QUESTÕES DO R-200

QUESTÕES DO R-200

25) Acerca da Estrutura e Organização, na forma do R-200, que aprova o regulamento para as polícias militares e corpo de bombeiros militares, assinale a assertiva correta:
a) O Comandante da Polícia Militar, quando Oficial do Exército, não poderá desempenhar, ainda que cumulativamente com as funções de Comandantes, outra função, no âmbito estadual, por prazo superior a 30 (trinta) dias em cada período consecutivo de 10 (dez) meses.
b) A criação e a localização de organizações policial-militares deverão atender ao cumprimento de suas missões normais, independendo de aprovação pelo Estado-Maior do Exército.
c) Os Comandantes-Gerais das Polícias Militares são os responsáveis, em nível de Administração Indireta, perante os Governadores das respectivas Unidades Federativas, pela administração e emprego da Corporação.
d) O policial do serviço ativo do Exército, nomeado para comandar Polícia Militar ou Corpo de Bombeiro Militar passará à disposição do respectivo Governo do Estado, Território ou Distrito Federal, pelo prazo de 3 (três) anos.


26) No âmbito do Regulamento para as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares, determinada autoridade competente pode estabelecer contatos pessoais com os Comandos de Polícias Militares, visando a obter, por troca de ideias e de informações, uniformidade de conceitos e de ações que facilitem o perfeito cumprimento, pelas Polícias Militares, da legislação e das normas baixadas pela União. Esse ato é denominado de:
a) Planejamento.
b) Visita.
c) Inspeção.
d) Orientação operacional.


27) Segundo o Decreto 88.777, de 30 de setembro de 1983 (R-200), que aprova o regulamento para as polícias militares e corpo de bombeiros militares, é correta a conceituação de:
a) Subversão da ordem: Corresponde a todos os tipos de ação, salvo as decorrentes de calamidade pública, por sua natureza, origem, amplitude, potencial e vulto.
b) Comando operacional: Ato ou efeito de estudar os assuntos pertinentes, propor soluções a cada um deles, elaborar diretrizes, normas e outros documentos.
c) Aprestamento: Conjunto de medidas, incluindo instrução, adestramento e preparo logístico, para tornar uma organização policial militar pronta para o emprego imediato.
d) Agregação: Situação na qual o policial militar da ativa ocupa vaga na escala hierárquica do seu quadro.

28) Em quais casos a Polícia Militar poderá ser convocada?
R: Em caso de guerra externa; Para prevenir ou reprimir grave perturbação da ordem ou ameaça de sua irrupção, e nos casos de calamidade pública declarada pelo Governo Federal e no estado de emergência, de acordo com diretrizes especiais baixadas pelo Presidente da República.

29) A fiscalização e o controle do material das Polícias Militares se fará sob quais aspectos? 
R: Características e especificações, dotações, aquisições, cargas e descargas, recolhimentos e alienações, existência e utilização, manutenção e estado de conservação.

30) Qual a diferença entre posto e graduação? 
R: Graduação é o grau hierárquico da praça, enquanto Posto é o grau hierárquico do oficial.

31) Segundo o Regulamento para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (R-200), o Policiamento Ostensivo pode ser definido como:
a) Atitudes policiais onde há o emprego da repressão como principal característica.
b) Ação policial onde somente uma fração de tropa pode ser identificada, mesmo que de relance, seja pela farda, viatura, armamento ou qualquer outro elemento militar.
c) Ação policial onde ocorre o emprego do homem ou de uma fração de tropa capazes de serem identificados pela farda, equipamento, armamento, viatura ou qualquer outro elemento militar.
d) N.D.A.

32) Cite exemplos de Perturbação da Ordem segundo o R-200 e comente quando o apoio do Governo Federal se faz necessário:
R: Agitações, tumultos, distúrbios de toda ordem, devastações, saques, assaltos, roubos, sequestros, incêndios, depredações,
destruições, sabotagem, terrorismo e ações de bandos armados nas guerrilhas rurais e urbanas. O Governo Federal atua apoiando a esfera Estadual, quando necessário; ou quando a capacidade de condução das medidas preventivas e repressivas tomadas pelos Governos Estaduais.

33) Em quais situações as polícias militares ficarão diretamente subordinadas aos comandantes do Exército?
a) Em caso de guerra interna e para prevenir grave perturbação da ordem.
b) Em caso de guerra interna e nos casos de calamidade pública declarada pelo Presidente.
c) Em caso de guerra externa e para prevenir grave perturbação da ordem.
d) N.D.A.

34) Quais as formas mais comuns de policiamento ostensivo segundo o R-200?
R: Ostensivo geral, urbano e rural; de trânsito; florestal e de mananciais; rodoviária e ferroviário, nas estradas estaduais; portuário; fluvial e lacustre; de radiopatrulha terrestre e aérea; de segurança externa dos estabelecimentos penais do Estado.

35) Comente sobre material bélico:
R: É todo o material necessário às Policias Militares para o desempenho de suas atribuições especificas nas ações de Defesa Interna e de Defesa Territorial. Compreendem-se como tal: armamento; munição; material de Motomecanização; material de Comunicações; material de Guerra Química; material de Engenharia de Campanha.

36) Julgue as afirmativas abaixo de acordo com o R-200:
I – Posto é o grau hierárquico do oficial;
II – Precedência é o motivo para continência e qualquer outro sinal de respeito ao superior;
III – Praças especiais se diz respeito a policiais militares não enquadrados como praças ou oficiais.
É correto afirmar que:
a) Somente I está correta.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

43 | CURSO SEI- Aprenda a Incluir um processo em Acompanhamento Especial no SEI -AULA :02-BLOCO:05