QUESTIONÁRIO DE TEORIA GERAL DO POLICIAMENTO OSTENSIVO - Questão 10






10) Quais são as modalidades de Policiamento?
a) Discricionariedade, Autoexecutoriedade, Coercibilidade, Ordem Pública.
b) Ação pública, Totalidade, Dinâmica, Legalidade, Ação de presença.
c) Universalidade, Responsabilidade territorial, Continuidade, Efetividade.
d) Patrulhamento, Permanência, Diligência, Escolta.




Modalidade de policiamento, doutrinariamente são:
a. Patrulhamento é a atividade móvel de observação, fiscalização, reconhecimento, proteção ou mesmo emprego de força, desempenhada pelo PM nos postos.
b. Permanência ´é a atividade predominantemente estática de observação, fiscalização, reconhecimento, proteção ou mesmo emprego de força ou custódia, desempenhada pelo PM nos postos.
c. Diligência é a atividade que compreende busca de pessoas, animais ou coisas, captura de pessoas, ou animais, apreensão de animais ou coisas, resgate de vítimas.
d. Escolta é a atividade destinada à custódia de pessoas ou bens, em deslocamento.
Processos de policiamento é a forma utilizada como meio de locomoção do policiamento, geralmente a pé ou motorizado, mas também pode ser realizado de outras formas:.
são maneiras pelas quais utilizam-se os meios de locomoção. Podem ser:
a. A pé;
b. Motorizado;
c. Montado;
d. Aéreo;
e. Em embarcações;
f. Em bicicletas.
Realizado com a utilização de veículos automóveis, denominados na instituição de viaturas, sendo o veículo utilizado conforme a situação em que se vai operar (se patrulhamento rural, veículo 4 X 4 por exemplo), sendo mais comuns no decorrer da história policial militar as viaturas peruas tipo Veraneio, uma das primeiras viaturas que se consagraram no serviço policial militar do Brasil, vindo depois outros modelos mais novos de Veraneio e por conseguinte as Blazers, utilizadas até hoje.
Os veículos Opala também tiveram muita utilização em todas as PMs, os modelos Sedan existem em grande parcela nos pátios dos quartéis, VectrasCorsas Sedan e outros completam a frota.
No policiamento motorizado, existe a grande vantagem da flexibilidade, da velocidade para se chegar à ocorrência e, no caso de viaturas automóveis, a possibilidade do efetivo de quatro PMs e armamento pesado em boa quantidade. Já nas motocicletas, a flexibilidade e o poder de acesso aumentam, mas cai a força de fogo, salvo se vários motociclistas militares patrulharem juntos e com técnicas apropriadas.

No patrulhamento motorizado, existem pontos de parada pré-estabelecidos, que são escolhidos de acordo com o índice de ocorrências. O PB (Ponto Base), tem que ficar num local em que os PMs possam se abrigar, tenham fácil acesso e rápida saída.

Postar um comentário

1 Comentários

Postagem em destaque

São princípios de atuação integrada em segurança pública, segundo a Doutrina Nacional de atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP)