Redação Nota 1000: Possibilidades para a Redação do Enem PPL 2019

InfoEnem




Finalmente, pelo menos por enquanto, chegamos à nossa side quest mais recente: a proposta do ano de 2019 do Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade e como segunda aplicação). Relembremos:
TEXTO I
Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra.
(Disponível em: https://saude.abril.com.br – Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado)).
TEXTO II
Riscos e benefícios das novas tecnologias para crianças Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), há claras evidências de que as mídias digitais contribuem substancialmente para diferentes problemas de saúde, como a obesidade e comportamentos agressivos e/ou alienados. Por outro lado, a AAP reconhece os benefícios da tecnologia na aprendizagem e nos relacionamentos sociais, a partir da interatividade possibilitada pelos diferentes dispositivos de mídia digital.
As novas tecnologias de comunicação alteraram a forma de acesso e armazenamento da memória, pois, através de imagens, sons e movimentos apresentados nos dispositivos eletrônicos de comunicação é possível fixar conteúdos, armazenar sentimentos, aprendizagens e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos espectadores. As mídias digitais propiciam experiências culturais através de interações diversificadas, permitindo às crianças apropriarem-se do conteúdo e da comunicação baseados em suas necessidades, motivações e interesse.
(Disponível em: http://blog.smp.org.br – Acesso em: 3 jun. 2019 (adaptado)).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Desenvolvimento da redação

Assim como nas dos anos iniciais do Enem regular, muitas das propostas do Enem PPL até o momento trouxeram temas bastante abertos. No ano passado (2019), no entanto, já houve uma maior especificidade. A frase temática “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais da informação por crianças” deixa bastante claros tanto o item a ser considerado quanto o seu uso por um público exato: as crianças. Há apenas dois textos motivadores, que reforçam a frase temática, que já é bastante delimitada e não precisaria dos textos motivadores para deixar isso ainda mais claro. No entanto, como sempre, os excertos serão importantes para a construção da argumentação, o que será retomado daqui a pouco.
Primeiramente, como é de costume, é necessário coletar e selecionar itens externos à proposta para embasar e comprovar as afirmações do desenvolvimento. Essa tarefa estava bastante simples no ano passado, já que as possibilidades eram das mais variadas. Era possível trazer notícias relacionadas a predadores da internet, especialmente relacionadas à pedofilia, além de mencionar o funcionamento das redes sociais e o fato de que é bastante difícil controlar o acesso a elas, já que não há nenhum tipo de restrição oficial para inscrever-se, basta mentir a idade. Mais uma opção seria mencionar o YouTube, por exemplo, e focar nas políticas da plataforma, que até recentemente não filtravam o conteúdo e pessoas de qualquer idade poderiam acessar qualquer conteúdo disponibilizado.
Com o conteúdo externo coletado e selecionado, é hora de construir a argumentação. É preciso voltar a atenção aos textos motivadores mais uma vez e perceber que tanto eles quanto a frase temática explicitam que o acesso indiscriminado de crianças às tecnologias digitais de informação é definitivamente algo negativo. Os estudos e índices relacionados comprovam isso, assim como os itens externos que serão utilizados para o embasamento da argumentação. Isso estabelecido, levando em conta as informações trazidas pelos excertos da proposta e as notícias e/ou estudos coletados externamente, deve ser bastante simples estabelecer o porquê do acesso infantil sem controle ser tão prejudicial ao desenvolvimento das crianças ao longo da produção da redação.
Por fim, tendo estabelecido as desvantagens de um uso não monitorado das tecnologias digitais da informação por crianças, o terreno fica bastante propício para a proposta de intervenção. No entanto, é necessário dar uma atenção especial a essa sugestão em específico, já que é possível cair na censura, o que acaba por ferir os Direitos Humanos e anular toda a competência, tirando a chance de conseguir até 200 pontos. Sendo assim, as sugestões podem tratar de monitoramento da atividade infantil, mas jamais através de uma censura do governo aos conteúdos, por exemplo. A atenção dos pais ao que os filhos consomem, alguma espécie de classificação indicativa de conteúdo, bem como uma fiscalização mais eficiente da inscrição nas redes sociais por idade podem ser opções de proposta de intervenção para o encerramento do texto.
O que acharam do tema do Enem PPL de 2019? Quais sugestões vocês dariam para um problema tão específico e delicado como esse? E agora que encerramos as análises das redações do Enem por ora, quais acham que serão os próximos temas? E quais temas sugeririam que fossem tratados aqui? Deixem tudo nos comentários e até a semana que vem!
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Posted: 17 Jun 2020 02:51 PM PDT
cronograma dos principais programas de acesso ao ensino superior foi alterado pelo Ministério da Educação (MEC). A seguir, você verá as principais datas referentes ao Sisu, ProUni e Fies, além de uma breve descrição sobre cada um dos programas.
Como você já deve saber, os programas mencionados acima são as principais portas de acesso às instituições de ensino público e particular do Brasil. As datas dos três programas foram alteradas em função do pedido das instituições de ensino superior, de acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas. Além disso, foi divulgado o edital do Sisu 2020/2, permitindo o acesso a maiores informações sobre o programa. Os editais referentes ao ProUni e Fies ainda não foram divulgados.

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é, atualmente, o maior portal de entrada das universidades públicas do Brasil, ofertando a cada semestre milhares de vagas. Para participar do Sisu no segundo semestre de 2020 é necessário que o candidato tenha realizado a prova do Enem de 2019 e não tenha obtido nota 0 na prova de redação. Como falamos no início desta postagem, o Sisu é o único entre os três programas que teve o edital divulgado. Deste modo, temos acesso a mais datas deste programa. As principais datas do Sisu 2020/2 estão indicadas abaixo:
  • Início do período de inscrições: 7 de julho.
  • Encerramento do período de inscrições: 23:59 do dia 10 de julho.
  • Divulgação dos resultados: dia 14 de julho.
  • Início do período de matrículas: 16 de julho.
  • Encerramento do período de matrículas: 21 de julho.
  • Inscrições para a lista de espera: entre os dias 14 e 21 de julho.

Programa Universidade Para Todos – ProUni

Através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), o candidato pode obter bolsas em universidades particulares, variando entre 50 e 100%. Para ingressar o ProUni são avaliados o desempenho nas provas do Enem e também a renda familiar do candidato. O ProUni ainda não teve o edital divulgado, sendo informadas apenas três datas importantes, listadas abaixo:
  • Divulgação das vagas disponíveis: dia 7 de julho.
  • Início do período de inscrições: 14 de julho.
  • Fim do período de inscrições: 17 de julho.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o aluno pode adiar o financiamento das mensalidades de universidades privadas, com juros que podem chegar a 0%, de acordo com a comprovação da situação financeira do candidato. Para isso também serão avaliados o desempenho do estudante e a renda familiar do candidato. Assim como o ProUni, o Fies ainda não teve seu edital divulgado. Entretanto, são conhecidas as datas de início e término das inscrições.
  • Início das inscrições: 21 de julho.
  • Término das Inscrições: 24 de julho.
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