 Jun 2020 03:50 PM PDT
Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre as três leis de Newton, assunto importantíssimo para o estudo da dinâmica, um dos subgrupos presentes na física. Para isso, além de explicarmos rapidamente sobre as três leis de Newton, vamos também ilustrar como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem, utilizando uma questão retirada de provas anteriores.

Primeira Lei de Newton

primeira Lei de Newton também é conhecida como princípio da inércia, e afirma que os objetos não conseguem alterar sua velocidade vetorial sem a ausência de forças externas. Ou seja, um objeto que está inicialmente parado em relação a um referencial tende a continuar parado, caso contrário, o objeto manterá a sua velocidade constante, em uma trajetória retilínea.

Segunda Lei de Newton

segunda Lei de Newton, também denominada princípio fundamental da dinâmica é considerada a lei fundamental que rege a mecânica. A segunda Lei de Newton diz que a velocidade vetorial de um objeto será alterada apenas se houver a aplicação de uma força sobre este objeto. Em outras palavras, é a aplicação da força que causará uma mudança no vetor velocidade do objeto.
dedução da segunda Lei de Newton, assim como demais equações, não é cobrada nas provas do Enem, mas a sua utilização é recorrente neste exame. Portanto, você deve conhecer bem esta equação! A segunda Lei diz que a força resultante em um objeto é equivalente à massa deste objeto multiplicada por sua aceleração. Matematicamente, temos que:

F = m . a

Onde F é a força resultante, dada em Newtons (N), m é a massa do objeto (kg) e é a aceleração do objeto (m/s²). Estas unidades estão de acordo com o Sistema Internacional (SI), então lembre-se de conferir se as unidades estão de acordo na hora de resolver o exercício!

Terceira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton é também conhecida como princípio da ação e reação. Este princípio afirma que todas as forças resultam da interação entre dois ou mais corpos entre si. Por exemplo, quanto estamos empurrando a parede (ação), podemos dizer que a parede também exerce uma força sobre nós, que é denominada reação e possui sentido oposto à força aplicada. Através da Terceira lei, podemos dizer que as forças sempre atuam em pares.

Questão do Enem

Para ilustrar como o assunto é cobrado nas provas do Enem, será mostrada a seguir uma questão da prova de 2011, que utiliza parte do conceito da Segunda Lei.
“Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência; I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior. II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximas do zero da régua, sem tocá-la. III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda.
O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação.
A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a”
a) energia mecânica da régua aumenta, o que a faz cair mais rápido.
b) resistência do ar aumenta, o que faz a régua cair com menor velocidade.
c) aceleração de queda da régua varia, o que provoca movimento acelerado.
d) força peso da régua tem valor constante, o que gera um movimento acelerado.
e) velocidade da régua é constante, o que provoca uma passagem linear do tempo.
Resposta: Alternativa d.
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Posted: 02 Jun 2020 03:35 PM PDT
O assunto de hoje será a ortografia. Algumas palavras teimam em gerar dúvidas na hora da escrita e comprometer a seriedade dos nossos textos, principalmente quando não podemos fazer uma consulta rápida na internet para sanar a dúvida de como escrever esta ou aquela palavra. 
Fonte: https://www.gestaoeducacional.com.br/ortografia-o-que-e/
De acordo com Mauro Ferreira (2014), as confusões ortográficas têm origem nos primeiros textos em língua portuguesa, que eram escritos de acordo com o sistema fonético, baseado na pronúncia de algumas palavras, porém, a partir do século XVI o sistema adotado foi o etimológico, no qual as palavras deveriam ser grafadas de acordo com sua forma original, em latim.
Desta maneira, é uma situação bastante comum não saber se uma palavra é escrita com S ou Z, G ou J, tanto que os livros didáticos costumam disponibilizar um ou mais capítulos acerca do tema, ou seja, é assunto frequente na Educação Básica e por isso precisa de uma atenção maior por parte do estudante, sobretudo na escrita da redação no ENEM, já que um dos 5 critérios de avaliação do texto é justamente a ortografia.
Veja a seguir quais são os casos mais frequentes de dúvidas na escrita de algumas palavras, pratique bastante escrevendo e também lendo para não ficar inseguro na hora de produzir sua redação.

Palavras com S e Z

A – Escreve-se com S os sufixos (terminações) que indicam nacionalidade, origem ou procedência – ÊS ESA
Exemplo: InglÊS = inglESA.
JaponÊS = japonESA
BurgÊS = BurguESA.
B– Escreve-se com S os sufixos ISA quando formam palavras de gênero feminino. Exemplos:
Masculino             Feminino
Profeta                   ProfetISA
Poeta                      PoetISA
Papa                        PapISA
Sacerdote               SacerdotISA.
C– São escritas com Z os sufixos “ez” e “eza” quando se unem a adjetivos (palavras que servem para qualificar/caracterizar) para formar substantivos abstratos. Exemplos:
Adjetivo                         Substantivo Abstrato
Rápido                                  RapidEZ
Belo                                     BelEZA
Firme                                    FirmEZA
Surdo                                      SurdEZ
Pálido                                     PalidEZ
Frio                                         FriEZA.
D – São escritas com os verbos formados a partir de palavras que já têm S na última sílaba. Os verbos formados por palavras que não têm S na última sílaba são escritos com Z. Exemplos:
  1. Verbos com S na última sílaba: análise = analisar. Liso = alisar.
  2. Verbos que não têm S na última sílaba: memória = memorizar. Oficial = oficializar.
E– O S deve ser usado SEMPRE após os ditongos (encontro de duas vogais em uma mesma sílaba). Exemplos:
NáuSea
PauSa
PouSada
CauSa
AplauSo
F– Nas formas verbais QUERER e PÔR e suas derivações emprega-se SEMPRE a letra S. Exemplos:
QuiS               PuS
QuiSessem    puSessem
QuiSemos      propuSemos
QuiSeram        compuSeram

Palavras com G e J

A – Devem ser escritas com J todas as palavras formadas a partir de outras que terminem com a sílaba “ja”. Exemplos:
Canja = CanJica
Loja = loJista
Cereja = cereJeira
Laranja = laranJeira.
B– As palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio e -úgio devem ser escritas com G. Exemplos:
estÁGIO, privilÉGIO, prestÍGIO, relÓGIO, refÚGIO
C– Palavras terminadas em -agem, -igem e ugem são escritas com G. Exemplos:
viAGEM, mensAGEM, vertIGEM, fulIGEM, ferrUGEM.
Essas são as regras gerais para os usos corretos de S ou Z  e G e J. Veja também algumas palavras com essas grafias que podem causar confusão:
S: apesar, brasão, casimira, náusea, grisalho, coser (costurar), traseira, viés, fusível.
Z: baliza, deslize, cuscuz, ratazana, revezar, deslize, vazar, escassez.
G: agiota, tangerina, rigidez, vagem, viagem (substantivo), angélica, gergelim, herege, monge, mugir.
J: berinjela, jeito majestade, jiló, jiboia, laje, traje, pajé, viajem (verbo, exemplo: que eles viajem bem!)
Além dessas regras é muito importante que o estudante mantenha um hábito frequente de leituras para aprender a escrita correta das palavras, pois essa é, sem dúvida, a melhor maneira de aprender ortografia.
Dica: Se na hora de escrever sua redação no ENEM você não tiver certeza da escrita correta de uma palavra, é valido trocá-la por outra, seja por um sinônimo ou palavra de significado semelhante.
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